A Embraer assinou um contrato adicional com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras para a venda de mais cinco jatos EMBRAER 195. O valor total do negócio, referido a preço de lista, é de US$ 211 milhões, nas condições econômicas de janeiro de 2010. Esta encomenda já está incluída na carteira de pedidos firmes a entregar (backlog) da Embraer do segundo trimestre de 2010 como “Cliente não divulgado”. Os cinco jatos EMBRAER 195 serão entregues ainda este ano e até dezembro a Azul contará com 26 E-Jets em sua frota exclusiva de jatos Embraer.

Somando-se às 36 aeronaves contratadas em março de 2008 (cinco EMBRAER 190 e 31 EMBRAER 195), a Azul tem agora um total de 41 pedidos firmes para jatos da Embraer, além de opções para outras 20 aeronaves e direitos de compra para mais 20.

“Não há maior satisfação para um fabricante do que receber mais encomendas de um importante cliente”, disse Paulo César de Souza e Silva, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. “Este novo pedido confirma a confiança depositada pelo cliente no nosso produto. Estamos construindo uma parceira comercial de sucesso com a Azul e tenho certeza que ela continuará por muitos anos.” A Azul recebeu a primeira aeronave da Embraer em dezembro de 2008. Iniciou operações poucos dias depois a partir do Aeroporto de Viracopos (VCP), na cidade de Campinas, interior de São Paulo, para Porto Alegre e Salvador. Atualmente, a empresa aérea atende a 21 cidades do Brasil e continua expandindo seus destinos. Já transportou mais de 3 milhões de passageiros em cerca de um ano e meio de operações. Os investimentos incluem ainda a aquisição de um simulador de vôo, que já está sendo utilizado no treinamento dos pilotos da companhia. “Nossos clientes amam a segurança, o conforto e a confiabilidade dos E-Jets.

Esta encomenda adicional é fundamental para acelerar ainda mais o crescimento da Azul”, disse David Neeleman, Presidente do Conselho de Administração da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. “Este contrato também reforça nossos laços com a Embraer e, sobretudo, é prova inconteste de nosso credo na estimulação do tráfego aéreo no Brasil por meio da fórmula vitoriosa da Azul, que alia excelentes serviços a tarifas acessíveis.”

Os novos jatos EMBRAER 195 da Azul terão configuração idêntica aos encomendados anteriormente, acomodando 118 passageiros em classe única. Oferecerão um sistema de entretenimento de última geração com monitores individuais, por meio do qual cada passageiro poderá selecionar a programação de sua preferência. Com autonomia de 4.260 km (2.300 milhas náuticas), o jato é capaz de voar qualquer rota entre duas capitais brasileiras, sem escalas, flexibilizando as operações e minimizando os custos.

… e Trip será a nova usuária da série E-195

A Embraer e a TRIP Linhas Aéreas anunciaram hoje (19-07), no 47º Show Aéreo Internacional Farnborough, na Inglaterra, o fechamento de um acordo para a venda de dois jatos EMBRAER 190, com capacidade para 106 passageiros. O valor do negócio, referido a preço de lista, é de US$ 80 milhões, com base nas condições econômicas de janeiro de 2010.

“Temos a honra de fazer parte do sólido crescimento da TRIP, uma companhia aérea que desenvolve importante trabalho de integração do sistema aéreo comercial no Brasil”, disse Paulo César de Souza e Silva, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. “A escolha do EMBRAER 190, que se soma aos seis EMBRAER 175 já em operação com a TRIP, demonstra mais uma vez que a família de E-Jets, projetada especificamente para o segmento de 70 a 120 assentos, oferece a flexibilidade, economicidade e conforto adequados para atender, com eficiência, às demandas dos mais diversos mercados.”

Cinco aviões são provenientes do contrato assinado em junho de 2008 com a Embraer, que inclui também opções para outras dez aeronaves (duas confirmadas hoje) e direitos de compra para mais 15. O outro jato é utilizado por meio de um contrato de leasing operacional com a ECC Leasing, subsidiária integral da Embraer.

“Escolhemos inicialmente o EMBRAER 175 após uma ampla avaliação técnica e econômica. Agora, estamos dando um passo adiante com a escolha do EMBRAER 190, um avião da mesma família de E-Jets que conta com todos os atributos de sucesso do seu irmão menor: melhor relação custo operacional versus conforto ao passageiro, desempenho em pistas curtas e capacidade de assentos adequada ao nosso perfil”, disse José Mário Caprioli, Presidente da TRIP Linhas Aéreas. “Além disso, a grande similaridade entre os dois jatos reduzirá os custos com manutenção e treinamento, ao mesmo tempo em que aumentará a flexibilidade das nossas operações.”

A companhia aérea brasileira deverá receber seu primeiro avião EMBRAER 190 no segundo trimestre de 2011, aumentando a capacidade de transporte dos seus EMBRAER 175, atualmente o maior avião da frota da empresa.

FONTE: Embraer

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Wilson Figueiredo

É bonito ler notícias assim. Na prática, todo mundo ganha. Mais empregos (indústrias, pilotos, técnicos, turismo, impostos…), agora é só ficar “de olho” nos chineses e russos.

Carlito

Finalmente a Embraer está conseguindo se estabelecer em sua própria cas. Ótima notícia!

Lucas André

De Porto Alegre a Boa Vista são mais de 4.260km rsrs

MatheusTS

Incrivel a velocidade dela tambem “Os cinco jatos EMBRAER 195 serão entregues ainda este ano” e da trip até o meio de 2011 deve ta com a prdução bem quente la quanto foi o custo de desenvolvimento do familia E-jet e quanto eles ja lucraram? Bem e que venha o E-200 espero que ele concorra com o A-320 pelo menos e que tenha uma vantagem ao menos sobre ele como motores silenciosos, manutenção barata, Hora de voo barata, e Que consiga sugar um pouco do F-X sobre materiais leves e resistentes que iso é oque nós precisamos nese mercado para… Read more »

Vitor

Parabens a todos! A Azul recebera otimos avioes. A Embraer realizara otimas vendas. E nos passageiros vamos ter avoes de qualidade e nao latas de sardinhas da Airbus.

Sérgio Araújo

MatheusTS, essas aeronaves já são bastante silenciosas. Afirmo sem ressalvas.

Acredito que a Embraer já possue um superávit bem acima do investimento no desenvolvimento, pois em pouco tempo ela conseguiu derrubar sua concorrente e se tornar a principal empresa deste nicho de mercado.

É bem capaz de a Embraer já ter uma nova e excelente família de aeronaves em estudo, e,sem dúvida, interesses em entrar em segmentos como o de 200 passageiros, devido ao KC-390 que dará experiência para isso. Pois trata-se de uma empresa com boas previsões de mercado.

Harry

Caros

A Embraer acaba de anunciar que a Flybe, maior companhia aérea doméstica britânica, que encomendou da Embraer 35 aeronaves, num contrato de aproximadamente US$ 1,3 bilhão, o que lhe dará a possibilidade de expandir seus serviços no continente europeu. Há ainda a opção de a Flybe comprar mais 65 aeronaves e também adquirir os direitos para mais 40 unidades, em um acordo potencial de US$ 5 bilhões.

Abs

Cmte.Felix

Senhores,

Alem da encomenda de mais 5 E-jets 195 a Azul encomendou 20 Turboélices ATR 72-600 para cobrir as rotas de menor densidade.

Abs

Jonas

Parabens a embraer… Isso mostra que uma companhia pode atuar tanto no mercado de defesa quanto o civil ao mesmo tempo e sem problemas.