Typhoon no HUD do Rafale

A notícia dada pelo Blog francês Secret Défense de que o Rafale teria brilhado nos exercícios do ATLC (Air Tactical Leadership Course), realizado nos Emirados Árabes, repercutiu com força em fóruns da internet.

Os exercícios, realizados entre 15 de novembro e 9 de dezembro, colocaram lado-a-lado F-16 C/D Block 60 e Mirage 2000-9 (UAE), F-16 MLU (Jordânia), F-7 ( versão modernizada no MiG-21 (Paquistão), Typhoon (Reino Unido) e F-16 CJ e F-22 (EUA), com AWACS e aviões-tanque.

O ATLC, que seria “o Red Flag dos Emirados”, incluiu raides com 40 aeronaves, em missões simulando um conflito de alta intensidade. As aeronaves tiveram que enfrentar oposição aérea e de superfície.

Segundo as informações passadas por um piloto francês, no combate aéreo, o sensor frontal (OSF) de rastreio por infravermelho do Rafale se destacou, conseguindo visualizar alvos a 30/40km de distância. Na parte de guerra eletrônica, o Rafale detectou ameaças superfície-ar que os F-16CJ americanos não conseguiram.

Os Rafale também simularam seis ataques ar-superfície contra alvos a distâncias de 20 a 40km e dispararam 6 mísseis ar-ar Mica, todos num minuto, confirmando a versatilidade da aeronave.

Em combate aéreo, os Rafale ganharam de goleada dos Typhoons da RAF, atingindo scores de 4 a 0 e 3 a 1, em combates 4 x 4 (esquadrilha contra esquadrilha).

E pasmem, os Rafale também teriam arranhado a reputação do F-22 Raptor, o mais avançado caça do mundo, que teria ganhado apenas uma vez do Rafale no dogfight.

Em resumo, o desempenho do Rafale no ATLC teria sido o seguinte:

  • Rafale versus Typhoon: 7 x 1 para o Rafale, com armamento ar-ar degradado;
  • Rafale versus F-22: Combate aéreo a curta distância, em alcance visual. Rafale no HUD do F-22 só uma vez;
  • Rafale em missões SEAD detectaram sites de SAM que os F-16CJ não detectaram;
  • O OSF do Rafale funcionou bem contra alvos a 20 milhas.
  • Demonstração de capacidade “omnirole” com disparos de 6 Sagem AASM contra 6 alvos diferentes e engajamento simultâneo de alvos aéreos com 4 mísseis BVR MICA. Nesta missão, o assento traseiro do Rafale era ocupado com um piloto dos Emirados.

O desempenho do Rafale ainda precisa ser confirmado por quem estava do outro lado, mas de qualquer forma foi uma demonstração importante do avião, no momento em que se definem as negociações com os Emirados.

Para o F-X2, a notícia também é boa para a França e para o Governo Brasileiro, que tem o Rafale como preferido.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
casag

Se o outro lado ‘se fizer de migué’ podemos concluir que quem cala consente.
Afinal, interesse em vender para EAU, êles têm. O Europhant Blanc principalmente.

Bosco

Fiz esse comentário em outro post em que discutíamos essa informação mas acho que ele cabe melhor aqui. O IRST é um equipamento interessante que aumenta a versatilidade de um caça e que tem várias funções. Uma delas é promover uma varredura de um setor do céu de modo passivo, na tentativa de permanecer oculto sem sensibilizar o RWR inimigo com a energia do radar. A segunda é tentar detectar “alvos” com RCS muito reduzido, como mísseis cruise, UAVs, caças “stealths”, etc. Uma outra função é detectar e identificar aeronaves em um ambiente com grande atividade ECM, apoiando o sensor… Read more »

Luan

Excepicional em combate.

Excepcionalmente caro…!

[]’s

Bosco

Ah! O F-22 foi projetado para ser superior no combate BVR. No WVR ele é tão bom (ou tão ruim) quanto qualquer um de 4ºG.
Mas acho que já disse isso antes.rsrs….

Francisco AMX

Bosco, os novos Mig-29/35 com TVC serão as armas mais mortais no quesito DF! pequenos, ágeis, e rápidos e agora com TVC…. parece que receberão um sistema tipo OSF…

Abraço

Francisco AMX

Não desmentiram ainda? xiiii…. demoraram heim… será que tão procurando desculpa? sei não… tá com cheiro de factível esse esfrega do Rafale no Europhant Blanc! rsrsrsrs
Aguardemos mais um pouco… pode ser que apareça mais um jornalista, tipo o que tentos desqualificar o “Collins” por ter elogiado o Rafale outro dia… isso é quase certo!

Francisco AMX

Vou propor um apelido ao Rafale: “Washer”, pois ele tá esfregando, lavando e passando a concorrência! rsrsrsr

Vô tomá porrada já já!….

Felipe Cps

AHAHAHAHAHAHA, parabéns Galante, diante das inúmeras críticas dos “francélicos”, você vem e faz um post de maestria e imparcialidade impar!!! Traduzido ficou ainda melhor o post, AHAHAHAHAHA… Parabéns, rsrsrs, ficou parecendo propaganda da Polishop. Agora é só mandar a conta pra Dassault depositar, rsrsrs… 🙂 Nenhum rafalemaníaco agora pode falar que “o Blog é parcial”, “o Blog é contra o Rafale” e bossas do gênero, rsrsrs… 🙂 Da próxima vez você acrescenta: “Rafale em combate venceu a X-Wing pilotada pelo próprio Luke Skywalker, abateu em solo a Millenium Falcon do Han Solo (como era “solo” ficou mais fácil, rs), derrubou… Read more »

Felipe Cps

Galante, a propósito (off-topic): achei muito legal as tags rodando, bem bacana.

Sds.

Felipe Cps

Ihhhh rapaziada, depois de algum tempo de férias, Porky´s contra-ataca!!! Que coisa, estava achando que teríamos todos um natal de muita paz e felicidade, rsrsrs… Vai ver que Porky´s não comemoram natal, rsrs…

Um beijo no coração pra vc tb, cidadão… 🙂

Francisco AMX

Felipe, explica melhor… antes o Blog não fazia posts imparciais!? he he, sei que tu não quis dizer isso, mas pareceu! torce pra não tomar xixi dos Editores! 🙂

Que que tu achou dos apelidos? Urophant e Washer? he he

Não precisa me massacrar! pega leve!

Sabe não entendi até agora a radicalização tua do Hornet e do Mauro… acho que não era para tanto, de nenhum dos lados… mas…
gosto dos 3 amigos e fico meu chateado com isso…

Abraço bro!

Francisco AMX

Dexa que eu vou ganhar bastante grana este ano que vem, e vou mandar passagem para os 3 + o Ivan, o Bosco, o Welington, o Tales, o Casag, o ZE… e mais alguns que devo ter esquecido, fazer um churrasco com costelão 12 horas regado a muita cerveja! (antes da costela ficar pronta) quero ver se olho-no-olho não acertamos estas diferenças de vcs! tenho certeza que sim! Cara, meus únicos desafetos, que me atacaram primeiro diga-se de passagem, não apareceram mais… apesar das diferênças, tenho que admitir que ambos, por vezes, falavam coisas interessantes tb!;;;; mas segue o barco…… Read more »

Francisco AMX

Ah galera manerem! :(……

Francisco AMX

Mauro, meu tempo de rebelde já passou! 🙂 até mesmo aqui no blog! rsrsrsr
Não tenho vontade de mandar mais niguém daqui pra PQP! acho que fiz algumas amizades interessantes aqui, mesmo com divergências vou procurar mantê-las! aprendi bastante com vcs 3! e não vou tomar partido, só torcer para que vcs se acertem!

grande abraço Maurão!

Ivan

Em outros foruns já vem seguindo os debates acalorados entre a do Typhoon (o Europhant Blanc) e do Rafale (o Bleu Blanc Rouge).
Copiei abaixo um endereço onde estiveram recentemente:

http://www.strategypage.com/militaryforums/6-64328.aspx

Fiquei sorrindo em frente ao computador, lembrando dos nossos próprios debates.

Ivan.

Ivan

Chicão,

A gente se entende sem churrasco mesmo…
Mas com churrasco e cerveja nós revolveremos a questão palestina… e se acrescentar um bom vinho das Serras Gaúchas o problema do aquecimento global vai ficar friozinho friozinho…

Grande abraço e obrigado pelo convite. He he he.

Ivan.

Alexandre Galante

Galera, é quase Natal, vamos nos respeitar mais, por favor. Sem essa de ficar rotulando os colegas.

Tá certo que tem torcida de todos os lados, mas isso não desqualifica ninguém.

Por favor, conto com a colaboração de todos para não termos o trabalho de deletar comentários.

Felipe Cps

Francisco AMX em 21 dez, 2009 às 14:10: “Cara, meus únicos desafetos, que me atacaram primeiro diga-se de passagem, não apareceram mais” Chicão, feliz você, rsrs… Mas tudo bem, já falei que aceito numa boa ser chamado do que ele quiser, contanto que o indigitado cidadão me dê o direito de resposta, e não ouse tentar me pautar. Além do mais, “vira-latas” são os cães mais resistentes que existem, de maneira que chego até a ficar lisonjeado. Enfim, o cidadão é destemperado, tem “problemas”, e com gente assim a gente tem que ter paciência, nada mais há a fazer, rsrsrs…… Read more »

Felipe Cps

Francisco AMX em 21 dez, 2009 às 14:04

“Que que tu achou dos apelidos? Urophant e Washer? he he”

Chicão, Urophant? Mistura de uréia com elefante? Num entendi, hehehehe…

Agora gostei mesmo foi de “washer” pro Rafaleco… a hora que eu li, me fez lembrar um pouco “lavanderia”, se é que o amigo me entende, rsrsrs… Achei bastante apropriado pro Rafale no FX2… 🙂

Abraço broe.

casag

Francisco AMX,

Churrasco com costelão, horas prá ficar pronto, e muita cerveja, ou vinho prá esperar e aí no sul do mundo, claro que eu quero.

Quem sabe com o amadurecimento do blog/comentaristas, tudo que virá com a escolha, acho que não vai precisar de passagens não, a gente vai.

Quem sabe meio do ano. O pessoal todo, nos entendemos, tenho certeza.

Rodrigo Marques

Bom, Para mim já deu Rafale desde o 7 de setembro (desculpem o mantra). Outra coisa já batida aqui é o fato de vetores de gerações inferiores conseguirem algum sucesso em combates aproximados contra aparelhos de gerações subsequentes. Então não cabe nem espanto ou desconfiança em notícias deste tipo. O que me deixou contente nestas vitórias do Rafale foi confirmar que ELE próprio combate de igual para igual com seus pares de geração e pode até fazer uma graça contra o F-22, apesar de que no combate BVR, que é o que conta, a coisa ser bem diferente. Apesar de… Read more »

Francisco AMX

Felipe seu ___! não saiu o E! é Europhant! auhahah

Não distorce o apelido do “meu avião” não! rsrsrsr

Entendo o que tu fala, mas vcs tão perdendo tempo, dando murro em ponta de faca cada um! certamente vcs tem coisas em comum… mas… é opinião minha… segue o baile…

Fica relax viu!

Abraço

Francisco AMX

Casag, acho que é esse o sucesso do costelão 12 horas (que na verdade eu e meu cunhado levamos só 8 para fazer – tecnologia rsrsrsrs), sábado,… coloca-se ele na brasa (na lenha… nó de pinho é bão e barato) as 6 da matina, e vai se cevando… quando fica pronto, pouco importa se não ficou bom… rsrsssr até minha sogra fica agradável depois de 6 horas de ceva… (digo 6h pq não gosto de beber demanhã cedo, começo somente as 8h rsrsrssrs)

Abraço brodi!

Francisco AMX

Mas voltando ao assunto das fotos, naquela posição o Typhoon seria partido ao meio pelo canhão do Rafale, coisa de loko!

Colt

Galera !
Boas festas. Feliz 2010!
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000197.pdf
abraços
Colt

Thierry

Guys,just one info: the article mentionned at the beginning of this subject,coming from a very professional Liberation newspaper blog(secret defense) was 100% written from news the journalist got at attending a French Defense Ministry press point see the link: http://www.defense.gouv.fr/defense/votre_espace/journalistes/points_presse/point_presse_du_ministere_de_la_defense_du_17_decembre_2009 Another thing, because French people love sometimes to “denigrate” or “criticize” their own products or people or country(yes that exists more than you think,it’s a french national game) the same journalist felt in the need to write another subject on his blog with the following title: “Mon opinion : a-t-on le droit de dire que le Rafale est un bon… Read more »

JACUBAO

Bom, na arena BVR o F-22 é superior ao RAFALE, mas isso não impede de o RAFALE usar todos os recursos tecnológicos que possue e se safar dos mísseis do F-22 e quando o piloto perceber, estará engajado num dogfight com o RAFALE, aí ele vai lembrar que esqueceu as fraldas geriatricas em casa. 😀

carl94fn

Paz de espírito para os de bom coração… mas me desculpem por favor por que eu quase morro de tanto rir rsrsrsrsrsrsr!!
Vamos pega leve turma mesmo que seja muito engraçado vê o duelo de palavras.

Mas…
Legal essa matéria parabéns ao blog por trazer a nós, muito interessante se for confirmada que tudo isso é verdade parabéns aos franceses pelo seu caça.

Sds camaradas

Baschera

Vou pedir aqui para os “franceses” colocarem como prova de tudo que falaram no secretdefense os vídeos e as matérias que falam do desempenho do Rafale no Afeganistão.
Devem ter aprendido demais por lá pois fizerem bater em retirada até o F-22…..
Mas não falam que lá, usam um binóculo para “ver” os inimigos e outro avião para iluminar os alvos terrestres…. e de repente, como presente de natal, tudo está integrado, testado e abatendo EF-2000 e F-22 a tiros de canhão.
Como diz um amigo de outro fórum….Jesus, aquele homem bom, está vendo tudo !!!

Putz.

Sds.

carl94fn

Homenzinhos verdes se pouca fé… rsrsrsrsrs

carl94fn

opa!!
Homenzinhos verdes (DE) pouca fé… rsrsrsrsrs

abraços Baschera ^^

Bosco

Jacubão, sem dúvida isso pode ocorrer, mas aí é porque toda a doutrina de utilização do F-22 foi por água abaixo. Os eventos conforme planejado pela USAF seria uma aproximação do F-22 em supercruzeiro e usando seu radar AESA com capacidade LPI e de sua furtividade conseguiria detectar o Rafale antes que esse o detectasse. Se aproximaria até a zona de disparo (bem além da NEZ) onde pode ser possível ao Rafale escapar manobrando, mas no caso seria difícil porque ele seria pego de surpresa já que o AMRAAM se aproximaria com o motor e o radar desligado e o… Read more »

Bosco

Nossa! Quantos erros de português. Me perdoem.

Voltando ao assunto, a capacidade de supercruzeiro transforma um combate entre o F-22 e outro caça de geração anterior em uma carnificina, como seria no caso de um combate entre um F-86 à jato e um P-51 à hélice.

Bosco

Mauro, o problema é a danada da energia cinética. Um Super Tucano com um míssil WVR deteriora muito o alcance desse míssil devido a velocidade baixa do vetor no momento do disparo. Pior quando é de helicóptero e muito pior quando é de terra. Ou seja, contra um caça à jato ele não teria muitas chances. Já em um caça à jato o míssil consegue atingir todo o seu potencial cinético e se o caça estiver em velocidade supersônica melhor ainda. É sabido que um Amraam lançado do F-22 em supercruzeiro tem pelo menos 50% mais de alcance. Idem para… Read more »

Bosco

Eu também acredito que veremos pelo menos mais uns 100 F-22 serem construídos antes de fecharem a linha de produção definitivamente.
E também acredito que logo logo será anunciada a capacidade de supercruzeiro do F-35. Acho que algo em torno de Mach 1.3 é razoável.rsrs…

Welington

Bosco amigão há de se ressaltar que para aumentar a NEZ de um AMRAAM na ordem de 50% a aeronave lançadora (F-22) deve estar em grande altitude (15 mil metros) e em supercruzeiro (Mach 1.5), assim efetuando o disparo contra um caça SUBSÔNICO na mesma altitude…
Ou seja, a NEZ e o alcance de um míssil dependem da velocidade e da altitude da aeronave lançadora e do alvo.
Um grande abraço amigão…

Baschera

Bosco, Respeitei e respeitarei sempre sua opinião. Mas….. vc já viu ou ouviu dizer que algum caça americano, russo ou inglês precisou usar binóculos em algum TO nos últimos 30 anos ?? O Rafale F3 está somente agora começando a ficar operacional, conforme matéria aqui do Blog mesmo, recente…. Aí vai num exercício no dia seguinte e abate todo mundo ?? Para….. isto é só marketing, propaganda e opinião de um piloto francês. Não sei por que dar crédito a isto. Pelo menos vamos esperar o outro lado confirmar ou não. Se bem que vc,eu e a rainha de Sabá… Read more »

Welington

Eu já não acredito na possibilidade de um numero tão grande de F-22 A, porem creio neste numero da “possível” próxima geração do F-22 a versão “C”, que muito provavelmente terá custos de desenvolvimento, aquisição e operação bem inferiores aos da versão A, já que a C será um desenvolvimento do vetor (A) e das tecnologias compostas neste… Os altos custos agregados ao F-22 são pelas novas tecnologias inovadoras incorporadas neste que custam caro para se desenvolver, já uma próxima versão que se aproveitara destas tecnologias assim como o F-35 custara bem menos que as versões atuais do Raptor… Um… Read more »

Baschera

Errata :
Baschera em 21 dez, 2009 às 22:06

Onde se lê Bosco…. leia-se Mauro. Desculpem-me os colegas.

Sds.

Welington

Mauro provavelmente se a versão “C” vier a existir ela será quase que idêntica a versão A, porem com a utilização de novos materiais estruturais e RAM, novos computadores e sistemas gerenciadores (automatizando ao máximo o vetor), novos sensores, novos motores e a incorporação de alguma nova tecnologia que venha a surgir futuramente em médio prazo, ou seja, sua base será a mesma, porem ela será totalmente atualizada… Com certeza veremos a médio longo prazo “Nerds” combatendo de bases terrestres com seus UCAVS ultra avançados mundo a fora. Com certeza vai ficar iper sem graça para nos observadores, porem para… Read more »

Welington

É verdade, rsrsrs…
Um grande abraço…

Ivan

Baschera, Usar binóculos náo é demérito, é necessidade. É um excelente acessorio para o eficiente e confiável Global Eye Mk1, que vem com todo piloto. O Mauro apontou um link que merece ser visitado, sobre FAC e apoio aéreo aproximado, uma das coisas mais difíceis na aviação de combate. Realmente o Rafale precisou de iluminação do Mirage 2000-D e dos Super Etandart. Mas não por uma incapacidade permanente, mas pela demora da integração do Damocles. Provavelmente o Rafale F3, quando operacional, vai iluminar seus alvos e de outras aeronaves. Com sua cabine elevada e moderna poderá ser um excelente Fast… Read more »

Ivan

Bosco em 21 dez, 2009 às 20:44 Bosco, Em 1982, no Vale do Bekaa, os israelenses já deram uma pista de como os grandes caças de superioridade aérea poderiam operar. Durante os combates aéreos sobre o Líbano os controladores aéreos de Israel coordenavam as esquadrilhas de quatro caças sobre o Vale uma de cada vez, ficando o restante sobre o Mediterrâneo, aguardando sua vez. As que ‘entravam’ ficavam alguns minutos e voltavam para o mar. Estes ciclos tinham como objetivo evitar expor as aeronaves por muito tempo no mesmo local, com risco dos pilotos que estavam ‘dentro’ perderem a consciência… Read more »

Hornet

Chicão, Thierry, Mauro, Tales..enfim…todos os “Rafale Boys” aqui do blog (hehe) achei este vídeo aqui (muito legal). Prestem atenção após o terceiro minuto (o vídeo começa com algumas fotos, mas depois tem imagens em movimento e um dogfigth no final). http://www.dailymotion.com/video/x6bnpq_rafale-vs-superhornet_sport Como diria o Piu-Piu (acho que vi um gatinho – hehe): acho que vi um Super Hornet sendo “abatido” pelo Rafale…e não é foto, não. Dá pra ver a ação toda. Bem legal. E também não dá pra falar que é propaganda dos franceses (embora, eu sei que aparecerão os que falarão isso, ou coisa ainda mais sem sentido… Read more »

Bosco

Hornet, você, por ser doutor, sabe mais que qualquer um daqui do blog que esse vídeo (que está no Naval) não significa absolutamente nada em termos de comprovar a eficácia do Rafale em enquadrar um SH no dogfight. Digo isso por ser afeito à metodologia científica. Ele (o vídeo), como peça isolada, é completamente destituído de valor. Na verdade vale menos que a gravação do Arruda recebendo dinheiro, que ao que me consta, apesar do impacto emocional e estético, pode estar relacionada a venda de um carro, ou pode ser só um bolo de papel cortado, ou pode ter sido… Read more »

Bosco

Ivan, o modo cooperativo, otimizado com a capacidade atual dos caças de operarem como células dentro de uma rede coesa através do data-link digital, também não pode ser esquecido. Os F-22 treinam táticas (não só eles, devo acrescentar) em que alguns mais à frente ficam com seus radares desligados enquanto outros mais atrasados servem como aviões radar. Os da frente recebem informações em tempo real dos de trás e os dados são apresentado em uma tela como se fossem eles a usarem os radares, já que o sistema ajusta o “quadro geral” colocando cada ator em seu devido lugar integrado… Read more »

Ivan

Hornet, Notícia velha, amigo. Este vídeo já foi postado no NAVAL às 12:22 do dia 21 de dezembro de 2009… quase 13 horas antes. Vc já foi mais rápido… He he he. ________________________________________ ‘Top Guns’ da atualidade: Rafale versus Super Hornet Atenção para as tomadas após 3 minutos de vídeo… Rafale Vs SuperHornet by Mermoz29 Este artigo foi postado na(o) segunda-feira, dezembro 21st, 2009 às 12:22 sob a categoria Sistemas de Armas, Tecnologia. —————————————- Eu vi o vídeo antes. Produção francesa se não me engano. Mas reconheço que não fui capaz de identificar se o caça filmado era o Hornet… Read more »

Hornet

amigo Bosco, nem precisa ser doutor pra saber disso…hehehe Só estou entrando no “espírito” dessa competição boba que se criou aqui no Blog. Nem é bem competição, virou coisa de fanáticos. Como vc deve saber, eu prefiro o Rafale por dois motivos principais (que defendo desde o início do FX2): parceria estratégica (eu penso muito na geopolítica) com a França e TT, que ao meu ver, a francesa é a mais completa e dentro do acordo assinado com o Brasil ganha uma dimensão especial (garantia). O resto é só pra entrar no “clima” aqui do blog, mas sem fanatismo e… Read more »

Hornet

Ivan em 22 dez, 2009 às 2:18

Já foi? Que bom. É que não tenho entrado muito no Naval.

mas beleza!

abração

Ivan

Bosco, Já havia lido sobre o modo cooperativo em rede, ou Network Warfire se quiser sofisticar. Mas será que não é possível usar tambem aeronaves mais simples na ponta de lança? Situação hipotética 1: Cenário em que as regras de engajamento exigem identificação visual, aproximar o caríssimo F-22 do alvo seria uma temeridade desnecessária. Por que não usar F-16 C MLU, totalmente linkados na rede, montando IRST, para aproximar dos alvos com radares desligados. Situação hipotética 2: Usar caças F-16 C MLU em esquadrilhas de 4 (quatro), com novas medidas de CME e CCME, como os vestutos Mig-21 Bison, para… Read more »