f-35-1

f-35_cockpit_dusk_with_virtual_hmdO F-35 é um caça de de 5ª geração que está sendo financiado e desenvolvido pelos EUA e mais oito países. Será produzido em 3 versões:

  • F-35A CTOL, para aeródromos convencionais;
  • F-35B STOVL, para navios e áreas de pouso próximas do campo de batalha;
  • F-35C carrier variant (CV), para lançamento por catapulta e pouso com cabos de retenção, para os navios-aeródromos da US Navy.

O Lockheed Martin F-35B Lightning II é o primeiro caça a combinar características furtivas (stealth), STOVL (short takeoff/vertical landing) e velocidade supersônica.

O F-35B foi projetado para substituir os AV-8B Harrier II e os F/A-18 Hornet. Será a primeira versão a entrar em serviço, em 2012, com os Marines. O voo do F-35A de decolagem e pouso convencionais ocorreu em dezembro de 2006. O F35C, projetado para lançamento em catapultas e recolhimento por cabos, fará seu vôo inaugural em 2009.

Segundo a Lockheed, o F-35 tem a “velocidade e manobrabilidade do F/A-18, a capacidade de desdobramento do AV-8B, a capacidade stealth do F-22, combinados com aviônica revolucionária”.

O coração do F-35B é seu propulsor STOVL, o mais poderoso já colocado num jato de combate, que movimenta um fan situado atrás do cockpit, dutos sob cada asa para estabilidade lateral e um nozzle na cauda que vetora o jato do motor na direção desejada. O motor Pratt & Whitney F135 vai propulsar os primeiros F-35Bs.

O motor F136, outro modelo alternativo desenvolvido pela GE e Rolls-Royce, vai também ser usado no F-35, a partir de 2010. O F-35 Lightning II também vai substituir os A-10, F-16 da USAF e os Harriers da RAF e RN.

Os principais sensores do F-35 serão o radar AESA AN/APG-81, o sistema EOTS (Electro-Optical Targeting System) e o DAS (distributed aperture system – AN/ASQ-37), composto de sensores passivos IR para designação de alvos e alerta contra mísseis.

Em 6 de abril de 2009, o secretário de Defesa Robert Gates anunciou que os EUA vão adquirir um total de 2.443 caças F-35, ao custo de cerca de um trilhão de dólares.

f35_variant_ctol

f35_variant_stovl

f35_variant_cv

NOTA do BLOG: Clicar nas imagens para ampliar e observar as diferenças dos três modelos, em especial o formato da parte logo atrás do cockpit do F-35B e a envergadura maior do F-35C, com as dobráveis.

Subscribe
Notify of
guest

143 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe TP

Apesar do alto custo inicial, é previsto que por volta de 2013 o preço irá estabilizar em torno dos 80 milhões.

Alecsander

O F-35 é sem duvida depois do F-22 o melhor e mais cobiçado caça do mundo. Sua modernidade, flexibilidade e sofisticação é realmente incomparavel, mesmo com os BRICs trabalhando para desenvolver caças de 5ªgeração mais rapidos, potentes ou ageis, o F-35 tem a melhor e mais avançada tecnologia aeroespacial, eletrônica, as melhores armas, o sistema datalike mais complexo e uma capacidade stealth só superada pelo proprio F-22 e F-117. Os seus dons são inquestionaveis, mesmo para os simpatisantes do 5ªGERAÇÃO RUSSO PAK T-50 como eu.

Bosco

Esse caça é tão fantástico que conseguiu até parar a fabricação do F-22.

Alecsander

A 4ª geração esta relacionada principalmente como o alcance e superação de velocidade supersônica sem o uso de pós combustão, e pela capacidade de destruição de multiplos alvos, que é bem superior ao sistema no estado de arte que tem os caças de 3ª geração. Os caças SU-27 e SU-30 começaram como caças de 3ªgeração, mas só o SU-30 foi reformulado (assim como o F/A-18E/F) para a 4ªgeração. E os caças F-15 e F-16 (menos os mais modernos) também são de 3ªgeração.

Alecsander

descupem eu coloque o texto na pagina erada.

Henrique

2.443 Caças….. é nós nos arrastando por 10 anos para escolhermos um modelo para comprar 36!
Abraço.

Bosco

Alecsander,
por mais que aceitemos ou não, não somos nós que classificamos os caças em gerações. São os fabricantes, os usuários e a mídia especializada.
A 4ª G está relacionada com um maior nível do uso da eletrônica, melhorando a interface entre o piloto e o caça, e deste com o ambiente.
Isso se traduz como: HOTAS, HUDs holográficos de grande ângulo, telas multifuncionais, controles fly by wire, radar Doppler, etc.
A capacidade de super cruzeiro não está relacionada com nenhuma geração especifica.
Um abraço meu caro.

Alecsander

Bosco

Apesar do nosso site aereo.jor classificar os caças SU-27, F-14, F-15, F-16 MirageIII e Mirage2000, como de 4ªgeração outros sites bem mais especialisados, como o defesanet.com dão uma classificação amenos do que este blog. É só as verções mais recentes do F-15 e F-16 que recebem caracteristicas de 4ª geração, e a do SU-30.

http://br.groups.yahoo.com/group/aeroespacial/message/13144
http://www.defesanet.com.br/noticia/fabgappp/

Bosco, como eu disse, eu escrevi na pagina errada, eu estava com duas janelas do site abertas, li uma pagina e sem querer escrevi na outra, vamos falar só sobre o F-35.

Paulo Renato

Belo vetor !!!

Agora esses caças que estão disputando o FX2, chegam perto do F35 ???

Os americanos na minha humikde opinião ainda dominam os céus com seus vetores.

Poderiam meljorer o visual dele, acho meio feio, fora isso nada a dizer.

Abs.

Alecsander

Paulo

Em augus angulos o F-35 não é muito atraente, mas no geral ele é lindo, principalmente na dianteira e de lado.

Edmar

Caros Amigos.:

Acho que o único concorrente do “F-35” será o “Sukhói SU-35”.

Marlos Barcelos

kkkkk os EUA teram 1 trilhão de dólares para gastar com os f-35, eu não acredito, mas o tempo dirá. Já estamos vivendo o inicio do fim da superpotência, com déficit de 1,84 trilhão de dólares somente esse ano, por quanto tempo vocês acham que eles consiguirão manter os gastos militares nesses níveis, isso não dura nem 5 anos essa utopia.

Lecen

Tinham que falar do Su-35…. o melhor caça do universo.

Jc

“Acho que o único concorrente do “F-35″ será o “Sukhói SU-35″.”

Soh pode ser piada….

Felipe Cps

Caro Edmar: como é que o SU-35 pode “concorrer” com o F-35??? Pode um caça de 4a ger concorrer com um de 5a? Pode a vantagem Stealth ser substituída por que? O que adianta fazer melhores acrobacias (como o caso) e carregar toneladas de armamento se o inimigo te vê, dispara e, muito provavelmente, destrói, muito antes que você o veja? E pra quem perguntou acima, qualquer que seja nosso caça do FX2 não chegará aos pés do F-35. Meus caros, só o pouso e decolagem verticais do F-35B já é uma vantagem que NENHUM caça moderno, nem mesmo o… Read more »

Do contra

O desenvolvimento destes caças são aó desculpa para tirar dinheiro do povo, se não precisa de um caça avançado pq não ficaram com o f-16 e o f-15? Bastava apenas dar uma melhorada!!!!

Goiano

Do contra,

“Dar uma melhorada” enquanto a russia projeta cacas novos e superiores e joga no mercado? Mercado este que ta cheio de caras querendo “ver o ôco” dos EU. O desenvolvimento de novos projetos militares, principalmente na área aeroespacial, contribui imensamente com o próprio desenvolvimento social de uma nação. As tecnologias revolucionárias de ontem é que permitiram usarmos nossos microondas, relógios digitais, caneta esferografica, etc, etc, etc….hoje.

abs

Felipe Cps

Goiano: é isso aí; é cada uma que a gente escuta…

Goiano

“caneta esferografica” quis dizer caneta hidrografica.

normalmente essas tecnologias levam de 10 a 15 anos para serem transferidas para a industria civil.

Claudio

Eu sou fã do F-35B, apesar dele levar uma carga menor que a dos irmãos, acho o mais interessante dos três.
Se tivessemos acesso a ele e dinheiro sobrando, seria a nossa melhor opção para a Marinha.

Everson

Incrível este avião….seria bom ter uns 50 por aqui, rsrsrs

Everson

Alguém ai sabe me dizer sobre a autonomia dos F35?
Num vi no texto, talvez tenha lido com desatenção….

Sentando a Pua

2.443 Caças… O F-22 no começo do desenvolvimento também tinha um número expressivo de opções de compra, porem é bem mais caro que o F-35.

Se me falassem que eles iriam comprar uns 500 desse avião eu já ficaria impressionado… mas 2.443… CARAMBA!!

Felipe TP

Everson

Autonomia apenas com combustível interno:

F-35A: 2.200 km
F-35B: 1.670 km
F-35C: 2.520 km

Rodrigo Marques

Ruim de aturar esse “trio ternura”: B2, F-22 e F-35 ( no caso deste, a familia toda).

Everson

Afff….sem comentários hein…realmente impressionante…

Felipe Cps

O mais interessante que acho no projeto JSF é que na verdade são 3 aviões completamente diferentes. Até mesmo no design. Idéias parecidas, mas conceitos completamente diferentes. O F35-B, por exemplo, não tem nada a ver com as outras duas versões, A e C, que por outro lado também tem diferenças visíveis entre si. O B é o mais “feinho”, mas por outro lado acho que a possibilidade de pouso e decolagem vertical é uma vantagem inigualável, pois o avião pode pousar perto do campo de batalha, em terrenos nos quais outras aeronaves de asa fixa não pousam, ser reabastecido… Read more »

Alfredo_Araujo

“Sentando a Pua em 15 mai, 2009 às 10:03
Se me falassem que eles iriam comprar uns 500 desse avião eu já ficaria impressionado… mas 2.443… CARAMBA!!”

Mais vcs viram q o F-35 vai substituir quase tudo q voa na USAF ?
F-16, A-10, F-15, etc…
O F-15 acaba sendo substituido pelo F-35 pq o F-22 nao existe em quantidade suficiente…

Só faltam as seguintes versões do F-35 para os EUA padronizarem tudo… a AWCS e Reabastecedor aéreo e transporte !

Felipe Cps

E pra quem fala que o F-35 e o F-22 são “caros” demais para serem usados, o Marine já disse num outro post: o B2 custa UM BILHÃO DE DÓLARES A UNIDADE, e está sendo usado a todo vapor.

Rodrigo Marques

E o B2, “vale o quanto pesa” – Essa é velha 🙂

Av.

Marlos Barcelo, acorda pro mundo real, tão falando isso dos EUA desde o fim da segunda guerra… 😉

Henrique Sousa

Nunca antes na história deste planeta um programa para o desenvolvimento de um avião de combate foi tão ambicioso.

Se nós por aqui estamos colhendo os frutos da comunalidade entre os sistemas de nossas aeronaves novas e modernizadas, imaginem o reflexo no longo prazo da implementação deste modelo substituindo uma ampla gama de vetores.

Não tenho aqui certo o número, mas a similaridade esperada entre todas as versões supera os 70%. Diferentes sim, pero no mucho…..

E só para lembrarmos da complexidade do programa, o demonstrados da tecnologia tem quase uma década do primeiro vôo.

Rodrigo Rauta

Sentando a pua!
Esse numero todo é pq ela irá substituir todas as versoes do F-16, A-10, F-15E ena marinha e fuzileiros os F-18 e AV-8, e no futuro, ira tb ficar no lugar dos Super Hornets.

Abraço!

Everson

No fundo a balança do poder militar vai pender ainda mais pro lado dos EUA/OTAN né?

Fazer o que, competirmos com “eles” é impossível e talvez desnecessário por muitas décadas….

O importante num é termos uma defesa compatível com nossas dimensões continentais e posicionamento no cenário mundial?
Acho que estamos trabalhando pra isso…

Felipe TP

É a lógica da padronização e que a atual tecnologia dá condições para que isso ocorra de forma satisfatória. Baixa os custos de produção e manutenção.

Acho interessante uma dobradinha Hi-Lo, ao invés de diversas aeronaves diferentes para diversos fins.

Alecsander

Alendo mas, gastar quase US$400 milhões em um caça para depois não usar, seria como um garoto que vai comprar um tênis Adidas ou Nike por R$800.00, e depois não usa por ser muito caros, dai o pé dele cresce, e o tênis não serve mais, e ele gasto 800 paus por uma coisa que só servio de infeite, como acontecel com um amigo meu de infancia. Ter F-22 pra não faser nada? Concertesa não com os americanos.

Everson

Pessoal videozínho pra gente babar um pouco:

http://www.youtube.com/watch?v=_GjrPvSBGXE&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Ebiovolts%2Ecom%2Fforun%2Fcultura%2Dextra%2Fharrier%2Djet%2De%2Dcaca%2Df%2D35%2Dos%2Dcacas%2Dde%2Ddescolagem%2Dvertical%2F&feature=player_embedded

Mas lembrem-se o F35 não é tudo isso, o Bruce Willis já abateu um!

hahahaha

(só pra descontrair)

Rodrigo Marques

Everson,

Concordo com você. Perigoso mesmo é o F-22 que se transfoma em um Decepticon. 🙂

Alecsander

Everson

Bem lembrado, mais vale lembrar também, que Bruce Willis fez isso em 2007, os novos modelos que vão entrar agora em 2009, já foram atualizados para enfrentar este tipo de situação, rsrsrsrs…

Um abraço.

Alecsander

Agora falando serio, o SU-35 não é bem um concorrente direto do F-35, ele esta sendo desenvolvido para rivalizar com os caças Rafale, Eurofighter Typhoon, Gripen Demo/NG,Jin J-10 e F/A-18E/F Super Hornet. Quem vai rivalizar com o F-35 e F-22 é o Sukhoi PAK FA T-50. No vídeo abaixo concedido para o youtube, pela fabricante da Sukhoi que produz e desenvolve o caça para, tem uma demonstração do SU-35 com seus equipamentos, armamentos, radar, e uma simulação de combate com o Eurofighter Typhoon, e quando é que ele deve usar o radar de 400km de alcance. http://www.youtube.com/watch?v=_Ksw8sMJrAo Eu não sou… Read more »

Colt

Olá pessoal! A Austrália aposta todas as suas fichas no F-35. Mas é mais que uma aposta. Eles conhecem a máquina e julgam que ela bate os principais oponentes, SU-X etc. Parece que o diferencial do F-35 é a brutal tecnologia envolvida, que faz a diferença em combate. Essa tecnologia envolve não só conhecimento mas tb processos de fabricação que demoraram anos para serem desenvolvidos. Radar, sensores que cobrem todos os ângulos em volta da aeronave, rastreando, filtrando e fornecendo ao piloto TODA informação necessária. Certamente está alguns anos à frente (uma década talvez ?) de qualquer possível oponente. Imagem… Read more »

Adolf Galland

O F-35B, carrega uma semelhaça com o Yak-141

http://dundy.hit.bg/yak141.jpeg

welington

Alecsander em 15 mai, 2009 às 15:53
Welington= alecsander tem que se levar em conta a idade dos vídeos, naquela época não existiam os recursos gráficos hoje disponíveis, mas o mesmo retrata bem as capacidades do vetor…

gustavo

só viuvinha russa mesmo pra vir aqui falar que os caças russos são superiores aos americanos! que piadaaa!

e por sinal ta cheio delas aqui!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Cantarelli

Que caça mais feio parece uma pomba

welington

Não existe isto de Russos ou Americanos são superiores, estas duas grandes nações se rivalizam para produzir o melhor vetor em cada setor a décadas e estas duas se revezam a cada geração.
OBS. O SU-30 é superior ao F-15 E, o F-22 é a melhor aeronave de combate da atualidade pode ser superada pelo PAK FA como também pode ser muito similares ou o F-22 continuar sendo o rei dos céus, de mais meus sinceros parabéns a estas duas nações por produzir estas maravilhas tecnológicas.

Tailhooker

As três vistas dos 3 modelos são interessantes, pois podemos comparar as dimensões e as diferenças de configuração em função das particularidades de cada operação. F-35C tem slats no bordo de ataque, além de ter uma maior envergadura e uma maior razão de aspecto. Isso se deve á necessidade de aumento do coeficiente de sustentação à baixas velocidades, necessárias a uma aproximação para NAe. Além da asa maior, os estabilizadores horizontais também são maiores. Outro ddetalhe interessante é o chamado alinhamento em planta das superfícies. O ângulo de enflechamento da linha de 1/4 da corda é exatamente o mesmo nas… Read more »

Galante

Tailhooker, sempre com comentários de alto nível técnico e elucidativo!

Bosco

Tailhooker,
concordo com o Galante. Foi brilhante! Pena que não entendi nada.rsrs…
Brincadeira Tail, entendi sim.
Um abraço.

Francisco AMX

Qual será a razão de abate x queda deste, para um SH ou F-16B60 e F-15E, ou até mesmo ao F-22? espero que não apereçam “crentes” dizendo que é de 100×1 contra o SH ou F-16B60 e F-15E…
E o F-22 vão parar mesmo?! pra sempre? 🙁 … queria ver a evolução deste grande e lindo avião!… 🙁