O Ministro da Defesa Nelson Jobim tem somente mais seis meses para entregar ao atual presidente o seu “relatório definitivo” sobre o programa F-X2, que visa a escolha de um novo vetor de combate para a Força Aérea Brasileira.

Lembramos também que faltam pouco mais de dois meses para completar um ano desde que o Presidente da República divulgou o Rafale como o escolhido pela FAB (antes mesmo da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate terminar a sua avaliação).

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
grifo

Mesmo depois do relatório-fraude for entregue, ainda vai faltar o mais importante: o presidente decidir. E ele já deu vários sinais de que vai deixar para o próximo (ou próxima). Enquanto isso, o MPF vai ter tempo para tentar entender como é que houve uma alteração nos critérios estabelecidos pela RFP para beneficiar um dos concorrentes sem que os demais fossem comunicados, e como é que houve uma rodada extra de negociações exclusiva para um dos concorrentes. Pode ir além e dar uma olhada se as informações da proposta de um dos concorrentes, que deveriam ser mantidas sob sigilo pelo… Read more »

sette

Ridícula essa situação !!!!
Ridículo esse governo !!!!

Nick

A último prazo do Jobin venceu ontem(anunciaria antes do 1º semestre acabar). Segundo alguns outros foristas/fóruns já ta tudo certo com o relatório do MD, devidamente assinado, apontando o Rafake como vencedor. Bom é isso ae… vamos aguardar … eu já não espero mais nada. Quando anunciar, anunciou.

[]’s

Ricardo-Recife

Daqui a pouco vai ser mais seis meses, mais seis e mais seis. Está sendo difícil justificar, pelo menos do ponto de vista técnico, a escolha do Rafale. A única qualidade vantagem que o Rafale tem sobre o Gripen NG é a qualidade do vinho francês, principal variável a explicar a explicar o resultado daquele jantar no ano passado.

Vader

Posso saber porque a JACA está em primeiro plano na imagem, se sabemos que ela foi a última classificada no relatório da FAB?

🙂

Vader

Mode “chato” Off 🙂

Vader

Caras, sem querer pautar o blog, mas acho que o Aéreo deveria investir no MMRCA: está mais legal de acompanhar do que o podre FX2. Esse tá chato pacas… Todo mundo já tá mais que ciente que o FX2 foi uma concorrência fajuta, montada pra beneficiar o queijo-podre francês. E até a mais fanática rafalechete sabe muito bem que, assim que anunciada a JACA como vencedora (o que muito provavelmente acontecerá apenas no apagar das luzes do governo), vai dar uma m. do car. Os interessados (MPF, as concorrentes prejudicadas, etc.) só podem “agir” após o anúncio oficial, sob pena… Read more »

Giordani RS

Já não bastassem as piadas que o nosso glorioso chanceler faz? O FX já virou a maior piada do mundo! Se Eu tivesse Poder de decisão, à muito teria definido o Sukhoi como Vencedor, mas todo mundo já sabe o que aconteceu… Então optei por apoiar a aquisição o mais rápido possível de qualquer um…pouco importa se for o Rafaele, Gripen ou SH…o estrago e o “gap” já haviam sido feitos! E a novela mexicana-tupiniquim haveria chego a um final… Mas nada… Mas nada… É triste ver pessoas com Poder de Decisão não decidirem nada… O brasil não é um… Read more »

Vader

Giordani RS disse:
1 de julho de 2010 às 13:57

“O brasil precisa e vai levar uma lição…vamos nos arrepender amargamente do que deixamos de fazer…”

Olha só, sem querer ser fatalista, mas concordo plenamente contigo. Diria até que já passou da hora de tomarmos na cabeça por conta de nossa eterna imprevidência e preguiça mental.

Sds.

Andre Luis

Pelo menos nestes 12 anos, o assunto serviu para preencher conteúdo nas revistas de assuntos militares. Quem aproveitou a oportunidade, vendeu!
=)

tiagojl

Tá na cara que a decisão vai ficar para o próximo governo, isso se não tivermos um FX-3. Já perdi as esperanças faz tempo.

ZE

grifo, subscrevo cada vírgula que você escreveu !!!!

É como sempre disse: o Rafale pode ate ser o escolhido.

Escolher é uma coisa, comprar é uma outra coisa.

Se o Rafale for o escolhido, iremos ter vários dossiês que “aparecerão” na internet, nos meios de comunicação como um todo (revistas, jornais, telejornais…).

Assim, o MP, vários oficiais, o POVO… terão uma ou duas palavrinhas à dar.

Uma coisa eu digo: esse blog terá tanta informação para publicar aqui, que o servidor não vai aguentar.

[ ]s

ZE

Ah, sim…há um forista aqui que jura porque jura que o Rafale vai ser escolhido em Julho !!!

Isto é, se ele acertar, pois já previu a mesma coisa umas 3 ou 4 vezes, errando todas !!!

Faltam 30 dias e contando.

[ ]s

bulldog

O FX-2 já foi um sucesso. Muita gente se deu bem esses anos. Ganharam $, viagens, visibilidade. Já cumpriu seu papel de instrumento de politicagem e corrupção para os políticos e de oportunidade de negócios para grande parte da imprensa especializada. Agora a decisão fica pra quem estiver no governo quando os F-5M estiverem se aposentando. Haverá gap e haverá compra de prateleira. Novidade pra alguém?
Preocupados com a defesa aérea do País…só nós.
abço

rique

Desculpe.Mas quem pode contraditar é o presidente,não um ministro.Princípio da hierarquia,lembra-se?

Patriots

Como eu queria q a Venezuela do Chapolin jogasse umas bombinhas nas cabecinhas de vento dos nossos politícos lá em Brasilia nessas horas, assim quem sabe eles acordassem e aí levassem mais a sério as forças armadas.

Vplemes

Pois é, nós aqui patinando a 16 anos para comprar míseros 36 caças. Já a força aérea da India, segundo noticias da web, se prepara para entregar o relatório final de sua avaliação dos caças, e pretende ter o contrato assinado dentro de um ano

Michel Lineker

O erro grosseiro seria o F-18 HORNET ao inves do Super Hornet ?

Michel Lineker

Acho que é o probe que esta no lado esquerdo eu geralmente o vi no lado direito.. sei la.. deve ser isso ?

Michel Lineker

É claro que eu admito que ha outro erro mas não na foto e sim no rafale que é esse pico pequeno e esse estabilizador que deveriam ser dois.

Michel Lineker

Lembrei de mais um erro falta aquele jaguar preto no estabilizador vertical.

Marcos

Resumindo
Só o Gripen é verdadeiro, o resto é resto.

mmartins2@uol.com.br

Esse governo é uma palhaçada mesmo. A FAB já fez a parte mais difícil, que é avaliar os 3 finalistas exaustivamente, preparando um relatório de mais 25 mil páginas, e DECIDIU pelo Gripen. E o nosso Excelentíssimo Ministro da Defesa, Sr. Nelson Jobin, ainda insiste no Rafale, enrola a nação dizendo a cada entrevista que o relatório vai ser entregue não sei quando e não sei aonde. Só nesse país tupiniquim que essas coisas acontecem. Não foi a toa que o De Gaulle disse uma vez que o Brasil não era um país sério. E não é mesmo, pelo menos… Read more »

grifo

Senhores, conforme já dito por aqui. Só depois da eleição, o que significa só no próximo governo:

“Caças só depois da eleição

A decisão da compra dos 36 caças franceses ficou para depois da eleição. Lula não quer, em plena campanha eleitoral, bater o martelo num assunto de 5 bilhões de euros. Considera que seria como oferecer um fósforo para acender a fogueira da oposição. Mas o favoritismo francês não se alterou um milímetro. O anúncio do fechamento do negócio ficou, portanto, para o apagar das luzes do governo.”

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/governo/cacas-so-depois-da-eleicao/