O último dia 7 de setembro tinha tudo para ser mais uma data festiva do calendário nacional, sem maiores sobressaltos. Surpreendentemente o presidente Lula decide declarar o caça de origem francesa Rafale como vencedor do programa F-X2. Não é necessário reproduzir aqui tudo o que foi dito e feito após este lamentável episódio. O próprio blog do Poder Aéreo publicou os desdobramentos do caso.

Mas o problema é que este não é um caso isolado (melhor se fosse). O programa F-X se arrasta há vários anos e muitos erros foram cometidos. Já em janeiro de 2003, o então eleito presidente Lula sinalizou com a suspensão do programa F-X, argumentando que precisava do dinheiro para o programa Fome Zero.

Este foi um dos primeiros erros uma vez que a suspensão do programa F-X não gerou economias. Pelo contrário, gerou mais gastos, pois foram adquiridos 12 caças Mirage 2000 usados pelo valor de 80 milhões de euros. Quantia mais do que suficiente para sustentar o programa Fome Zero por anos.

Em janeiro de 2008 foi colocado em prática o substituto do programa F-X, denominado F-X2. Logo no seu início a FAB divulgou um cronograma bastante enxuto e austero. A Comissão Gerencial do Projeto F-X2 (CGPF-X2) foi instituída em maio de 2008 e definiu os participantes do processo (a saber: Boeing F-18E/F Super Hornet, Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon, Lockheed Martin F-16 Adv, Saab Gripen NG e Sukhoi SU-35).

A FAB não emitia opiniões sobre os concorrentes. Porém, o ministro Jobim não escondia sua preferência pelo caça francês, atitude esta que colocava em dúvida todo o processo de seleção.

Em outubro do mesmo ano a FAB selecionou três propostas para compor o “short list”. Para a decepção de muitos, um dos fortes candidatos, o Sukhoi Su-35, ficou de fora. A ausência do caça russo gerou mais uma grande trapalhada do governo. Em fevereiro deste ano o ministro Jobim informou que o Sukhoi poderia entrar novamente no processo de seleção após a reavaliação da proposta apresentada pelos russos. Mais uma vez todo o processo foi colocado sob suspeita.

Felizmente o programa seguiu em frente sem alterações e, finalmente, pilotos da FAB puderam testar cada uma das aeronaves. Posteriormente veio a etapa da apresentação do BAFO (Best and Final Offer) da cada empresa, concluída em junho. Toda a documentação gerada foi então agrupada e encaminhada para o Ministério da Defesa. Deste ponto em diante, a decisão ficou nas mãos dos políticos.

Parece que, pelo menos, a FAB aprendeu alguma coisa com os erros do passado e conduziu a segunda versão do programa (F-X2) de forma mais clara e objetiva. E tudo indica que ela se manteve bem longe das últimas trapalhadas. A FAB, que em todas as oportunidades divulgou nota contestando este ou aquele ponto levantado pela mídia, desta vez manteve-se calada. Aliás, esta foi sem sombra de dúvida a melhor das opções.

O martelo ainda não foi batido e, se não for colocada “ordem na casa”, outras trapalhadas poderão surgir.

LEITURA RECOMENDADA:

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JC

Pra quem esta com pressa: O ministro da Defesa francês, Hervé Morin, reconheceu hoje que a venda de 36 caças Rafale ao Brasil, que foi objeto de um acordo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do chefe de Estado da França, Nicolas Sarkozy, não está fechada e que haverá “pelo menos de oito a nove meses de discussões”. Morin ressaltou, em entrevista à emissora de rádio RTL, que a venda dos aparelhos Rafale “começou bem”, mas disse que a operação só estará terminada “no dia em que for assinada” e que só então se conhecerá o montante da… Read more »

Antonio M

E aos que defendem o governo atual, também gostaria de relembrar de outras “trapalhadas”: Até posso estar desinformado mas neste governo morreram 2 generais, o comandante da força de paz no Haiti e de um outro cujo corpo a família não permitiu que o Exército o sepultasse por motivos para mim ainda muito mal contados, e há muito de mal contado nos dois casos.

E esse governo a todo momento falando em transparência. Na transparência dos outros é claro.

Caipira

Era exatamente o que eu gostaria de dizer:

“Menos trapalhadas, por favor”.
Mais respeito e comprometimento, é o nosso dinheiro que vocês estão usando, e não é pouco não.

Parabéns ao autor do artigo!

Leigo

Foi literalmente uma “pegadinha do malandro” do Lula.

renato

Concordo com o Blog. E ainda querem com o END centralizar mais decisões militares ao “poder civil” do MD…vixe maria !!!!imagina o que vai dar. Soma-se a isso a mal conduzida e mal explicada situações do ProSUB….Pré-Sal e cia….

Nascimento

Recomendo, aos “videntes” desse blog, essa leitura antes de sairem metendo o pau: Por: Luiz Nassif Conversei agora com o Ministro da Defesa Nelson Jobim, sobre as negociações com os franceses da licitação FX – os caças da Força Aérea Brasileira. Em abril de 2008, Lula mandou reativar o projeto, que tinha sido paralisado devido à crise econômica de 2005. Incumbida de levantar as propostas, a FAB pediu novas informações aos concorrentes. Cinco haviam se apresentado: a Boeing F/A18, a Dassault Rafale, a Eurofighter Typhoon, a Lockeed MArtin F-16, a Saab Gripen e o Sukhoi Su-35. Em outubro, foram eliminados… Read more »

luciano

A frase “Le Brésil n’est pas um pays sérieux”(O Brasil não é um país sério) foi atribuída ao presidente francês Charles de Gaulle, quando surgiu uma crise política entre Brasil e França, nos anos 60. A apreensão de pesqueiros franceses que capturavam lagostas na costa brasileira, teria irritado de Gaulle e o levado a dizer que o Brasil não era um país. QUE IRONIA NE

A-Bomb

Voces ainda chamam o PT de Governo?
Imagine a vergonha do Brasil no exterior com um presidente desses.
Bebado,semi analfabeto burro e ainda por cima mal educado.
Nosso presidente e motivo de chacota pela comunidade internacional.

SÉRGIOCIN

O escolhido tecnicamente não foi o Rafale, pq também esta em desenvolvimento, principalmente o radar AESA, e a proposta americana agradou em cheio o corpo tecnico, pois nada no avião é projeto futuro, já existe e funciona. O principal desvio era a aprovação do congresso americano, q fez menção em liberar a transferência, não de tecnologia, mas dos códigos para integrações dos sistemas de armas e aviônicos utilizados pela FAB – entenda-se Israel. A decisão técnica estava tomada em função do conjunto, mas dependia da política. Com o Congresso americano indicando a tendência, em nota oficial da Embaixada americana, mantem-se… Read more »

Eleazar Moura Jr.

Num outro “post” eu avisei, em meio à eufória da “vitória do Rafale” anunciada neste blog:”estamos num jogo de futebol, aos 45 minutos do segundo tempo e o Rafale tá vencendo por 2X0, mas ainda tem uma prorrogação de 5 minutos então tudo pode acontecer”. Ou seja, sou igual a São Tomé: “só acredito vendo”, ou seja, só acredito quando o contrato tiver assinado enquanto não tiver prá mim essas fofocas não valem de nada.

JC

É….gostem ou nao, isso eh reflexo do que realmetne eh o pais, uma BAGUNCA. Um pais em que 75% das pessoas afirmam que se pudessem levar vantagem em negociacoes sujas nao perderiam a oportunidade, soh pode ser comandado por pessoas sujas. E incluo ai a turma anterior ao PT. Era apenas menos autoritario e bolcheviques.

Estamos lascados.

Leonardo

Show de bola, Nascimento

Realmente ao que parece aqui neste blog está cheio de “videntes”, com seus “achismos”, metem pau no governo, o que é mole, até porque na verdade o que há é uma série de informações desencontradas, ninguém nem mesmos os principais meios de comunicação do país possuem informações precisas, tiram suas conclusão e as lançam como se fosse os donos da verdade.

Um pouco de calma e bom senso é razoável nessas horas

Um abraço.

Ighor Melo

Olá a todos! Não estou aqui com o intuito de defender este ou aquele personagem, muito pelo contrário. Interesso-me pelas políticas de Estado, não as de governo. Pois bem, tenho certeza de que apesar de parecer uma trapalhada, um desatino ou um arrobo pela empolgação do momento, o processo está sim caminhando dentro do esperado. Em qualquer negociação internacional deste porte, existem pressões que fazem pender a balança das decisões, e é este o processo para o qual chamo a atenção. Primeiramente, a posição do consórcio Rafale é extremamente delicada. Os pedidos franceses que eram esperados em torno das 300… Read more »

tyrion

Outra vez!…o governo lula sobre de ejaculacao precose….

Fábio Mayer

O “lobby” tá correndo solto e não vai me admirar em nada, se o Brasil adquirir 12 caças de cada fornecedor para agradar todo mundo, especialmente algumas “autoridades” nacionais, se é que vocês me entendem. Em 11 anos deste processo ridículo, essa suposta e estúpida licitação que não economiza centavo algum para o tesouro nacional, só o que se viu foram lances de irresponsabilidade patente e diversionismo na informação por parte da classe política nacional. O ex-presidente FHC teve em suas mãos a possibilidade de decidir mas não o fez, covarde e afeito a empurrar as questões nacionais importantes com… Read more »

RenanZ

Isso dai ja virou um circo.. !!!

mane

Parabéns pelo editorial. Vamos deixar a FAB trabalhar. O processo precisa continuar com honestidade e transparência, sem negociatas regadas a champagne francês.

Fred

A análise está indo para o caminho errado.

A declaração do Lula e do Sarkozy nada tem de atrapalhada. Ocorre que Lula sabia do alto custo (porque foi informado por Saito e Jobim) do avião francês e ouviu mil promessas de Sarkozy de enquadrar a proposta francesa à de seus concorrentes.

O processo somente segue aberto por formalismo. Se a França não colocar no papel aquilo que seu presidente pormeteu, então vamos para o segundo colocado.

E é só isso…

Flavio

A-Bomb, Acho que seria interessante o respeito ao presidente da república, até porque, ele foi eleito por MILHÕES de brasileiros. Até acho normal termos críticas, mas passar disso para a falta de respeito com um ser-humano, é lamentável Este não é um blog político, e eu não sou moderador, mas leio constantemente e esta não é a primeira vez que vejo seus comentários agredindo o presidente. Se foi permitido a você fazer estas críticas e vendo que você não foi repreendido porque quem deveria, vou me resguardar o direito de falar em politica também. Já que você ta achando ele… Read more »

maranhão

Pessoal olha o comentario do analista politico: Luiz nassif “Conversei agora com o Ministro da Defesa Nelson Jobim, sobre as negociações com os franceses da licitação FX – os caças da Força Aérea Brasileira. Em abril de 2008, Lula mandou reativar o projeto, que tinha sido paralisado devido à crise econômica de 2005. Incumbida de levantar as propostas, a FAB pediu novas informações aos concorrentes. Cinco haviam se apresentado: a Boeing F/A18, a Dassault Rafale, a Eurofighter Typhoon, a Lockeed MArtin F-16, a Saab Gripen e o Sukhoi Su-35. Em outubro, foram eliminados a Eurofighter, a Lockeed e o Sukhoi.… Read more »

Bosco

Sugestão aos administradores dos Blogs. Como esse assunto anda meio que cansando, vocês poderiam incrementar mais o ForTe. Assunto é que não falta e para os apreciadores de temas militares seria uma maneira de sair um pouco das polêmicas (caças e subs), que já estão dando nos nervos. Que tal falarem mais de sistemas de armas e menos de política, história, geopolítica, etc, lá no ForTe. Gostaria de comentar sobre ‘armas não letais’, sistemas de defesa aérea, tipos de blindagem, sistemas de propulsão híbridas para veículos de combate, canhões eletrotérmicos e eletromagnéticos, munição guiada lançada por canhões e morteiros, sistemas… Read more »

maranhão

Acho que devemos ter cautela com os comentarios feitos sobre o presidente Lula, não sou petista, mas acredito que com o tempo ficaremos sabendo, a historia revelarar a realidade dos fatos!

maranhão

olha a impressão do vinna após ler a reportagem do Luiz nassif: NOTA do Blog do Vinna: Essa foi a informação mais sã que eu vi estes dias sobre o FX-2. Está na cara que a negociação segue. O proprio governo sempre disse que o anuncio seria em outubro. A intenção politica SEMPRE FOI o Rafale que tem contra si apenas a questão do preço. Tanto que essa do Lula de dizer que “Daqui a pouco, vai receber de graça” os caças deixa claro (aliás clarissimo) que a proposta do F-18 é a provavel proposta tecnica eleita. Mas como a… Read more »

Lucas Calabrio

Prezado
Eles estão esperando vencer na Índia e nos EAU, para impor o preço deles, caso contrário vem correndo para os braços do Brasil ou fecha as portas,
sds

J Curitiba

Tem que ser muito bitolado para vir aqui defender o governo petista e o Lula.

Lucas Calabrio

a Dassault , é claro

JC

Se tem uma pessoa q nao merece respeito é o atual “presidente”. Um individuo completamente sem carater e cuja mao eu nao apertaria. Por ele e por um bandido comum tenho a mesma aversao. Entao entendo completamente quem o tachar de filho da truta.

JC

E antes q falem em FHC e Serra, eu teria votado no mulla na 1a vez, se nao estivesse fora da minha cidade. E achava o governo dos tucanos uma erda! Agora eh fato que 99% do que este mulla fez foi exclusivamente propaganda enganosa, artimanhas e safadezas. O q ele tem de merito eh ser extremamente esperto e inteligente (nao culto), ter uma labia desgracada e sabe agradar o povao com esmolas e muito bla bla bla. Tanto falam q o PSDB entregou o pais nas provatizacoes. Discutivel no minimo, ateh pq todo mundo adora seu celular…e o que… Read more »

Rolo

Não sou de elogiar o pessoal da Globo, muito pelo contrario, mas o Alexandre Garcia no telejornal matutino de hoje expressou um ponto de vista bem interessante sobre a questão: Será que a o anuncio pró França não foi uma forma estratégica de provocar os norte americanos e os suecos a fazerem uma proposta melhor (como já o fizeram em nota divulgada pela embaixada dos EUA ontem)? Bem, se este foi o caso, é mais um acerto de um país que, queiram ou não queiram, progrediu efetiva e inegavelmente nos últimos tempos. Como sou um otimista e nacionalista irremediável, tenho… Read more »

A-Bomb

Caro Flavio quem tem que decidir se os comentários aqui postados são impróprios ou não são os moderadores. Além do mais não entendo sua implicância com minha pessoal uma vez que não sou o único que critica o presidente Mula digo Lula. Claro que milhões votaram nele senão não teria sido eleito.Mas temos que contabilizar ai os votos de “cabresto”de pessoas apenas votaram nele de medo de perder o beneficio do Bolsa Esmola digo escola. O governo de FHC estabilizou a economia e acabou com a inflação isso você não fala não e mesmo. Eram tempos diferentes com realidades diferentes.Lula… Read more »

Felipe Cps

Bem, falar o quê? A mais pura patacoada do “Pinga”… Dentro do mais puro “efeito 51”, anuncia que ganhou o francês quando na realidade não ganhou… Depois volta atrás… Aí a gente tem que ver figuras escrotas como Celso Amorim e MAG declamando loas à França… E o Jobim esquisitão, caladão… Suma, uma zona, bem ao estilo do governico PeTralha… Nem vou falar mais nada desse FX2 de merla… Vou é esperar os aviões chegar, se é que chegarão um dia… Em tempo, aos “governistas de plantão”: não considero a azêmola do mollusco como meu presidente, não votei nele e… Read more »

Nunão

PESSOAL,

AOS QUE ESTÃO SE ENVEREDANDO MAIS PARA O EMBATE POLÍTICO, ACHAMOS INTERESSANTE QUE OS COMENTÁRIOS ACERTEM A DOSE: UM POUCO MENOS DO VELHO RAMERRÃO PETISTAS x TUCANOS E UM POUCO MAIS DE F-X E F-X2 E RELAÇÕES ENTRE PRESIDÊNCIA E DEFESA, POR FAVOR, SENÃO O DEBATE REALMENTE IMPORTANTE FICA PREJUDICADO.

HÁ BASTANTE O QUE SE DISCUTIR A RESPEITO, E OS LINKS DA MATÉRIA PODEM AJUDAR.

OS EDITORES NÃO DESEJAM PERDER TEMPO EDITANDO COMENTÁRIOS, E SÓ VÃO FAZÊ-LO SE REALMENTE NECESSÁRIO.

SAUDAÇÕES A TODOS.

Jonas Rafael

Podiam mesmo dar um temp dessas notícias. Ninguém aguenta mais o FX-2…
Enquanto a FAB não emitir algum tipo de comunicado oficial, considero esse troço empacado…

JC

“no meu mundo ideal político a gente mata ainda no berço!”

entao somos dois…

JC

Nunao, politica eh como futebol, ninguem troca de clube, a principio. Se bem q conheco muita gente q se desiludiu com o PT.

Entretanto, este post eh quase puramente politico mesmo, nao tem acho q outra coisa pra discutir aqui, senao a cagad* do governo.

JC

E na verdade acho q a “briga” eh mais petistas ou pessoas que acham bom o atual governo x pessoas que nao admitem tanta incompetencia e corrupcao no governo e descaso com o nosso dinheiro.

Rodrigo Marques

Deêm um desconto para o molusco, ele só tomou um champagne a mais, não deve estar acostumado… 🙂 Sendo ele um político, externou a posição política do Brasil, não exijam dele algo mais refinado, ligado a todo trâmite do processo do FX-2. Sobre respeitar o presidente da república, todos devemos, é claro, mas acho que ele antes de tudo tem que se fazer ser respeitado, não se aliando a seus inimigos do passado por conveniência e fazendo todo o contrário que prometeu em sua campanha, ou seja, fazer tudo ao contrário que FHC e os anteriores fizeram e a gente… Read more »

Rafael

‘no meu mundo ideal politico a gente mata ainda no berço!”
TRÊS!!!!

alvespereira

Bom dia,

Tais trapalhadas é que maculam o nome do Brasil no cenário mundial, ou será que sua excelência o presidente além de esquecer do processo encampado pela FAB, também esqueceu que o brasil esta pleiteando uma vaga no conselho de segurança da ONU, com está atitude a vaga fica mais distante e o processo menos credo, apesar de todos os esforços da FAB.

Abraços a todos.

Paulo Ventura

_ O Camando Da Aeronautica adverte:”VINHO FRANCÊS FAZ MAL A SAÚDE MORAL DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA”

Nunão

Jonas e Bosco, Os editores se sentem na obrigação de tratar do assunto mais importante no momento, mas também procuramos mostrar, mesmo nesse furacão de notícias, que nem tudo se resume a F-X2 – No momento em que escrevo este comentário, há pelo menos outras duas notícias nesta página que não falam do assunto, e aí depende das pessoas quererem ler e comentar. Nesse momento, uma tem apenas 8 comentários e a outra, nenhum… Bosco, Suas observações sobre o Forte são pertinentes e você acertou na mosca várias das pautas que discutimos no fim de semana passado. JC, O post… Read more »

Felipe Cps

Aahahaha, ô Paulo Ventura, seja bem vindo ao lado negro da força, rsrsrs…

Abs (do Vader “original”) 🙂

Rogerfer

Didi, Dedé, Jobin, Mussum, Zacarias e Lula em Os trapalhões.

Gostei da matéria, parabéns para quem a escreveu!

Paulo Ventura

“no meu mundo ideal politico a gente mata ainda no berço!” QUATRO!!!

Caipira

Tá quase todo mundo cansado do FX2, das trapalhadas, do lobbysmo brutal das últimas semanas, se vcs repararem a maioria que ainda tem saco pra comentar sobre o assunto é porque está envolvido com os blogs a pouco tempo, quem acompanha a novela a meses e até anos estourou o limite, ai os ânimos se alteram, comentários inflamados são tecidos….eu mesmo tenho pena é do amigo Hornet que estourou a champagne que ele guardava a tanto tempo….rsrsrs Sempre fui um defensor aqui nos blogs do Rafale como aeronave e da “parceria estratégica” Brasil-França, MAS DE UNS DIAS PRÁ CÁ, A… Read more »

lc

‘no meu mundo ideal politico a gente mata ainda no berço!”

CINCO!!!

o que esperar de um governo dirgido pelo maldito foro de são paulo e cheio de gente escrota,como disse o prezado Felipe Cps.
a tempo, tb ñ devo respeito nenhum a este “prizidenti”, o qual nunca trabalhou e nem estudou vivendo apenas das tetas sindicais e políticas.
pobre rebanho…

Sds.

Paulo Ventura

_ Acho que a essa altura do campeonato,o caso FX2 deixou de de ser tecnico e passou a ser político… então não ha nada de errado questionar as decisões POLÍTICAS tomadas pelos por um bando de corruptos de cara cheia. O Caracter TÉNICO da FAB, não foi ném será levado em conta. Quanto ao repeito reivindicado por alguns; que se dê o respeito, tenho o direito de falar o que quizer (o Felipe já disse tudo); também não sou seu subordinado(do PULHA) e nunca fui, já estou na reserva, portanto… ____ “QUE A FORÇA E A PACIENCIA ESTEVE COM TODOS… Read more »

Paulo Cezar

O que você chama de “trapalhadas”, eu chamo de “ma fé”. Veja o porque : Impressionante: Copiando frases da folha : **PRIMEIRO** 07/09/2009: “Ao contrário de Lula, que evitou confirmar o fim da concorrência com outros países para a compra dos caça Rafale, Sarkozy disse que o governo brasileiro quer negociar diretamente com a França a aquisição das aeronaves. ” http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u620493.shtml **DEPOIS ** 07/09/2009 “Brasil confirma acordo para compra de aviões militares da França” 09/09/2009 “Na segunda-feira, Lula anunciou ao lado do presidente da França, Nicolas Sarkozy, a disposição do governo brasileiro de negociar a compra dos 36 aviões franceses.”….… Read more »

Marco Antonio Lins

Aos Srs

Que constragimento nada !… O Rafale é o melhor!!!!!…

Wolfpack

Concordo com o que está escrito neste artigo do Blog. Quase coloca-se tudo a perder por atravessada sem sentido neste momento. Outras atrapalhadas homéricas de Relações Exteriores do Brasil: 1- Reconhecer a China como Economia de Mercado; 2- Passar a mão na cabeça do Evo, Correa e Lugo, mesmo estes pintando e bordando pra cima do Brasil; 3- Permitir que a Argentina compre produtos da China e os exporte para o Brasil com as isenções do Mercosul; 4- Fazer vistas grossas as atitudes do Chavez na Venezuela, como censura a imprensa, etc. 5- Convidar o Presidente do Iran a visitar… Read more »