O comandante da Força Aérea da Índia, Pradeep Vasant Naik, reuniu-se ontem com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e com o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Juniti Saito. Na reunião de Naik com Saito, os comandantes conversaram sobre as indústrias de aviação, a troca de oficiais nos institutos de treinamento brasileiros e indianos, além do aumento de cooperação entre as Forças Aéreas. Naik, tenente-brigadeiro com 40 anos de carreira, ficará no Brasil até sexta-feira e visitará a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e a Embraer, ambos em São José dos Campos (SP). O comandante veio ao país acompanhado de sua mulher, Madhubaala Naik — presidenta da Organização do Bem-Estar das Esposas da Força Aérea Indiana.

FONTE: Correio Brasiliense, via Notimp

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curvo

Só espero que os indianos não sejam contaminados pelo vírus Rafalache, bem que podiam em se não contaminando, descontaminar-nos o que acham ? Será possível descontaminar señor MuLLáh LuLLa Lá e señor Nerso Lobobin ?

Vader

Cooperação MRCA – F-X2? Definitivamente não. A FAB já terminou o seu trabalho. Mas que não seria má idéia uma aquisição conjunta do Gripen, não seria. Os dois países adquirindo juntos aumentariam ainda mais a escala de produção e diluiriam riscos, o que poderia forçar os suecos a abaixarem um pouquinho mais a conta final para ambos, numa relação em que todo mundo sairia ganhando: Índia e Brasil com o preço, e a Suécia porque venderia mais. Enfim, não seria uma má idéia mesmo, levando-se em conta que ambos os programas (FX2/MMRCA) tem mais ou menos os mesmos requisitos e… Read more »

Francoorp

O Gripen não leva na Índia, lembram o embargo das turbinas LM 2500 para a marinha indiana… eles são diferentes de nós brasileiros, não gostam de cometer os mesmos erros, vão descartar o que tem componente que possa ser embargado do dia pra noite, sem pré-avisos, etc… pouco importa se depois venderam as mesmas através dos italianos que tem licença de produção, o gesto em si vale muito para os asiáticos, e ainda mais para os amigos Indianos! O Gripen teria chance la na Índia se troca-se a turbina pela Ej200, mas mesmo assim as relações entre Anglo-Yankees supera aquela… Read more »

Vader

Interessante notar que no MMRCA o caça russo que concorre é o MiG-35 e não o MiG-29…

Atingir-se “credibilidade” é um problema quando não se sabe diferenciar nada de nada…

NOTA DOS EDITORES: VADER E FRANCOORP, NÃO COMECEM DE NOVO OS ATAQUES E DISPUTAS PESSOAIS.
ESSE É O SEGUNDO AVISO.
NÃO HAVERÁ UM TERCEIRO – QUEM CONTINUAR NESSA LINHA SERÁ BLOQUEADO DO BLOG POR PERÍODO A SE DECIDIR PELOS EDITORES.

Francoorp

Somente errei o nome, um é a evolução do outro, nada demais esse erro, apesar do senhor não perder tempo em tentar descredibilizar alguém que pensa diferente do senhor, mas o jogo mudará… e vejo que é o senhor que não sabe distinguir nada de nada, pois mistura defesa com política sempre, na maioria dos seus posts tem a palavra “Vermelhuxo”, isso é não saber distinguir defesa da política! NOTA DOS EDITORES: FRANCOORP E VADER, NÃO COMECEM DE NOVO OS ATAQUES E DISPUTAS PESSOAIS. ESSE É O SEGUNDO AVISO. NÃO HAVERÁ UM TERCEIRO – QUEM CONTINUAR NESSA LINHA SERÁ BLOQUEADO… Read more »

Francoorp

Guilherme Poggio disse: 30 de junho de 2010 às 12:03 Concordo em parte, estes dispositivos serão primeiro testados, e creio que foram adquiridos anteriormente aos embargos das LM2500… me corrija se estiver errado, mas creio serão ainda testados e utilizados por anos, afim de verificar até mesmo a disponibilidade de manutenção e reposição, compromisso com o contrato, etc…e se o Tio Sam pisar na bola, ou já pisou com as LM2500, bau-bau, não ganham mais nada de importante e vital para as forças armadas indianas, talvez coisas de contorno, mas nada de vital e importante ,como caças, motores e sistemas… Read more »

grifo

Caro Francoorp, o embargo americano de armamentos à Índia foi terminado em 2001, e ambos os países assinaram posteriormente um acordo de cooperação nuclear entre si.

Se os americanos achassem que não tinham a menor chance de ganhar o contrato eles não estariam participando da concorrência.

Antonio M

Engraçado, nunca lembram dos embargos da França, à Israel, ao próprio Brasil, dos problemas com peças para os Mirage IIIE.

Só os EUA são “malvados” !!!!

E espero que o Gripen vença mesmo na Índia e Brasil pois também abriria a possibiidade do desenvolvimento/fabricação de sua versão naval! E cairia como uma luva pois seu peso máximo de decolagem seria 16500kg, totalmente compatível com a capacidade de lançamento de 20t do Nae São Paulo.

Antonio M

“…eles são diferentes de nós brasileiros, não gostam de cometer os mesmos erros, …”

Erramos em comprar os F5 então?!?!? Compramos os Mirage IIIE na mesma época. Os F5 foram modernizados, voam até hoje e se não fosse por eles estariamos muito mal na questão da defesa aérea. Os Mirage já foram encostados faz tempo…….

Francoorp

grifo disse: 30 de junho de 2010 às 12:45 O senhor esta mal informado senhor Grifo, pois este embargo das turbinas da GE LM 2500 dos Yankees à Índia aconteceu no ano passado, em 2009, nada de 2001 como o senhor relatou, aquela de 2001 era decorrente dos testes nucleares indianos e Paquistaneses dos anos 90, e mesmo assim não é terminado completamente, ainda existem componentes de “precisão” e de tecnologia “sensíveis” que ainda não podem ser vendidos para estes países… pergunta pra eles o que querem dizer com o termo “sensíveis”… Este caso das turbinas foi amplamente debatido aqui… Read more »

Antonio M

Conhecemos mais o F5 do que eles pois o usamos efetivamente e por serem um produto de exportação e não de uso extensivo da USAF. E isso é mérito da FAB.

E nada sobre os Mirage que tiveram de ser encostados não ?!?!?

abçs.

Francoorp

Concluindo, se os nossos F-5 BR voam até hoje, é em larga parte mérito nosso e não deles, dos Yankees… vai novamente o Vídeo do Venâncio… poxa esta coisa das pessoas não se lembrarem nunca das informações já apresentadas de forma clara e direta e a gente ter que ficar sempre procurando de novo estas informações, é cruel heim… mas se continuam acreditando em Fakes por ai, o que fazer, é assim mesmo… informar a verdade é preciso: Link: http://www.youtube.com/watch?v=GBP4RnKHRlg Recomendo ver todos os videos desta palestra, coisa muito importante tem ali… Temos mesmo que ter as nossas tecnologias e… Read more »

Antonio M

E sobre o embargo americano:

“…o é nada contra a Índia, mas sim uma reavaliação da administração Obama em relação aos laços militares dos EUA com diferentes países…”

O embargo não vai para a frente.

Mas, é mais do que certo um embargo se o governo LuLLa insistir em apoiar certas ações e posições de países como Venezuela, Irã e Coréia do Norte.

Até mesmo a querida França ficou ao lado do Tio Sam na questão nuclear iraniana. Cadê o acordo Brasil-França ?!?!?!?!

Antonio M

“…se os nossos F-5 BR voam até hoje, é em larga parte mérito nosso e não deles, dos Yankees…”

Engraçado, o Brasil participou da fabricação de partes do F5 via Embraer que pode assim adquirir know-how na tecnologia de soldagem metal-metal.

É muito embargo…..

Francoorp

Antonio M disse: 30 de junho de 2010 às 13:22 “E nada sobre os Mirage que tiveram de ser encostados não ?!?!?” Acabou a vida util deles, dos Mirage, decidiram não alongar com modernizações… queria o Que??? Pergunta pra FAB o porque não foram modernizados, pede uma nota oficial, é um teu direito constitucional, pois não creio que informações sobre avião já aposentado represente “segurança do estado”, um parecer positivo é possível… Prefiro restar sobre os fatos concretos neste caso de modernização de velharia, pois muita coisa pode dar errado… felizmente por enquanto não foi o caso dos F-5 BR,… Read more »

DrCockroach

Quem sao os “Yankees!” ?

[]s!

Antonio M

E depois que vi uma reportagem sobre baloeiros no RJ (sim, baloeiros e não balonistas) que “resgatam” balões am alto-mar carioca, um tal presidente de associação estadual de baloeiros expôs que por ano sobrevoam o Rio mais de 70000 balões e que o número de acidentes é ínfimo e o assunto é tratado com preconceito. Esse presidente é brigadeiro da reserva. Então, é preciso de muito mais do que uma patente só para me convencer de certas coisas. Prefiro um relatório feito por vários profissionais, técnicos e militares da ativa que estão com a mão na massa e não um… Read more »

Vader

Os indianos estão tão preocupados com embargos do Tio Samuel que irão equipar o HAL Tejas com a GE F-404… Não estão nem dormindo à noite… 🙂 Quanto ao MRCA, a escolha está entre três aeronaves: Super-Hornet (americano), Gripen (sueco) e MiG-35 (russo). – O SH ganharia pela variação de equipamento: os hindus já tem muito equipamento de origem russa e isso os preocupa em caso de um embargo russo, que para eles seria muito mais perigoso do que embargo americano; – O MiG-35 ganharia pela tradição e economia: por manter uma única doutrina logística, economizar-se-ia muito dinheiro e tempo;… Read more »

Antonio M

“…Acabou a vida util deles, dos Mirage, decidiram não alongar com modernizações… queria o Que??? …”

Sendo assim a vida útil dos F5 também. Mas continuam voando.

E o velho problema do equipamento francês. Tão caro que inviabiliza muitas coisas que poderiam ser feitas.

Muitos Mig21 também estão voando muito bem e graças aos israelenses, e não aos russos.

Francoorp

“Antonio M disse: 30 de junho de 2010 às 13:28” ““…o é nada contra a Índia, mas sim uma reavaliação da administração Obama em relação aos laços militares dos EUA com diferentes países…” O embargo não vai para a frente.” Naturalmente devem sempre dar uma desculpa, uma que desvie a atenção da palavra embargo, normal isso ai !!! Se vai pra frente ou não depende se a Índia vai aceitar a imposição que deve ter recebido em vias diplomáticas… pois algo deve ter recebido, pois se tivesse algo a impor ou a “desejar” da Índia, isso tudo com este motor… Read more »

Antonio M

“…dou meus parabéns para a Embraer e para os técnicos nacionais,e aos israelenses por isso…”

Pois é mas, a tecnologia israelense é desenvolvida com a cooperação dos EUA.

Francoorp

Antonio M disse:
30 de junho de 2010 às 13:50

“E o velho problema do equipamento francês. Tão caro que inviabiliza muitas coisas que poderiam ser feitas.”

Essa é uma tua consideração pessoal, que não quer dizer que seja a realidade dos fatos !!

Pergunta pra FAB, mate sua curiosidade, prefiro algo de oficial neste caso !!

Valeu !!

Antonio M

Então tá, de agora em diante tudo o que você não souber ou for baseado em fé, eu pergunto para a aFAB…..

Vader

Antonio M disse: 30 de junho de 2010 às 13:47 Antônio, só pra constar, os Mirage III não foram modernizados porque, como todo produto francês, NÃO COMPENSAVA. O custo era maior do que o de comprar aeronaves novas. Por esse motivo também que os restolhos M-2000 do GDA tampouco serão modernizados. O valor que os franceses cobram pelas peças e assessoria técnica é proibitivo. Quanto aos F-5E, consta que a Northrop sempre forneceu à FAB tudo que esta sempre quis, direitinho conforme estava no contrato de aquisição. Os “yanquees” apenas não se sentiram, e de fato não são, obrigados a… Read more »

Francoorp

Antonio M disse:
30 de junho de 2010 às 13:54

“Pois é mas, a tecnologia israelense é desenvolvida com a cooperação dos EUA.”

E dai??? Não entendi, tudo foi realizado em nossas aeronaves pelos israelenses, dou os meus parabéns ao esforço e dedicação na qual executaram esta tarefa em conjunto com a Embraer, quanto ao fato que usaram material dos USA nestes componente, e que tudo isso é instalado em nossas aeronaves, considero um risco, mas não grave, sendo que estes vetores terão uma vida relativamente breve daqui pra frente…o risco é aceitável segundo meu ponto de vista.

DrCockroach

“Minha experiência com os franceses é a pior possível, vem de longa data, desde o início da minha carreira como piloto de caça, e a não ser que de alguma forma nossos amigos gauleses tenham mudado radicalmente e expressado isso nos documentos apresentados (o que também não garante nada!), minha opinião é de nem levá-los em consideração ab initio! … Essa experiência ruim continua com a gestão do contrato da troca dos helicópteros “Puminha” pelo Super-Puma onde, a despeito de contratualmente constar a implantação de um banco de provas do motor, para evitar o tremendo gasto das revisões gerais feitas… Read more »

Francoorp

Antonio M disse:
30 de junho de 2010 às 13:59

“Então tá, de agora em diante tudo o que você não souber ou for baseado em fé, eu pergunto para a aFAB…..”

Bem bem, vejamos a tua pergunta inicial:

“E nada sobre os Mirage que tiveram de ser encostados não ?!?!?”

Se alguém tiver uma resposta melhor que a da FAB, que diga pra ele, pois eu não sei a CERTEZA pela qual a FAB decidiu modernizar os F-5 e não os Mirage III, e acredito que isso somente a FAB poderia responder com certeza !!!!!!! 😉

Valeu !!

Antonio M

“…E dai??? Não entendi, tudo foi realizado em nossas aeronaves pelos israelenses, dou os meus parabéns ao esforço e dedicação na qual executaram esta tarefa em conjunto com a Embraer, quanto ao fato que usaram material dos USA nestes componente, …”

Pois é. Por que os malvados EUA não embargam ?!?!?!? Poderiam pois se usam tecnologia “made in USA” é possível embargar. Ainda mais, poderiam vender aivões novos ao invés de FAs se manterem com material ‘retrofitado’ !!!!! Já pensou nisso ?!?!?!?

Pois é Vader, e quando o “calo aperta” ainda manda perguntar para a FAB! rsrsrsrsrsr!!!!

Vader

Quanto à turbina SNECMA do Rafale, não iremos aprender a fabricá-la, simplesmente porque a ToT de fabricação de turbinas não está entre os requisitos do Request For Proposal (RFP) enviado pelo Brasil às fornecedoras, ou seja: desde o princípio do FX2 não está prevista a ToT de fabricação de turbinas, mas sim apenas a de sua manutenção. Com efeito, nem à FAB, nem à Embraer, nem qualquer indústria nacional interessa produzir turbinas com base no modelo francês. Ter-se-ia assim que se criar uma estatal, coisa que em muito agrada aos amiguchos da esquerdopatia tupinambá, conquanto seja via de regra apenas… Read more »

Francoorp

Vader disse: 30 de junho de 2010 às 13:59 “Antônio, só pra constar, os Mirage III não foram modernizados porque, como todo produto francês, NÃO COMPENSAVA. O custo era maior do que o de comprar aeronaves novas.” PROVE esta tua afirmação, quero provas certas, senão vou considerar mais uma FAKE, e mentira não merece crédito! —————————————————————————— “Quanto aos F-5E, consta que a Northrop sempre forneceu à FAB tudo que esta sempre quis, direitinho conforme estava no contrato de aquisição.” Prove esta também, pois um OFICIAL de carreira da FAB afirma e PROVA o contrário… será FAKE que a Northrop fez… Read more »

Francoorp

Antonio M disse:
30 de junho de 2010 às 14:08

“Por que os malvados EUA não embargam ?!?!?!? ”

Talvez por que não tinham o que pedir na época, é possível que não compensa-se, minha opinião.

“Pois é Vader, e quando o “calo aperta” ainda manda perguntar para a FAB! rsrsrsrsrsr!!!!”

Quem garante que a tua opinião seja a verdade dos fatos ??? Isso nem o senhor pode garantir neste caso dos Mirage III do Brasil !

Então, informe e não desinforme !

Vader

Antonio M disse: 30 de junho de 2010 às 14:08 “Pois é Vader, e quando o “calo aperta” ainda manda perguntar para a FAB! rsrsrsrsrsr!!!!” Antônio, a FAB já se manifestou por diversas oportunidades do porque os Mirage III foram aposentados e os F-5 não: além do custo proibitivo, a raiva que a FAB passou por ter de pedir “peloamordedeus”, por 30 anos, para que os franceses mandassem um mísero pneu pra que os aviões saíssem do chão, não iria ser perdoada nunca. E nunca será Essas coisas não se esquecem: o embargo francês é um poquinho mais calhorda do… Read more »

Francoorp

Vader disse:
30 de junho de 2010 às 14:09

“nem à FAB, nem à Embraer, nem qualquer indústria nacional interessa produzir turbinas com base no modelo francês.”

Prove esta também !!

——————————————————————————————-

“Essa é só pra elidir algumas das lendas inventadas por gente mal-intencionada ou que crê em lobisomem, mula-sem-cabeça e boitatá.”

Quem seria esta pessoa???

Vader

Francoorp, dadas as determinações da editoria do blog não irei mais me dirigir diretamente a você. Adeus.

Vader

PS: sugiro que o sr. faça o mesmo.

Antonio M

Ué ?!!?!? Mas a prova que não compensava modernizar os Mirage IIIE e que foram comprados Mirage 2000 de segunda-mão como tampão para os referidos Mirage III ……

Francoorp

Vader disse: 30 de junho de 2010 às 14:17 “a FAB já se manifestou por diversas oportunidades do porque os Mirage III foram aposentados e os F-5 não: além do custo proibitivo, a raiva que a FAB passou por ter de pedir “peloamordedeus”, por 30 anos, para que os franceses mandassem um mísero pneu pra que os aviões saíssem do chão, não iria ser perdoada nunca.” Então está fácil de me mostrar a nota oficial da FAB sobre este caso especifico, se eles jà se manifestaram varias vezes sobre o assunto… cadê, deixa eu ver esta nota oficial senhor Vader!!!… Read more »

Francoorp

Vader disse:
30 de junho de 2010 às 14:20
PS: sugiro que o sr. faça o mesmo.

vou continuar pedindo provas dessas suas afirmações diretas, mas vejo que como o senhor não consegue provar nada do que afirmou como uma certeza, vou considerar estas mesma como fake.

E vou desconsiderar suas tentativas de ataque pessoais acima…

Vader

Antonio M disse:
30 de junho de 2010 às 14:21

Antônio, existe um velho brocardo jurídico que diz que “o que é público e notório prescinde de prova”.

Aliás, ensina o Código de Processo Civil (por sinal uma Lei Ordinária Federal):

“Art. 334. Não dependem de prova os fatos:
I – notórios;
(…)”

Assim, não perca seu tempo não: só exige prova de fatos de conhecimento público aquele que não tem conhecimento ou memória.

Eu tenho. E me lembro.

Abraço.

Justin Case

Vader disse:
30 de junho de 2010 às 14:17

“Antônio, a FAB já se manifestou por diversas oportunidades do porque os Mirage III foram aposentados e os F-5 não: além do custo proibitivo, a raiva que a FAB passou por ter de pedir “peloamordedeus”, por 30 anos, para que os franceses mandassem um mísero pneu pra que os aviões saíssem do chão, não iria ser perdoada nunca. E nunca será

Abs.

Vader, boa tarde.

Só para informar: os pneus do Mirage III eram/foram fabricados pela Goodyear do Brasil.

Abraço,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Antonio M

Justin Case disse:
30 de junho de 2010 às 14:51

E aposto que a FAB teve de negociar muito para conseguir isso.

Antonio M

E justamente precisou negociar isso justamente por causa da dificuldade em conseguir peças de reposição com os franceses.

Duvido que a escala para 12 aparelhos justificasse uma linha de produção na Goodyear portanto, utilizaram algum outro pneu que pôde ser usado nos Mirage.

Vader

Justin, foi só um exemplo…

Justin Case

Amigos, Só para complementar: Não havia dificuldade significativa para obter peças de reposição para o Mirage III, tipo embargo. Quando o Mirage III tornou-se notoriamente obsoleto, houve maior demora para obter algumas partes. Aliás, essa é uma dificuldade intrínseca da obsolescência. A França e os operadores do Mirage III dispunham de um pool de suprimento, armazenado na França. A reposição era rápida para qualquer item disponível no pool. Em determinada data, a FAB resolveu sair do “pool”, pois este serviço tinha seu custo, e vendeu seus direitos de estoque. A partir daquele momento, a demora para receber partes e serviços… Read more »

Nick

Eu veria com bons olhos essa parceria, mas não no MRCA, e sim no MCA, que está em fase de estudos por parte da Índia. O MCA será na mesma classe do F-35, mas com duas turbinas. Acredito que Índia(HAL)+Brasil(Embraer)+uma parceira tecnológica(Sukhoi ou SAAB) seria perfeito para em 2030 termos nosso 5ª geração. Quanto ao FX-2, que ele termine logo, com direito a scargot vencido desde 2008.

[]’s

Ricardo-Recife

A venda da turbina a gás GE LM-2500 como já foi dito aqui foi suspensa em março de 2009 pelos EUA dentro das regras do EUMA (End-Use Monitoring Agreement).Os indianos e norte-americanos chegaram a um acordo sobre o problema em julho de 2009. Em maio deste ano o governo indiano encomendou a fragata INS Shivalik, que será equipada com as LM-2500. “Indian Navy Commissions INS Shivalik Stealth Frigate Powered by LM2500-Based CODOG Arrangement Tuesday, May 25th, 2010 First LM2500-Powered Ship for Indian Navy EVENDALE, Ohio (May 24, 2010) – GE Marine reports that the Indian Navy commissioned the INS Shivalik… Read more »

Roberto F Santana

Gostaria de parabenizar todos os comentaristas desse tópico.
Apesar de eu não entender quase nada da matéria, está muito interessante acompanhá-lo.
Muito bom, bom nível.

CAL

Porque a discussao, a final esse fx-2 já está encerrado na minha opinião, mas não porque já foi escolhida a aeronave, mas porque vai ficar só no papel. Isso deveria ser uma escolha militar como sempre foi anteriormente, como na compra dos f 2000 ou dos f-5. Ao governo caberia apenas fornecer a verba de que a FAB necessitasse, mas não, querem usar como instrumento eleitoreiro para dizer que “nunca antes na história desse país” foi comprada uma aeronave nova, com transferencia de tecnologia, com uma parceria estratégica, bla, bla, bla, etc… Devemos entrar em uma parceria como o PAK… Read more »

Tito

Cooperação???

O que temos a oferecer aos indianos que possa ajudar no processo decisório deles?

Creio que eles ficarão espantados com a falta de seriedade de quem deve tomar as decisões aqui no Brasil.

CAL

È verdade Tito, e o pior é que o povo também sofre com isso!
Depois acontecem embargos e os governantes se dizem injustiçados, mas não admitem suas péssimas decisoes, dizendo que os outros é que são injustos. Como sempre, a culpa é da oposição, mas como eu não sei de nada não posso ser culpado por nada.