Exercícios com aviões de caça e de artilharia começam em Boa Vista

0

Começou nesta segunda-feira (28) o Exercício Sabre na cidade de Boa Vista (RR), com a participação de mais de 400 militares da Força Aérea Brasileira (FAB), além do efetivo da Base Aérea de Boa Vista (BABR). Evento vai até o dia 4 julho e tem o objetivo de propiciar treinamento, avaliação e instrução às equipagens de combate da aviação de caça da FAB. Durante o exercício, militares executarão missões de ataque ao solo, interceptação, patrulha aérea de combate e escolta, entre outras.

Durante a cerimônia de abertura, o Comandante da III Força Aérea, responsável pelas aviações de caça e reconhecimento da FAB, Major-Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, enfatizou o aperfeiçoamento dos processos de planejamento, a revisão e padronização da doutrina de emprego e, principalmente a segurança de voo. “A segurança de voo é fator essencial para que possamos cumprir bem a nossa missão e está presente em todos os momentos, desde a fase de planejamento até o encerramento das operações”, ressaltou.

Paralelamente, durante a semana também acontece o Exercício SISDABREX, em conjunto com o Exército Brasileiro, sob a coordenação do Comandante do COMDABRA (Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro), Major-Brigadeiro-do-Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira. O SISDABREX tem o objetivo de exercitar os meios da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército.

Também participam das operações as aviações de Transporte, Reconhecimento e Asas Rotativas que farão missões de Reabastecimento em Voo (REVO), Controle e Alarme em Voo, Alerta de Busca e Salvamento (SAR), prestando apoio às atividades aéreas planejadas.

Veja nota anterior do CECOMSAER:

FAB realiza exercício Sabre em Boa Vista e treina equipagens de caça

Equipagens de combate de todas as Unidades Aéreas (UAe) da Aviação de Caça da FAB estarão reunidas em Boa Vista/RR, de 28 de junho a 4 de julho, para realizar o Exercício Operacional Sabre.

Durante o período da Sabre, a população notará o volume de tráfego aéreo acima do normal, proporcionado por aeronaves de alta performance, além de helicópteros e aviões de grande porte.

O Exercício tem por objetivo propiciar adestramento, treinamento, avaliação e instrução às UAe de “Caça”, que executarão missões das Tarefas de Superioridade Aérea, Interdição e Sustentação ao Combate. Participam também da Sabre outras aviações, como Transporte, Reconhecimento e Asas Rotativas, realizando missões de Reabastecimento em Voo (REVO), Controle e Alarme em Voo, Alerta de Busca e Salvamento (SAR), entre outras em apoio às atividades aéreas planejadas.

Na segunda-feira (29/jun), as aeronaves chegarão a Boa Vista. Participam da Operação os caças F-5E/FM, F-2000, A-1 e A-29, além de aeronaves-radar (E-99), helicópteros H-60 e outras aeronaves de grande porte, como KC-137 e C-130.

Os interessados em acompanhar a Sabre deverão entrar em contato com a Seção de Comunicação Social da Base Aérea de Boa Vista, por meio dos telefones (95) 4009-1032 / 8118-8469 ou do e-mail: comsocial@babv.aer.mil.br.

FONTE / FOTOS: CECOMSAER

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments