Informes da FAB sobre ajuda a vítimas das chuvas em Alagoas e Pernambuco

1

21/06/2010 – 11h19 – Saiba como foi o primeiro dia da Operação. Helicópteros H-1H e H-50 na ajuda humanitária.

Na manhã deste sábado, 19, dois helicópteros da FAB (um UH-1H e um H-50) da Operação no Nordeste foram acionados para atender às vítimas que estavam em áreas isoladas em decorrência das chuvas que há seis dias atingem o Estado. Até o final deste dia, 33 pessoas foram resgatadas pela Força Aérea Brasileira no esforço de cinco horas e meia de salvamento.

Em Alagoas, devido ao deslocamento das chuvas para a região, o rio Mundaú transbordou, causando inundações e deixando várias áreas isoladas, o que provocou uma ampliação da área da operação, por determinação do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR).

Às 13 horas, a aeronave H-50, que atuava em Pernambuco, foi deslocada para aquele Estado e outro helicóptero H-50 (do 1º/11º GAv -Esquadrão Gavião) recebeu a autorização para também se dirigir ao local e auxiliar nos resgates, já tendo salvado oito pessoas em condições de alto risco.

Hoje (dia 20 de junho), as aeronaves UH-1H e os dois H-50 permanecerão atuando em Pernambuco e em Alagoas, visando resgatar o maior número de pessoas no menor tempo possível.

O governador do Estado de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, mostrou gratidão ao esforço realizado pela Operação Pernambuco: “Agradeço aos homens da FAB. Quando isto terminar, gostaria de cumprimentá-los pessoalmente.”

A Operação Pernambuco foi criada na tarde de sexta-feira (dia 18 de junho) pelo COMGAR, ficando sob a coordenação do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) para auxiliar no resgate de pessoas que tiveram suas casas isoladas pelas enchentes.

FONTE: II COMAR

21/06/2010 – 16h56 – Operação de ajuda humanitária em PE e AL já resgatou 75 pessoas

Ao todo, 75 resgates já foram contabilizados na operação de ajuda humanitária realizada em Pernambuco e Alagoas. No domingo, 20, em Pernambuco, houve o resgate de 15 pessoas na cidade de Barreiras, e duas Tenentes-Médicas da Força Aérea Brasileira (FAB) foram deslocadas para Palmares para realizar atendimentos em um Posto Avançado de Saúde.

Em Alagoas, os helicópteros H-50 do Primeiro do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11° GAv – Esquadrão Gavião) resgataram 27 pessoas e transportaram quatro médicos, dois enfermeiros e remédios para as cidades de Santana do Mandaú, Murici, Paulo Jacinto e Jacuipe.

FONTE: II COMAR FOTO: Agência Alagoas

22/06/2010 – 10h15 – Hospital de Campanha da FAB chega nesta terça a Pernambuco

O Hospital de Campanha da FAB desembarca na tarde desta terça-feira, 22, na Base Aérea de Recife. A estrutura de 11 toneladas que saiu do Rio de Janeiro a bordo de um C-130 Hércules será transportada por dois caminhões até Barreiros, localizada a 100 km da capital pernambucana. Um dos municípios mais atingidos pelas chuvas, a cidade está sem luz, água e desprovida de assistência médica.

“A expectativa é de que o HCAMP comece a atender a população a partir de quarta-feira”, disse o Comandante da Operação, Major-Brigadeiro-Ar Hélio Paes de Barros Júnior, que coordenou a logística para a chegada do HCAMP. Trinta profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e farmacêuticos, vão compor a equipe do hospital de campanha em Barreiros.

Um helicóptero UH-1H, do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação e um C-95, do Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo atuam na Operação Pernambuco, criada na sexta-feira, 18, para amenizar os danos causados à população atingida pelas chuvas.

Alagoas – Um Boeing da FAB pousou hoje (22/06) às 4h30 no aeroporto Zumbi dos Palmares em Maceió com 25 toneladas de mantimentos que serão distribuídos aos municípios atingidos pelas chuvas.

Em quatro dias de operações, a FAB resgatou 44 vítimas das enchentes que castigaram o Estado de Alagoas. Além dos resgates, os helicópteros da Aeronáutica, 2 Esquilos H-50 do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação, já transportaram três toneladas e meia de água e medicamentos. As aeronaves da FAB também efetuaram o traslado de 23 médicos e enfermeiros para atendimento aos desabrigados.

FONTE: CECOMSAER

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
th98

é um grande erro o baixo numero de helicopteros na região da foz do São Francisco.