O J-10 (Jian 10 ou Caça 10), é um caça multifunção chinês, desenvolvido pela Chengdu Aircraft Industry, que é parte da China Aviation Industry Corporation I (AVIC I). Estima-se que até 300 caças serão fabricados para o Exército de Libertação Popular da China (PLA), que inclui o Exército, Marinha e Força Aérea. Conheça mais sobre ele clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

120 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JMRC

Nota 10 !

Guilherme Jacobs

O J-10 foi o único caça de superioridade aérea da China por muito tempo mas enfim estão fazendo outro o J-12 que vai ser Stealth

Guilherme Jacobs
Rodrigo Rauta

So por sugestão…o j-12 poderia ser nosso “low”…tipo…com o rafale ou F-18 sendo o “high”.Além disso, pelo que parece ele tb vai ter uma versão naval…

Roberto CR

Pode ser até o melhor avião do mundo, mas é muito esquisito. A cada ângulo ele parece mostrar o pedaço de um outro caça. As vezes parece A4 (imagem por trás), as vezes F16, ou MIG 25, ou Typhoon, ou Viggen… dá a impressão que pegaram os ingredientes da prateleira, colocaram tudo na batedeira, colocaram pra assar e saiu isso (rsrsrs)… é uma impressão que eu nunca tive de outro avião de combate, que costumam ser bem diferenciados entre si, mesmo entre os deltas (exceção da cópia pirata do Mirage III: o Kfir com turbina J59).

Abraços

Mateus_LB

Mudando totalmente de assunto,uma coisa q ninguém discutiu,pq a embraer ñ desenvolve uma versão AWACS do embraer 195?Seria de maior autonomia e poderia abrigar um radar mais potente.

Thiago

Será que ele seria uma boa escolha para a FAB se acaso o FX-2 isse pro “espaço”,mas com todos os interesses sendos atendidos.

JMRC

Espero que o Brsil, daqui alguns anos, esteja fabricando seus caças de última geração como a china e outros paises, com tecnologia própria.

RJ

Em alguns nichos, o Brasil já fabrica aviões militares de última geração (como o Super Tucano).
Não é viável economicamente fabricar caças supersônicos no Brasil pela pouca cadência de fabricação. O Brasil compra sempre poucos aviões, o que torna o avião caro por ter que diluir o custo do desenvolvimento em poucos exemplares.

RL

MAteus_LB, eu também me pergunto isso todos os dias a respeito dos ERJ-195.
Ai lembro o seguinte. Será que a EMBRAER não esta aguardando a chegada dos C-390 para derrepente criarem a versão AEW nesta plataforma?

Quanto ao J-10, o Paquistão acaba de comprar alguns exemplares. Será que estas aeronaves irão utilizar o missil anti-radiação que vendemos a eles?

RL

Mateus_LB.

Veja este link ai, que fala do C-390.

Abraços.

http://movv.org/

Wolfpack

O vetor é tão bom que chega a abater um F5E Tiger II de Miramar (copy in paste do filme Top Gun). Um horror!!!!
E têm gente que se engana fácil. É produto Chinês como tudo que eles produzem, os Long March que mataram centenas nas aldeias próximas a base de lançamento. É tudo feito (mal feito) com o objetivo Stalinista/Goebels/Mao/Chapolim/Bolivariano da propaganda. Perdoem, mas isso ai não serve nem de alvo balístico.

Wolfpack

Eh filminho ruim, deve ter sido encomendado ao ditador da Coréia do Norte, que têm uma quedinha pode filmes de ação.

Robson Br

Nossa realidade é o FX2. Não adianta mais discutir. Os caminhos já estão traçados e só falta bater o martelo. Independente do governo o projeto vai continuar. São 36 caças e quando for substituir os F5 (que aindam estão passando pela modernização e todos os sistemas aindam não estão completos) e também os AMX (que vai ser um grande laboratório)a coisa muda e poderemos ter surpresa. Para essa geração de Brigadeiros vai ser só isso. O resto eles vão deixar alguma coisa planejada.

Patriota

Este avião tem uma performace formidavel

Wolfpack

O vídeo é tão ruim, que os china copiam descaradamente a cena de explosão de um F5E (mig) do filme Top Gun. Esses caras estão de brincadeira… Ridiculo!
Devem ter encomendado ao ditador da Coreia do Norte (King Kong ill) que adora um filminho de ação…
Isso ai é para as crianças chinesas sonharem e esquecerem do leite contaminado com melanina…

Leo

Acho interessante o pessoal criticar a tecnologia chinesa sem conhecer o produto.

Há produtos bons e ruins em qualquer país. Do ponto de vista de tecnologia a China está muito à frente do Brasil em vários pontos.

O chineses já colocaram homens no espaço. Apenas Rússia e EUA já fizeram o mesmo. Isto não é pouca coisa.

Acidentes com foquetes já aconteceram em todos os países que se dedicam a atividades espacias. Por sinal os EUA já perderam dois ônibus espaciais. E não faz muito tempo.

A soberba e o preconceito não são boas conselheiras…

Rodrigo

Esse avião não é baseado no Levi de Israel que a China comprou o projeto?

JMRC

É uma grande ignorancia criticar os protudos chineses. Foi-se o tempo em que os produtos chineses eram cópias de péssima qualidade. Comparem o melhor avião militar produzido pela china e o melhor produzido pelo Brasil. Comprem o programa espacial Chines e o Brasileiro… tirem suas proprias conclusões. É verdade que o vídeo é ruim (como mouitos outro do you tube de caças Russos e Americanos ), mas o Brasil, mesmo absorvendo a Tecnologia dos Caças do FX 2 vai demorar decadas para construir um caça como esse J 10, e quando construir o mundo já estará voando em caças de… Read more »

JMRC

Perguntem aos Pilotos da FAB o que eles preferem pilotas: Xavante, AMX, F 5 ou J10 ????

JMRC

Esqueci do Tucano e do Mirage III / 2000 na msg anterior.

Wolfpack

JMRC, vc pode ver a competência chinesa em lançar foguetes ao espaço no vídeo do youtube: Long March Rocket Explodes.
Mais de 500 cidadãos chineses perderam a vida. Observe os comentários das pessoas nos posts abaixo do vídeo. Isso é competência? Isso é desenvolvimento?
Propaganda!

JMRC

Não existe glória sem sacrificio !

JMRC

Wolfpack;

Gostaria de pedir desculpas se fui rude de mais (e de fato fui), mas é que me sinto muito mal em ver o desenvolvimento e o investimento em tecnologia militar dos outro países, e o Brasil, a passos de tartaruga (esperamos melhoras com o END). Fique “revoltado” ao ler nesse site que o Chile terá até 2012 mais de 50 caças F’s 16 e um país, com uma extensão territorial muito maior pretendendo apenas 36 caças até 2014…. Esse FX ta parecendo um novela mexicana que não acaba nunca….

Desculpe, mas sou apenas um brasileiro patriota torcendo pelo Brasil.

welington

O J-10 tem ótimos dados de desempenho em termos de vetor, pode utilizar sensores, avionicos, computadores e sistemas Russos e Israelenses o que da uma grande capacidade ao vetor principalmente se for utilizado os novos sensores e sistemas disponíveis nestas duas nações, temos que salientar que esta caça é muito barato se compararmos com seus principais concorrentes.
Pelo valor e pelas capacidades é um ótimo vetor (Com sensores mais potentes e atuais).
Um abraço a todos.

JMRC

Vi na Globo News um comentarista falando da desnecessidade do END. Afirmando que o Brasil é um país pacifico e que não precisa de armas. Criticando o Programa FX e os Submarinos…
Vejam só que ignorancia !!!

Democracia

Bom a coisa que mais vi neste filme foi …………………………. fumaça, kkkkkkkkkkkkkkk

Viva a República!!!

Manfred von Richthofen

O J-10 é melhor do que tudo que a FAB tem.

Roberto CR

Sobre o END

O canal pago Globo News entrevistou, no programa Globo News Painel, alguns analistas (Godoi e cia… os mesmos de sempre) que emitiram algumas opiniões interessantes sobre o END. O programa repete nas segundas as 06:00. Na internet dá pra ver no site da Globo News, programa Painel.

Mateus_LB

RL
Agora eu sei pq eles ñ utilizaram o ERJ-195 como AWACS,é pq o radar instalado no ERJ-145 tem 95% da corbetura do radar do boing AWACS,quanto ao C-390 ele tem todas as chances de ser um sucesso de vendas são mais de 3000 hercules para serem substituidos ai q entra o C-390,ele tem um projeto único q ninguem pensou,VIVA a Embraer!!!

welington

Só uma observação o C-390 tem uma previsão de venda de 700 aeronaves, o que é ótimo.

Mauricio R.

Até agora em relação a este J-10 só ví mto papo e mto pouco conteúdo real. “…é pq o radar instalado no ERJ-145 tem 95% da corbetura do radar do boing AWACS,quanto…” Não é por nada mas o produto da Embraer é 2ª linha, tá, falta mta capacidade de processamento de sinal. Aliás as vendas recentes do radar Erieye, não tem uma célula da Embraer embaixo e na India, o radar é produto local. “…C-390,ele tem um projeto único q ninguem pensou,VIVA a Embraer!!!” Ah fala sério, experimenta dar uma olhada em Kawasaki C-X; Shaanxi Y-9; IL-214/MTA. “…o C-390 tem… Read more »

BVR

Amigos,
Desculpem a fuga do tema, mas:

O canal GloboNews (40) está apresentando debate sobre o Plano Estratégico Brasileiro. Assistam.
Começou ainda agora.

Acho q tem tudo haver com o tópico.
Abraços.

Wolfpack

Já vi ontem este debate do GNews sobre o END e me pareceu muito raso, superficial, fraco. Perdoe, mas o Godoi não entende nada e precisa se atualizar assim como os dois outros participantes. O que o Md deve fazer é promover um Workshop em Brasília, como estes que a FIESP e outras entidades fazem e discutir o plano. A intenção não é detonar os Chineses, mas me parece que o J-10 é igual aos outros elementos da Força Chinesa. Esteticamente adequado, as vezes imitando, copiando desenhos ocidentais mas que nunca se provou em combate. Para isso serve, faz o… Read more »

Francisco AMX

Pessoal, caiam na real, mais humildade! vcs desmerecem os projetos chineses, entre outros, do mundo “não alinhado”, nada contra, porém acreditam que o Brasil possa desenvolver uma caça de 4/5ger??? quem é o Brasil neste cenário amigos, perto da China?? pé no chão galera! este caça é o legítimo retrato do que se pode conseguir, sendo terceiro mundo! e a China, com pé-no-chão, trabalhando duro, consegui este caça, talvez comparado ao máximo com um Mirage F-1…, se o Brasil conseguir transf. de algo como um Rafale, SH, F-35, vai pagar o preço! em bem caro! muito caro! e talvez isso… Read more »

Marlos Barcelos

NÃO COMPRO NEM CARRO CHINÊS, IMAGINA DEIXAR NOSSA FORÇA AÉREA COM TECNOLOGIA CHINESA, TERIA PENA DELES.

Marlos Barcelos

AINDA TEM GENTE DIZENDO QUE A CHINA TEM MAIS TECNOLOGIA QUE NÓS, FALA SÉRIO, COMPRE UM CARRO CHINÊS E UM NACIONAL MAIS BÁSICO QUE SEJA E VEJA SE O CHINÊS AGÜENTA A METADE, NA EUROPA NENHUM CARRO CHINÊS PASSOU NOS CONTROLES DE QUALIDADE, VEJAM SE TEM, BARRAS DE PROTEÇÃO LATERAL, POR EXEMPLO, NÃO ACREDITO EM TECNOLOGIA CHINESA, É PORCARIA, OS PRODUTOS MONTADOS NA CHINA, MAS AS PEÇAS VINDO DE FORA ACREDITO, COMO A SONY FAZ NA CHINA, PRODUZ NO JAPÃO E MONTA NA CHINA, MAS PRODUTOS LEGÍTIMOS CHINESES É TUDO PORCARIA.

Francisco AMX

Marlos Barcelos, onde tem fábrica de carros legítima do Brasil, que produz em escala???? Lobini monta um Bonitinho Frankstain de fibra, a Troler idem, e agora é da Ford! Não generalize não amigo! os Chineses podem não ter tecnologia de ponta própria, é como o Brasil, mas eles tem produçaõ de escala de primeiro mundo, como vc mesmo falou: 99% dos manufaturados que consumimos, entre eles produtos de extrema qualidade, são chineses! Sou gráfico, tenho uma Gulhotina para corte de papel chinesa, comprada a 1,5ano, não tive nenhum problema até agora, ela se equivale a nossa melhor fabricante de guilhotina… Read more »

Fábio Max

O projeto inicial era do Brasil receber mais de 100 AMX. Recebeu 56 e encerrou o programa ali mesmo. Não vendeu o avião no exterior,porque a própria FAB e a AMI não adquiriram o avião em grandes quantidades. A China pegou um projeto israelense, o LAVI, agregou tecnologia e acertos aerodinâmicos, melhorou a aviônica e vai produzir uns 350 para uso próprio, razão pela qual, já tem encomendas para Paquistão e terá para vários outros países em pouco tempo, podem apostar. Eles sabem que seu produto é para aviação de segunda linha ou para missões específicas. Quem compra também sabe,… Read more »

Marlos Barcelos

Francisco AMX ninca disse que 99% dos produtos que consumo da china são bons, muuuuito longe disso, acho que produtos made in china pra mim é o mesmo que made in paraguai, alguns produtos são montados na china e não fabricados, montados qualquer nação serve, colocam na china porque paga pelo funcionário 30 dólares/mês, sem previdência (china não tem, sem férias, sem 13º, e não tem jornada de trabalho, aí fabricam as peças nos países que tem tecnologia como japão, alemanha e montam lá, aí presta, mas eu bão tenho coragem de comprar um parafuso legítimo chines se o que… Read more »

Marlos Barcelos

duvido que uma dúzia de rafales não abatam uns 50 desses.

Dalton

Caro Fabio, Nao devemos esquecer que o FHC, apesar de suas falhas,e quem nao erra nao é mesmo? lançou as bases para uma economia mais forte. Naquela epoca o mundo passou por varias crises, como a da Russia, dos tigres asiaticos…a propria popularidade do Lula fez a economia ficar de ponta cabeça. Hoje a crise nao nos incomoda tanto como poderia e o Presidente Lula manteve basicamente o que o FHC vinha fazendo. Vide a continuidade dos juros altos por exemplo. Nao acho que o atual governo esteja fazendo muito mais pelas nossas forças armadas, e nao gosto muito da… Read more »

Fábio Max

Dalton,

Não defendi o governo Lula, penso até que se a situação das FFAA melhorou durante os anos dele, ainda fez pouco.

Mas, com todo o respeito à sua opinião, penso que FHC foi um flagelo para este país…

Abrivio

Se fosse um caça de primeira linha estaria participando das concorrências internacionais.

Os chineses escondem o avião, não participa de testes ou feiras. Estranho, não?

Até hoje a indústria aeroespacial chinesa não produziu uma aeronave de ponta, apenas cópias e aeronaves de desempenho fraco. Por que esse seria o primeiro?

Os israelenses desistiram do Lavi pois chegaram a conclusão que não seria muito melhor que o F-16 que poderiam comprar em condições especiais.

O J-10 é uma boa aeronave para forças aéreas de pouca expressão e que sofram restrições de armamentos concorrendo com o Mig-29.

Zero Uno

Sobre a extraordinária performance dos SU-30 indianos no Red Flag Publicado em 2009/01/25 por Clavis Prophetarum No exercício “Red Flag”, realizado recentemente nos EUA, os Sukhoi SU-30MKI da IAF não empreenderam combate 1v1 nem usaram o seu impulso vectorial em Nellis. Os combates 1v1 ocorreram apenas em Mountain Home AFB. Em nenhum dos dois encontros os SU-30 se revelaram vulneráveis ou foram abatidos. Em Mountain Home, os SU-30 demonstraram capacidade virar com impulso vectorial 20 graus por segundo, um valor impressionante e não muito distante dos 28 graus por segundo do F-22A, que não participou do “Red Flag“, apenas aparelhos… Read more »

Zero Uno

Sobre o J-10. O novo caça chinês fabricado pela Chengdu, o J-10, foi um desenvolvimento que contou com uma importante ajuda do Israel, que forneceu o projeto do seu caça LAVI, que foi cancelado em 1987. Embora, oficialmente o cancelamento deste excelente programa, tenha sido causado pelos altos custos de desenvolvimento, ainda, me parece que os EUA, não gostaram da idéia de ter um concorrente de seu F-16 e F-18 no mercado internacional de caças. Depois disso, o projeto começou a ser passado a China que conseguiu construir um novo caça. O J-10 foi o primeiro caça efetivamente moderno projetado… Read more »

dumont

Finalmente um comentario mais tecnico, bravo Zero Uno…

o J10, parece ser no fin das contas um SU27 monoturbina, tem o cone, e o motor do SU. Optaram pela arquitetura canard o que o faz ficar parecido com o Gripen, o qual tem o motor fo F18 (se bem que este tem cone próprio). Acaba sendo um projeto interessante pois vai poder beber diretamente dos desenvolvimentos da familia SU (radar, empuxo vetorado, etc…)

abrs,

Ricardo

Não pode ser tão ruim…

Baschera

Aqueles que “sentaram o páu” no J-10 e outros produtos chineses, deveriam se inteirar e aprender melhor. Visitem alguns sites de defesa no exterior e até mesmo alguns blogs de discussão daqui mesmo, onde pessoas com conhecimento específico e anos-luz de conhecimento maior do que os nossos, poderão lhes esclerecer melhor. Postar inverdades e opiniões baseadas na “beleza” ou “semelhança” com este ou aquele produto é, no mínimo, preconceito e desconhecimento. Saibam que este J-10 e seu futuro desenvolvimento o J-12, tem opiniões bastante favoráveis em discussões profissionais. O problema é que os chineses pouco divulgam de suas armas e… Read more »

Francisco AMX

É sério isso sobre os SU-30 Indianos???? se for, como vai ser realmente o SU-35 então???? graças a Deus que os americanos podem contar com o F-22, pois para mim sempre soube que o radar do F-15C era superior ao do SU-30….., ~em exercícios simulados na India os F-15C já haviam tomado pau…será verdade isso mesmo!?? pois se for será uma revolução aqui no blog! e o Welignton vem aí! la lá la la la la!

Abraços
Francisco