J-10 para o Paquistão

O Paquistão deve ser o primeiro cliente de exportação do caça chinês J-10. O contrato assinado é da ordem de US$ 1,4 bilhão para o fornecimento de 36 jatos CATIC Jian-10, que será designado FC-20 no Paquistão.

Consta que essa seria uma compra preliminar e que o Paquistão tem interesse na aquisição de até 150 aeronaves do tipo.

O Paquistão e a China cooperaram no projeto e produção do caça JF-17/FC-1 Thunder, um caça de média performance e preço baixo. Já o J-10 é considerado bem superior ao FC-1, com performance equivalente a do F-16C/D Block 52, encomendados pelo Paquistão. O país, que é operador do F-16 de longa data, poderá comparar a performance das aeronaves.

J-10 para o Paquistão 2

J-10 views

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francisco AMX

Será que os chineses usam aquelas “chavezinhas” de boca que se compra nos 1,99 para dar manutenção nestes caças? 🙂
Não to ridicularizando não, é só para lembrar uma coisa: quem aqui nunca foi “salvo” por uma porcaria de chave de 1,99? 🙂

Abraços

Felipe Cps

O que num me agrada nesse caça é o aspirador de pó gigante na dianteira dele…

Bem, aliás, tem muita coisa nesse caça que não me agrada, a começar pela origem… 🙂

Sds.

Ivan

Francisco e Felipe,

Em outro post falei que a China estava usando tudo que podia para fazer caixa e, com este dinheiro, investir em seu crescimento ciêntífico, tecnológico e econômico.

Parte desta aeronave é baseada nos projetos do LAVI israelense, que aparentemente os chineses de alguma forma compraram (a ponto de deixa os EUA aborrecidos).
Mas boa parte já é criação deles.

O Dragão está se levantando.

Abç,
Ivan

Ivan

Em tempo.

Uma aeronave desta talvez não seja páreo para um caça moderno ocidental.
Mas os chineses não vão fabricar apenas 36…
Serão muito mais.
É só comparar o preço unitário por aeronave e pensar quantos pilotos eles podem treinar com soldos baratinhos.

Abç,
Ivan.

ZE

O que mais me admira nesses paisecos…Bem alguém pode me criticar e dizer que o Paquistão tem armas nucleares desde 1998.Deixe-me, então, refazer o meu pensamento. O que mais me admira nesse paiseco possuidor de armas nucleares desde 1998, é o fato que não faz meses, essa “poderosa”, “desenvolvida” e quebrada nação foi, com o rabo entre as pernas, pedir uma montanha de dinheiro ao FMI. Esse buraco no mundo está quebradinho da silva, porém vocês sabem como é que é: Taliban, Al Qaida, Armas Nucleares, Fundamentalismo Islâmico Doméstico…A lista não tem fim. Chega a beirar a idiotice total o… Read more »

Paulo Renato

Qual seria o interesse de Nelson Jobim na China ???

Será que vai vim alguma coisa da China para nossas Forças, sem contar os outros países Canada e Belgica.

Abs

baschera

Paulo Renato em 12 nov, 2009 às 13:44

O NJ é convidado do governo chinês,terá encontro com as autoridades do Escritório de Assuntos Exteriores do Ministério da Defesa. Jobim permanecerá na China até o dia 19 e terá encontros com o General Liang Guanglie, Ministro da Defesa chinês, com Chen Qiufa, vice-ministro de Indústria e Informação Tecnológica, com o General Xu Caihou,vice-presidente do Comitê Militar Centras, entre outras autoridades chinesas.

Lembro que o Brig. Saito recém voltou de lá, assim como o Comd. da Marinha do Brasil no aniversário de 60 anos do Exército chinês.

Sds.

Felipe Cps

Resumindo: boa sorte pros paquistaneses…

Eles vão precisar, rsrsrs 🙂

Abs.

10fraga

se 36 caças saem por 1,4 bi o brasil poderia comprar mais de 100 pois pretende comprar caças ocidentais por 10 bi ! não acho que sejam tão ruins assim, afinal, tecnologicamente eles estão muito a nossa frente levando tambem em consideracão que dos bric,s o brasil e o mais fraco e atrasado na area militar