Periódico russo Pravda critica acordo Brasil-EUA

Barra de Cinco Pixels

Sukhoi Su-35

vinheta-clippingJá lá vai a posição independente do Brasil. O Acordo de Cooperação na Defesa imposto por Washington a Brasília em 12 de abril enuncia a assimilação do Brasil e uma vez por todas o fim de qualquer flirt com a Rússia sobre as vendas maciças de armas, apesar do fato de que oficiais da Força Aérea Brasileira preferem aviões de combate russos.

Como previsto nesta coluna em 11 de fevereiro deste ano, o Tio Sam está de fato a interferir no Brasil. Apesar do fato de que oficiais da Força Aérea Brasileira têm repetidamente afirmado que preferem o Sukhoi SU-35 BM, como dissemos, “A venda de armas fornece segurança e proteção para o cliente enquanto projectos conjuntos criam empregos e estimulam as economias do comprador e do vendedor. Para o vendedor de contratos, a manutenção e a formação constituem uma porta aberta para o reforço dos laços econômicos e culturais a jusante “(1).

”O que é estranho no Brasil é o fato de que fontes de Pravda.Ru têm indicado que a grande maioria de pilotos e estrategistas da FAB (Força Aérea Brasileira) estão a favor do investimento na plataforma fantástica russa de equipamentos de bordo, tais como o super-Yakovlev YAK -130, excelente para programas de treinamento e operações de patrulha com seu baixo custo de compra e custos de manutenção. Além disso, o Sukhoi T-50, da quinta geração de caças, é a única que pode ser comparada com o F-22 Raptor dos EUA. E por que o Sukhoi SU-35BM, que a FAB preferência, ficou excluído do Programa Brasileiro FX-2?

”O que é o Chefe da FAB, Brigadeiro Sato Junio está jogando? Porque no seu programa FX-2 re-equipamento para a Força Aérea Brasileira é que ele brinca com o sueco Gripen e o avião Rafale francês? Será que alguém influencia o Brasil a não comprar o equipamento russo? E o que é Junio Sato vai afirmar, que a Sukhoi não corresponde às normas e procedimentos do governo brasileiro? (2)”

Agora nós sabemos. Em 12 de abril, o Ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, obedientemente, chegou em Washington e firmou sua assinatura no acordo de cooperação de defesa colocado à sua frente pelo Secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates.

Os oito artigos do presente acordo confirmam que o Brasil é, de facto, o último país latino-americano a ser assimilado, depois de Colômbia. O acordo inclui as seguintes áreas:

Cooperação em projectos de investigação e desenvolvimento, e (vejam bem) “a aquisição de produtos e serviços de defesa”, a troca de informações, participação brasileira em operações de paz internacionais, exercícios militares conjuntos e entre muitas outras coisas, visitas de navios de marinha.

Assim, o Governo brasileiro assina esse tratado ligando sua Política de Defesa à de Washington, não importa quem vença as próximas eleições. Será que teve a sanção da população brasileira, esse acordo? Se não, será que é Constitucional?

(1) http://www.moscowtopnews.com/?area=listByTag&id=145&path=157

(2) http://english.pravda.ru/russia/economics/09-02-2010/112127-russian_arms_sales-0

FONTE: artigo do noticiário russo Pravda.ru

NOTA DO BLOG: a palavra ‘pravda’ em russo significa “verdade”.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

112 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto

O artigo diz:
“Será que teve a sanção da população brasileira, esse acordo? Se não, será que é Constitucional?”
Ué, claro que teve!
Aqui é uma democracia o governo foi eleito pelo povo, e representa a vontade do povo!
Na Rússia parece que eles não compreendem muito bem isso.

Rodrigo Rauta

Bom, é uma opinião bem parcial, do ponto de vista dos Russos, que obviamente são contra os EUA, tanto por questoes ideologicas, militares e comerciais.
Seria engraçado é se eles estivessem elogiando e dizendo que nos estamos no caminho certo..rsrsrsrsrs. Pelo menos ele podia escrever certo o nome do Sato….
Abraços.

Shandowlord

Apesar de apoiar os SU-35BM + PAK-FA artigo é um lixo ideológico, olha que noticia interessante http://www.alide.com.br/wforum/viewtopic.php?f=15&t=3231
a IRKUT pretende investir US$5 Bilhões na Malásia.

robert

e aquele acordo do Brasil com a Rússia, que fim que deu?
Não é quase o mesmo acordo ou é só cooperação na área aeronáutica?

Tiago Jeronimo

Esse artigo é uma piada, ponto final.

Pravda em russo pode ser verdade, mas em qualquer outra lingua significa: A gente escreve o que o Putin manda.

Yuri

hahaha até parece….fala sério, quem é que escreve essa babozeira do Pravda? esses caras não tem mais o que fazer nao?

emerson

bem, se os russos dissessem que acham o acordo militar um avanço em direção á união dos povos, isso não combinaria com o nome do jornal.

há muito tempo o pravda já não é o mesmo.

não existe mais união soviética
a rússia é capitalista
e o “outubro-vermelho” apodreceu

floresteiro

Isto tem nome: Dor de cotovelo

Rodrigo

ahahahaahahah

E tem comunistazinho de m….. que ainda vai vir aqui defender este lixo de artigo.

Alecsander

No testo, teve um pequeno equivoco, foi dito que o Sukhoi SU-35 foi desclassificado mesmo sendo o preferido da FAB, na verdade o SU-35 era o preferido da maioria dos pilotos e especialistas em avião, mais não foi o governo quem desclassificou o SU-35 da final do programa FX-2, foi a própria FAB, que segundo dizem, para não causar problemas na Embraer com os seus fornecedores e clientes nos E.U.A. Bem apesar de gostar do material bélico russo, eu mesmo não me importo se o Brasil nunca mais comprar armamento russo, meu único pesar e que o acordo entre Brasil… Read more »

Alexandre GRS

Prezados,

Pelo menos há algo de bom nesse artigo: os holofotes estão voltados para nós. Um periódico como o Pravda, que remonta o tempo dos Czares, escrever sobre o FX-2, é algo importante.
Vejam que todos os grandes periódicos do mundo comentam o nosso país.
É hora de sabermos aproveitar essa evidência.

Sds.

Realista

Como os russos são toscos nesse sentido… mas tem jornal e revista, aqui, que não ficam muito atrás… só escrevem melhor…

Marcelo

As fontes do Pravda são as mesmas que alegam que o Su-35 ainda tem chances no FX2… Nada contra a aeronave, soberba, mas ela ficou fora e ponto final…pelo que sei , devido aos próprios erros dos russos que não entregaram os quesitos relativos a “transferência de tecnologia” nem a tempo, nem de forma clara. Realmente, como fala o artigo, pode ser que tecnicamente o Flanker atendesse as prerrogativas da FAB, mas como diz um ditado de direito, “A lei não pode acolher aqueles que dormem”, nem a FAB e o Brasil tem que parar o processo do FX2 devido… Read more »

Matheusts

Eu não me importo com SU-35 e PAK-FA.
Agente só tem o Tucano (porem ele é um gigante em treinamento) mais agora um caça “nenhum” porque AMX não é caça brasileiro….
prefiro começar com um caça de 3 ou 4 Geração mais superior a outros da mesma geração e alta mente economico.
espero que termine logo o FX-2 porque quanto mais a demora pior para isso….

Alex Nogueira

Pois é, somos a mais nova colônia americana. Os EUA são espertos e nossos politicos são moles moles, e falou em grana então……………….

Ivan

“Será que teve a sanção da população brasileira, esse acordo? Se não, será que é Constitucional?”

Respondendo às perguntas do editor russo:
SIM para as duas, pois o Acordo de Cooperação foi firmado pelo Poder Executivo eleito (legítimo e legal) e será consolidado quando passar pelo Poder Legislativo eleito (legítimo e legal) e for aprovado.
Acredito que deve se aprovado pelo Senado Federal.
Se houver algum erro deverá ser obstado pelo Poder Judiciário, independente.
É assim que funciona em uma democracia.
Mas fica desculpada a pergunta imprópria, eles não tem muita experiência neste assunto.

Ivan, do Recife.

Frederico Boumann

Meus Caros, isso mostra que não só os nossos jornalistas são mal informados sobre o assunto defesa, mas também, os jornalistas de outras nacionalidades (no caso os russos), o artigo deixa claro a total desinformação do jornalista; basta lembrar que acabamos de receber os Sabres na FAB; como é que não compramos, ou melhor, rejeitamos armamento russo, não há fundamento algum. No que tange ao PAK-FA, as portas ainda não estão fechadas, o próprio presidente da Rosoboronexport já afirmou isso, a grande questão será o nosso governo, visto que, ao meu ver a única forma do Brasil alcançar o caça… Read more »

DV

Artigo delirante. É tão tosco que eu acho que é feito muito mais para a plateia interna do que para pressionar o Brasil.

Independência é o resultado de negociar em várias frentes, sem concentrar os ovos na cesta de ninguém (é por isso server maneirar um pouco na frente francesa).

O fato de que o Brasil negocie (e possa negociar sem medo) tanto com os EUA quanto com a Rússia é um ótimo sinal de independência.

André Oliveira

O jornal é a verdade para os editores russos e o acordo deverá ser analisado pelo congresso brasileiro. A Rússia é parceira do Brasil em muitas áreas e continuará assim.

Alex Nogueira

Podem dizer o que for, mas que o Brasil se sujeita a qualquer coisa que os EUA querem isso é verdade sim. O Brasil NUNCA assumiu uma posição de LIDERANÇA, e NUNCA vai assumir, para os EUA é ótimo, pois o Brasil sendo uma das maiores economias e sendo sua marionete vai sempre ser uma mão na roda para seus interesses e necessidades…

Allexandre

É brincadeira esse tratado assinado pelo Brasil com os EUA,sinto uma imensa pena de novamente o Brasil se deixar levar pelas intransigencias americanos agora que temos uma valiosa reserva de petroleo, outra de gás e a economia estevel acontece isso, alem do mais este programa FX-2 é uma farsa vamos ser sinceros deixar o melhor avião pra fora pois não entregaram a proposta em tempo habil e brincadeira, mas assim vamos comprando de quem nos manda e respeitando os que não nos respeitam,parabens Saito e companhia voces são “maravilhosos”.hummm

A7X

Que artigo ridículo!!!

Esses russos…

Abs.

RtadeuR

O nome disso é geopolítica. O importante é que reconheçam a importância deste país, que briguem eles por nosso apoio, sem ser subserviente o Brasil vai ter que fazer alianças; mais com uns e menos com outros.
Escolhas da vida.

Wilson Giordani de Souza

(…)

Apesar do fato de que oficiais da Força Aérea Brasileira têm repetidamente afirmado que preferem o Sukhoi SU-35 BM

(…)

Quais oficiais da FAB cara-pálida? 🙂

Jackson F-5

Verdade, uma vergonha para a democracia brasileira, como podem fazer um acordo que compromete a vida, o futuro, o bem estar e a seguranca do povo brasileiro as escondidas, sem explicacoes e sem consultar o povo brasileiro, muito antes de assinar qualquer porcaria de acordo????? Que vergonha, traicao, mais um abuso e uma desmoralizacao para o povo brasileiro!!! Canalhice do Ministerio da Defesa!!!!

shungria

Marcelo disse: 27 de abril de 2010 às 12:20 … Nada contra a aeronave, soberba, mas ela ficou fora e ponto final…pelo que sei , devido aos próprios erros dos russos que não entregaram os quesitos relativos a “transferência de tecnologia” nem a tempo, nem de forma clara. Caro Marcelo, a má vontade em relação aos Russos é patente. Os franceses não tiveram uma segunda chance para corrigir sua proposta? Pois na oferta final não deram desconto no caça como haviam prometido. Dormientibus non soccorrit ius? Por que aos russos não foi dado uma segunda chance? O fato é que… Read more »

Eric

Que nota esquisita…
Vodka deve realmente corroer o cérebro dos desavisados!
Se beber não escreva!!!

Nick

O chororô do Pravda deveria ter outro alvo….Não esse acordo militar Brasil-EUA, mas sim o Acordo Cara** com a França. Foi ali que o SU-35BM morreu no FX-2.

[]’s

Roberto

Esse editor russo,
ou tomou muita vodka,
ou tem negócio com o tal paquistanês

Alex Nogueira

Sou a favor de vir o RAFALE do que vir o F-18SH, isso pelo menos…..

Jaguarr

Faz parte do jogo. É marketing político.

Jovert

Sim, teve aprovação do povo uma vez que o povo elegeu os caras que assinaram o acordo. Porisso, pense bem e pesquise antes de votar e depois que votar fiqeu de olho no que os seu representante ta fazendo ou não. Se o Russo não gostou do acordo, isso significa que o acordo é bom para o Brasil, visto que a Russia ve o Brasil como um concorrente e não como um aliado. E é melhor ser sacaneado por um país menos sacaneado do que por um mais sacaneado, visto que os mais sacaneados sacaneiam mais os outros do que… Read more »

Jovert

Os franceses não deram desconto porque tem o melhor produto, se bem que o melhor pro Brasil é desenvolver suas próprias tralhas. Aos Russo não foi dada segunca chance porque o ministro visitou a fábrica la em Moscou e sacou que pareceia mais a mecânica do Pedrão lá em Osasco.

Antonio M

O Putin deve estar querendo eleger Hugo Chaves para presidente do Brasil …..

Fora as vendas de armas, a Rússia voôu pelo atlântico próximo ao limite das 200 milhas com Tupolev 160 partindo de uma base venezuelana.

Talvez com o acordo Brasil-EUA não fique tão fácil fazer essas “brincadeiras” …..

Antonio M

“…Os franceses não deram desconto porque tem o melhor produto…”

Não deram desconto pois a Dassault precisa de cada centavo para não quebrar por causa dos gastos com o Rafale que ainda não vendeu para ninguém.

RL

Sou fã de carteirinha do Su-35BM e PAK-T50FA, más uma coisa seja dita.

Dor de cotovelo é ruim hein.

Prefiro um Gripen NG com aquisição de conhecimento tecnológico com possíveis saltos para um Gripen Stealth ou um Rafale 3 nos mesmos moldes para um Neuron.

Más gostaria de uns S-300, T-95, Abhramos e por ai vai.

RatusNatus

Parte do que foi dito é verdade. o SU35 era o favorito da FAB mas foi excluído por influência dos EUA.
Lógico que os russos sabem disso.

Em contrapartida levaram um prêmio de consolação, que são os Helis, mais a promessa de que os helis são o início de uma relação.

Berkut

Nossa mídia não é tão diferente assim….
é igualmente rica em bobagens e distorções do gênero…

Sds,
Berk

Jovert

CErto, vamu a judar a Dessault nao falir com o dinheiro do contribuinte brasileiro. É mole?

Galileu

Roberto
“Esse editor russo,
ou tomou muita vodka,
ou tem negócio com o tal paquistanês”

ahaahhaha boa!!

Só não vamos confundir a matéria é de um jornal russo e não a opinião do governo Russo.

A verdade é uma só, Começou com Chile, depois Venezuela, e agora como não tem jeito, o Brasil…………enfim o Mercado Bélico tá de olho na AL. A ponto da Russia ter planos de montar uma fábrica aqui, como o site mesmo postou.

Vplemes

Os dois principais jornais russos: Pravda = Verdade e Izvestia = Noticia.

Existia uma piada que dizia o seguinte: Na imprenssa russa o Pravda não tem Izvestia, e o Izvestia não tem Pravda. Parece que não mudou nada depois da queda da União Sovietica.

Renato

Ué capitulou por quê? O Brasil tem de acompanhar os EUA quando for de nosso interesse e não acompanhar quando não for.

Se acharam que íamos pular para debaixo da asa deles fico feliz que estejam decepcionados.

Fernando-RJ

Esse texto é um dos maiores lixos que eu já li. O Su-35 ficou de fora do FX-2 por um motivo bem simples: Apesar de ser um ótimo avião, os russos não se comprometeram em transferir tecnologia. Simples assim. E mais: Sugerir que o Brasil fez um pacto com os EUA de não comprar armas russas é um delírio absoluto….tem que ser um lunático para ler aquele texto e concluir aquilo. Enfim…o site poderia simplesmente não ter publicado esse lixo sem significado algum…logo no momento em que o Brasil compra seus helicópteros russos H-35, e que bate de frente com… Read more »

robert

ao menos em um tópico todo mundo concordou:

Os russos tomaram vodka e tão com dor de cotovelo!
eaoheeiohaeo

Ponto pra todos os leitores do blog que tão deixando de ficar tão fanáticos assim e ver as verdades!

Parabéns ao blog!!

luciano

“Cooperação em projectos de investigação e desenvolvimento, e (vejam bem) “a aquisição de produtos e serviços de defesa”, a troca de informações, participação brasileira em operações de paz internacionais, exercícios militares conjuntos e entre muitas outras coisas, visitas de navios de marinha.”

O senhor ministro nos ridicularizou com este acordo,agora sim com esse acordo assinamos nossa dependencia dos americanos,pois seremos obrigados a muito mais do que já somos!!!!troca de informação ou obrigados a informar?éééé amigos,nosso ministro diz uma coisa e assina outra!!!!
-Gostaria de saber se há algum abaixo assinado contra esse contrato!!!!

Cronista

Uma piada, e de bom gosto! Russos falando em sanção do povo e constitucionalidade?! Admiro-os por alguns motivos mas, certamente, não pela democracia ou liberdade. Tenho plena convicção, por exemplo, de que um blog como este jamais seria tolerado lá, ainda que não vivam mais os russos sob a égide da KGB…. O Su-35 é belo e deve ser um bom caça, afinal é de boa estirpe, mas além disso nada ofereceu à FAB e ao Brasil. No frigir dos ovos, quem teve uma atitude impositiva e de superioridade, antes coisa típica norte-americana, foi a Rússia, que ignorou as regras… Read more »

Sirkis

Saudações!

PELAMORDEDEUS… quanta abobrinha do depravda…

Boa Tarde!

dranuits

Até os russos capitularam aos americanos, agora vem com isso, o vizinho Huguito não capitulou ao Tio Sam, mas capitulou com o ex-Urso. Ou seja, quem não possui tecnologia tem que comer direitinho na mão dos poderosos……

Silas

E o que dizer sobre os caças SU-30 da índia, que estão se despedaçando sozinhos???

GSV

A Russia tb já não é mais a mesma, mesmo estando anos luz a frente do Brasil em tecnologia militar! Estão sempre flertando com “eixo do mal” Coreia do Norte-Irã-Venezuela-Libia.

Os EUA jamais iriam deixar a Russia ampliar sua influência na AL, ainda mais na maior econômia.

Sei que os Sukkoi/Mig são bons, mas será que por caças de 5G valeria apena comprar uma briga tão grande com o restante do mundo?

Abraço.