su35bmdrawx1vx6

Subscribe
Notify of
guest

163 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago Jeronimo

O pessoal do blog é realmente apaixonado belo Sukhoi, mas isso não é exclusividade daqui, é sempre interessante notar que a maioria dos sites voltados a temas militares do Brasil tem uma queda pela Rússia e pela antiga URSS, até as comunidades do Orkut são lotadas dos fãs russos, se eu fizesse psicologia ia fazer a minha monografia sobre essa obsessão brasileira pelos russos heheheh.

MARSP

Mas que o avião é lindo ninguem pode negar, alem de muito eficiente. 🙂

DORNIER

SENHORES MAIS UMA BOA RAZAO PRA NAO PERDER TEMPO COM OS F 18
SEGUNDO OS PROPRIOS YANKES ESTES JATOS RUSSOS AINDA SAO SEGUNDOS MELHORES DO MUNDO

MarceloRJ

O maior torcedor claro!!!!!

Paulo Renato

Se ganharem o FX2 serão bem vindos com certeza !!!
Uma verdadeira máquina de guerra.

Roberto

É um imponemte avião esse SU-35BM,mas os caças russos me deixa com a pulga atraás da orelha.Vejam isso:
Rússia compra de volta caças Mig-29ST recusados pelo governo da Argélia.

http://www.defesanet.com.br/ru1/algeria_1.htm

Flamenguista

O enflechamento acentuado das asas e sua grande area alar faz ele parecer um “delta”, dependendo do angulo. Um belo caça.

welington

Tiago Jeronimo os Russos ou as Russas, rsrsrsrs. Mas infelizmente ainda a muito preconceito para com esta maravilhosa nação assim como para os EUA, China dentre outros, coisa que tem que acabar.
Um abraço a todos.

RL

Eu sou suspeito em comentar pq sempre me declarei fã desse bichão ai.

Storm

Um grande avião sem duvida, o que também traz um problema a sua grande assinatura radar, e também traz um beneficio o seu alcance intercontinental.

Fica a grande pergunta de sempre podemos confiar na logistica dos russos ? não sei, mas se o SU35 fosse fabricado ou montado aqui no Brasil ai sim.

Ricardo

Pessoal a decisão é POLITICA não tecnica. ficara entre o SH 18 e o Gripen. Ilusão pensar o contrário.

Eleazar Moura Jr.

Eu, assumindo a Presidência do nosso país por somente um dia resolveria logo essa questão: compraria dois vetores para o F-X para evitar ficarmos dependente do bom-humor de apenas um país. Nesse caso, compraria os SU-35 e os colocaria na Região Norte (devido a sua enorme autonomia, robustês e alcance dos mísseis BVR, sem falar nas tarefas de ataque contra alvos navais que porventura se aproximassem de Belém-PA) e, para os demais esquadrões, um desses 3 caças, além, dos M-346 Master para Natal (1º/4º-voltando o Pacau a exercer a sua nobre missão de esquadrão de treinamento de pilotos de caça… Read more »

Algol

Welington, falou e disse! Muita gente prefere dizer que todo equipamento do país X ou Y não presta por puro preconceito, acham que avião da China não presta porque os MP3 chineses são vagabundos e que avião russo não tem tecnologia avançada por causa dos Lada.

Gustavo

prefiro os franceses.

Lecen

Digamos que o escolhido seja o Su-35.

Ok.

Se o Brasil for capaz de construí-lo em território nacional de maneira completamente autônoma, não haverá o que se preocupar com manutenção por parte dos russos.

Contudo, não acredito que isto venha a ocorrer.

Até então, era o Mangabera Unger quem defendia o Su-35, enquanto o Jobim o ignorava. Mas gora foi o Jobim quem mencionou o caça, e de maneira inesperada.

Talvez o Su-35 venha a ser escolhido, realmente.

RL

O que eu acho até de certa forma engraçada, é o fato de na nova pesquisa o SU-35 estar disparando a frente dos demais concorrentes. O contrário das inumeras criticas que ele recebe de muita gente. Ué, quem esta votando então? Apenas os amantes do Su-35? Kd os amantes dos demais concorrentes? Eu particularmente nunca escondi minha preferência pelo Sukhoy, no entanto entre os 3 finalistas eu ficaria muito satisfeito se o RAFAEL viesse. Também sou a favor de o Sukhoy vir ao pais apenas com a condição inconstestável de que seja no minimo 50% fabricado no pais, sem essa… Read more »

Alfredo_Araujo

Welington… vc falar q a industria bélica Russa é otima… tdo bem!
Mais falar q o país é maravilhoso?????? Ta de sacanagem!!!

Pedro

Os migs foram devolvidos com a “desculpa” de que seriam inferiores, mas foram totalmente aprovados para incorporar a FA russa…
Parece a estória daquele 214 devolvido (foi pela Grécia??não lembro) “porque não prestava” mas que não tinha problema algum e que estava na fábrica segundo nosso blogueiro do mar, aguardando comprador…
É tudo falta de grana mesmo!

marko

Mais um belo grafico. Que venha a maquete….

RLobo

Acho que sou o unico que ainda acha que o Brasil vai entrar numa roubada com os maravilhosos, inimitáveis e iniqualáveis equipamentos Russos. Sem falar tambem que este pais é maravilhoso, belas mulheres, vodka inimitável, prisões na sibéria idem. Efim… vamos de russia minha gente!! Os problemas resolvemos a medida que forem aparecendo. Eu acho, afinal Deus é brasileiro!

Erich Hartmann

Desde 1983 quando liberaram as primeiras fotos(revista tecnologia e defesa),desenhos dos Mig-29 e SU-27 achei fantástico o desenvolvimento e resposta(aerodinâmica,manobrabilidade capacidade “look down-shoot down”-> antes exclusiva dos ocidentais,ECMs e RWR mais aperfeiçoados etc) dos soviéticos frente aos caças F-14/15/16/18 dos anos 70,por essa inventividade e resposta efetiva dos russos se o SU-35BM fosse de fato o “finalista” (não há “licitação” de Direito mas talvez de “fato”) junto com os outros 3 concorrentes creio que esta aeronave seria a melhor opção,mas teríamos que ter muitas salvaguardas,pois a India está passando um “sufoco”* para produzir e manter seus SU-30(agora SU-30MKI).Creio (só podemos… Read more »

RLobo

Pedro… vc leu a noticia até o final?
Lá está dizendo que: Os aviões retornaram para a Rússia em Abril de 2008, e após rigorosa inspeção foram aprovados para serviço na Força Aérea Russa.
Após a queda de um MiG-29 na Sibéria em Dezembro ultimo, o Ministério da Defesa admitiu pela primeira vez, na semana passada que a frota de 281 caças MiG-29 estava ultrapassada e não tinha capacidade de realizar suas missões militares.
mas… segundo suas palavras é tudo falta de grana da argélia, não é mesmo??

Francisco AMX

Para lembrar os amigos, que a propaganda ocidental anti armamentos russos não é nova, voltemos a segunda guerra…. li em artigos antigos, que os USA, após a guerra, custaram a adimitir que o T-34 era o melhor tanque do mundo, confiável, inquebrável, rápido, com bom poder de fogo, e extremamente preciso no tiro em movimento, sempre disseram que era pela quantidade, porém quando os aliados tiveram contato com alguns exemplares, capturados por finlandeses, acho, se não me engano, foram testados pelos ingleses primeiro, e viu-se que ele era perfeito, perto do seus pares aliados, e mais versátil que os poderosos… Read more »

Edilson

Acho que tem muito disse disse nos comentários. a logística russa teria os mesmo problemas que a dos demais países. nunca o F-18 será produzido no Brasil, o máximo que se pode ter é manutenção relativa das turbinas em solo brasileiro e a pesada nos EUA, assim como muitos sistemas. qualquer avião vencedor será apenas montado no Brasil e o que se tem que brigar é pelos centros de manuteção em nosso país para minimizar, eu disse minimizar a dependência do exterior. qualquer um que vença estará de bom tamanho. apesar de apoiar a iniciativa SU-35/PAK creio que o Jobin… Read more »

Thiago Sala

Francisco, só faltou dizer tb sobre as armas anti aéreas, sem contar subs e outros…
O Sukhoi não é meu preferido, mas existe, com certeza, muito mais preconceito do que razão em certos comentários, as vezes é até falta de conhecimento mesmo, afinal a propaganda sempre foi a maior arma dos americanos…
Abraços

João Curitiba

Falando em tanque russo, quando os nazistas capturaram os primeiros tanques durante seu avanço sobre a Rússia na II GM, após análise dos mesmos, os técnicos deram seu parecer que eles não passariam no controle de qualidade alemão.
Fazer produtos “toscos” não quer dizer que sejam ineficazes. Mas deixo uma pergunta para ser pensada. Os Lada eram robustos mas raramente vemos um ainda hoje por aqui. Fusca 1950/60 vemos aos montes. Por que?

Zero Uno

Certos comentário de outros fóruns aqui do poder aéreo são engraçados… Tem gente querendo que ESQUEÇAMOS A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA e pura e simplesmente comprar o caça, peças e mísseis. Beleza. Quando algum componente precisar de manutenção, vamos deixar o caça PARADO NO CHÃO, enviar componentes/peças para o fornecedor de origem – portanto ajudar a manter e criar empregos para os fornecedores de outros país – e aguardar mêses para que ele possa voltar a voar… Aí vão dizer: “teremos peças sobressalentes. É só trocar”. MUITO BEM! Quando essas peças acabarem ou estiver escasseando – como aconteceu com o Mirage… Read more »

Edilson

Francisco. só completando O HMD também é soviético, os mísseis de engajamento as seis horas, o torpedo supercavitante, os ICB de ogivas múltiplas. entre outros. mas sempre são tratados como se fossem inferiores. o curioso é que na hora de comparar os aviões russos são uma porcaria, mas vejamos, porque será que o F22 foi “feito” para abater o Flanker? e não o Rafale, o eurofighter e os demais já que o fanker é uma m…? campanha meus caros. só para finalizar: o DOD autorizou o desenvolvimento de um míssild e ataque naval supersônico (coisa que se dizia ser desnecessário… Read more »

RLobo

Meu caro Francisco amx, E permita discordar do amigo… o T-34 foi inegavelmente um grande carro de combate até o surgimento do Panzer V Panther e do Panzer VI- Tiger II. O T-34 enquanto teve como adversários os Panzers I, II, III e IV fez misérias na frente leste, após o surgimento do Panther ele realmente sofreu bastante. O Panzer V Panther, foi, segundo analistas militares, o melhor carro de combate da II guerra. Foram construídos algo em torno de 4.000, o T-34 algo em torno de 11.000 unidades. Na frente leste era normal um Panzer V enfrentar 10 ou… Read more »

Abrivio

O desenvolvimento de uma indústria aeronáutica se dá a duras penas, não há mágica.Transferência de tecnologia não se dá no geral, mas em específico em algumas áreas. Ninguém ensina o pulo-do-gato para ninguém. China e India desenvolvem sua indústria a duras penas, basta ver quanto tempo o LCA e o J-10 está demorando ou demorou mesmo com transfência de tecnologia russa e francesa (LCA) e russa e israelense (J-10). Os custos são altos e é necessária vontade política. Quanto as capacidades do J-10, repito, se fosse essa maravilha que a imprensa oficial chinesa diz, participaria de todas as concorrências internacionais.… Read more »

RLobo

João Curitiba, Pense num batalhão enfrentando toda uma divisão… assim era na frente leste. Enquanto os alemães tinham um tanque, os russos tinham 30/50. Os russos ganharam a guerra sufocando os alemães com sua superioridade numerica… homens e equipamentos. O que não se quer dizer que tinham o melhor equipamento, mas tinham em maior quantidade. foi assim inclusive quando a russia derrotou a finlandia. a finlandia conseguiu deter a russia um par de bom tempo, após a troca de comando no exercito russo, o novo comandante da frente, ficou lançando exercitos e mais exercitos na frante finlandesa sem se importar… Read more »

RLobo

Com o tempo a minha memoria começa a falhar rsrsr, estou tentando lembrar mas não consigo. Se alguem puder ajudar!!
Na II guerra os alemães tinnha uma peça de artilharia anti-aerea que se revelou uma fantastica arma anti-tanque.
Numa determinada batalha os T-34 estavam fazendo miséria, quando um comandante de batalhão mandou apontar para os tanques uma destas peças de artilharia anti-aerea. Eles conseguiram deter o avanço russo e descobriram a maravilha anti-tanque que tinham.
Alguem lembra que peça de artilharia era esta?

Dalton

O 88 mm ???

abraços

Tiago Jeronimo

Seriam as 88mm Rlobo?

Para aqueles dizendo que o T-34 foi o melhor tanque da IIGM só mostra o fanatismo e a falta de conhecimento do assunto, problema de 95% dos fãs Russos, sempre fazem declarações sem saber o que estão dizendo.

O mesmo se diz sobre a AK-47 que não é nada mais do que um aperfeicoamento de uma arma alemã.

Bosco

Edilson, ninguém considera os russos um bando de mongas. Em todos os países que desenvolvem pesquisas voltadas para a tecnologia militar existem boas idéias. Na Inglaterra, França, EUA, Suécia, China, Israel, etc. Na Rússia não é diferente. Só dois poréns: Os primeiros ICBMs dotados de ogivas múltiplas (MRV) foi o Polaris e primieiro dotado de ogivas múltiplas com alvos independentes (MIRV) foi o Posseidon, ambos americanos. O Departamento de Defesa Americano não autorizou especificamente um desenvolvimento de um míssil anti-navio supersônico, e sim estudos no sentido de desenvolverem um míssil anti-navio avançado de longo alcance para substituírem no futuro o… Read more »

RLobo

Tiago e Dalton… é este mesmo. Grato!!

Bosco

Só complementado: Seria simples se fizemos a escolha do F-X2 tendo em vista o que tem de melhor no mundo. Daríamos nota de 0 a 5 para algumas dezenas de ítens e o que ganhasse mais pontos serio o escolhido com a verba disponível. Ex: Velocidade máxima Alcance de translado raio de ação tendo em vista uma série de missões específicas tanto ar-ar como ar-terra e ar-mar (embora ele seja para interceptação) Carga útil número de pontos duros taxa de consumo capacidade de combustível interna e externa RCS aceleração relação empuxo-peso variedade de armas (embora ele seja para defesa aérea)… Read more »

Zero Uno

Na batalha de Kursk é sabido que tanto os Phanter quantos os Tigres tiveram problemas devido à rapidez com que foram colocados em combate. Não foram suficientemente testados apesar de suas excelentes qualidades más tinham problemas mecânicos e quebravam com facilidade. EFETIVO RUSSO Eles juntaram um enorme exército deles mesmos, incluindo alguns 1.300.000 homens, 3.600 tanques, 20.000 peças de artilharia e 2.400 aviões. EFETIVO ALEMÃO Neste tempo eles juntaram 200 dos novos tanques Panther, 90 tanques de destruição Elefant e as facilmente pilotáveis aeronaves de ataque ao solo Henschel Hs 129, como também um hospedeiro do Panzer VI, o último… Read more »

Manfred Von Richthofen
Zero Uno

Se os moderadores do forum deixarem…

http://www.youtube.com/watch?v=mas-92YHfOo

Abrivio

Mitos do projeto F-X: Transferência de Tecnologia – uns dizem que não existe, outros que dará ao Brasil independência tecnológica em um piscar de olhos. Ambos errados, é necessário que esse seja um projeto do Estado e da sociedade. Os offsets ajudam a retirar obstáculos, mas nós teremos que percorrer o caminho. Foi assim em paises que tem orçamentos muito maiores e valorizam muito mais suas FA: África do Sul (Suécia e Israel), India (Rússia e França) e China (Rússia e Israel). Linha de montagem no Brasil – Ninguém vai investir para construir uma linha de montagem de 36 aeronaves.… Read more »

Bosco

Correção:
“se “fizéssemos” e não se “fizemos”

EVANDRO

ABRÍVIO…
SEU COMENTÁRIO FOI PERFEITO…
O RESTO É LUXO…RSRSRSRSR.

ABRAÇOS
EVANDRO

Zero Uno

Abrivio… Concordo em grande parte contigo. Más… 1 – Vamos adquirir 36 aviões prontamente com a pretensão de chegar a 120. Poderá conter no contrato de aquisição da aeronave vencedora esse quesito não é mesmo? 2 – Quanto ao CAÇA NAVAL já vi sim alguma notícia sobre isso. Acho até mesmo que foi o Jobim que falou algo a respeito. Lembro também que o MD vai criar uma SECRETARIA DE AQUISIÇÕES DE MATERIAL MILITAR para que possamos ter uma logística comum entre as 03 FFAA’s. Até o final de 2009 será criado esta secretaria e o ESTADO MAIOR CONJUNTO DAS… Read more »

henrique

o armamento russo é muito inferior em qualidade ao ocidental….prova disso é q os países q utilizam armamento russo tem levado surras desde a guerra da coréia…..melhor ficarmos com um dos três finalistas ….

Zero Uno

CARACTERÍSTICAS DOS 3 FINALISTAS

Rafale F3
Dimensões: 10,9 x 15,3 x 5,0
Peso Máximo (kg): 24.000 Kg
Carga Bélica (kg): 8.000 kG
Velocidade (km/h): 2.125
Alcance Máximo (km):3.125
Raio de Ação (km): 1.055

Gripen NG:
Dimensões: 8,4 x 14,1 x 4,5
Peso Máximo (kg): 16.000 Kg
Carga Bélica(kg): 6.300 kG
Velocidade (km/h): 2.126
Alcance Máximo (km):4.070
Raio de Ação (km): 1.850

F/A-18:
Dimensões: 13,6 x 18,3 x 4,8
Peso Máximo (kg): 29.900 Kg
Carga Bélica(kg): 8.000 Kg
Velocidade (km/h): 1.915
Alcance Máximo (km):3.700
Raio de Ação (km): 1.231

Fonte: DEFESBR

Zero Uno

Henrique:

A Rússia tinha a política – na era comunista – de não vender material de defesa de última geração para os seus aliados. Mesmo os EUA já fizeram isso. Lembra dos F14 Tom Cat do Irã na época do Xá? Estes caças tinham os radares e sistemas um diferentes e um pouco degradados para não serem exatamente iguais aos radares dos F14 Americanos.

Heitor

RLobo em 11 fev, 2009 às 10:25 “…equipamentos Russos. Sem falar tambem que este pais é maravilhoso, belas mulheres, vodka inimitável, prisões na sibéria idem.” Por este ‘critério’ das prisões, acima, então os armamentos made in USA, são uma bosta. As prisões na siberia são uma coisa do passado, da era stalinista. Nos dia de hoje os campeões em matéria de prisões e número de presos é justamente o EUA. “Os Estados Unidos têm 5% da população mundial e 25% da população carcerária. Estamos em primeiro lugar no mundo no aprisionamento de nossos cidadãos”(Ethan Nadelmann) “Os Estados Unidos contam, por… Read more »

Erich Hartmann

Excelente observação do Brigadeiro J. Carlos postada pelo Abrívio,pois depois da guerra do Golfo em 1991 o paradígma BVR foi posto à prova com cerca de 2/3 dos abates totais e isso com os mísseis com eficiência de menos de 50%!
Um comentário off topic -> É verdade (tendo por base comentários de sites na net)que os mísseis BVR russos estão com cerca de 10/20 KMs médios de superioridade de alcance frente às alternativas ocidentais mais usuais(AIM-120)?

Erich Hartmann

” Zero Uno em 11 fev, 2009 às 12:57

CARACTERÍSTICAS DOS 3 FINALISTAS”

Depois de expostas as características dos 3 “finalistas” do projeto FX2 e para quem operou caças Mirage IIIBR(paralelo de “luxo” seria o Rafale) contra-partida e F-5E (Gripen NG leve,ágil,baixo custo,maior alcance) será que não estaria cláro mesmo para Russos(SU-35) e Italianos/ingleses etc(eurofighter Typhoon) estão fora da parada?
Desculpem a sinceridade…será esta “manobra” do MD uma tentativa de extrair mais contra-partidas destes “finalistas”? Seria o fenômeno “mala preta” como variável extra?
(Minha nossa se for esta última possibilidade assim a casa cai cêdo ou tarde)