Segundo jornal pernambucano, presidente já recebeu parecer sobre caças

F-X_intro

vinheta-clippingO Ministério da Defesa entregará oficialmente na semana que vem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a indicação do modelo de caça de sua preferência, na compra de 36 aeronaves, em fase de negociação pelo governo. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da Presidência, após prolongada reunião do ministro Nelson Jobim com Lula, no Centro Cultural Banco do Brasil.

Disputam o caça Rafale da francesa Dassault, o F-18 SuperHornet da americana Boeing e o Gripen NG da sueca Saab.

De posse da exposição de motivos assinada por Jobim, o presidente convocará reunião do Conselho de Defesa Nacional, órgão consultivo formado pelo vice-presidente da República, pelos presidentes da Câmara e do Senado, ministros da Justiça, Defesa, Relações Exteriores e Planejamento e comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. A palavra final será de Lula.

A Presidência não divulgou o assunto tratado por Lula e Jobim ontem. Coube ao presidente dar a pista: em discurso na abertura da 3ª Conferência Nacional de Esporte, aonde chegou atrasado, ele justificou a demora por causa da “agenda com assuntos internacionais que eu tinha que decidir”. O Ministério da Defesa não se pronunciou.

A entrega formal da exposição de motivos ficou para a semana que vem, possivelmente na segunda-feira, já que Lula estará fora de Brasília de terça a quinta e, na sexta-feira, começa a Copa do Mundo.

Nos últimos meses, Jobim deixou claro que a escolha do Ministério da Defesa privilegiará a possibilidade de transferência de tecnologia, em vez do preço. Outro aspecto considerado será a capacidade operacional das aeronaves.

Lula e Jobim já sinalizaram a preferência pelo modelo Rafale, dentro de um acordo maior de cooperação militar e transferência tecnológica com o governo da França. Em relatório concluído no ano passado, porém, a Aeronáutica classificou o sueco Gripen NG em primeiro lugar.

FONTE: Jornal do Comércio, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
curvo

Falta “apenas” uma semana !!!
Será ????
Mas por quê somente na semana que vem ?
Se ELLE vai viajar na Terça, volta na Quinta, E daí começa a COPA do MUNDO, todos nós sabemos que o Brasil pára neste interim, quando que ELLE vai convocar o Conselho ?
Por que não agora ??? Sê, e realmente sê, tudo já está decidido pelas bandas do Rafale ? Boa pergunta não ?

Vader

Powta enrolação dos infernos para anunciar o que todos nós já sabemos desde o 7 de setembro. Tome JACA, nada sairá do papel, e é o fim da FAB como força de combate.

Sorte que esta ainda tem como plano B os F-5 jordanianos para pelo menos manter doutrina no GDA.

Vader apóia o ENTERRO do FX2.

curvo

Ihh , verdade ? É da semana passada ? HAHAHAHAHAHAHa Será que vai ??? Pera lá, se é da semana passada, e já foi entregue o relatório para as mãos DELLE, por que já não armou o Circo ? O que estão esperando? Será que … desculpa a pergunta, mas você escreveu ao Vader que ” Aconteceram “coisas” que podem tornar todo processo um verdadeiro jogo de futebol, ou seja, uma caixinha de surpresas.”, que coisas aconteceram ? Estive meio que fora do ar semana passada, mas não li, nem vi nada que pudesse sugerir tal reviravolta (ao que me… Read more »

curvo

Huuuuuuum será que a(s) caixa(s) de champagne, champignhons, etc…, afora a(s) chaves de certa residência em Champs Elisée não foram entregues ? (hehehehehehe)
Ou será que foi porquê a MB quer flertar com as FREMM da Itália, daí o Sarkô ficou de Bikô ?!!

Vader

Deus te escute Poggio, mas minha fé no governo atual não vai tão longe. Normalmente, quando imagino que nada pode ficar pior, os caras me surpreendem. Sabe sinceramente o que eu acho? Que eles irão anunciar a JACA como vencedora de qualquer maneira, só para dizer que finalizaram o FX2; mas irão deixar todo o resto para o governo seguinte, inclusive a assinatura do MOU. Pobres franceses, vão ficar na ansiedade por pelo menos mais um semestre. Haja calmante em Paris… 🙂 Aí o Grande Timoneiro sai “bem na fita”: a esquerduxada lixosa baba litrojons de ovos pelo Sol da… Read more »

Ivan

Poggio,

Tinha um juiz de futebol de várzea que era conhecido pelo apelido de Bola Nossa… por que ele arbitrava o jogo sempre em favor do time preferido dele.

Ao marcar uma falta em favor da equipe preferida gritava, sem cerimônia, “bola nossa”!

No jogo do F-X2 o Juiz já definiu sua preferência, combinada com o Presidente da Comissão de Arbritagem. Apenas os bandeirinhas querem deixar o jogo seguir, tipo: que vença o melhor (para o Brasil).

Assim como no futebol, os bons negócios também sofrem com um Juiz Bola Nossa…

Abç,
Ivan, o Gripeiro.

curvo

Gulherme realmente você tem razão, mas duvidei que tanto o NJ quanto o nosso mui mui mui amado amado amado salve salve salve MULLÁH LULLA LÁ (hehehehe) fossem honrar o compromisso, tsc tsc tsc
Será que ainda temos de chance de vermos cruzar os nossos céus tanto o F-18 S/H (Green), quanto o Grippen NG ?
Quem viver, verá !!! (hehehehehe)

curvo

Caro Vader

Acredito que se forem pelos lados de apenas anunciarem o vencedor e saltarem de banda, correm o risco de acontecer o mesmo do FX-1, ou seja, o ganhador não levar, por isto, se for pela sua análise, acredito que queiram fechar contrato com quem ganhar, mas acho que mesmo assim (se for pelo Rafale) ainda muita água deverá rolar por baixo desta ponte, até o fechamento (concretização) real do negócio, não acha ?

zmun

Desculpa fugir do assunto do topico mas,
alguém sabe como anda a tal proposta da Saab para desenvolver um caça stealth em parceria com a Coreia do sul? Será que o governo S. coreano jah se decidiu, ou vai preferir mesmo os F-35, soh pra puxar o saco do tio san?

Paulo Renato

Rafale já foi o escolhido faz muito tempo.
Mas a demora se dá nas conclusões das negociações, escolher é uma etapa o grande problemas está nas negociações finais.
Seria uma grande surpresa caso não seja anunciado o Rafale, neste caso seria o F18.
Mas no Jardim do Eden tudo pode acontecer.
Até mesmo não acontecer nada !!!!

Essa é minha opnião.

Abs.

Vader

curvo disse: 8 de junho de 2010 às 12:11 Curvo, acredito que o atual governo não fará muita força nem correrá desesperadamente para efetivamente finalizar o FX2 (leia-se: assinar os contratos e embolsar a comissão). A uma porque o prazo é pra lá de exíguo (muito possivelmente é inviável finalizar a negociação pré-contratual até o final do ano). A duas porque o cenário da eleição é incerto e qualquer decisão definitiva (contratos assinados) apenas poderá prejudicar a candidatura oficial. Por outro lado, se ganhar a Matrioshka, o “vencedor” apenas tomará um calorzinho até sua posse, dado que esta muito possivelmente… Read more »

grifo

Acho que teremos uma surpresa em breve.

Enquanto isso, as sanções ao Irã devem ser aprovadas amanhã pelo CS da ONU, com o apoio da França.

DrCockroach

Sei nao…

Tudo comecou assim:
http://www.estadao.com.br/fotos/lula_sarkozy_wiltonjunior.jpg

Mas pode terminar assim:
https://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/images/LulaSarkozyAMar470.jpg

Que o Lobim escolheu o Rafale todos sabemos, mas o Nosso Guia foi avisado que ele estava manipulando o processo p/ favorecer a Dassault. Na minha opiniao, depois do Lobim apresentar o “relatorio” dele, o NG deveria pegar o telefone e ligar p/ o Saito, Embraer, etc p/ esclarecer algumas informacoes. Se agiu com propriedade, fez isto porque, novamente, ele foi avisado que o Lobim estava favorecendo um concorrente.

Enfim, vamos aguardar.

[]s!

P.S.: Se alguem cruzar com o Lobim, digam da expressao dele…

Tito

Como o Poggio escreveu, nos últimos meses muita coisa veio nas entrelinhas das matérias postadas.
Não sei se estou certo, mas tenho a impressão que a coisa pende para o Super Hornet e a Jaca subiu no telhado(tomara 🙂 ), assim pode ser que se o Nosferatu ganhar a proxima eleição a coisa siga em frente. Já se der Jaca, esqueçam, nem Mr. Burns, nem Estrelinha vão querer pagar a conta.

Abs

Baschera

Putz….Putz….. o resto vcs já sabem….:) Meus amigos….. a porcaria que estão fazendo nesta novela é algo de envergonhar. O Poggio tem razão, “aconteceram” certas coisitas que ainda vão ser resolvidas. Talvez um ou dois ganhem um belo pijama de presente, dependendo do nível de fúria de dois comandantes. Vão anunciar no meio da copa do mundo, para diluir …. mas tenho medo que assinem um monte de papel em branco, como na assinatura dos helos. Vader…. o NJ vai emplacar esta, como já sabemos, e vai se aposentar muitíssimo bem. Como é amiguinho de um dos candidatos (o mais… Read more »

Vader

Baschera, te digo mais: o NJ não vai se aposentar coisa nenhuma; vai continuar como Min Def após a eleição, vença quem vencer (exceto se a Tia da Floresta ganhar – hipótese pra lá de improvável). Não é à tôa que ele não saiu candidato a nada nesta eleição, luta tenazmente no Senado para que sejam-lhe concedidos superpoderes e esteve um tempinho atrás confabulando com o Nosferatu, de quem lamentavelmente é “amigo pessoal” (ou ao menos tanto quanto um político pode ser de outro). O que quer Nelson Jobim? Sinceramente não sei (mas desconfio). Acho que ele quer ficar no… Read more »

Alisson

Talvez estejam esperando o início da copa para tentar “camuflar” o anúncio dos franceses como vencedores. Dessa forma prejudicariam menos a campanha presidencial.

grifo

Acho que ele quer ficar no cargo de Min Def até morrer. Dinheiro não é: ele já tem de monte.

Caro Vader, sua inocência é até comovente 🙂 Dinheiro nunca é demais. Depois do FX-2 ainda tem a FREEM para a MB, depois o projeto Braço Forte do EB, olha aí a Odebrecht já se movimentando…

zmun

Ehhh O primeiro ministro da defesa que realmente foi ministro. Concordo com tudo o que foi dito, afinal no mundo real não existe a luta do bem contra o mal. Todos temos defeitos e qualidades, depende dos olhos de quem ve. Não estou defendendo o NJ, mas gostaria de lembrar que durante sua gestão as FFAA deram um salto enorme. Falta ainda muita coisa. Mas os sinais são bons. As FFAA estão mais interoperacionais, existem planos comuns, estrategias comuns, compras comuns. Talvez para o futuro, um fuzil novo único, uma escola de pilotagem única, um caça único ( ai eu… Read more »

Vader

Grifo, não sou inocente nem acredito em fada madrinha ou saci-pererê, e sei muito bem que pra essa corja dinheiro nunca é pouco.

Ocorre que um sujeito como o NJ, que adere como uma sanguessuga a todos os cargos e escalões da República desde a constituinte de 1988, não se daria ao trabalho de manter-se num cargo de responsabilidade, trabalhoso, mas invariavelmente SUBALTERNO, se não tiver um motivo muito forte.

Ou seja: tem muito mais coisa por trás das atitudes do NJ do que simplesmente dinheiro. Pode ter certeza que ele segue uma agenda. Resta descobrir qual.

Sds.

Vader

Tem mais: se dinheiro fosse o objetivo de Jobim, duas ou três decisões monocráticas dele quando era Presidente do STF e ele estaria bilionário (se já não está) por toda a vida dele e de todos os seus descendentes até a centésima geração.

Vai por mim: o Jobim não age por dinheiro. É agenda.

Sds.

FESPEB

Tomara que esta novela acabe. Não aguento mais.

zmun

Oh PODER!!!!! Oh PODEERRR
mas o poder eh sedutor, mesmo. Ou, como diria Clinton, afrodizíaco.

Baschera

Vader é isto aí….. bem provável mesmo.

PS: Gostei da “Tia da Floresta”. KKKKKKKK, então temos ela, o “Nosferatú” e “Brilma Restef”…..KKKKKKK. É ruim heim……mas política é off topic, certo !!

Sds.