vinheta-clippingA PAL Airlines, empresa chilena, está em aceleradas negociações para se constituir como nova companhia aérea do Paraguai, identificada sob bandeira nacional. De caráter familiar, constituída em 2003 com suas unidades de negócios (voos charter e regulares na região andina), a empresa presidida por Carlos Musiel Harenke esteve em Assunção neste final de semana para conhecer as exigências e providências do Dinac – organismo controlador das atividades aéreas no país.

Além da necessidade que o pais tem em contar com uma empresa de bandeira, o que não acontece desde a saída da LAP (Líneas Aéreas Paraguaias), pesou intensamente no interesse chileno o crescente movimento de passageiros
. São cerca de 600 mil passageiros por ano com destino a São Paulo e Buenos Aires que deverão ser as rotas prioritárias para os primeiros voos.

A instalação da Paraguay Línea Aérea S/A, com capital próprio integral já está assegurada, faltando somente detalhes de instalação. Serão investidos cerca de US$ 10 milhões para a presença da PAL Airlines até o final deste ano. A frota da companhia, no Chile, é integrada por unidades Boeing 737, modelos 400, 800 e 200, além do Airbus A 340, entre outros.

Além da nova companhia já assegurada, outras cinco aerolineas estão interessadas em operar no Paraguai, segundo a ministra do turismo, Liz Kramer, que participa em Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu, da reunião da OMT. A expectativa é que pelo menos duas se estabeleçam até o ano que vem.

Entre elas estão a Sol del Paraguay, já em fase de certificação, a Ibéria, Lan Peru, Copa Airlines (Panamá) e a colombiana Aire. Também se noticiou neste fim de semana o interesse da Buquebus (BQB), a nova empresa uruguaia que está realizando primeiras incursões no mercado e começou a operar em maio . Ela deverá solicitar autorização para a rota Punta del Este-Assunção.

Para Liz, ‘esta decolagem que se prenuncia, abrirá o potencial do turismo e dará oportunidade de trabalho para muitos paraguaios’.

Uma outra aerolinea formada por capital paraguaio e brasileiro, a Valle Del Sol, que também se encontra em processo de certificação, e que deverá ser a Air Guarai, pretende operar voos com o Brasil – Rio de Janeiro, Campo Grande e São Paulo – além de cidades da Argentina, La Paz na Bolívia, Santiago do Chile, Santa Cruz e Cochabamba, na Bolívia já no inicio de 2011, utilizando jatos Embraer E195. No plano apresentado, em 2015 teria 10 aviões entre os modelos Embraer de maior porte (190 e 195).

Atualmente, os voos internacionais desde o Aeropuerto Internacional Silvio Pettirossi, são da TAM Airlines, Pluna, Aerosur Bolivia, Aerolíneas Argentinas, Gol e Taca. A AeroRegional, que estava operando, teve sua licença suspensa em abril por 90 dias, para regularização de condições técnicas, financeiras e de segurança.

FONTE: Brasilturis

NOTA DO BLOG: no início da década de 1960 o governo do Paraguai criou uma empresa aérea estatal denominada LAP – Líneas Aéreas Paraguayas. Em março de 1994 a companhia foi privatizada e um consórcio paraguaio-equatoriano assumiu o controle da empresa. Novamente em 1996, a LAP trocou de dono e foi vendida para o Grupo TAM, que mudou o nome da companhia para TAM-Mercosul. Em março de 2008 a TAM-Mercosul foi absorvida pela própria TAM.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments