F-16 Chile - foto FACH

No final do mês de janeiro, o Ministro da Defesa do Chile, Francisco Vidal Salinas, discursou para a imprensa do país em hangar da IIª Brigada Aérea da FACH (Força Aérea do Chile), sobre as últimas aquisições de aeronaves para a Força. O Ministro estave acompanhado do Comandante da FACH, General do Ar Ricardo Ortega Perrier e do Subsecretário de Aviação Aviación Raúl Vergara Meneses. Foram tratadas as aquisições de 3 aviões-tanque e de transporte KC-135, 12 treinadores turboélice Super Tucano, 12 helicópteros Bell-412 e 18 caças F-16.

Os prazos de entrega:

O Ministro revelou que os seis primeiros F-16 da nova aquisição deverão chegar ao Chile no próximo mês de outubro, equipando o Grupo de Aviação Nº7, da Vª Brigada Aérea, em Antofagasta – segundo a autoridade, o processo de autorizações para a aquisição já foi encerrado.

Já o primeiro KC-135 deverá chegar ao país andino em fevereiro, para consolidar a base de transporte estratégico, aumentando a capacidade de carga e transporte da FACH e atuar como reabastecedor em voo das aeronaves de combate.

Os primeiros seis treinadores Super Tucano já se encontram no Chile (vide matérias nos links abaixo) e os outros seis deverão ser entregues nos próximos meses. Os aviões, que devem substituir gradualmente os jatos A-36 (segundo o informe) são destinados ao Grupo de Aviação Nº1, da Iª Brigada Aérea, em Iquique, como vetores para a realização do curso tático pelos oficiais selecionados para a área de combate.

Super Tucano Chile - foto FACH

Super Tucano Chile - foto 2 FACH

Helicópteros

Por fim, o Ministro informou que os 12 helicópteros Bell 412 são destinados a ampliar a capacidade de transporte e ajuda em emergências, levando-se em consideração os constantes desastres naturais que o Chile vem enfrentando.

O General Ortega ressaltou que considera um orgulho que o Chile conte com esses equipamentos, dotados de sistemas de qualidade mundial, enfatizando que as aquisições enquadram-se em ciclos de reequipamento de aeronaves mais antigas por outras mais novas.

Bell 412 Chile - foto FACH

FONTE / FOTOS: Força Aérea do Chile (FACH)

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ZE

Alguém poderia me dizer quantos motores o F-35 Lightning II, e o F-16 têm???

[]s

Felipe Cps

Nada sobre eventual compra dos Typhoon ou F-35 ??? 🙁

Ivan

Calma Felipe…

Eles estão primeiro padronizando a Frota.

Abç,
Ivan.

Ivan

Mas aposto que serão os primeiros a operar o F-35 na América Latina… a excessão dos ‘vistitantes’ é claro.

Ivan.

Francisco AMX

O Chile sabe o que faz! quer o melhor custo benefício! F-16!? nada supera! ah acho que deveriam informar ao Chile que existe o Gripen! talvez eles não saibam que existe um caça que tem desempenho semelhante, inferior na minha opinião – dado ao número de horas experimentados e acertos, pelo Falcon – e que custa 50% menos para operar! mesmo tendo pouco mais de 200 unidades produzidas… E a nossa FAB, sábia, quer mais um AMX no lombo? e usa a desculpa econômica para tal, tirando o melhor custo-benefício da jogada?? é a FAB sabe mesmo o que faz!;;;;… Read more »

Robson Br

Essa é uma força aérea que realmente tem prioridades e não fica arriscando em aventuras. Escolheu o equipamento e está padronizando toda aviação de combate. No início o F-16 não era o preferido da força e sim fruto do entendimento de governo-governo. Alegaram que o armamento ficaria preso nos EEUU e tudo mais. O peso no governo nessa decisão foi muito grande e o resultado está aí. O F-16 é o caça pronto, que devido às suas qualidades, baixo custo de aquisição e manutenção, deve ser o caça padrão para quem quer essa categoria e não se importa a procedência… Read more »

ZE

Já que a Venezuela está ruim das pernas e seu dirigente, o Coronel Chávez, não se encontra em uma situação muito confortável, parece que a bola da vez para os que apregoam que o Brasil irá ser invadido amanhã é o Chile.

Interessante notar que, ao contrário do Brasil, os chilenos não têm medo do Grande Satã do Norte.

Se não me falha a memória, o F-16 é de origem norte-americana.

[]s

Francisco AMX

Ah Nunão, pq te encomodas tanto?? quem começou com este negócio de Gripen toda hora, de 2 meses para cá, só que falando maravilhas, me parece que foi o blog! e colocando só matérias desabonadoras do Rafale? – com todo direito diga-se de passagem, mas tu não acha que está sendo muito contundente com meus coments, até pelo teor da tua puxada de orelha? tu realmente acha que mereço este esculacho? Quando alguns caem para o lado ideológico, fugindo do assunto, não vejo muita reação endereçada sua, tem nego que é sistemático, em criticar o Rafale direta e indiretamente e… Read more »

Robson Br

CALMA GENTE.

COMO EU DISSE ACIMA:””No início o F-16 não era o preferido da força e sim fruto do entendimento de governo-governo. Alegaram que o armamento ficaria preso nos EEUU e tudo mais. O peso do governo nessa decisão foi muito grande e o resultado está aí.””

Depois do carnaval (todo ano tem) acaba esta agonia.

Francoorp

POW poderiamos fazer que nem o Chile mesmo, comprar um pouco de prateleira e por pra voar de imediato, o que seria nao sei…ate MIG vale nesta altura do campionato!!!.

o resto e´ coisa de brasileiro…falar em outros caças que seriam de produçao nacional, tendo que convencer o mundo inteiro que queremos as techs, mas com algo de bom voando neste meio tempo, ate poderia ajudar nas negociaçoes com o outros, teriamos tempo e tranquilidade para as negociaçoes.

Abçs.

Paulo Renato

Olha só a turma de novo !!! Sempre criticando e criticando, usando pouca inteligencia. Quando se colca o post do rafale eles ficam caladinhos, mas quando sai qualquer coisa diferente atacam igual a leões enfurecidos todos que estão no Blog e os seus editores. Vamos ser mais inteligentes e procurar comentar os posts, seu AMX. Isso não cansa seu espirito…. Se vc acha que o Blog está sendo tendencioso pelo Gripen, procure a turma dos Rafaletes em outro lugar. Vc sempre foi um cara centrado, mas de uns tempos pra cá realmente está complicado demais.Esta virando algo pessoal ??? USe… Read more »

Alexandre Galante

Ué, mas o tema do post não é Fach? como foi parar em F-X2?

Thierry

Eh dear Alexandre,sorry you and Nunao but Chicao said right the points,nothing to add
I stopped subscribing your Trilogy because of this attitude,here again you take us for idiots
Enough of hypocrisy
Only the truth hurts

Francisco AMX

Galante, não é injustiça não! até pq o blog tem este direito! e defenderia isso sempre, estou reclamando do desequilibrio! e quando tento comentar algo, que não vejo mal nenhum, na minha opinião estou convicto desta verdade sobre o NG frente ao F-16, mas estou sendo policiado mais que alguns colegas… a minha impressão, e falei acima, que de 2 meses para cá só dá pau no Rafale e nada nos outros 2! e isso é verdade! tu sabe que nem acho mais interessante o FX-2 na forma que está! mesmo com Rafale! já falei isso… mas reclamo da contundência… Read more »

Paulo Renato

Entendo perfeitamente sua posição em relação ao Rafale (gosto não se discute). Mas precisamos centrar nos post. Na minha opinião Chico, o Rafale é um vetor muito caro para o nosso orçamento, seu projeto já foi um absurdo que o Governo Francês teve que intervir na Dassault monetáriamente para que o projeto fosse concluído. Para se pagar o valor no Rafale pagaria no F35. Tb não acredito na trasnferencia de tecnologia, somente naquilo que podem passar. Outra coisa, o Blog não tem se direcionando um vetor somente, vem colocandno vários post do Rafale e até poucos do F18/SH. Qualquer decisão… Read more »

Paulo Renato

Olha o Tema do post Chico e veja o que estamos discutindo !!!!

Abs

ivanildotavares

Como é legal ver o Super Tucano incluído nas compras chilenas. Está bonito.

Abraços

vassili

Ja que o papo descambou geral do tema proposto, vou tentar dar uma corrigida: Para minha leiga opinião, a FACH é a força aérea mais bem preparada para cumprir seu objetivo primário: defender os céus da nação à qual ela pertence………. Falo isto pq ela se antecipou em alguns quesitos importantes, se comparada as suas irmãs sulamericanas. Como exemplo disso, cito o fato dela ter unificado sua frota de combate em um único vetor (F-16). As demais forças aéreas (as que assim pelo menos podem ser chamadas) usam dois vetores, ou até três modelos diferentes (como nossa querida FAB, e… Read more »

Felipe Cps

Putz, até aqui as rafalechetes vem chorar as mágoas de sua JACA? Inacreditavelmente lamentável… 🙂 Bem, quanto à padronização, ela é importante para um país pequeno, pobre e cercado por inimigos como o Chile. O Chile é mais ou menos como Israel: não pode se dar ao luxo de perder guerra alguma, pois a primeira que perder será a última. Como o país mais organizado da América Latina, soube aproveitar ao máximo as escolhas feitas ainda na era Pinochet e prosseguir na aquisição e modernização de F-16. Agora, penso que esta padronização é relativa, e útil apenas até um determinado… Read more »

Francisco AMX

Felipe, para de meter colher onde não foi chamado! quer tumultuar mais o negócio!? seu puxa-saco! rsrsrsr 🙂 Falando sério: No que tu acha que o NG poderia ser tão mais eficaz que um F-16B60? para fazer com que a FAC mude sua linha? ora, a FAC sabe que existe o gripen C, semelhante ao F-16B50, porém inferior em alcance, mas ela fez a opção por custo beneficio, e acertou! deu F-16! qual o sentido de se investir num projeto de 4 geração hoje? a FAC sabe disso! e por isso seu próximo caça provavelmente será o F-35! o NG… Read more »

Felipe Cps

Francisco AMX em 14 fev, 2010 às 11:02:

Desculpe Chicão, mas não acho que um F-16 Block 50 possa se comparar a uma aeronave de última geração como o Gripen NG em nenhum quesito.

O F-16 é um projeto da década de 70, e por mais “rebocadas” que sua carcaça tome para ter sobrevida, não pode querer competir com um projeto moderno e modular como o Gripen.

Sds.

Robson Br

Felipe Cps em 14 fev, 2010 às 11:19 O NG ainda é um conceito que se ficar pronto, pois nem a suécia quer e o Brasil não deve entrar nessa armadilha, não deverá ter as capacidades do F-16. Não terá seus custos de aquisição e operação, não terá o desempenho de seu radar, não terá seu armamento. E o mais importante: como ele é exclusivamente produzido com componentes de se seu país de origem, não terá problemas comerciais. Já pensou se o Brasil produzir aquele caça com tantos componentes americanos. Numa venda em que uns dos concorrentes fosse o F16,… Read more »

Felipe Cps

Desculpe Robson, mas eu discordo de tudo o que vc disse. Não vou ser repetitivo e ficar perdendo meu tempo jogando argumentos para você, porque a essa altura do campeonato já sei para quem vc torce.

Sds.

SO

Ei Felipe

Como um bom ex PA não poderia ter deixado de notar:

Viu o cinto desalinhado do Gal Perrier ? (Torto)

e ai passava no corpo da guarda ou não ?, tomava uma 4a parte ?

Gals podem ser mocorongos ? hhehehehehhehe

SO (dando uma de MO)

Felipe Cps

Hehehehe, SO, tá parecendo que ele foi no banheiro com pressa e depois esqueceu de olhar no espelho, rsrsrs…

Robson Br

Felipe Cps em 14 fev, 2010 às 12:50 CALMA FELIPÃO Não é pelo fato que indiscutivelmente é o melhor dos dois, pois o 3º não existe que torço para o Rafale. Eu só acho que o programa dele é mais interessante tecnologicamente para o país. Enquanto alguns só dicutem custos, esquecem que o programa tem que agregar tecnologia e conhecimento. O programa do gripen NG não existe. O seu pais de origem não se interessa e nem vai adiquiri-lo e se não aparecer um bobo para bancar ele morre. Estão dizendo que o brasil vai participar do final do desenvolvimento,… Read more »

Felipe Cps

Robson Br em 15 fev, 2010 às 0:29: Ai ai ai Robson, vamos lá vai, aproveitando que eu tô com um pouquinho de paciência hoje: “O programa do gripen NG não existe” É MENTIRA parceiro, e vc sabe disso. O Gripen Demo já está voando inclusive com Radar AESA (coisa que o Rafale F3 por exemplo ainda não tem). O demonstrador de tecnologias pronto, resta otimizar o espaço interno e colocar na planta as peças e posteriormente mandar para a linha de montagem. Isso, tanto a planta da fuselagem quanto a linha de montagem, a SAAB quer fazer no Brasil.… Read more »

Robson Br

Felipe Cps em 15 fev, 2010 às 8:23 Vamos enumerar as coisas: 1) Nem o gripem demo está voando. O que voou foi um C/D com algumas modificações. Durante uma coletiva para a imprensa na suécia, todos ficam esperando ver o caça e só mostram os C/D alegando que o “Demo” estava desmontado. Num evento importante, que eles convocaram, não tinham nada para mostrar? estranho né. 2) Se nem o Demo está pronto, duvido que ele fique pronto em 2014. Depois ainda vem a fase de coloca-lo operacional….10 anos no mínimo. Isso se os custos não extrapolar o programado e… Read more »

Felipe Cps

Robson Br em 15 fev, 2010 às 9:06: 1) Mentira, Robson. Os pilotos da FAB voaram no Gripen Demo, que já é o Gripen E, mas em estágio pré-produção; procure aqui mesmo no Aéreo que achará a informação. Ele já tem todas as características externas principais do Next Generation: aumento dos tanques, modificação do trem de pouso e nova turbina. 2) Você pode duvidar do que quiser, inclusive que o Serge Dassault seja preso assim que seu amiguinho Sarkozy, lobbysta de Rafale, sair do poder (coisa que irá acontecer pois o mesmo está sendo acusado de nepotismo e com baixíssima… Read more »

Paulo Renato

Complicado né Nunão !!!

Os caras não focam outra a não ser o FX2.
Quero ver depois do anúncio esperado como vai ficar os comentários.

Abs.

Robson Br

Felipe Cps em 15 fev, 2010 às 9:35

NÃO VOU PARA A TRÉPLICA

UM ABRAÇO E QUE O BRASIL SIGA O CAMINHO DO CHILE.

No início os militares eram contra e foi quase uma negociação GOVERNO-GOVERNO. Mesmo de bico aceitaram e hoje padronizaram nesse caça.
Parece…….com o br….

Felipe Cps

Nunão, que fique claro: eu estava a discutir a FACh, não a FAB. Quem entrou na discussão de FX2 (coisa que depois da FAB ter escolhido o Gripen NG eu nem quero discutir mais), com argumentos insustentáveis, foi o Sr. Robson…

Robson: beleza mizifio… Acho tão parecido o Chile com o Brasil quanto vermelho é preto, mas se você fala deve ser porque você sabe… ou vai ver é daltônico… 🙂

Contra fatos não há argumentos. 🙂

Abs.

Francisco AMX

Paulo Renato, meu amigo pode ter certeza que tenho mais assuntos do que o FX-2… só espero ter vontade para expor e discuti-los…

Sds!