Crise na Grécia pode afetar exportação de material de defesa da França

26

noticia-lemonde

A crise econômica da Grécia afetará a aquisição de material de defesa daquele país europeu. O jornal francês Le Monde publicou na sua página na internet que a Grécia pretende reduzir os seus gastos na área de defesa já a partir deste ano. A contenção de recursos atingirá 6,6% e estaria concentrada na área operacional. No entanto, cortes mais profundos na aquisição de novos equipamentos não estão descartados dada a gravidade da situação.

A princípio, a venda das fragatas classe FREMM e dos helicópteros Super Puma, contratos já efetivados, não fariam parte dos cortes. Mas a aquisição de um grupo de 30 novos caças tem um futuro incerto. A França oferece o Dassault Rafale.

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Nogueira

Não é a toa que a Grécia está quebrada, gasta MUITO!

Vejo que agora é um momento oportuno para fazer parcerias com empresas de defesa européias (no sentido de adquirir tecnologias), pois com essa crise estourando por lá, não vão disperdiçar nenhum cliente potêncial (ainda mais no caso do Brasil, que assim como os outros BRICS, são destacados como futuras potências econômicas).

drcoakroach

“Quebrou? Compre alguns navios de guerra, diz França Grécia (Reuters) – Em uma reviravolta bizarra, a crise da dívida da Grécia, França e Alemanha estão pressionando a Grécia a comprar os seus barcos de guerra e aviões de guerra, mesmo quando recomendado a cortar gastos públicos e reduzir o seu déficit… De fato, alguns funcionários gregos dizem que Paris e Berlim estão usando a crise como uma alavanca para promover contratos de armas ou de resolução de litígios de pagamento, apenas quando os gregos estão a tentar reduzir gastos com defesa. “Ninguém está dizendo:” Compre nossos navios de guerra ou… Read more »

Giordani RS

É…mas a farra com os parlamentares e a máquina pública continua a mesma…ops! Parece um país Sul americano abençoado por deus…mas que beleza, tem carnaval…

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Nesse momento quem deve estar comemorando é a Turquia, não sabia na época a sorte que teve ao ser rejeitada pela UE; e ainda ver o principal oponente de joelhos.

ZE

Olha, eu venho dizendo o óbvio: A Grécia está quebrada. Agora, talvez as pessoas que me atacaram nesse blog possam ter a certeza do óbvio do óbvio. Em terra de cego, quem tem um olho é rei. Em terra que todo mundo vê, quem não vê é… Só mais uma coisa. Eu vou traduzir para o Português esse seguinte trecho da reportagem. “A princípio, a venda das fragatas classe FREMM e dos helicópteros Super Puma, contratos já efetivados, não fariam parte dos cortes. Mas a aquisição de um grupo de 30 novos caças tem um futuro incerto. A França oferece… Read more »

Ivan

ZE, Lembra de um desenho antigo do Mutley, que ficava repetindo “eu te disse, eu te disse”? Pois é, o ZE disse, o ZE disse! Ka ka ka… Falando sério, O amigo já vinha falando a um bom tempo, bem como vários analistas econômicos. A situação ficou pior do que o previsto justamente porque estes analistas, inclusive vc, não foram ouvidos pela UE. É como uma doença contagiosa, se vc tratar no começo consegue acelerar a cura e conter a contaminação. Mas se fizer de conta que não está vendo acaba doente também. Alemanha, França e outros ficaram quietinhos para… Read more »

ZE

Ivan, um grande abraço.

Como você sabe, eu sempre leio com muito interesse os seus posts aqui no Blog.

Escreva mais.

[ ]s

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Alguem ainda lembra da recusa no recebimento do Papanikolis?

Ricardo_Recife

Caro Zé, Não faz muito tempo gastamos nossos dedos tentando convencer que a coisa está feia, muito mais feia do que diz a propaganda ufanista. A Europa inteira vai muito mal das pernas, especialmente aqueles países que estão na Zona do Euro (zona mesmo). Comecei a desconfiar que a Grécia ia para o brejo quando li em uma tradução em inglês de um jornal grego no ano passado que o país iria devolver os submarinos porque não tinha dinheiro para pagar os IKL´s, e não por problemas nos sub´s. Pelo andar da carruagem a Europa vai voltar as soluções de… Read more »

Marcos

E a novidade é a mesma (com ou sem crise)
Rafake empacado
Como diria o profeta;
O Fim Está Proximo

Dalton

Caro Ivan…

o desenho em questão chamava-se “carangos e motocas” , o
“eu te disse, eu te disse” era frase de um membro da turma das
motos…

bons tempos…bons tempos…

abs

Marcos

Caro Zé Em um outro debate no caso mais específico, “Saab recebe contrato para sistema aviônico do Gripen”. Ali comentei que a França não tinha dinheiro, e uma certa pessoa riu pois afirmava que a 5ª Maior ecônomia tinha dinheiro para manter o que quisese voando. Eu novamente disse, Eles estão com aquilo na mão (C..), se alguém mais pedir ajuda a coisa vai feder, parece que eu não estava tão errado assim. A UE está quebrada, e vai passar por reformas muito profundas, e lógico nos afetará, Mas ainda sim, será está a hora para negociarmos e escolhermos com… Read more »

Harry

Caros Que saco de gatos ou melhor gatunos O governo grego foi aconselhado por economistas britânicos a deixar a zona euro para recuperar da crise da dívida, e países como Portugal podem seguir o mesmo caminho, de acordo com uma notícia divulgada pelo jornal britânico “Sunday Times”. Doug McWilliams, presidente executivo do Centro para a Investigação Económica e Empresarial, citado pelo jornal britânico, disse: “Espanha será provavelmente forçada a seguir a mesma via, tal como Portugal e a Itália, embora a situação da dívida italiana seja menos grave”. A crise pode baixar os preços das commodities, a nossa principal fonte… Read more »

Ricardo_Recife

Para se fazer valer uma moeda única você tem que ter orçamento único, um sistema de impostos e leis trabalhistas e previdenciárias unificadas. Não adianta ter moeda única com vinte e tantos orçamentos e leis de regulação de gastos. Não estou nem tocando na questão da produtividade da economia. Inglaterra e Suécia, os eurocéticos, é que tem razão. Não dá para ter uma moeda com economias com desempenho tão diferentes entre a Alemanha e Grecia (Portugal, Espanha e etc… no mesmo barco). Mas que deu o tom da coisa foi Axel Weber, presidente do Bundesbank, a Alemanha rala para transferir… Read more »

Ricardo_Recife

Acrescentando ao comentário anterior. Tem gente grande que periga perder a condição de triplo A se não fizer nada logo.

Gastos com defesa, vão para geladeira. Quem tiver programas caros, muito caro, caríssimos, podem deixar para daqui a cinco ou dez anos.

Do jeito que a coisa anda o F-16 vai ganhar mais um tempo na linha de produção (Super Viper) e se os custos do Gripen NG (1/3 inferiores ao Viggen) forem confirmados vai ser um grande trunfo comercial para a SAAB.

Edcreek

Olá,

A Grecia não cancelará os acordos já firmados, por um motivo obvio:

Quem está bancando a Grecia são a França e a Alemanha, simples assim….

Abraços,

aham

E quem vai bancar a Grecia e a Alemanha? “França e Alemanha enfrentam recordes da dívida pública Os dois países mais ricos da Europa estão sofrendo com o aumento da dívida pública. Foto: Comissão Européia Os dois países mais ricos da Europa estão sofrendo com o aumento da dívida pública. Apesar de terem um status de riqueza cobiçado por outras nações, a situação econômica da Alemanha e da França não anda tão bem assim. Os dois países, que ocupam respectivamente a primeira e a segunda posição no ranking dos mais altos PIBs (Produto Interno Bruto) da Europa, estão enfrentando os… Read more »

Alexandre

Bom se as coisas estão ruins para o rafale, o que dirá do ng que nem a suécia quer.
A pergunta que não quer calar é quando a suécia vai comprar o primeiro gripen ng??????????
Será que as esperanças da saab estão nas mãos do brasil ou india.

Marcos

Caro Ronaldo
Deveras, eu realmente coloquei como voce diz, tudo no mesmo saco, pelo que vejo, isto está me parecendo uma carreira de domino.
Digo poís Grecia, Portugual e já ouvi dizer entre França e Espanha estão indo no mesmo sentido (Crise), sem contar as demais.

Quando afirmei que eles não tinham dinheiro, certamente fui radical com minhas palavras, mas acredito sim, que eles estejam se preparando para quem sabe, a pior crise do velho continente.
E como a gente sabe, vai sobrar para nós, vamos aguardar o fim da copa para a gente ver o tamanho do buraco.

Abraço

cal

Talvez o NG seria uma boa se o Brasil aproveitasse para pegar o projeto junto a SAAB, para fabricar 100% dele aqui e inclusive com os motores licenciados para montagem ou até mesmo sua fabricação. Isso poderia ser feito através de uma parceria SAAB – EMBRAER, financiado pelo governo brasileiro, já que o governo sueco não quer assumir o projeto.
Bastaria que ambas as empresas comprassem açoes uma da outra para amarrar esta parceria e a divisão dos lucros e alavancagem dos seus EBITDAs.

aham

Não sei se a Suecia vai comprar o Gripen NG ou não. Mas em termos de economia eles tão muito mais equilibrados que a Franca. Divida publica pelo PIB Suécia = 47,80% França = 64,20% Relatório do BC europeu do dia 12/05 sobre a Europa diz que somente Suécia e Estônia escapam em 2009 de infrigir o limite de gastos estabelecido pelo Bloco, 3%: “Na maioria dos países, a situação orçamental deteriorou-se consideravelmente desde o Relatório de Convergência de 2008, o que, em grande medida, reflecte o agravamento significativo das condições macroeconómicas. Em 2009, a Bulgária, República Checa, Letónia, Lituânia,… Read more »

Rodrigo

De onde surgiu este papo de Rafale para a Grécia ?!

ZE

Ricardo_Recife disse: 31 de maio de 2010 às 20:34 Precisa análise, Ricardo. Há uma frase pouco usada no Brasil, mas muito usada em boa parte da Europa: PAZ SOCIAL. Ás vezes me surpreendo com a falta de tato das pessoas nesse blog. A grande maioria dos frequentadores têm nível superior. Como um todo, ouso a dizer que os nossos colegas de blog têm uma educação maior do que a média nacional. Porém, há conceitos que simplesmente são desconhecidos para a maioria. Um deles é o conceito de PAZ SOCIAL. Esse condeito não é novo. Foi teorizado por vários pensadores: Hobbes,… Read more »

ZE

Marcos disse: 31 de maio de 2010 às 21:06 Amigo Marcos, a França está desesperada, assim como todos os países da Europa. Veja bem, não interessa se a França é a 5ª maior economia do mundo ou não !!!! Se importar com isso, é não querer ver o todo, e sim só a parte. A França e sua economia está interligada à economia européia. A EXPOSIÇÃO BANCÁRIA FRANCESA EM OUTROS PAÍSES EUROPEUS É E-N-O-R-M-E. O que muita gente não sabe: quando a União Européia emprestou dinheiro para a Grécia, ela NÃO SÓ emprestou dinheiro para a Grécia. Na verdade, ela… Read more »

ZE

Rodrigo disse: 1 de junho de 2010 às 11:20 Esse papo surgiu quando alguns foristas juravam que a Grécia ia comprar 60 a 80 Rafale. Na mesma época, eles falavam que a Romênia iria comprar os Rafale também. Ah, sim… tem também a Suíça que ia comprar o Rafale. Logo depois veio a Líbia que, dizem, ia comprar 18 Rafale. Depois esse número caiu para 16, e finalmente para 12 vetores. Agora a bola da vez para eles são os Emirados (com a sua novíssima em folha força aérea. Os novíssimos 80 F-16 Block 60 se tornaram operacionais em 2007,… Read more »

Wagner

Cheguei meio tarde nessa interessante discussão, parabéns a todas as análises econômicas. Muito boas mesmo. Bom, já estamos em junho de 2011, a situação continua mais ou menos a mesma, a Europa em declínio mas se aventurando na Líbia. Talvez não esteja tão quebrada assim. Não a França e a GB, e a Alemanha atualmente está relativamente bem. Para a Rússia, é um alívio que a Europa esteja cortando gastos militares, no Kremlin não visualizamos uma guerra contra a Otan mas agradeceríamos se esta ficasse um pouco mais fragil. Ajuda a equilibrar as coisas. Que sirva de lição para aqueles… Read more »