Rafale - foto armee de lair

vinheta-clippingAntes de decidir sobre a compra dos caças, o governo brasileiro vai esperar a votação na ONU das sanções econômicas ao Irã. Os aviões Rafale são favoritos, mas o governo monitora de perto os movimentos da diplomacia francesa.

FONTE: Istoé Dinheiro – coluna Moeda Forte (por Leonardo Atuch)

FOTO: Armée de l’air

COLABOROU: Baschera

Subscribe
Notify of
guest

102 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RenanZ

Nossa….
Não tem nada a ver uma coisa com a outra…

Isso é só desculpa para postergar a decisão.
Aliás, prefiro que seja assim, para evitar que o
Rafaleco seja escolhido !!!!

SxMarcos

Tem tudo a ver Renan. Isso só mostro que o que tem sido falado até agora é “verdade”. A escolha não leva em conta apenas o lado técnico. Além das sanções sobre o Irã, o Brasil espera mudar a opnião dos franceses em relação as exportações de grãos do Brasil para a Europa. Isso sim vai ser dificil. Nessas horas é bom ter um bando de malandros no poder. Estão tentando tirar todas as vantagens possíveis na negociação. Mesmo não aguentando mais esperar, se os fins forem bons para nós, não me importo de segurarem mais um mês na decisão… Read more »

Mauricio R.

Seria ridículo, se não fosse hilário.
Lula queimou a língua e agora está cheio de nove horas…

Heron

Concordo com o SxMarcos, os americanos e europeus fazem o mesmo conosco quando se trata de proteger os interesses deles, pq não podemos fazer o mesmo?
Indepentente do q aconteça sobre o programa Fx-2 acredito q tbm temos q colocar nossas cartas na mesa e no momento estamos com esse trunfo sobre os franceses, agora se vai funcionar eu não sei mas vale a pena arriscar pq esse Fx-2 já está uma furada mesmo!

RL

Tah e vamos supor que de fato a França esteja de acordo com os EUA e demais paises para novas sanções ai Irã.

Restaria ai então a Suécia / SAAB com o Gripen NG?

É isso?
Seria manobra politica interna para favorecer a oferta suéca?

Paulo Rick

Ridículos são que dão alguma credibilidade a esse tipo de notinha. Isso aí não vale um comentário.

[ ]´s

Aham

Se isto for verdade é burrice. Uma coisa não tem nada haver com outra. Caso não, vamos nos ferrar.

Carlito

De qualquer forma, pelo visto não teremos esta semana a decisão do programa FX-2… Santa paciência!

Brandalise

RL disse: “Seria manobra politica interna para favorecer a oferta suéca?”
Naaaao… provavelmente nao… acho que seria manobra politica externa para forcar a votacao contra as sançoes do Iran.
Seja lah o que os Franceses prometeram para o Lulla/Jobim, a fatia prometida pelos Iranianos parece ser mais valiosa. E a verdade eh que nessa negociacao nao sabemos da missa nem um terço.
De qquer forma, no final eles se acertam e o Rafale vem (nao… essa nao eh uma observacao otimista). Serao dois passarinhos nao mao, e a nossa grana voando.

Abs!

Rodrigo

NÃO EXISTE OUTRA SOLUÇÃO ACEITÁVEL PARA O NJ QUE NÃO SEJA O RAFALE!

Ficaremos com o nada, porque ele se nega a olhar de lado.

Aproveitem bem esta foto, até salvei ela no meu micro.

Na remota possibilidade de adotarmos a bicha francesa, este da foto está equipado com 100% das armas disponibilizadas no pacote francês.

Se conseguirmos resolver todas as situações táticas com AASM e Mica, ótimo. Além de termos a melhor força aérea do mundo, teremos o Mr. M planejando as missões!

Justin Case

Essa história de ficar usando o F-X como instrumento de política externa deveria ter limite.
Parece que já esqueceram o objetivo primordial, que é obter um caça adequado às necessidades de Defesa.
Daqui a pouco vamos levar um “não” dos governos concorrentes e teremos que ficar com mitingas e tampões por mais uma década.
Essa visão choramingona de país terceiromundista já cansou.
Vamos comprar logo esse avião e chega de ficar implorando favores.

Justin

“Justin Case supports Rafale”

RtadeuR

A gente só sabe o que está autorizado saber, vê até onde nossos olhos alcançam, ouve até certa distância, ainda que você aprimore tudo isso não significa que entenderá corretamente, e QUASE no final terá poder quem tem informação.

Rodrigo

Mas está certo é questão de alinhamento…

A turma do MRE só não entendeu ainda, QUE NÓS É QUE TEMOS QUE NOS ALINHARMOS COM ELES e não o inverso, por causa de 36 aviões.

Na hora que precisar mesmo vamos ganhar uma banana dos franceses e se brincar até o pro-sub irá pro saco, o que será uma pena.

Paulo Rick

Do ponto de vista geopolítico, o contrato dos submarinos é muito mais importante, esse sim toca na questão nuclear, esse contrato já foi assinado e está indo muito bem. É a maior prova que essa notinha não tem sentido.

O FX-2 não levou isso em consideração, e a prova é a colocação de dois concorrentes made in USA na Short List, um diretamente, e outro indiretamente.

[ ]´s

Marcos

A onde o Lula se mete ele consegue fazer uma Santa Cagad…
Agora resta saber, se ele e companhia, vão mesmo conseguir fazer alguma mudança,( coisa que duvido muito), poís principalmente os EUA e a França são irredutiveis quando se trata desse tipo de assuntos Nuclear e Barreiras Agricólas.

Jacubão

Depois dessa, só resta ver o T-50 aparecendo nessa bagunça e jogando os três finalistas na vala e de quebra receberíamos uns 36 SU-35 de tampão.
Calma galera, é só brincadeira. Não joguem pedras em mim, rsrsrs…

Jacubão

Galante, meu fio.
Precisamos marcar um chopinho no Arco dos Telles.

Jacubão

Isso serve p/ vc tmb, corsário, rsrs…

Rodolfo

Notícia sem pé nem cabeça da istoé

RL

Jacubão.

Eu pensei a mesma coisa que o amigo, más ai me veio a mente o seguinte.

A Rússia também é a favor ou ao menos parece manifestar apoio ás sanções ao Irã.

Se o Brasil não optar pelo RAFALE devido a França ser favorável ás sanções, então não deveria em “tese” optar pelo SU-35BM ou PAK-T50FA.

Por isso meu comentário acima. Descartando-se os SH dos EUA e RAFALES da França devido as sanções, quem restaria?

A suécia?

Paulo Rick

O Gripen não é um caça sueco, é um caça projetado e montado na Suecia, com sistemas estrangeiros, muitos made in USA.

[ ]´s

Paulo Taubaté

Se não comprar Rafale, sobra o quê?

Tejas, J-10, JF-17….. aquele F-5 modificado pelo irã?

Ahhh, mas a FAB adora o F-5. Taí.

Acho que não tem muita escolha.

Se não for Rafale, vai de Gripen (leia-se componentes americanos, ingleses, sei lá mais o quê…).

Tem um ditado em Taubaté que diz que o peixe morre pela boca…

fullcrum

Todo mundo pode se passar por jornalista e o assunto da moda é a novela Fx-2, perdi a conta de quantas notícias em blog´s, revistas com supostos especialistas escrevendo e gente que escreve sempre m* sobre qualquer assunto.Qualquer definição sobre o FX depois de tanto tempo irá coroar a grande vergonha que essa novelinha se transformou. Quando essa acabar começará a do sub-nuc e a base a ser construída…

Jacubão

A RÚSSIA é a favor das sanções, mas se apertar mais um pouquinho, ela peida na farofa, rsrsrsrs…

RL

Jacubão….ahahahahaha.. Essa foi a melhor. Será que ela realmente faria isso em prol de uma ou duas duzias de caças e o ingresso do Brasil para o projeto T-50? Bom, eu não já não sei de mais nada desse processo, aliás nunca soube e é bem capaz de morrer velho em uma cadeira e nunca saber. Os projetos da MB estão indo tudo beleza, ao que parece os do EB tb, agora a FAB ta apelando neh. Fala sério. Já já teremos sanções dos fabricantes pq a coisa tá demorando tanto que ninguem vai querer que o Brasil compre nada.… Read more »

RobsonMBr

Depois que o processo sai da esfera técnica/estratégica e passa a ser instrumento político/ideológico e de barganha passa a ter pouca credibilidade. Se a França bater o pé e preferir não mudar sua política externa e correr o risco de não vender o caça, o grande perdedor será o Brasil. Será a desmoralização total. Vamos ver o que vai dar. Talvez com a indefinição e as brigas dentro da FAB e do MD, perdeu-se o “TIME” da compra. Vamos aguardar, mas já estou achando difícil sair alguma coisa. Como existe a necessidade e a aceitação popular pelo reequipamento, talvez seria… Read more »

RobsonMBr

Está no http://www.naval.com.br/blog

“”os italianos querem entrar com todas as forças nos projetos de modernização das Forças Armadas, em particular no da Marinha, já que a concorrência FX-2, para a compra dos novos caças da Forca Aérea Brasileira (FAB), provavelmente será vencida pelos franceses, desbancando o sueco Grippen (que conta com uma série de componentes das empresas do grupo italiano).

Se já estamos duvidando dos franceses, imagina só do gripen NG.

Harry

Caros “Essa visão choramingona de país terceiromundista já cansou. Vamos comprar logo esse avião e chega de ficar implorando favores” Quem vem choramingar aqui no Brasil são os politicos franceses. Não somos terceirosmundistas quando se fala em bancar essa Jaca . Quem usa Instrumento de política externa são os francesa que insistem em dizer que tem a favor uma parceria estratégica, um alinhamento com as politicas braslieiras de multipolarismo, de apoio a uma cadeira CS e Deus sabe lá mais o que falando em alinhamento Atento para o fato:”O Rafale venceu tecnicamente algumas concorrências, como no caso da Coréia do… Read more »

Cor Tau

São os nossos caças rumo a 5 geração……….É brincadeira mesmo…….

http://www.youtube.com/watch?v=NZBxcM1EyRk

Leonardo Crestani

Como a decisao sera politica e tecnica, e os fornecedores sao europeus e americanos e eles nao estao nem ai pra politica brasileira, o certo é colocar um motorzinho a jato nos supertucanos e ficarmos com uma solucao caseira e barata, é um produto nacional, pois esperarmos pelo F-X2 hehehe, nem estou mais sentado, mas ja deitei porque cansei de ser bobo….

Black Hawk

putz dessa forma o vencedor do fx-2 so daki uns meses…
eita como demora pra comprar 36 caças…
enquanto isso a india acelera para comprar 120 çacas… e nois com essa demora fdp pra comprar 36…
e gente nao tem jeito o vencedor do fx 2 vai ser revelado so no proximo governo!!!

Nick

Usar o FX-2 como barganha em diplomacia internacional , enquanto a FAB aguarda o anúncio à mais de 6 meses , é o fim da picada. Essa Jaca francesa não é uma decisão técnico-econômica, aguadar mais o que??? Na boa, Jobin está apenas enrolando a todos porque não tem argumentos que sustentem essa compra. Simples assim.

[]’s

Nick

errata:

aguadar= aguardar….

[]’s

Nick

Caro Paulo Rick,

Sinceramente o fato de ter maioria de sistemas anglo-americanos não o torna menos sueco, na minha opinião. É uma opção que eu considero muito mais racional que fabricar quase tudo internamente de uma forma anti-econômica como os Franceses fazem. Mas é minha visão.
Da mesma forma, o Supertucano ou o futuro KC-390 terão muito dos sistemas importados e apenas integrados aqui. Mas não considero menos brasileiros por esse fato.

[]’s

Icaro

Modo Teoria da Conspiração: on

Esses politiqueiros tão fazendo isso pq negociaram junto com a propina e esse equipamentos militares o maior segredo industrial brasileiro, as ultracentrifugas da MB. Por isso tão arrotando a parceiria estrategica aos 4 cantos!!! Por isso o F-X2 tah demorando!!! Por isso o Irã assinou o acordo com o Brasil!!! Por isso o Obama ainda não nos atacou com o subnuc q está em nossas aguas!!!

Modo Teoria da Conspiração: off

Vamos ter juizo e separar o joio do trigo!!!

Black Hawk

como q coloca avatar?
tem q me inscrever no blog?
me ajudem e q nao to conseguindo !!!
obrigado

NOTA DOS EDITORES:
BLACK HAWK, DIGITE “GRAVATAR” NO CAMPO BUSCA DO BLOG (CANTO SUPERIOR DIREITO DA PÁGINA) E VOCÊ VERÁ UMA MATÉRIA MOSTRANDO TODOS OS PASSOS PARA COLOCAR SEU AVATAR.

Luan

Pobre da frança.Um dos paises que defendem sanções mais duras contra o Irã,e provavelmente apoiaria um ataque caso confirmado energia nuclear o suficiente para fazer uma bomba nuclear.Agora fica nesse impasse,Ou vota contra o Irã ou arrisca ficar sem o Rafale graças a nossa graciosa politica externa que agora apoia terroristas.

Mas sem problemas,se eu fosse a França descia o pau no Irã,o governo a tempos mostra que não quer terminar essa concorrencia nesta administração.E arrumou mais uma boa forma de empurrar mais um pouquinho.
´
[]’s

Luan

Ficar sem o Rafale = ficar sem vender o Rafale*

João Augusto

Galera… o governo brasileiro é cheio de gente sem compromisso com nada… A diplomacia é um ____________. Os representantes são um bando de __________. Nos três poderes paira a tirania da inconstitucionalidade. A cara de pau é a marca das instituições nacionais. E a imprensa, que “é o 4º poder” (A OAB também é o 4º poder, mas essa treta fica pra outro comentário…) também ____________. E não estou falando isso só da Veja, Folha de São Paulo e dos demais veículos de direita não. Estou falando é da Grande Mídia. Toda ela. Sabe o que o governo acompanha de… Read more »

Alfredo.Araujo

Eu concordo…
A França assinou uma aliança estratégica…

Paises aliados se apoiam, e não apenas defendem seus interesses internos, pq até agora essa aliança só rendeu frutos a França…
Levaram os contratos dos Subs e dos Helis…

Como podemos colocar todos os ovos em um cesto q nao nos apoiam em nada ??

Mto interessante essa ponderação por parte do governo…

Lanterna Verde

Putz, pegar notícias da Isto É, simplesmente não há nem o que comentar, a reportagem da revista poderia ao menos citar algum membro do governo ou do ministério da defesa para dar credibilidade a informação, agora convenhamos, o que uma coisa tem em relação a outra, só por que vamos fazer uma compra de caças não significa que temos que ter um alinhamento automático com Paris, e muito menos eles com Brasília, isto é política típica de Washington.

Abraço, Lanterna Verde.

Cor Tau

Afinal…………Essa tal “parceria estratégica” é firme, concisa, concreta, verdadeira, confiável…..Ou não é?!……………

http://www.youtube.com/watch?v=GtKcXghRLtw

bartolomeu

É evidente que a França vai se alinhar com os EUA, como já ficou demonstrado. E ela tem razão! É a posição sensata, pois o Irã trabalha para ter uma bomba nuclear e isso é péssimo! O governo petista está cometendo o mesmo erro de Galtieri na questão das Malvinas: pensar que uma potência (neste caso os EUA) da OTAN iria se aliar à Argentina contra a Grã-bretanha, também da OTAN. Aliás, falar em erros do governo petista é redundante. Disso tudo pode sair uma coisa boa: deixar de comprarmos aviões supercaros e rainhas de hangar e comprarmos o que… Read more »

grifo

É muito interessante ver os defensores do Rafale agora sendo contrários a um uso “político” do programa FX-2.

Depois que o Rafale ficou em último lugar na avaliação técnica da Força Aérea, foram os franceses que apelaram para as vantagens “geopolíticas” do caça francês. Era o seu único trunfo para vender um caça inferior em termos técnicos (e muito superior em termos financeiros).

Agora que as tais vantagens “geopolíticas” se reverteram, não adianta chorar…

A-Bomb

Então vai dar os caças Suecos.
Acho pouco provável França ir contra as sanções.

Não entendo porque o governo petista insiste em defender um pais que o mundo inteiro condena.
Duvido que frança va ficar contra Estados Unidos e a favor do Brasil.

Será que os f5 aguentam mais uns 20 anos?

Átila Haber

Mais um bla bla para postergar essa compra, vai ver que se o brasil for para a final da copa contra a frança, também virá notícia como “O Brasil espera o resultado final da copa para decidir a compra de caças.”, essa projeto FX-2 já virou palhaçada.

grifo

Enquanto isso, na França:

Sarkozy reafirma a Netanyahu sua esperança em uma resolução ‘a mais forte possível’

PARIS – O presidente Nicolas Sarkozy reafirmou nesta quinta-feira (27/5)ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu a esperança em ver aprovada “rapidamente” pelo Conselho de Segurança da ONU uma resolução com sanções contra o Irã “a mais forte possível”.

http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5iNXH7vTq5OGGNLi6XfjxDBslpmqQ

Danton

PRick,
A filosofia da SAAB é colocar nos seus aviões o que há de melhor no mundo em termos de custo/eficácia.
Assim como a Embraer está buscando fazer no KC-390.
Melhor motor, melhor radar, etc.
Por isso, nem o Gripen nem o KC-390 terão qualquer equipamento francês.

Almeida

hahahaha, ate parece! fx-2 ta em todas agora!

Drcockroach

grifo disse: 31 de maio de 2010 às 1:16 “É muito interessante ver os defensores do Rafale agora sendo contrários a um uso “político” do programa FX-2. Depois que o Rafale ficou em último lugar na avaliação técnica da Força Aérea, foram os franceses que apelaram para as vantagens “geopolíticas” do caça francês. Era o seu único trunfo para vender um caça inferior em termos técnicos (e muito superior em termos financeiros). Agora que as tais vantagens “geopolíticas” se reverteram, não adianta chorar…” Prezado Grifo, Serah que eles beberam do mesmo vinho (Dassault) que o Lobim? Aparentemente este vinho deixa… Read more »