Comemoração do Dia Internacional dos Mantenedores da Paz da ONU

4

Cerimônia, na Base Aérea de Brasília, homenageará homens e mulheres que serviram e servem em operações de manutenção da paz

Barra de Cinco Pixels

No dia 28 de maio (sexta-feira), acontecerá, na Base Aérea de Brasília, a cerimônia em comemoração ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz (Peacekeepers) da Organização das Nações Unidas. O evento, coordenado pelo Ministério da Defesa, vai homenagear os “boinas azuis”, como são chamados os militares que serviram ou servem em missões de paz.

A solenidade contará com a presença de diversas autoridades civis e militares e, durante a cerimônia, um grupamento formado por ex-integrantes de Missão de Paz desfilará a frente da tropa. Na ocasião, ainda será feita uma homenagem póstuma aos militares falecidos nas missões de paz. Desde 2008, o evento entrou para o calendário anual da capital federal com sua realização conduzida esse ano pela Força Aérea Brasileira.

PEACEKEEPERS

Dia Internacional dos Mantenedores da paz (peacekeepers) faz referência ao dia 29 de maio de 1948, quando o Conselho de Segurança da organização das Nações Unidas autorizou, pela primeira vez, uma operação de Manutenção da paz. A mobilização se deu na Palestina após o cessar-fogo da guerra árabe-israelense e, a partir daí, iniciava-se a busca de soluções pacíficas para os conflitos internacionais. O Brasil participa da Missão de Paz desde 1956, quando enviou tropas para Suez, no Egito.

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre GRS

Prezados,

Presto aqui a minha homenagem à esses bravos homens e mulheres que, com suas vidas, garantem a paz e a segurança de outrens. Aos que tombaram em campo, o sentimento do dever cumprido.
A todos o meus sinceros votos de gratidão e admiração.

Sds.

Edgar

[Off-Topic] Acho que esta matéria poderia virar um post aqui do Aéreo:

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,aviao-experimental-bate-recorde-de-voo-hipersonico-nos-eua,557639,0.htm

Fernando Sinzato

Senhores.

Minhas felicitações aos bravos homens.
Minha admiração aos honrados que tombaram em uma causa justa e minha condolência a família dos mesmos.

Abs.

Danilo

Parabéns aos homens e mulheres que se dedicam a manutenção da paz neste mundo que cada vez mais necessita de PAZ !