Nova secretaria da Defesa centralizará compras de helicópteros para as Forças

43

Brasília, 09/10/2008- O Ministério da Defesa deverá criar uma nova secretaria com a função de centralizar as compras de alguns materiais e equipamentos destinados à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica, inclusive os novos helicópteros que serão fabricados pela Helibrás. A informação foi dada na última quarta-feira pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, durante visita ao Comando de Aviação do Exército, em Taubaté (SP).
“Nós estamos caminhando para a criação, no Ministério da Defesa, de uma secretaria de compras de materiais de defesa, para não ficar pulverizado. Nós teremos um ganho de escala e uma organização maior da definição das políticas de compras das Forças”, explicou Jobim.
Outra mudança administrativa já sinalizada pelo ministro aos comandantes das Forças, foi a reestruturação do orçamento anual de cada uma delas. A solicitação é de que as atividades de manutenção, relativas à subsistência das organizações, sejam separadas das ações destinadas a melhorias, devendo estas últimas ser apresentadas sob a forma de projetos.
Desta forma, a Defesa fará a priorização dos projetos e a distribuição dos recursos necessários à sua execução. Esse novo formato deverá ser exercitado a partir de 2009, com vistas à elaboração do orçamento de 2010.
Em relação aos helicópteros de transporte, modelo EC-725, sucessor do Super-Cougar, o ministro explicou que estará incluído no “acordo guarda-chuva” a ser assinado em dezembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo presidente francês Nicolas Sarkozy, e no qual estarão incluídos também os submarinos convencionais e a propulsão nuclear.
“Imediatamente após, formatar-se-ão os contratos. Isto será feito através da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, mas com uma característica: a centralização de compras vai ser através do Ministério da Defesa”. A previsão é de uma compra mínima de 50 unidades, quantidade considerada necessária para tornar viável o investimento no Brasil.

FONTE: MinDef

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RL

Essa secretária já deveria existir a séculos no governo centralizando as compras para as três forças.

Meu receio, é de que este novo orgão seja mais uma ferramenta de corrupção e uma verdadeira máquina que vem a beneficiar interesses e privilégios a poderes de influência maior sobre este estado cada vez mais combalido e falido, desprovido de identidade forte e soberana.

Lucius Clay

Bem destacado RL, porém, acredito que a idéia não estava madura o suficiente e nem o momento político ajudava. Acho que agora é o melhor momento, onde se lançará o Plano Estratégico de Defesa Nacional.

Lecen

Uma nova Secretaria para unificar compras de aparelhos militares?

Pelo amor de Deus, olhem no dicionário!! Isso signifnica: “CABIDE DE EMPREGOS”

Mais duas dezenas de inúteis filiados ao PT (ou provavelmente ao PMDB) para nada fazer.

Pessoal, com essa crise mundial, e o dinheiro das reservas sendo gastos para conter os estragos, o Brasil não terá reaparelhamento militar NENHUM.

Vamos continuar sendo os retardatários, como sempre.

E viva a República!!!!

(Pelo menos no Império tinhamos a quarta mais poderosa marinha de guerra do mundo)

Cinquini

O nosso Ministério da Defesa ainda é um “bebe aprendendo a andar”. Veja bem, nao estou criticando, eu até acho que o nosso MD está evoluindo e muito desde a sua criação. A intenção deles é que com o MD forte, com funcionários civis, poderemos desmobilizar os militares que estao lá ocupando funções burocráticas e ai eles podem voltar a ocupar funções militares. Isso é uma vontade dos militares e do MD, pois assim deixaremos a burocracia e política com os civis e os militares com suas atividades! Parabéns por essa nova secretaria do MD, agora teremos como comprar melhor… Read more »

Walderson

Caro RL,
vejo essa criação com bons olhos, pois facilita o controle do que é gasto. Ao invés de um órgão em cada FA, teremos um só. O TCU – Tribunal de Contas da União – está adorando. Diminui a possibilidade de fraudes.
Sds.

Fábio Max

Falatório demais, ação de menos…

Vassily Zaitsev

Essa secretaria, se realmente funcionar de forma correta, será um bom avanço na questão ” compra de equipamentos”. Agora, já passou da hora de EB, MB e FAB se juntarem e criarem uma escola-conjunta de aviação de asas rotativas, como faz a Inglaterra.

Henrique Sousa

Já li em alguma revista um almirante da Marinha falando que uma padronização no que se refere a asas rotativas em nossas FAs era “manifestação básica de inteligência elementar”.

Vamos ver em que ponto se encontra a inteligência de nossos gestores.

Hornet

Caro Walderson,

estou contigo, também vejo essa secretaria com bons olhos. Uma centralização nas compras como essa é fator de racionalização dos gastos e padronização da frota (nas 3 armas). Para quem não tem muito dinheiro pra investir em defesa, como o Brasil, isso é um avanço e mostra um caminho interessante a ser seguido. Ou seja, a construção de um MD fomentador de políticas (organizadas) de defesa, que até agora nunca existiu de verdade, ou a contento, no Brasil.

abraços

Edilson

sempre defendi este tipo de iniciativas e acho que é importante dizer que corrupção por corrupção, a compra isolada beneficia muito mais. pois as negociatas estão longe dos olhos e ouvidos.
agora a manifestação de descontentamento(caso haja) terá 3 vozes.
defendo a integração máxima das forças e esta é uma idéia que vem bem a calhar

Luiz Pinelli  Neto

Decisão Firme e Coragem Imbatível (Já Atualizado ) !!! Precisamos de capacidade e determinação para mudarmos o Planejamento Estratégico da nossa Lei Orçamentária. O Plano Estratégico de Defesa já foi assinado, muito bem !!!. Agora precisamos programar, com disciplina e certa urgência, o comportamento legal das nossas despesas orçamentárias públicas, ou, vamos concluir, logicamente, que o citado Plano não é importante para a soberania nacional. Não restam dúvidas que decisão e coragem são importantes para o governo tornar a execução do Plano Estratégico possível, com isso ele governo deverá mudar seu pensamento de “fome zero”,” PAC disto ou PAC daquilo”… Read more »

Cantarelli

Meu caro luiz onde os BMP-3 vao trafegar? la é so mato vende a intantaria nao blindados .

Luiz Pinelli  Neto

O Grande Perigo ! Este assunto, pelo menos em nossa compreensão pessoal, é também relacionado ao Plano Estratégico de Defesa Nacional. Não bastam armas e equipamentos modernos para as nossas FAs, é necessário estar muito atento para a seguinte questão social de grande gravidade. A Sociedade Brasileira, perigosamente displicente, não percebe o alto grau de corrupção administrativa e política que assola o País. E o que resulta dela, a certeza cínica da impunidade, basta que olhemos as notícias vinculadas pela mídia diariamente. È muito rápido,da corrupção ao afrouxamento dos costumes, da extinção das crenças, dos ideais, da destruição da fé… Read more »

Luiz Pinelli  Neto

O Necessário Trivial + Completo ??? Mais uma vez vou tocar num mesmo assunto sobre O Plano Estratégico de Rearmamento Militar das FAS. O Plano é necessariamente ambicioso, mas muito longo, até 2030. O Brasil é um país geograficamente grande e diversificado, com vários e diferentes teatros operacionais. As nossas fronteiras são altamente cobiçadas, pelos bandidos internacionais. Por enquanto não falei nada de novo, que a opinião pública não saiba.Um Plano Estratégico de Defesa deste porte, precisará com certeza de muitos recursos financeiros, durante diversas gestões governamentais. Tem o governo de preocupar-se em mobilizar fontes de recursos permanentes, por longo… Read more »

Luiz Pinelli  Neto

Plano Estratégico de Defesa do Brasil 01 Entendemos que os tanques blindados pesados M-60 A3TTS são excelentes tanques, embora antigos e adquiridos em 2ª mão dos nossos “eternos aliados do norte”. Apesar de boa blindagem, não possui saias laterais que poderiam oferecer certa defesa para armas portáteis anti-tanques, mas o grande perigo contra os tanques de quaisquer tipos ou blindagens são a munição em flecha. Acrescentemos que o grande peso destes tanques para a situação geográfica do Brasil, torna-se um complicador. Ele não poderá ser usado em qualquer terreno sem a devida cobertura aérea. Brigadas ou esquadrilhas de modernos helicópteros… Read more »

Luiz Pinelli  Neto

O Plano Estratégico e os Custos Gerados !!! Hoje, domingo, este patriota velho, está muito preocupado com o desenrolar do nosso Plano Estratégico de Defesa Militar. Até agora o governo não definiu as Fontes de Recursos tão necessárias à execução plena deste Plano de Defesa, pois, vejamos o tamanho do território brasileiro, com toda sua diversificação geográfica do terreno, sem falarmos do grande contingente humano das nossas FAs. A necessidade da organização e do aparelhamento de material bélico, com a aquisição de novos armamentos, com a adequação, ao terreno brasileiro, de outros armamentos modernos, com a repotencialização de alguns bons… Read more »

Luiz Pinelli  Neto

“-O Plano Estratégico de Defesa Militar do Brasil, vai para o espaço ???” O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A SOCIEDADE BRASILEIRA ? A Lei nº 8.666 de 21/06/1993, que institui as normas para licitações e contratos na administração pública do Brasil foi violentamente criticada pelo governo por “atrapalhar” as obras dos PACs. As obras na Ferrovia Norte-Sul foram paralisadas pelo TCU, segundo este Órgão de Controle Externo, visto terem sidos encontradas muitas irregularidades gravíssimas, aliás, não é comum este procedimento técnico dos tribunais de contas, só diante de “caso de polícia imediato”. O Governo vetou a LDO ( A Lei… Read more »

Luiz Pinelli  Neto

Corrupção Não Tem Perdão!! Não é nosso propósito comentar assuntos políticos de quaisquer espécies, ainda mais porque, o nosso sistema político em vigor, compreende a escolha direta dos candidatos a cargos eletivos, exercendo cada eleitor seu direito ao livre arbítrio. Por ventura, a má escolha já constitui uma severa punição para a sociedade displicente, pois, as funções do mau político sempre ficarão, vergonhosamente, manchadas por seu exercício indigno e ultrajante à Nação. Entretanto, quando esta corrupção envolve desvios ou roubos de dinheiro público, que deixou de ser utilizado, corretamente, em funções ou programas de despesas da Lei Orçamentária, fica uma… Read more »

Luiz Pinelli  Neto

ATENÇÃO !!
A Venezuela quer um total de 500.000 para suas FAs e 1.200 blindados russos de última geração, adaptados para uso na região amazônica. Por que será ???
Luiz

RL

Essa secretária já deveria existir a séculos no governo centralizando as compras para as três forças.

Meu receio, é de que este novo orgão seja mais uma ferramenta de corrupção e uma verdadeira máquina que vem a beneficiar interesses e privilégios a poderes de influência maior sobre este estado cada vez mais combalido e falido, desprovido de identidade forte e soberana.

Lucius Clay

Bem destacado RL, porém, acredito que a idéia não estava madura o suficiente e nem o momento político ajudava. Acho que agora é o melhor momento, onde se lançará o Plano Estratégico de Defesa Nacional.

Lecen

Uma nova Secretaria para unificar compras de aparelhos militares?

Pelo amor de Deus, olhem no dicionário!! Isso signifnica: “CABIDE DE EMPREGOS”

Mais duas dezenas de inúteis filiados ao PT (ou provavelmente ao PMDB) para nada fazer.

Pessoal, com essa crise mundial, e o dinheiro das reservas sendo gastos para conter os estragos, o Brasil não terá reaparelhamento militar NENHUM.

Vamos continuar sendo os retardatários, como sempre.

E viva a República!!!!

(Pelo menos no Império tinhamos a quarta mais poderosa marinha de guerra do mundo)

Cinquini

O nosso Ministério da Defesa ainda é um “bebe aprendendo a andar”. Veja bem, nao estou criticando, eu até acho que o nosso MD está evoluindo e muito desde a sua criação. A intenção deles é que com o MD forte, com funcionários civis, poderemos desmobilizar os militares que estao lá ocupando funções burocráticas e ai eles podem voltar a ocupar funções militares. Isso é uma vontade dos militares e do MD, pois assim deixaremos a burocracia e política com os civis e os militares com suas atividades! Parabéns por essa nova secretaria do MD, agora teremos como comprar melhor… Read more »

Walderson

Caro RL,
vejo essa criação com bons olhos, pois facilita o controle do que é gasto. Ao invés de um órgão em cada FA, teremos um só. O TCU – Tribunal de Contas da União – está adorando. Diminui a possibilidade de fraudes.
Sds.

Fábio Max

Falatório demais, ação de menos…

Vassily Zaitsev

Essa secretaria, se realmente funcionar de forma correta, será um bom avanço na questão ” compra de equipamentos”. Agora, já passou da hora de EB, MB e FAB se juntarem e criarem uma escola-conjunta de aviação de asas rotativas, como faz a Inglaterra.

Henrique Sousa

Já li em alguma revista um almirante da Marinha falando que uma padronização no que se refere a asas rotativas em nossas FAs era “manifestação básica de inteligência elementar”.

Vamos ver em que ponto se encontra a inteligência de nossos gestores.

Hornet

Caro Walderson,

estou contigo, também vejo essa secretaria com bons olhos. Uma centralização nas compras como essa é fator de racionalização dos gastos e padronização da frota (nas 3 armas). Para quem não tem muito dinheiro pra investir em defesa, como o Brasil, isso é um avanço e mostra um caminho interessante a ser seguido. Ou seja, a construção de um MD fomentador de políticas (organizadas) de defesa, que até agora nunca existiu de verdade, ou a contento, no Brasil.

abraços

Edilson

sempre defendi este tipo de iniciativas e acho que é importante dizer que corrupção por corrupção, a compra isolada beneficia muito mais. pois as negociatas estão longe dos olhos e ouvidos.
agora a manifestação de descontentamento(caso haja) terá 3 vozes.
defendo a integração máxima das forças e esta é uma idéia que vem bem a calhar

Luiz Pinelli  Neto

Plano Estratégico de Defesa do Brasil 01 Entendemos que os tanques blindados pesados M-60 A3TTS são excelentes tanques, embora antigos e adquiridos em 2ª mão dos nossos “eternos aliados do norte”. Apesar de boa blindagem, não possui saias laterais que poderiam oferecer certa defesa para armas portáteis anti-tanques, mas o grande perigo contra os tanques de quaisquer tipos ou blindagens são a munição em flecha. Acrescentemos que o grande peso destes tanques para a situação geográfica do Brasil, torna-se um complicador. Ele não poderá ser usado em qualquer terreno sem a devida cobertura aérea. Brigadas ou esquadrilhas de modernos helicópteros… Read more »

Luiz Pinelli  Neto

Decisão Firme e Coragem Imbatível (Já Atualizado ) !!! Precisamos de capacidade e determinação para mudarmos o Planejamento Estratégico da nossa Lei Orçamentária. O Plano Estratégico de Defesa já foi assinado, muito bem !!!. Agora precisamos programar, com disciplina e certa urgência, o comportamento legal das nossas despesas orçamentárias públicas, ou, vamos concluir, logicamente, que o citado Plano não é importante para a soberania nacional. Não restam dúvidas que decisão e coragem são importantes para o governo tornar a execução do Plano Estratégico possível, com isso ele governo deverá mudar seu pensamento de “fome zero”,” PAC disto ou PAC daquilo”… Read more »

Cantarelli

Meu caro luiz onde os BMP-3 vao trafegar? la é so mato vende a intantaria nao blindados .

Luiz Pinelli  Neto

O Grande Perigo ! Este assunto, pelo menos em nossa compreensão pessoal, é também relacionado ao Plano Estratégico de Defesa Nacional. Não bastam armas e equipamentos modernos para as nossas FAs, é necessário estar muito atento para a seguinte questão social de grande gravidade. A Sociedade Brasileira, perigosamente displicente, não percebe o alto grau de corrupção administrativa e política que assola o País. E o que resulta dela, a certeza cínica da impunidade, basta que olhemos as notícias vinculadas pela mídia diariamente. È muito rápido,da corrupção ao afrouxamento dos costumes, da extinção das crenças, dos ideais, da destruição da fé… Read more »

Luiz Pinelli  Neto

O Necessário Trivial + Completo ??? Mais uma vez vou tocar num mesmo assunto sobre O Plano Estratégico de Rearmamento Militar das FAS. O Plano é necessariamente ambicioso, mas muito longo, até 2030. O Brasil é um país geograficamente grande e diversificado, com vários e diferentes teatros operacionais. As nossas fronteiras são altamente cobiçadas, pelos bandidos internacionais. Por enquanto não falei nada de novo, que a opinião pública não saiba.Um Plano Estratégico de Defesa deste porte, precisará com certeza de muitos recursos financeiros, durante diversas gestões governamentais. Tem o governo de preocupar-se em mobilizar fontes de recursos permanentes, por longo… Read more »

Luiz Pinelli  Neto

O Plano Estratégico e os Custos Gerados !!! Hoje, domingo, este patriota velho, está muito preocupado com o desenrolar do nosso Plano Estratégico de Defesa Militar. Até agora o governo não definiu as Fontes de Recursos tão necessárias à execução plena deste Plano de Defesa, pois, vejamos o tamanho do território brasileiro, com toda sua diversificação geográfica do terreno, sem falarmos do grande contingente humano das nossas FAs. A necessidade da organização e do aparelhamento de material bélico, com a aquisição de novos armamentos, com a adequação, ao terreno brasileiro, de outros armamentos modernos, com a repotencialização de alguns bons… Read more »

Luiz Pinelli  Neto

“-O Plano Estratégico de Defesa Militar do Brasil, vai para o espaço ???” O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A SOCIEDADE BRASILEIRA ? A Lei nº 8.666 de 21/06/1993, que institui as normas para licitações e contratos na administração pública do Brasil foi violentamente criticada pelo governo por “atrapalhar” as obras dos PACs. As obras na Ferrovia Norte-Sul foram paralisadas pelo TCU, segundo este Órgão de Controle Externo, visto terem sidos encontradas muitas irregularidades gravíssimas, aliás, não é comum este procedimento técnico dos tribunais de contas, só diante de “caso de polícia imediato”. O Governo vetou a LDO ( A Lei… Read more »

Luiz Pinelli  Neto

Corrupção Não Tem Perdão!! Não é nosso propósito comentar assuntos políticos de quaisquer espécies, ainda mais porque, o nosso sistema político em vigor, compreende a escolha direta dos candidatos a cargos eletivos, exercendo cada eleitor seu direito ao livre arbítrio. Por ventura, a má escolha já constitui uma severa punição para a sociedade displicente, pois, as funções do mau político sempre ficarão, vergonhosamente, manchadas por seu exercício indigno e ultrajante à Nação. Entretanto, quando esta corrupção envolve desvios ou roubos de dinheiro público, que deixou de ser utilizado, corretamente, em funções ou programas de despesas da Lei Orçamentária, fica uma… Read more »

Luiz Pinelli  Neto

ATENÇÃO !!
A Venezuela quer um total de 500.000 para suas FAs e 1.200 blindados russos de última geração, adaptados para uso na região amazônica. Por que será ???
Luiz

Rubens

Está mais que na hora de tirar essa gente do poder, estão destruindo tudo o que foi construído com suor e sangue, o pior de tudo: o povo brasileiro perdeu a identidade, perdeu a vergonha na cara, perdeu o senso de defesa da soberania, muito conveniente não! Será que as urnas vão resolver esta situação mais que preocupante?

forte abraço aos patriotas

Luiz Pinelli  Neto

O Plano Estratégico de Defesa Militar do Brasil, SEMPRE !! Li o comentário, num Blog, de um conhecido jornalista chamando o dia de 7 de setembro, como o dia da PALHAÇADA !!Palhaçada como disse, deve ser de homens como ele próprio, afogados na imbecilidade atual e sem discernimento lógico para compreender que pátria e bandeira não são sinônimos, apenas de desfile militar de 7 de setembro, mas significam, costumes, ideais, segurança, bem-estar, subsistência, proteção e abrigo para ele e sua família.Mas, em linhas gerais, estes sintomas sociais assustam o suficiente, a sociedade que pensa, analisa, e sabe fazer projeções para… Read more »

Luiz Pinelli  Neto

Decisão Política, Nunca !!! A compra de aviões da caça para a FAB é assunto altamente especializado, e, de política correlata deve haver apenas o necessário e o suficiente para garantir, imediatamente, a sua aquisição para o pronto emprego nas funções que lhe competem, que é a segurança territorial. As negociações, aqui no Brasil, se prolongam por um tempo exagerado, visto a crônica indisponibilidade de recursos financeiros e orçamentários, por motivos, já amplamente, comentados. Uma tragédia nacional anunciada com data marcada.Agora um governo dizer que vai “decidir quando quiser”, porque é competência exclusiva do Sr. Presidente, parece outra brincadeira de… Read more »

Luiz Pinelli  Neto

“ O Lado Negro” ( da Coluna O Patriota Velho O Plano Brasil ) A Brigada Haiti está com sua conclusão de seu treinamento totalmente prejudicado. Não pode ser dado o “pronto” à nova tropa para partir do Brasil para a substituição do contingente que já se encontra no Haiti , agora, vejam porque: “falta munição para a tropa dar uma certa quantidade necessária de tiros, no transcorrer no seu treinamento no Brasil”.Isto só pode ser uma brincadeira de muito mau gosto.Diante de intenso “falatório” sobre o Plano Estratégico Militar para o Brasil e o renascimento da Indústria Bélica Nacional,… Read more »

Luiz Pinelli  Neto

Vendas c/ Chantagem !!! Segundo o Ministro Jobim, o Brasil não mais “comprará” material bélico usado ou de “2ª mão”. Muito boa a posição adotada, pois, o Brasil não é um simples comprador de armas, mas um parceiro e precisa de transferência de tecnologia militar para que com este incentivo venha instalar nossas indústrias de equipamentos bélicos e permitir que o Brasil alcance com total independência da industria bélica, o permanente fortalecimento militar e modernização técnica das nossas FAs.Pensávamos que a Engesaer, a ser criada pelo governo do Sr Lula da Silva, atendesse a estas necessidades. Porém, a lamentável falta… Read more »