Inaugurado hangar do DSM de Manaus

17

Hangar apoiará aeronaves da FAB, incluindo o F-5

Barra de Cinco Pixels

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, inaugurou na terça-feira (25/5) o Hangar do Destacamento de Suprimento e Manutenção (DSM) de Manaus, localizado na Base Aérea de Manaus (BAMN). A partir de agora, a Força Aérea Brasileira (FAB) passa a contar com uma unidade específica e única para efetuar a manutenção de sua frota de aeronaves na região amazônica. O evento teve a presença de várias autoridades do Alto Comando da Aeronáutica.

O Destacamento tem cerca de sete mil metros quadrados. Para a construção foram utilizados 150 mil metros cúbicos de terra, o que representou 30 mil viagens de caminhão para o transporte desse volume. O hangar será utilizado para a manutenção de aeronaves dos modelos C-105, C-98, C-97, H-60 e F-5, além daquelas em trânsito na região. A infraestrutura da nova instalação é composta por 32 seções diferentes distribuídas entre os setores de manutenção, logística e controle, por onde estão alocados 136 militares das mais diversas especialidades.

“Esse hangar vem consolidar uma política do comando da aeronáutica no sentido de concentrar a logística sobre um órgão para permitir que o comando geral de operações aéreas realize as suas missões em condições de maior mobilidade e eficácia”, explica o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Antonio Gomes Leite Filho, comandante do Comando Geral de Apoio (COMGAP), a quem o DSM está subordinado.

“A grande vantagem será a execução descentralizada dos serviços que vai permitir agilidade e economia de recursos”, ressalta o Tenente-Coronel-Aviador Esdras Sakuragui, chefe do Destacamento.

Simulador C-105

Na ocasião, o Comandante também visitou o simulador da aeronave C-105. O equipamento permite o treinamento do piloto nas mais diversas situações, como vôo básico, por instrumentos, lançamento de cargas e guerra eletrônica. O aparelho é considerado como de última geração e não há similar abaixo da linha do Equador, seja na esfera civil ou militar.

Desde fevereiro deste ano, 106 pilotos da FAB já utilizaram o equipamento. Entre as principais vantagens da utilização do aparelho estão a possibilidade de simular condições que não seriam possíveis em situações reais e o barateamento dos custos.

FONTE: CECOMSAER

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Galileu

Demorou!

Marcos

Parabéns, é o começo, devemos e com toda certeza iremos amplia-lo, tanto em capacidade quanto em quantidade.

fábio

Ufa!
Até que enfim um governo de brasileiros para brasileiros!
Esse realmente é sério e está fazendo o que nunca foi feito nas
forças armadas do Brasil.
Duas esquadras?
Dezoito FREMM?
Sub nuclear?
Hélic. realmente de ataque?
Caças no “plástico” e em quantidade que o pig “esconde” mas será
de 120 160?
(……………………….)
E tem gente que fala mal. Minha nossa senhora!
Outra div. anfibia?
(……………………….)

COMENTÁRIO EDITADO POR FAZER PROPAGANDA POLÍTICA

Nick

Parabéns a FAB, aquela região tem que ser uma das prioridades para o futuro.

[]’s

Alexandre GRS

Prezados,

Mui brevemente teremos os vetores F-5EM patrulhando mais efetivamente aquela região que, em termos geográficos, corresponde a porção ocidental da Europa.

Sds.

Brandalise

Excelente a noticia!

Mas a ideia dos F-5 fazendo defesa de ponto na Amazonia nao convence muito. Falta muito raio de acao no “bichinho”.

O melhor eh a descentralizacao, e o suporte que os R-99 e Super Tucano passarao a ter.

Abs!

Fernando "Nunão" De Martini

“Brandalise em 26/05/2010 às 20:27” Brandalise, Certamente o menor raio de combate / de interceptação do F-5, comparado a outras opções mais modernas, é um problema numa região tão vasta. Só que, mesmo para caças bem mais capazes o problema continua. Mas essa descentralização, como você escreveu, certamente é benéfica. O ponto é que essa “descentralização” também precisa ser entendida como “desdobramento”. Creio que, tanto para o F-5 quanto para um substituto futuro (qualquer um dos concorrentes do F-X2) o que vai importar é o esquadrão estar baseado em Manaus mas poder desdobrar com frequência frações em Boa Vista, Porto… Read more »

Marcos

Fábio
Menos, menos…

Brandalise

“E tem gente que fala mal. Minha nossa senhora!” Fabio, vc estah fazendo campanha? Minha Nossa Senhora, digo eu! E os meritos da FAB? (…………………) Com os “governos que fazem” nos sempre temos de ter atencao. Compram o mais caro dizendo que eh o melhor (sera?), mas aih tem muito lobby e interesse por beneficios escusos. Vc sabe disso, neh? Soh como exemplo, o governo do Collor tb “fazia”. Alem disso, despesas desmesuradas em fim de mandato sao feitas para deixar na sinuca o governo seguinte. Contratos militares sao otimos para isso, pq implicam em pagamentos caros, em varias prestacoes… Read more »

Alexandre GRS

Prezado Brandalise, Ainda sim, se existem méritos, e de fato existem, nada nos impede de congratular aos executores, independente da corrente política vigente. Isso é ser pragmático. Existem louros de fato que devem ser comemorados. Existe entretanto uma crassa diferença entre política de governo e política de estado. Acho que pautar ações de bom grado à nação brasileira é politicagem, e isso é tudo que o nosso país não precisa. Sds. NOTA DOS EDITORES: ÓTIMO COMENTÁRIO, ALEXANDER GRS. DEVIDO AO COMENTÁRIO QUE GEROU ESSA DISCUSSÃO TER SIDO EDITADO EM SEUS TRECHOS DE EXPLÍCITA PROPAGANDA POLÍTICA, ACHAMOS POR BEM CONGRATULÁ-LO PELA… Read more »

Alexandre GRS

Prezado Brandalise,

No mais, respeito seu comentário. Só penso ser meio pernicioso pautarmos ideológicamente essa discussão.
Óbvio que o mérito deve ser divido entre os diversos setores envolvidos.
Porém, é fato que o poder executivo de uma certa maneira se ateve as políticas de estado que as cabeças pensantes da nação idealizaram.
Isso é um ponto positivo. Espero que as próximas gestões também se atenham.

Sds.

Brandalise

Alexandre, concordo. Me empolguei? Talvez. Mas venhamos e convenhamos… foi propaganda, neh? Nao fui eu a trazer o componente ideologico aqui (mea culpa, se continuei o que foi introduzido antes). Meu ponto talvez tenha ficado escondido no meio de um scrap deveras longo, mas existem dois pontos muito claros: (i) o merito comeca com a FAB; (ii) criticas ao Governo e decisoes governamentais sao validas sim, se bem embasadas; o mesmo vale para a FAB, MB, EB, qndo couber a critica. No mais, fico muito feliz com a inauguracao do hangar da DSM-Manaus. Parabens a todos os envolvidos. Que ninguem… Read more »

Rafael

Simulador C-105, esse simulador não estva escondido na Amazonia?
E sua operação não era segredo até pouco tempo?

Walderson

Nunão,

faço minhas suas palavras. Acho importante este desdobramento, pois, até pouco tempo, não tínhamos nada naquela região. A FAB viu a importância e começou a equipar a região com seus Tucanos. Um tempo depois com os A-29. Agora, teremos um vetor supersônico. Até pouco tempo isso seria impensável.
Um abraço a todos.

bbc_poa

Afinal, houve alguma confirmação da movimentação de F-5 para o norte do país? Ja se ouviu vozes “quentes” dizendo que o esquadrão iria e não iria ser estabelecido. A notícia da criação do DSM prevê a capacidade de manutenção do F-5 dentre outras aeronaves, mas nada da criação/movimentação do esquadrão operacional.

Outra questão: alguém sabe se foi ou não aprovada a modernização dos F-5 ex-Jordânia? Que eu sabia, eles estavam estocados no PAMA-SP, correto?

Brandalise

Editores (Poggio? Nunao? Na duvida, fica o comentario de forma geral) Sem problemas! Ateh agradeco a edicao, mesmo que seja do meu comentario. Antes de montar meu avatar e comecar a comentar no blog, li grande parte dos posts, de ponta a ponta. Alem de me dar uma visao dos temas e dos perfis de participantes, deu para pegar o clima do blog (vide meu scrap anterior). Justamente esse clima/ritmo foi que me incentivou a participar do blog, entao minha participacao nao pode subverter isso, e toda a interferencia neste sentido estah mais do que adequada. Mais importante: vi tb… Read more »

Brandalise

Nunao, a palavra eh essa mesmo: desdobramento! Nunca teremos aeronaves suficientes para cobrir nosso espaco aereo. Por isso sempre gostei do sistema de defesa aerea da Suecia, que se baseia em desdobrar aeronaves para pistas improvisadas ou bases temporarias. Eles fazem isso como estrategia de defesa; nos podemos fazer para cobrir territorio, e racionalizar recursos. E isso implica tb em descentralizacao da manutencao, para que cada base principal tenha a autonomia de gerenciar seus recursos e implementar suas acoes de desdobramento, independentemente de Brasilia ou do Rio de Janeiro. Neste sentido, acho que a estrategia da FAB vem evoluindo de… Read more »