BF-4 First Flight

Voou ontem o primeiro F-35 Lightning II com sistemas de missão completos. A Lockheed Martin disse em seu release que é o avião com o pacote de sensores mais poderoso e abrangente jamais visto num caça:

  • Radar AESA Northrop Grumman AN/APG-81 – com longo alcance e capacidade de designação de múltiplos alvos ar-ar e ar-solo e mapeamento SAR;
  • Lockheed Martin Electro-Optical Targeting System (EOTS) – para busca e rastreamento passivo por infravermelho, com longo alcance e capacidade de designação de múltiplos alvos ar-ar e ar-solo;
  • Northrop Grumman Electro-Optical Distributed Aperture System (EO-DAS) – sistema passivo, esférico, de longo alcance para detecção de ameaças. Fonte de vídeo por infravermelho e projeção de visão noturna para o capacete do piloto, com visão esférica em torno da aeronave;
  • BAE Systems Electronic Warfare (EW) system – para localização geográfica simultânea de múltiplas ameaças e alvos;
  • VSI Helmet Mounted Display System (HMDS) – capacete integrado com HUD virtual, informação de alvos, capacidade “look-shoot” e visão noturna e vídeo projetados no visor do capacete;
  • Northrop Grumman Integrated Communication, Navigation & Identification (ICNI) – apóia o processamento do radar, EOTS e DAS, navegação, controle do armazenamento de armas, fusão de sensores e informações off-board;
  • Honeywell Inertial Navigation System
  • Raytheon Global Positioning System

O F-35 BF-4 é da variante STOVL (short takeoff/ vertical landing) e vai começar os testes do radar AESA, sistemas EW, ICNI, ICP, GPS, INS e HMDS, integrando os sensores aos testes de voo. As variantes F-35C (embarcada) e F-35A convencional também serão equipados com sistemas de missão similares.

Os aviônicos do F-35 já passaram das 100.000h de testes em laboratório, incluindo a fusão de sensores no Cooperative Avionics Test Bed, um jato 737 modificado para incorporar a suíte eletrônica do F-35. O software do sistema atingiu grande estabilidade e os sensores alcançaram ou superaram as performances preditas.

O BF-4 vai se juntar aos outros três protótipos de F-35B que estão em testes na Naval Air Station Patuxent River. Os testes do BF-4 têm como objetivo prover dados para a funcionalidade dos sistemas de missão Block 0.5, a fim de avaliar a implementação e integração do hardware e software.

O software Block 0.5 incorpora importantes capacidades, incluindo busca ar-ar e modos de abertura sintética, transponder amigo/inimigo, integração com rádios UHF/VHF, EW e RWR e navegação. A informação é apresentada ao piloto num cockpit no estado-da-arte e no display do capacete.

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Sirkis

Saudações!

Ponto para o programa do F-35. Um duro golpe para aqueles que achavam que o programa seria cancelado e que não valia investir num caça de 5° geração. A Rússia, China e índia fazendo o mesmo. Enquanto isso nós iremos de Rafale…

Boa Tarde!

Gaspar

Como diz Sirkis,

E nós vamos de Rafale.

Alex

uma avião de verdade, que já saiu do papel. e já tem compradores certos. já outros que estão aí, só o BOBO DO BRAZIL, vai comprar…

chora brasil, pais atrasado mesmo.

Pieter

Olha só um dos resultados quando se tem U$ 600 Bilhões de budget militar…quanto mesmo que o Brasil gasta? E ainda ficam pechinchando sobre o preço de um jato de 4 geração…

Mad Dog

E pior ainda……com o Gripen NG…

LBacelar

Mad Dog disse:
8 de abril de 2010 às 15:37

hahahaha

falou tudo

Alex Nogueira

Mesmo com estes avanços significativos, acredito que o F-35 só vai voar (exemplares de linha de produção) daqui uns 5 – 7 anos. E sem contar que até se tornar operacional ainda vai levar mais um bom tempo.

Fabio Mayer

Alex Nogueira,

Pelo andar da carroagem, os novos caças da FAB só chegarão em 5 ou 7 anos, dados os problemas diversos que afligem o processo estúpido deles.

Logo, melhor seria esperar pelo F-35 mesmo.

Nick

Inacreditável que esse caça foi preterido em favor do Francês. Esse e o PAKFA. 2 caças de 5ª geração preterido em favor de um de 4.5 e mais caro que ambos. É para rir ou chorar???

Quando Lula, Jobin, Amorin e MAG fecharam com os Franceses, poderiam ter feito o favor de avisar o Saito que o processo que era conduzido pela FAB não valia nada. Deveriam ter avisado que ter componentes americanos era quesito eleminatário. Pelo menos a ShortList poderia ser Rafale, SU35BM e o que mais? o J10B chinês?

[]’s

Tecnocop

Podem falar ou reclamar…, os americanos as vezes são chatos quanto a querer ser a maior e melhor em tudo, mas eles também sabem fazer um caça de combate de respeito… e que aviônico… cockpit maravilhoso… sem palavras, se tivem uns 20 desses por aqui resolveria muito de nossos problemas.

vplemes

E por aqui, tem gente que acha que compensa pagar mais caro por uma jaca francesa encalhada, que ninguém além de nós vai ser besta de comprar. Pelo preço da jaca francesa dava para comprar o F-35.

Caipira

Demais pra nós…

Roy Focker

Eu só queria estar ali sentado pilotando esta maravilha!!!, não iea sobrar nenhum Zentraed…

Roy Focker

ia

Top Gun

O negócio do F-35 não envolvia TOT.

Ponto pro Rafale.

MA

Pra quê TT quando se tem um F-35???
Que chato… Agora ficamos chupando dedo.

Henrique Sousa

Estes americanos e suas traquitanas cheia de complexidades, onde já se viu voar só agora com os sistemas de missão, em outras bandas voa o protótipo e rapidim já esta “operacional”…….

Genivaldo

Calma amigos! Os super tucanos, Xavantes e AMX , potam o F- 35 para correr…….zum,zum………

vplemes

Top Gun disse:
8 de abril de 2010 às 16:56

E quem disse que vai ter com os franceses? Se você não sabe, na propostas dos picaretas comedores de lesma, o Lisarb só vai fabricar algo “depois” da 36ª célula ( ou seja se ficarmos só nestas 36 não tem ToT)

Henrique Sousa disse:
8 de abril de 2010 às 17:08

Igual a jaca francesa? Até a pouco tempo atrás tinha que voar escoltado por Mirrage 2000 para poder jogar bombas, pois nem designador laser tinha.

moises

Ainda acho que o governo deveria analisar melhor a proposta russa sobre o su-35, que seria como a porta de entrada para o pak-fa, o governo russo ofereceu ao brasil o pak-fa não como venda de prateleira, mas sim para o Brasil construir como sócio juntamente com a India e a propria Russia que é a dona do projeto, se o Brasil não aproveitar a sorte não baterá na porta outra vez…. Daqui uns tempos o Chile adquirirá o F-35 , e a Venezuela de chavito indo de pak-fa, enquanto o Brasil que é bem mais rico e capaz com… Read more »

Top Gun

Mas vplemes, o projeto FX-2 a aquisição de 120 aeronaves???

Tem grandes chances de termos 120 Rafales durante esses 40 anos.

“Igual a jaca francesa? Até a pouco tempo atrás tinha que voar escoltado por Mirrage 2000 para poder jogar bombas, pois nem designador laser tinha.”

– Isso é detalhe cara. Só precisam fazer a integração do damocles no soft do Rafale que já era… (na internet diz a partir do Rafale F3) – então isso é questão de tempo.

vlw

Rafael

O F-35, carrega uma bomba nuclear? Ai sim ele seria muito mais perigoso.

Vader

Rafael disse: 8 de abril de 2010 às 19:50

“O F-35, carrega uma bomba nuclear?”

Porque, iremos bombardear com artefato nuclear a Argentina? A Bolívia? A Venezuela? E vc é quem vai dar bomba atômica pro Brasil?

Putz, cada asnice que a gente é obrigado a ler… Saudades do blog com comentários fechados só pra assinantes…

Vader

MA disse: 8 de abril de 2010 às 17:05

“Pra quê TT quando se tem um F-35???”

Falou tudo MA. Três esquadrões de F-35A pra FAB, e um de F-35B pra Marinha e podemos voltar a pensar em caças daqui há uns 40 anos…

Mas é “demais pra nós”… bom mesmo é pagar o dobro do preço por uma JACA que ninguém quer…

Sds.

EAFAL

Uai Vader, achei que você iria fazer um comentário sobre esse cockpit.

Agora…sensacional a projeção do terreno em visão noturna e esférica da aeronave realizada diretamente no visor do capacete do piloto. Deve fritar o cérebro dos pilotos até acostumarem a usar hehehe.

Sds

Danilo

MASSA ! NÉ !

Vader

EAFAL disse: 8 de abril de 2010 às 20:31:

“Uai Vader, achei que você iria fazer um comentário sobre esse cockpit.”

Ihhhh amigo, falar o quê? Simplesmente do outro mundo, o post já diz tudo sobre seus sistemas.

No exato instante em que o primeiro caça desses deixar a linha de montagem e for para a linha de frente todas as outras aeronaves do globo terrestre serão coisa do passado remoto. Incluso o F-22.

Abs.

Galileu

concordo, eu nunca vi algo que prestasse nessa história de ToT..

1- a Fab em 300 anos vai produzir uns 40, logo nao precisa de ToT.

2- Vamos vender pro Paraguai, a jaca!? não…….logo não precisa de ToT

Não precisa nem ser F35, os Su35 dá e sobra.

vplemes

Top Gun disse:
8 de abril de 2010 às 18:56

120? Com o preço desta jaca, e com o valor de hora de vôo deles? Se chegarmos mesmo a comprar, vai ficar apenas nos 36. Para ficar parado no hangar esta passando de bom. Quanto à integração do damocles, acho engraçado isso. Se é americano, criticam porque está testando e integrando tudo antes de entrar em produção. Se o assunto é a jaca francesa, não tem problema se estiver com quase tudo por integrar e certificar. Como diz o vader: haja paciência!

Raphael

Será que nenhum empresa vai lançar um simulador de voo de computador com F-35, Su-35BM,Pak-FA,Rafale,EF-2000?

Raphael

É ruim dos americanos nos venderem os F-35 e se vender deve ser por 150 milhões de dolares cada e cheio de restrições.

luiz otavio

mas na foto do cockpit indica mísseis na ponta das asas, logo, deixou de ser stealth, mas, com todos esses sensores, só um míssel terra-ar para se atrever a chegar perto, pois o avião perceberá tudo a sua volta.

Bosco

Luis,
A previsão para cargas externas seria usada em cenários de baixa intensidade ou para o “segundo dia da guerra” que é quando já houve a degradação do sistema de defesa aérea do inimigo.
Se bem que 1 SRAAM em cada ponta de asa não degrada tanto o RCS do F-35. Provavelmente ainda ficaria abaixo de 0,1 m2 que em combinação com o seu radar AESA de longo alcance, ainda lhe daria a vantagem da iniciativa na maioria das situações de combate, “vendo” antes e “atirando” antes.
Um abraço.