F-35 e F-16

O programa do avião de combate JSF F-35 Lightning II vai violar os limites da lei Nunn-McCurdy em mais de 50% nos custos da linha base original de 2001, segundo um avaliador do programa do Pentágono.

Christine Fox, diretora do escritório de Avaliação de Programas e Custos do Departamento de Defesa (DoD), disse aos legisladores hoje que a declaração formal de não-cumprimento ocorrerá no dia 1 de abril. Ela informou também que o Pentágono tem conhecimento desse fato desde outubro de 2009, um mês antes do que havia sido relatado previamente.

As mais recentes estimativas do DoD prevêem que cada um dos jatos custará entre US$ 80 milhões e US$ 95 milhões, em dólares de 2002. Ou US$ 95 milhões e US$ 113 milhões em dólares de 2009, respectivamente.

Em 2001, o Departamento de Defesa dizia que o custo do Joint Strike Fighter seria de US$50,2 milhões dólares para cada um dos 2.852 jatos previstos para compra. O Pentágono atualizou a estimativa para US$ 69,2 milhões em 2007, para uma compra planejada de 2.443 jatos.

F-35 BF-02

O Pentágono espera agora ter uma estimativa final sobre os custos das aeronaves no início de junho, quando termina o pacote de certificação Nunn-McCurdy, disse Christine Fox à comissão de Serviços Armados do Senado, durante uma audiência.

Fox comparou o F-35 aos programas de outras aeronaves “valiosas para o DoD”, como o C-17 e o F-22. Segundo ela, o F-22 “repetidamente falhou em atingir as metas de performance, cronograma e custos no programa de desenvolvimento” e mesmo assim a Lockheed Martin produziu uma aeronave capaz.

Ashton Carter, subsecretário de Defesa para a aquisição, tecnologia e logística, disse na audiência que as datas para a Initial Operational Capability (IOC), da Força Aérea e Marinha para o F-35 foram transferidas para 2016, ou seja, com atraso de três e dois anos, respectivamente. Para o USMC, a data permanece em 2012. A aeronave dos Marines irá utilizar o software Block 2, enquanto as da Marinha e a Força Aérea vão utilizar a versão Block 3.

Carter disse que o secretário da Força Aérea Michael Donley informará o Congresso sobre a violação da lei Nunn-McCurdy dentro de poucos dias.

F-35 REVO

SAIBA MAIS:

    Subscribe
    Notify of
    guest

    97 Comentários
    oldest
    newest most voted
    Inline Feedbacks
    View all comments
    robert

    o que que os outros países do consórcio estão pensando numa hora dessas?

    Clésio Luiz

    Tudo de bom, horas! Não só eles não estão tendo acesso à tecnologia como prometido (vide a Grã Bretanha por exemplo, não terá acesso ao código fonte dos programas, mesmo sendo o segundo maior parceiro), como o avião a ser entregue já nascerá inferior em combate aéreo aos seus futuros adversários, como o Su-35 e o PAK-FA. Além é claro, de terem de pagar quase 3 vezes o preço prometido no início do projeto (de 50 para 130 milhões lá em 2015).

    motta_eiras

    Quanto custará o Gripen BR?

    fabio

    Acho normal… quem quer tecnologia de ponta e desenvolvimento, não existe outra saida a não ser GASTAR !!! País que não quer gastar em equipamento de ponta… basta voar de xavante…. simples… FAz como a FAB… voa de F5 durante 40 anos… ai não gasta muito… ( ou pelo menos diz que não gasta… vai saber…)
    Imaginem o que o Brasil não gastaria ou gastará caso queira desenvolver tecnologia militar … Se vão torrar 500 milhões na “reforma” do Maracanã… (que absurdo) que dirá desenvolver um caça de 5ª geração…

    rogerio

    Realmente concordo tem que gasta mais por um equipamento e no caso do brasil mais ainda por tranferencia de tecnologia

    Cristiano GR

    hehe e ainda tem carinha querendo abortar o fx-2 e comprar o f-35, haha e sabe-se lá quanto realmente custariam ao país e, detalhe, sem nenhuma transferência de tecnologia e sem off-sets e sem peças sobreçalentes, sem período de manutenção, sem montagem no país, sem isso… sem aquilo… e na total dependência americana quanto ao uso e restrições de uso.

    entusiasta

    E agora felipe_cps

    Cadê aquelas continhas de padaria?????????

    rsrs

    Bernardo R.

    me lembro agora do calote americano nos anos 70!!! em que desvalorizaram o dólar em 8% pra lucrarem em cima de vários países, entre eles, o Brasil!!

    tomem trouxas!!!!

    Bernardo R.

    ps: (off topic) chamei de trouxa os que entraram no jogo……

    por essas e outras, quero o gripen ou o rafale

    th98

    Pelo visto o F-35 não era mesmo para nós

    Pegasus

    Isso ate parece aquelas obras do brasil, interminaveis e consumindo cada vez mais e pedindo cada vez mais, mesmo que essa aeronave seja o supra sumo do combate aereo ja esta passando dos limites até mesmo do país mais rico do mundo.

    Pegasus

    Brasil, desculpem, pela letra miniscula na palavra acima.

    Curvo

    Aos que gostam da desgraça alheia, devo dizer que este é o preço para início de produção, depois com a linha em andamento e, tudo o mais, a tendência é de queda nos preços, alguém aí já ouviu falar em escala ????

    th98

    Curvo

    pelo texto essa é a projeção de custo, o que já deve contar com a quantidade estimada

    latino

    E dinheiro que não acaba, sò Reino Unido espera receber 138 F-35B e todo o programa F-35 Lightning II deverá ser composto por 3100 aeronaves das três variantes.para diversos paises .

    Ricardo

    Curvo em 11 mar, 2010 às 19:06

    Negativo meu caro. Este é o preço para se produzir 2400+ unidades. Ou seja, é o valor rateado.

    Manfred von Richthofen

    Espero que ele valha o preço, pois do contrário, o PAK-FA vai fazer a festa.

    Lacerdinha

    entusiasta em 11 mar, 2010 às 18:36

    Cadê aquelas continhas de padaria?????????

    Deve ter ido no Moinho buscar mais FARINHA.

    PC

    E tem gente dizendo que pelo preço, o NG – que da mesma forma que o F35 está em desenvolvimento – é a melhor opção para nós…
    Se os americanos, que são bambas nesse negócio de fazer avião militar estão tomando esse toco financeiro, imaginem como vai ficar a questão do preço do desenvolvimento do NG.
    Quanto não custará um exemplar ao final?
    E não chegará nem perto da escala de produção planejada de 2443 aeronaves para o F35…
    (a bem da verdade, o complexo industrial-militar americano sabe muito bem como meter a mão em grana).
    sds

    Ronaldo

    Pra vocês verem como é o mundo real vs o mundo da SAAB, acham que ficaria estático o preço durante o projeto inteiro, e olha que os americanos são um dos mais experientes em projetar aeronaves e ainda foram pegos por aumentos de custos e tempo.

    Lol

    Isso vai ser uma jaca de tão caro

    Cor Tau

    Iiiiiiiiiiiiiiii………………..

    Cor Tau

    “o que que os outros países do consórcio estão pensando numa hora dessas”

    Eu gostaria de saber é o que a FAB pensa numa hora dessas……O que se passa na cabeça daquela gente nesse momento……

    André Castro

    Lol , mais vai ser uma jaca stealth !!

    Lol

    Olha o PAK-FA T50 aí gente!
    Depois dessa, qual é a diferença de preço de um F-22 e um F-35?

    Alexandre Galante

    Pessoal, comentários fora do tópico, que contenham expressões de baixo calão ou agressões a outros leitores serão deletados.

    Se vocês prestarem atenção, agora existe um botão de preview que permite verificar seu comentário antes de postar, para efetuar as devidas correções. Antes de apertar o botão postar, verifique seu texto.

    Lol

    Foi mal Galante, me desculpe.

    Francisco AMX

    apesar de tudo.. se ele ficar nos 100milhões, e se comprovar todas as promessas, não vai ser tão caro assim… um Gripen C/D foi vendido a thailândia por 80milhões… isso sim é ser caro!

    Sds!

    Francisco AMX

    Ronaldo! parabéns!

    “”Pra vocês verem como é o mundo real vs o mundo da SAAB, acham que ficaria estático o preço durante o projeto inteiro, e olha que os americanos são um dos mais experientes em projetar aeronaves e ainda foram pegos por aumentos de custos e tempo.”‘”

    essa sim é uma verdade inconveniente!

    Nostradamus

    Qual o preço final do PAK-FA alguem garante?

    greg

    Não era melhor terem gasto essa grana para resolver os problemas do F-22, e também, aproveitar e fazer uma versão exportável?

    greg

    Para o PAKFA tem a questão dos motores, que não sei a quantas anda. Tem o radar aesa que não sei como está também.

    A carcaça a gente já sabe que eles fizeram, pelo menos, e voa. Mas e o software?

    O software de aviões de quinta geração são complicados, pois os equipamentos devem trabalhar em conjunto e toda aquela coisa. Não separados e o piloto se virando para administrar isto tudo.

    vicinius

    apesar do aumento irão continuar com o deselvolvimento.
    porque não tem jeito se quer aeronaves de ultima geração tem que meter a mão no bolso.

    vplemes

    Acho engraçado alguns aqui acharem caro pagar 100 milhões por um caça de 5ª geração, mas acham totalmente normal pagar quase a mesma coisa por um rafale. Ainda mais se pensarmos que ele vai ter mais de 2000 produzidos, o que eventualmente vai fazer o preço de sua hora de vôo bem mais em conta do que a jaca francesa.

    Cor Tau

    Maquiavel disse que os meios justificam os fins……..Hoje Em dia a taxa de corrupção cresce 80%…..A taxa de honestidade cai 20% e a taxa de incredulidade aumenta 100%….E ninguém faz nada……

    Ronaldo

    vplemes em 11 mar, 2010 às 22:06

    A comparação, se refere ao preço projetado inicialmente para o preço atual, esse é o debate.
    E a título de informação o F-35 vai sair por mais de 100 milhões de dolares APENAS o vetor, a França esta oferecendo ao Brasil o Rafale F3 todo armado e com suporte, por isso a diferença. O F/A-18 E/F Super Hornet se não me engano tambem vem completo com armas, o projeto Gripen NG não oferece armamento se não me engano.

    Craveiro

    Com relação a custos, o de aquisição de uma aeronave é importante mas, mais do que isso, é seu custo de manutenção (hora de voo, sobresalentes etc…)

    Não dá para imaginar algo barato, mas tem que pesar bem o que quer!

    Robson Br

    Este deverá ser o preço de aquisição. Imaginem só o de manutenção.

    Fico também questionando se esse PAK-FA vai ser terminado.
    O que eles mostram foi apenas a metade de uma fuselagem.
    Estou duvidando se eles tem tecnologia e dinheiro para terminar o caça.

    O melhor é pegar a calculadora do Felipe e tsc tsc para fazer contas do risco de um desenvolvimento. AMX nunca mais.

    Fabio Mayer

    O PAK-FA ou T50 ainda é um projeto, ninguém sabe o quanto mais vai custar, tal qual o que está acontecendo com o F-35 e deverá acontecer com o Gripen NG, Alguém ai em cima bem disse que para desenvolver tecnologia, tem que matar o escorpião que guarda no bolso e gastar. É isso mesmo, infelizmente para nós, que vivemos num país onde a classe política mediocre, nivela tudo pela sua mediocridade. Penso que se o custo do F-35 está crescendo e sendo bancado pelos EUA, também é porque estão agregando novas funcionalidades à ele, justamente pensando no desenvolvimento do… Read more »

    Robson Br

    galante
    ficou muito bom o novo formato de postar

    Nick

    O “problema” se é que podemos chamar de problema, é que eles quiseram fazer o F-35 um “3 em 1” de uma só vez. Um projeto totalmente novo, dos aviônicos ao motor, com versões VSTOL, CTOL e para ser operados a partir de Porta Aviões. Problemas durante o desenvolvimento dos protótipos aparecem, e atrasam o andamento, traduzindo-se em mais custos. De certa forma, isso aconteceu com o Rafale, que foi concebido para ser um “omnirole”, ou seja um faz tudo para a AdlA, substituindo vários tipos de caças e aviões de ataque. Também partiu do zero, da concepção do caça… Read more »

    Cor Tau

    É como eu digo………Caças de 5G são como W Vista………E caças de 6G são como W7………Por isso farão como a microsoft fez…..Abandonarão o vista…Porque é caro….É complicado….Complexo……….Pesado…….De custo beneficio irrisório……O Pak ja é um sucesso…….Porque se desenvolveu e saiu como um W7……..Vai dar tudo certo para os russos…….Só uma comparação………..

    vplemes

    Ronaldo em 11 mar, 2010 às 22:16 64 milhões de euros x 1.365 = 87 milhões de dólares. Este é só o preço de aquisição, quanta a armas, ninguém está colocando preço de armamento na proposta, o que os americanos fizeram foi pedir autorização ao congresso para venda das mesmas para o Brasil, mesmo porque no RFI não foi pedido armamentos. É só fazer as contas e você vai ver que as coisa não são bem assim. A proposta Francesa depois do desconto é de 6 bilhões de dólares o que vai dar um valor de quase 170 milhões de… Read more »

    D'Almeida

    As comparações sem todos os dados efetivos são muito perigosas. Teria que se discutir e analisar todos os itens, recursos e tecnologia embutidas em cada aeronave. Sem falar dos armamentos!

    Acho que um caça com todos os recursos apresentados pelo F-35 tem que ficar caro mesmo. Afinal não é pra qualquer um.

    kaleu

    Nas Buenas …

    Se acham o F-35 JSF Stealth por US$ 113 milhões caro … imagine o que eles achariam de um 4ªG como o nosso querido Rafa por US$ 176 milhões … absurdo?

    o que acham ?

    abc
    kaleu

    Cor Tau

    Para mim os caças de 5G terão transição rapida ou precoce como foi com o W Vista….

    Tiago Jeronimo

    O engraçado é que pensam que o PAK-FA vai ser melhor e mesmo assim mais barato, que só os caças ocidentais que estouram o orçamento, como sempre o milagre russo de sempre oferecer mais por menos.

    Francisco AMX

    Mas e o preço de 80milhões? isso é fato, do Gripen C da Thailândia! não é suposição! foi noticiado! 80milhões de dólares por um caça inferior a um F-16B50!
    Preço do Rafale ninguém sabe de fato! mas um Rafale por 90milhas tá dado! se comparar com os valores do Gripenzinho C!

    ACORDEM MENINOS!

    EAA

    Pura burocracia.O custo podia ter subido 100% que não faria a menor diferença. Os EUA tem grana e pronto. Basta um relatório dizendo que outro país poderá ter superioridade tecnológica que abrem a porta do cofre. Sempre foi assim.
    Abs.

    Francisco AMX

    “como sempre o milagre russo de sempre oferecer mais por menos.”

    Isso é coisa de Sueco! eles até já patentearam! compre 1 leve 2! …. mas no final paguem 5… ou 6… se der tudo certo