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f16in-logoPara quem acha que o F-16 já morreu, ele está bem vivo e disputando agressivamente o F-X da Índia. O F-16IN Super Viper é a versão moldada para atender aos requisitos do Programa Medium Multi Role Combat Aircraft (MMRCA). Além de superar as já conhecidas características de alta performance do F-16, a versão IN incorpora algumas tecnologias de 5a. geração, tornando-o um dos mais avançados caças de sua categoria.
Entre as inovações, o Super Viper incorpora o radar AESA Northrop Grumman APG-80, um data-link para Guerra centrada em Redes (Net-Centric Warfare), cockpit full-color com HMD, sistema de auto-defesa de última geração como decoys rebocados e o motor General Electric F110-132A.
Um dos trunfos do F-16 é a sua confiabilidade e facilidade de manutenção, provada em combate, com base em mais de 13 milhões de horas de voo em tempo de paz e em operações de guerra.
O principal concorrente do Super Viper no MMRCA é o MiG-35.

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NOTA do BLOG: O F-16 também foi oferecido ao Brasil na versão F-16BR, visando a disputa pelo Programa Fx-2.

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Felipe Cps

Essa sim uma aeronave fantástica e que cairia como uma luva pra FAB, embora ainda ache o Gripen NG melhor e mais barato… Uns 150 desses acabaria com a graça de tudo que é Chapolim e cocalero por ae…

Uma pena essas restrições de tecnologia dos EUA… tivéssemos nós hoje um governo menos PeTralha e mais alinhado com a democracia e os valores ocidentais, e menos demagogo, talvez conseguíssemos afrouxar as rédeas do Tio Sam, mas fazer o que, tá cheio de quinta-coluna no país querendo se alinhar com os pobres e entregar o país pros “do lado de lá”…

Tiago Jeronimo

Pode ter certeza queé melhor do que qualquer coisa oferecida no FX-2 só tem um contra, esse é o limite de desenvolvimento dessa célula enquanto o Rafale e oGripen NG tem condições de evoluirem ainda mais.

Fábio Max

O SU35 já era nessa concorrência.

Nunão

Pois é, Tiago. Mas há uns 10 anos que eu leio que o F-16 “já chegou ao ápice da evolução” ou que a célula “não permite mais evoluções” ou que “novos caças prestes a entrar em operação (e ainda devendo isso até hoje) o tornarão obsoleto”… Mas ele continua evoluindo! Era a melhor opção custo-benefício do F-X1, na minha opinião, com uns usados pra quebrar o galho junto, como o Chile fez, sem ficar com tanta frescura e política pra (não) decidir. Na época eu torcia pelo Gripen também, que apanhou de tudo que é lado. Mas isso já são… Read more »

Wolfpack

Futuro vetor do Chile. Depois dos Block50 em breve os Block60… E nós discutindo o retorno da phoenix SU35 e do EF2000? Brincadeira.

Bosco

Nunão,
eu também sempre gostei desse “baixinho”.
Agora alguns falam a mesma coisa do F-18E/F. Que ele não tem como mais evoluir , patati, patata…
Balela!

Para os que gostam de um “IRST” eu informo que o F-16 pode operar o pod eletroóptico “Sniper” e o F-18 o “ATFLIR”. Ambos com capacidade ar-sup, reconhecimento em tempo real e ar-ar.

Tiago Jeronimo

Nunão e Bosco,

O que pode evoluir no F-16 são os aviônicos mas a célula em sim na minha opinião não aguenta mais mudanças e eu não acredito que esses tanques conformais não diminuiram as capacidades de manobra do Viper.

Vocês consideram evolução apenas como aviônicos eu considero a célula junto, se fossem apenas aviônicos, peguem um F-86, coloquem um AESA nele, um PW-129, um IRST e voilá um caça de 4ª geração 😛

Francisco AMX

Esse é o cara! bota o SH no bolso em desempenho aeronáutico! e agora nesta versão, é um dos melhores no mundo hoje! Se derem uma olhada no desenho, na concepção do canopy, logo perceberam que o F-16 é mais moderno que o F-18, e não adianta espernear, ´qualquer avião que nasceu durante ou 10 anos depois do F-16 fica parecendo vovô perto dele! até hoje o F-16 é completo e atual em todos os sentidos, apesar de ser um mono, ele tem desempenho de gente grande quando voa! Felipe, porque vc considera o Gripen NG melhor que o F-16B60???… Read more »

JACUBÃO

Apesar de bonitinho e moderno, todos sabem que o F-16 é quase um avião de cristal que ao menor descuido durante os pousos e decolagem, pode ter algum objeto engolido por sua turbina, que por sinal, tem a entrada de ar bem na altura desses objetos, sou mais o SU-35.

Coruja

O F-16 ñ atingiu seu limite evolutivo, assim como o Mirage, atualizado pela embraer, seria um exelente vetor p FAB. Com a vantagem de estarmos com total controle de seu desenvolvimento.

RLobo

eu caro francisco amx um grande abraço e que venham mais “brigas” rsrsrs já estou tomando algumas aulas com o belfort rsrs

Alguem sabe porque ele não entrou no FX-2?
Sempre achei o F16 um puta caça!!!

Bosco

Tiago,
sem dúvida os tanques conformais diminuem a capacidade de manobra do avião, mas eles diminuem menos que os tanques subalares. É esse o objetivo.

Francisco,
o único outro caça que tem um canopy inteiriço tipo bolha é o F-22 (salvo engano). Todos os outros são a la “F-18”.

Um abraço a todos.

Luís Fernando

Nunão: No outro post eu havia manifestado com relação à possibilidade de análise da papelada do Su 35 no sentido de que se for apresentada uma proposta, seria sensato dar na mesma uma boa olhada, mesmo porque se houvesse uma proposta muito boa seria do interesse do país, e certamente não teria como ser uma resposta, por motivos óbvios ao RFP da FAB, não recebido pela Rosoboronexport. Não resta dúvida que as colocações do Mauro Domingues são respeitáveis, quanto à seriedade do Projeto FX2 até então. Porém, meu entendimento tinha muito a ver com o ocorrido antecedentemente na concorrencia de… Read more »

Bosco

Jacubão,
essa estória que ele é vulnerável o objetos na pista é lorota.
Funciona muito bem nos desertos do OM, etc.
Isso foi invenção de algum aloprado civil ou militar e virou lenda na internet igual à sucuri que comeu o dentista.
Além do mais o caça americano de quarta geração com maior nível de disponibilidade e de mais fácil manutenção.
Um abraço meu caro.

Leonardo

Caramba ,o F 16 é melhor do que tudo agora, nada se compara ao Viper, somente é superado pelo F 22 então? Engraçado mostram o Mig 35, que também tem radar AESA e sensores avançados além do TVC, é uma aeronave com muito mais avanços que qualquer outra versão anterior do Fulcrum, dizem que não tem alcance, isso aquilo também não é bom, que é só propaganda dos russos, não foi corrigida nenhuma “deficiência” mesmo sendo um projeto de modernizaçõa total da célula, da qual não se tem nenhuma informação concreta a respeito do desempenho da aeronave ainda, mas simplesmente… Read more »

Bosco

Leonardo, eu não tenho nada contra caça russo. Só não acho que devemos começar nossa relação com eles comprando caças de última geração. Acho leviano. Não é nada contra o equipamento em si. Na verdade começamos comprando os Mi-35 que particularmente não gosto mas vamos ver no que vai dar. Sempre defendi o F-22 quando “alguns” insistiam em dizer que ele era uma m—– e que o Rafale era no mínimo igual, pra não dizer superior, mostrando claramente serem passionais e parciais. Também defendo algumas vezes os caças americanos de quarta geração porque alguns claramente fazem sua análise de forma… Read more »

JACUBÃO

Bosco, eu li sobre isto em alguma revista,que não me lembro qual, mas foi na época do FX-1 e esse seria um dos pontos negativos do F-16, e inclusive falou-se que teriam que inspecionar a pista antes de operar com a aeronave, mas como falei, li respeito e não sou especialista no assunto.

ABRAÇOS.

Leonardo

Bosco Também não tenho nada contra caças americanos, nem quero criar polêmicas, mas é está uma das funções de foruns como este, o F 16 inclusive é caça da qual tenho grande admiração, mas gosto muito do equipamento militar russo em geral, realmente esse F 16 “marombado” está cheio de equipamentos de guerra eletrônica de última geração que o tornam ainda mais perigoso em combate, mais esses tanques conformais (acredito eu que devam ser) devem prejudicá-lo em manobrilidade um poouco, porém a doutrina atual norte-americana de combate aéreo visa sempre o combate BVR, o que em minha opinião devido aos… Read more »

Francisco AMX

Leonardo, falando somente de vetor, entre o Mig-35 e o F-16B60, considero, pelos números apresentado, por ser bimotor, ter uma manobrabilidade superior com o TVC, o Mig-35 é bem superior!

SASTIFEITO? 🙂

Abraço
Francisco

Paulo Renato

Fala sério os F16 americanos estão saindo para a entrada do F35/F22, os americanos são espertos querem é vender e de uma forma ou outra deixar outras armas mas fracas, vendo que o F35/F22 é superior aos F16. Acho que o Brasil poderia ter adquirido os MI8 Russos ao escolhido 725 Super Cougar, e o mas interessante que a França está comprando aos montes o Merlin eo Brasil fica com o Cougar melhorado. SU 35vé um puta caça de combate e que é a escolha dos pilotos da FAB o melhor vetor. Que venha os Russos com suas armas, desde… Read more »

Francisco AMX

Muitos caças que comentamos, discutimos e divergimos aqui no blog tem suas verdades e inverdades, porém tem um que eu, por tudo que li até hoje, não consigo entender pq tantos elogios, este é o SH, um bom avião, bem equipado, hoje, porém ele não é um puro sangue como o F-15, F-16, SU-27/30, Mig-29, Rafale, Typhoon, sinceramente ele não está neste nível, ele está muito bem equipado, como qualquer um destes acima, em suas versões mais modernas entrando em serviço, estão ou podem vir a estar…. só que o desempenho em VÕo do SH não está no nível destes… Read more »

Bosco

Concordo com você na análise sobre os combates BVR. Mas isso ocorre entre caças de quarta geração ou quarta e meia ou quarta e três quartos. No caso do F-22, eu acredito, até prova em contrário (e não adianta o cara falar que leu no “Sistema de Armas” que tem um radar de baixa…), que ele seja “furtivo”. Ser furtivo significa se aproximar e atacar sem ser notado, de surpresa. Nesse caso o outro caça não estaria usando de sua capacidade de interferência, chafs e flares, decoys rebocados, manobras evasivas, etc. Dai eu ter sempre defendido o dito cujo e… Read more »

welington

1. Fábio Max em 11 fev, 2009 às 19:31 O SU35 já era nessa concorrência. A Rússia preferiu participar apenas com um vetor assim como no FX 2 somente com o SU-35 BM. 1. Bosco em 11 fev, 2009 às 21:09 Nunão, eu também sempre gostei desse “baixinho”. Agora alguns falam a mesma coisa do F-18E/F. Que ele não tem como mais evoluir , patati, patata… Balela! Concordo Bosco todo vetor tem possibilidade de evoluir assim como o SU-35 BM, MIG-35, F-16 IN, MG-21 rsrsrs da trabalho rs. 1. Tiago Jeronimo em 11 fev, 2009 às 21:29 Nunão e Bosco,… Read more »

welington

Contra o F-22 em iguais condições somente o PAK FA, por este motivo ele reina e reinara absoluto até pelo menos 2016.

Flamenguista

esse caça nao tem aquela “corcunda” que os B60 tem pra acomodar avionicos extras…dá até prá adaptar a música tema de um famoso desenho animado… Super Viper, Caça Quadrado!!!!!!!

Sérgio

Bonito!,por Bonito!, fico com o T-6 do Cel.Braga. Já pensaram aquele ruido do radial, e a aviônica super atual c/ “foguetes” BVR, e a velocidade furtiva. Ah! e a carlinga!ou melhor a gaiola.
Os “Bad Boys” estão desenvolvendo aviões sem pilotos e nós Blogs!
Pelo menos em termos de comunicações dá para divertir-se quando se perde o sono.

Roberto

Esse F-16 será o cavalo de batalha das principais forças aéreas por muito tempo ainda.O F-16 IN tem cockpit full-color com HMD.O HMD é um item importante por mais moderna que seja a aeronave.Todo mundo comenta só das performances dos mais variados caças de combate,mas esquecem do HMD,que junto com a aeronave forma uma dupla infalível. O HMD/HMS é um meio eletro-ótico compacto, montado no capacete, usado para projetar dados ou cenas diretamente no campo de visão do piloto. O HMD/HMS permite ver o ambiente externo simultaneamente com informações de vôo e outros dados. Combinado com um rastreador de cabeça/capacete,… Read more »

Nelson Lima

Reitero que apesar de ser um supercaça, a localização das entradas de ar do f16 é um ponto negativo para operação no Brasil e pode fazer dele um autêntico “comedor de urubus” no Planalto central.

Edmar

Caros Amigos.:

Na minha opnião, o “F-16” e o “F-18” são aéronaves que daqui alguns anos (Tipo entre 4 e 5 anos), começarão a ser esquecidas.
Lembre-se de que os EUA vão começar a substituir os aviões mais antigos pelos “F-22” e pelos “F-35”.

Acho que o Brasil teria que aderir a aéronaves da atualidade, como o “Dassault Rafale F-3”, como o “EuroFighter Typhoon”, como o “Saab Gripen NG”, e até o “Sukhói SU-35” (Se a Rússia transferisse tecnologia).

Então caros amigos, sei que eu não sou um especialista, mas a minha opnião é esta.

Fábio Max

A questão não é ser melhor caça que o SU35. É que, na Índia, ele será vetor de segunda categoria e daí eu pergunto: será que os indianos não vão escolher um avião de eficiência já comprovada, renovado pelo fabricante ao estado da arte, monoturbina e com também comprovada cadeia de peças de reposição? É difícil que os indianos escolham o SU35, que ainda não está operacional, ainda mais quando sabe-se que eles têm problemas com o fornecimento de peças junto à Rússia. Por isso eu disse que o SU35 já era nesta concorrência, o que não significa o mesmo… Read more »

RLobo

Conversando com um amigo, oficial da FAB, ele me disse o seguinte: Lobo, pra que gastar uma fábula com vetores de alta tecnologia se o Brasil (espero) nunca vai usar?
Este é um gasto (dizia ele) desnescessário e superfluo.
As declarações do ministro da defesa colocando novamente a tranqueira russa que nem operacional lá na russia está, é um sinal que breve pousara por aqui mais um esquadrão de mirages 2000.

Amigos… estou propenso a concordar com ele!!

Manfred Von Richthofen

Fábio, o Su-35 não está concorrendo na Índia. Quem está é o MiG-35 e lá ele é o favorito, já que a IAF usa o MiG-29 e a Marinha usa o MiG-29K.

Henrique Sousa

Ah, tem hora que eu desanimo. Argumentos do tipo: o Gripen não mete medo em ninguém! O Rafale e fresco como os franceses! O F-16 não tem mais para aonde evoluir! O Su-35 e o bicho, a carona de mau dele medo em todo mundo…… Cansei destes chavões, totalmente desprovidos de nexo com a realidade. São completas lendas urbanas, que de tanto se repetirem em fóruns e sites de entusiastas (mas que são tratados como verdades supremas pelos fanáticos) uns acham serem verdades. O F-16 esta ai, sofrendo evoluções a muito tempo, quase a mais tempo do que dizem que… Read more »

welington

Henrique Sousa a FAB TESTOU O SU-35 “convencional” e comprovou todas as suas capacidades, como o SU-35 BM é de certa forma uma evolução do mesmo, alem da Sukhoi ser uma empresa super respeitável, acho meio intrigante alguns duvidarem da capacidade deste vetor e dessa gigante do setor.
Um abraço a todos.

Erich Hartmann

A cada dia ao ler notícias sobre avanços das células do F-16,F-15(tinha um projeto o F-15S com TVC)e F-18 SH(esse parece mais “requentado” que uma evolução real se comparar com nível dos avanços dos citados anteriores) são realmente capazes de aguentar com as devidas “reformas”(senão despencam como F-15s antigos)os 60 anos apregoados pelos fabricantes e especialistas.

Erich Hartmann

“# RLobo em 12 fev, 2009 às 8:47 Conversando com um amigo, oficial da FAB, ele me disse o seguinte: Lobo, pra que gastar uma fábula com vetores de alta tecnologia se o Brasil (espero) nunca vai usar? Este é um gasto (dizia ele) desnescessário e superfluo. As declarações do ministro da defesa colocando novamente a tranqueira russa que nem operacional lá na russia está, é um sinal que breve pousara por aqui mais um esquadrão de mirages 2000. Amigos… estou propenso a concordar com ele!!” Rlobo concordo em parte com o citado(Deus ouça ele!),mas infelizmente não podemos nos fiar… Read more »

Fábio Max

O memso vale para o MIG 35, com a diferença de que ele é operacional.

Desculpem a falha técnica! kkkkk

Nunão

Luís Fernando: o que considero como factível é justamente a última alternativa da enquete, e não tem a ver necessariamente com a “volta dos que não foram” (Su35, Eurofighter ou o que mais surgir). Não é para isso que torço, mas… Aos demais, em relação ao F-16. É muito interessante elaborar e discutir teorias, projeções, discutir possibilidades, capacidades, obsolescências etc. Mas o que não adianta fazer é brigar com fatos. E os fatos mostram que o F-16 continua firme e forte (e o F-18 deverá continuar sendo produzido por um bom tempo e em serviço na US Navy por umas… Read more »

Nunão

Esqueci de acrescentar o óbvio: posso estar errado, e em algumas das afirmações acima, até gostaria. Mas tem os tais dos fatos, sempre estragando os sonhos…

Manfred Von Richthofen

Pessoal, não podemos esquecer que o F-16, juntamente com o F-15, é um caça “benchmark”, ou seja, todos os que surgiram depois dele, sempre usam o F-16 como padrão a ser batido. Mas a questão é que o F-16 não parou no tempo e continua evoluindo também, apesar da célula continuar praticamente do mesmo tamanho. Ao mesmo tempo, a miniaturização da eletrônica e os motores cada vez mais poderosos, fazem com que o F-16 continue sendo “estado-da-arte”, apesar do projeto original ter surgido na década de 70.
Vida longa e próspera ao Viper, que agora também é Super! 😉

Francisco AMX

Henrique Souza, para vc que é um “engenheiro” mecânico, como se isso fosse fazer diferença no mundo dos que não tem a informação correta, aqui, eu por ex, não preciso saber como é feito e sim para que serve! não acho que vc, só por ser engenheiro, possa ter a capacidade de assimilar melhor do que qualquer um aqui, este repasse de informação, na verdade, para debater aqui, no nível que vc gostaria, tem que ter lido muito, ter analisado muito, tem que ter a capacidade de separaar propaganda de possível e provável capacidade, só isso! serve para nós entusiastas!… Read more »

Zero Uno

O que eu acho engraçado, é que o F16 Super Viper não concorreu no FX2… Porque será? Será que os deuses não gostam deste caça? Será mais uma vez que “forças ocultas/forças políticas” ou qualquer outra desculpa esfarrapada da LM impediu ele de participar? E tem gente achando que o Chile vai comprar este caça… Meu Deus! Quanta inocência… O F16 é o CAAAARA. Francamente pessoal, me desculpem a franqueza más SERÁ O POSSÍVEL QUE NINGUÉM ENCHERGA QUE A NOSSA REALIDADE ESTRATÉGICA É OUTRA? A nossa realidade não tem nada a haver com a Índia!!! A Índia é um país… Read more »

Zero Uno

Notícias da SAAB… Foi concluído o programa de transferência de tecnologia e capacitações (STTP) previsto no contrato da Gripen com a África do Sul. A tecnologia transferida é avaliada em 2,8 bilhões de coroas suecas. O contrato firmado entre a Gripen e a África do Sul previa um acordo de parceria industrial, que incluía um amplo programa de transferência de tecnologia e capacitações, conhecido pela sigla STTP (Skills & Technology Transfer Programme). Iniciado em 1999, o programa abrangeu ampla transferência de tecnologia no valor de 2,8 bilhões de coroas suecas. Este programa de transferência tecnológica da Saab já foi concluído… Read more »

Mirage

Em 1986 eu lí uma matéria em uma revista especializada em aviação. Não me recordo o nome da revista. Porem dizia a matéria entre outras coisas que seria difícil imaginar o verdadeiro substituto do F-16 no século 21. Realmente! Detalhe. Na foto da matéria um F-16A

Sem levar em conta as opiniões apaixonadas e românticas dos colegas de discussão. Eu acho que o F-16 sim poderia ser uma grande opção, mas também acho que o Brasil tem que se preocupar mais em “aprender” a construir essas maquinas.

Abraços

Francisco AMX

Zero Uno, qual é a nossa “realidade estratégica” ??? Amigo, quando descontraí, dizendo que o F-16 é o cara, é pela sua história, pelo que ele já comprovou mundo a fora, pelas milhares de unidades fabricadas, pela sua maestria! uma homenagem ao “rei”! Sobre o F-16 não concorrer ao FX-2 o amigo, mais uma vez, demonstra desconhecimento! ele concorreu sim! só não ficou no short-list! e te digo mais não ficou, talvez, pq a versão oferecida foi a B50, bem inferior a bloco 60… leia antes de falar, pois o amigo rema contra a maré ao falar contra um F-16,… Read more »

Francisco AMX

ops, talvez me passei, e eu cque desconheço das coisas, será que o F-16 foi só no FX-1??? se foi mil desculpas… mas de resto continuo firme em minha poosição, e lembrando ao amigo que falava apenas do caça e nada de FX-2! que acho que tem que dar RAfale mesmo!

Felipe Cps

Francisco AMX: acho o Gripen NG melhor em primeiro lugar porque se trata de um projeto muito mais moderno (na verdade ainda é projeto, rsrs), cuja evolução ao longo do tempo é garantida. Para uma FA que tem problemas de caixa (para dizer o mínimo, rsrs) a opção de ficar trocando de aeronave a cada 10 anos, ou comprando de tudo quanto é tipo (como faz a Índia) é inviável. Em segundo lugar vem o velho problema da dependência de material estaduniense e transferência de tecnologia. Com a Saab o problema seria bem menor, senão nulo. Em terceiro o fato… Read more »

Felipe Cps

Ah, e ao q eu saiba o FX2 contou com o F-16 sim, em substituição ao JSF, mas não sei que versão…

Galante

A versão oferecida ao nosso FX-2 foi o F-16BR:

http://www.aereo.jor.br/?p=260

Felipe Cps

OFF TOPIC URGENTE DO DEFESANET:

“Ministro Jobim Reafirma Aderência ao Projeto F-X2

– Jobim e Saito traçam estratégia conjunta
– Sukhoi Su-35 e Eurofighter NÃO retornam ao Projeto F-X2
– Quem dá sinais pelo MD?”

xD,rsrsrs, a casa da viuvada caindo, rsrsrs