081215-F-7823A-285

Depois de algum mistério havido nos últimos dias, finalmente algumas informações, não-oficiais, a respeito das propostas  que podem estar incluídas no âmbito do acordo militar  Brasil-EUA. Esta seria a última cartada dos americanos para levarem de vez o F-X2 da FAB, onde se procura dotar a Força com 36 novos vetores a partir de 2014.

A proposta, mais explícita e concreta acerca do F-X2 colocada na mesa pelos americanos ao Governo brasileiro teria, entre outras coisas, o seguinte conteúdo :

  • Dos 36 caças F/A-18E/F Super Hornet, as primeiras seis unidades (4 mono e 2 biplaces) seriam construídas nos EUA, mas com software e sistemas de missão instalados no Brasil;
  • As restantes 30 unidades seriam montadas em São José do Campos, com parcial fabricação de componentes no Brasil, fora as transferências já autorizadas pelo Congresso e pelo Governo americano;
  • Os EUA, como contrapartida, comprariam imediatamente e sem licitação até 150 EMB-314 Super Tucano para suas forças armadas (USAF e Marines/US Navy);
  • Os EUA ofereceriam parceria no custeio e no desenvolvimento industrial do novo empreendimento conjunto FAB/Embraer, o KC-390, realizando um pedido firme de até 50 unidades e opção de mais 100 unidades futuras. Além disto, se comprometeriam em ajudar no marketing em mercados parceiros, como a OTAN, por exemplo.

Embora não se possa ter absoluta certeza acerca dos números e valores exatos, nem se tal proposta será levada em conta no âmbito do FX-2, se a mesma vier a se realizar, poderá ser o embrião de uma nova e inédita parceria entre os dois gigantes das Américas.

NOTA DOS EDITORES: as informações deste artigo estavam sendo “cozinhadas em fogo brando” por equipes distintas, mas com relativa comunicação entre membros do Poder Aéreo (foristas Baschera e Hornet) e membros do FBM (www.alide.com.br). Naturalmente, nos reservamos o direito de manter em segredo nossas fontes comuns. E lembrando ao leitor que tratam-se de informações não-oficiais, que carecem de confirmação.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

277 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
lvieira

ja ganhou ja ganhou…

Felipe Cps

Bem, a se confirmar, acho que agora fecha o pacote. Nenhum país do mundo, muito menos França ou Suécia, tem capacidade de cobrir ofertas dessas: 150 ST´s e 150 KC-390.

Sds.

Leandro

Depois dessa…acho que a França samba hein…
Mas os americanos já não possuem uma aeronave com as mesmas características do KC-390? Eles teriam mercado para a aeronave da Embraer?

Ronaldo

o que o Brasil não faz ra vender alguns aviões? alguem acredita mesmo que os EUA vão comprar esse tanto de aviões do Brasil? sendo que eles sstão em crise? e com uma solida industria interna, mas sendo obrigada a demitir meio mundo para se manterem?
eu tenho minhas duvidas

Erikson

Incrível as contrapartidas oferecidas pelos 3 concorrentes, até parecem que vão sair no prejuíjo tamanha importância que eles estão dando ao FX2, fica minha pergunta, será que em outros países os offsets da concorrência também chegaram a esse ponto? Ou seria só aqui, pela nossa nova importância estratégica mundial.

Getulio - São Paulo

A proposta parece irrecusável, mais o que foi apresentado pelo Bob Gower ao congresso nacional, tunel de vento supersônico, tecnologia invisível, etc.
É melhor comprar logo com o dólar em queda numa compra de prateleira.

Demóstenes

Quem é maluco de não querer ser parceiro da nova potência mundial!!

O Brasil é um imenso mercado em expansão consolidado no mundo.

Tanus

Compremos com sabedoria, pensando no futuro; senão depois vamos pagar dobrado …

Ivan

Erikson,

Acho que vc colocou o “dedo na ferida”…
O Brasil já tem uma nova importância estratégica mundial.
Além disso, com erros e acertos de FHC e LULA, mas principalmente pela imposição democrática dos políticos acertarem mais que errarem e pelo imenso potencial desta grande nação, o futuro promete muito… e no curto prazo.

Abç, Ivan.

Jorge

Case Closed !

eduardo

Os EUA devem estar olhando o Brasil como um futuro(presente) aliado de peso, é o que tudo indica para daqui alguns anos. Outro ponto é que aa Europa já da sinais a anos de querer caminhar com suas proprias pernas em termos de politicas internacionais, isso explicaria somado ao crecimento do Brasil o interesse dos EUA, alem do mais eles conseguiriam diminuir a influencia Europeia aqui que vem por meio da França. Seriam dois coelhos numa cajadada só. Mas tudo isso pode ser apenas uma alucinação minha, só o tempo dirá, mas que o Brasil é um belo aliado isso… Read more »

Felipe Cps

Ah, a propósito, matéria um pouco antiga (jan/2008), mas um pouco elucidativa da quantidade e qualidade de tecnologia envolvida no negócio com a Boeing: “Boeing Plans Sixth Generation Fighter With Block 3 Super Hornet Jan 30, 2008 David A. Fulghum/Aerospace Daily & Defense Report Boeing is touting an even newer version of its F/A-18E/F Super Hornet that, paired with an advanced sixth-generation fighter in the works at the company, would give customers what Boeing deems a better package of capabilities than Lockheed Martin’s combination of the F-22 Raptor and F-35 Joint Strike Fighter. The idea is that customers could buy… Read more »

Ronaldo

Realmente eu não intendo como vcs se vendem facil é so ele dizerem que comprarão alguma coisa do Brasil, e logo esquecem dos embargos e restrições que o programa aeroespacial e de tecnologia nuclear que foram impostos encima do Brasil pelos EUA.

Carlos Augusto

Nada ainda é oficial, temos que deixar a poeira assentar, que bomba!

muscimol

LOL…. essa oferta e irrecusavel. …se for verdadeiramente honesta!!
os americanos sao especialistas a escrever nas entre-linhas.

Carlos Augusto

È Ronaldo tem muito xiita alegre aqui no blog.

Tiago Jeronimo

Se essa proposta se provar verdadeira será praticamente irrecusável.

Por isso que minhas esperanças no SH nunca morreram!

walfredo

Oi Ronaldo,

Uma coisa nao afasta a outra. Podemos fechar a compra com os americanos e investir também, em igual proporção, em pesquisa e desenvolvimento.

Se houver novos embargos, compramos, dos concorrentes, a próxima leva de caças.

Segundo o Lula, nenhuma obra ou projeto vai parar por falta de dinheiro nesse país.

Esdras

DUVIDÓ!

jurandir

O Brasil tem seu peso no mercado mundial,a França sentiu-se acomodada com sua proposta mas, o Sr.Luiz inacio,fez o favor de colocar agua no chope francês ao anunciar precipitadamente sua preferência pelos RAFALES.
Erikson,estamos falando de um país com dimenssões continentais,com grande potencial energetico,e com grandes reservas de recursos minerais que nem o mais otimista dos brasileiros consegue imaginar seu tamanho.
Quem dormiu no ponto foram os Russos,o cavalo passou e eles preferiram os venezuelanos,que hoje tem equipamentos de ponta mas ,não sabem nem como remendar um pneu furado daquelas belas aeronaves.

Roberto

Se essa proposta se concretizar, não tem que pensar 2 vezes.

Já estavam avaliando o ST a 1 ano , e pelo jeito, as notas foram máximas.

E para a Boeing o KC-390 cai como uma luva, um “irmão” menor do C-17 e sério concorrente para o C-130J da LM, q convenhamos apesar de todas as atualizações é um projeto de mais de 40 anos.

E ainda essa possibilidade que o Felipe postou acima.

Passa a régua.

[]’s

Wesley

Duvido muito que eles embarguem alguma coisa, como já disseram acima, o Brasil está se tornando um peso pesado na economia mundial, mais do que vender caças quem levar o FX-2 leva um parceiro estrategico de fundamental importancia.

Ivan

Ontem, no final do domingo escrevi sobre uma expectativa maluca de comprar o SuperHornet, fechar uma parceria com os USA e formar uma sociedade com os suecos para desenvolver o Gripen NG e, quem sabe, seu sucessor.
Domingo a noite, final do final de semana, “tava viajando”…
Bem, é segunda-feira, vamos ver o que vem de concreto.

Baschera e Hornet, obrigado pela investigação.

Leo

Acho que ainda não caiu a ficha para os americanos que a concorrência já foi decidida na base do Jabá.

A única forma deles vencerem esta concorrência é seguir o mesmo procedimento que fizeram no SIVAM. Provaram que o acordo com a França era sujo e ameaçaram divulgar para o mundo.

O governo Brasileiro teve que ceder e a Raytheon venceu a concorrência.

Se fizerem o mesmo eles levam.

Rafael Barreto

Oi gente !

Foi bom enquanto durou, será que alguem ainda duvida quem levou ?

*isso se for verdade ;D

Esdras

Nem li os comentários dos colegas mas

F….kkkkkk agora até eu que sou contra o F-18 tenho que adimitir que ficou impossivel dizer não a esta proposta!!!
ja ganhou!!ja ganhou!!ja ganhou!!ja ganhou!!ja ganhou!!ja ganhou!!ja ganhou!!ja ganhou!!ja ganhou!!ja ganhou!!ja ganhou!!ja ganhou!!ja ganhou!!ja ganhou!!ja ganhou!!ja ganhou!!ja ganhou!!ja ganhou!!ja ganhou!!ja ganhou!!
é só a realidade.

Gui985

Ainda prefiro o Xavantão Stealth.

Gui985

E cadê o Xat?

Felipe Cps

Carlos Augusto em 19 out, 2009 às 18:41

“Nada ainda é oficial, temos que deixar a poeira assentar, que bomba!”

AHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Tá com medo neh cidadão? Hahahahahahahahahahahaha…

Deixei umas respostinhas pras suas “educadas” colocações lá no post sobre o simulador do F-18.

Mas segue aqui também, parafraseando o Kaleu: perdeu, perdeu, rsrsrsrs 🙂

A-Bomb

Quando chegam os primeiros SH?
Quem vai ficar bravinho com isso são os indios bolivarianos.

arcanjo

a proposta é otima, no entanto fica dificil andar com as propias pernas ficamos a merce dos americanos novamente, economicamente é otima mais e estrategicamente?

Paulo Silva

Agora, eu gostaria de ver a cara do NJ, anunciando a vitória do SH.Ele sempre falou em RAFALE.E agora seu Nelson??????

Abraços

Paulo

Rodrigo

Tem mocinha francesa subindo no telhado…

E vem coisas mais interessantes que este acordo por aí.

emerson

Parece que quando Lula falou da preferencia pela proposta francesa, fez os americanos saltarem da cadeira e trabalhar. Quem achou que ele fez barbeiragem não percebeu o sacada de negociador dele. Sobre o F18, será ótimo para a FAB porque deverá vir prontamente armado, muito diferente dos F16 chilenos. Mas vou esperar.. tenho certeza que a FAB tem ótimas propostas de todos eles e quem mais se beneficiará será mesmo a força aeria. Legal. Estou louco para ver em 7 de setembro esquadrilhas de FX2 sobrevoando todas as capitais ao mesmo tempo… pendou que legal? Brasilia, Rio, SAmpa, PortoAlegre, Manaus,… Read more »

Francisco AMX

Se tem que ser, será! 🙂 tomara que tenhamos os 120 em 20 anos! será que não rola um KW (Nae) de “troco” com uns 24 F-18C/D? … mas acho que o Brasil não tem condições de arcar com os custos de um NAE Nuclear.. principalmente um Nimitz… Se isso for para o “contrato” eu fico feliz, pela simples razão: é um voto de confiança e atitude dos americanos! que certamente serão nosso principais clientes, ao lado da China, dos recurso do pré-sal… penso eu! E Vamos modificar os SH! tirar estes trem-de-pouso dos infernos! e ganhar 1,5 toneladas de… Read more »

Bruno Rocha

Estou começando a suspeitar de uma coisa.

Acho que omBrasil está de acordo com o EUA e Suécia e a frança pra o FX2. Digo isso porque suspeito que o Brasil esteja pretendendo comprar mais porta aviões.

E o que me parece é que os F-18 se forem comprados, serão para a marinha e os Rafales para a aeronaltica. E o Gripen, nos fornecerá conhecimento para o futuro caça tupiniquim.

Francisco AMX

Este é meu desejo! de Brasileiro! não sou como alguns aqui que não conseguem ver o melhor negócio não!

Se a França vencer! que venha o melhor caça RAFALE

Se a Suécia vencer! que venha … na verdade que se cumpra os prazos!

Se os USA vencerem! que venha o mais robusto parceiro comercial!

E fecha esta conta duma vez! poh!

Jotapecosta

Caros amigos… Duvido de tudo que os americanos propõem. Se assinarmos contrato com eles, acho dificílimo cumprirem o que estão dizendo. Até porque a coisa lá anda russa (quem diria) e gastar comprando Tucanos é algo que precisa primeiro passar pelo congresso de lá, que é muito mais exigente que o nosso. Em suma, a Boeing já está falando pelos cotovelos, como andou fazendo a SAAB. Esmola demais o cego desconfia. Duvido seriamente dessa falácia. Duvido de qualquer palavra dos EUA. Os atos deles falam mais do que qualquer coisa. Se o país rejeitar essa proposta deles, é capaz até… Read more »

kaleu

“BREVE” HISTÓRIA DA RAFALE BR …

Nascimento :- 07/Set/2009 … ()
Falecimento : 19/Out/2009 … +

Ô VIDINHA CURTA … RSRSRS

abc
kaleu

kaleu

E O “IMPÉRIO CONTRA-ATACA” …

Fala pro Hervé Morin (MinDef – Francês) … “enfiar” os 10 “CARRINHOS DE MÃO” no nariz … kkkkkk

abc
kaleu

cronista

Meus caros, se o Tio Sam decidir que essa não perde, seja por razões políticas (leia-se, principalmente, Hugo Chávez) seja por razõees econômicas (abrir a brecha para a França fincar um pé por aqui…) então vai dar F-18 na cabeça. A razão dessa minha afirmativa é simples: eles podem mais em matéria de defesa, sua economia é movida pela indústria de defesa, o predomínio tecnológico norte-americano em todas as áreas é fruto de investimentos maciços em defesa e ele, como grande compradores que são, possuem maior poder de barganha. Para a Embraer e para o Brasil me parece um excelente… Read more »

Bruno Rocha

já pensou na cara dos argentinos???????????????

Deixando de brincadeira, agora eu vejo um Brasil rico daqui a 35 ou 40 anos. os países mais ricos do mundo!

1ºChina
2ºEstados Unidos
3ºBrasil (nuussssa!!!!)
4ªÍndia

e o resto bla bla bla bla bla

Queria que voltassem o G8, só ia da Brasil, é nóis!!!! kkkkkkkk

Bem, só falta a Rússia, aí sim, o bonde dos ricos ia estar fomado.

Obs: sonhar ainda é de graça

kaleu

Francisco AMX em 19 out, 2009 às 19:47
Francisco AMX em 19 out, 2009 às 19:51

Porisso te ADMIRO Chicão, diferentemente de alguns RAFAMANÍACOS daqui (ex-SU-35 que só escolheram o Rafale por puro anti-americanismo retrogrado) vc REALMENTE quer o MELHOR para o Brasil …

EU (também) QUERO É FORÇA AÉREA!

E fecha esta conta duma vez! poh! rsrsrs

abc
kaleu

kaleu

Paulo Silva em 19 out, 2009 às 19:34

A cena mais hilária do ano será presenciar o Jobim “anunciar” a vitória do SH … imaginem a CARA DE CANECA dele ao fazer o anúncio … rsrsrs

abc
kaleu

André Castro

Sobre a informação que 30 aeronaves seriam montadas em São José dos Campos ,não seria em Gavião Peixoto ?? Será que daqui alguns anos eu vou ver SH passando por cima da minha casa !!

Jonas Rafael

Lula tinha razão! Vamos ganhar os aviões de graça! 150 ST + 150 KC -390 por 36 SH?!? Vamos ganhar dinheiro de volta ainda. E já negociaram o preço desses KC? Ou eles vão pagar o que pedirmos? è muito mal contada essa história. Tá certo que os caras estão fazendo de tudo pra ganhar, mas vale ir até tão longe? Quando a esmola é muita o santo desconfia. Se eles estão dispostos a isso eu iria mais fundo e pediria o F-15E. Bom, pelo menos a Embraer ainda embarcaria no Gripen por conta? Isso nos daria uma certa garantia… Read more »

Dalton

“será que não rola um KW (Nae) de “troco” com uns 24 F-18C/D? … mas acho que o Brasil não tem condições de arcar com os custos de um NAE Nuclear.. principalmente um Nimitz…”

Francisco…vc quis dizer KH Kitty Hawk? Se for o caso, ele nao é nuclear, porém é “grande” demais assim mesmo e apesar de encontrar-se na reserva,o que não significa que possa entrar em serviço novamente sem ter que passar por uma proibitiva reforma, não está em boas condiçoes.

abraços

Bruno Rocha

A ultima cartada dos americanso para ganhar vai ser se o proprio Obama ligar para brasilia e pergunta se a FAB aceitaria no lugar dos F-18 pelo F-15 ou F16. (quem sabe rola meia duzia de F35?)

Luciano Baqueiro

Amigos,

em um dos meus comentários ontem coloquei :

“No campo dos transportes militares poderíamos ter uma oferta p/ usuários de uma dupla KC-390 e C-17 c/ avônica semelhante, poupando custos de manutenção e operação, por exemplo.”

E hoje leio aqui :

“Além disto, se comprometeriam em ajudar no marketing em mercados parceiros, como a OTAN, por exemplo.”

É até que os meus chutes não foram tão maus assim …

Bruno Rocha

cade meus comantários?