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Certificados de aeronavegabilidade no Armée de l´air: a vez dos Mirage 2000-5

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Mirage 2000-5 - primeiro certificado navegabilidade - foto Armee de lair

Na bela foto acima, o primeiro Mirage 2000-5 do Armée de l’air (Força Aérea Francesa) a passar, com sucesso, pelo exame de aeronavegabilidade (examen de navigabilité), na Base Aérea de Dijon. O exame foi realizado entre 3 e 7 de maio, pela unidade de controle de aeronavegabilidade (unité de contrôle de navigabilité – UCN) daquela base.

O Mirage 2000-5 é um caça resultante de um grande processo de modernização realizado em aeronaves Mirage 2000 C.

Todos os 34 caças Mirage 2000-5 da Força Aérea Francesa deverão passar pelo exame, que é um controle documental e inspeção “física” da aeronave, que objetiva avaliar a um dado instante o nível de satisfação de uma aeronave, conforme os requisitos regulamentares, recebendo então o CEN (certificat d’examen de navigabilité – certificado de exame aeronavegabilidade).

Essas campanhas de certificação respondem a um decreto de 9 de dezembro de 2006, que exige que as frotas de aeronaves militares, ou de estado, tenham um certificado de aeronavegabilidade que garanta a conformidade com novas regras de funcionamento e supervisão, cumprindo assim os objetivos de segurança de voo.

Assim, a Força Aérea Francesa iniciou a certificação dos seus aviões em setembro de 2007, como parte do processo de “aeronavegabilidade”. Para o Mirage 2000-5, a Direção Geral de Armamento (direction générale de l’armement – DGA), que é a autoridade técnica do Armée de l’air, emitiu os certificados de tipo em junho (motor) e dezembro (estrutura) de 2009.

O Rafale é outra aeronave que foi objeto de informe da Força, quanto a essa certificação. O informe de dezembro do ano passado tratou da primeira aeronave a receber a extensão da revisão anual do certificado de aeronavegabilidade: o Rafale B327, que opera a partir da Base Aérea de St. Dizier. Mais recentemente, em abril deste ano o Armée de l’air também publicou informe sobre o trabalho de renovação anual dos certificados de seus Alphajets.

FONTE / FOTO: Armée de l´air (Força Aérea Francesa)

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Alex Nogueira
Alex Nogueira
10 anos atrás

Bem que nossos M-2000 poderiam ser desta versão 🙁

Francisco AMX
Francisco AMX
10 anos atrás

Alex,

Quem sabe não vem uns 36 M2000-9 dos Emirates… com apache, mica IR…

Edmar
Edmar
10 anos atrás

Caros Amigos.:

Creio que uns 60 caças “Mirage 2000-5” (50 monoposto e 10 biposto) quebrariam um galho por uns 8 a 10 anos caso o FX-2 não se concretize.
O “Mirage 2000-5” é ligeiramente melhor que os “F-16MLU”.

Mais qualquer um dos aviões do FX-2 é superior a este “Mirage 2000-5”.

Abraços.

Francisco AMX
Francisco AMX
10 anos atrás

Edmar, o Mirage 2000-5/9 está em pé como F-16B50… superando o falcão em alguns valores… e perdendo em outros… mas no combate aéreo aproximado ele tem alguma vantagem.

Sds!

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

Olha esse video um mirage 2000 vs Sukhoi da Força Aerea Russa.

http://www.youtube.com/watch?v=81Lcys6nYuw&feature=related

Wolfpack
Wolfpack
10 anos atrás

Ricardo, a desproporção entre o tamanho do Delta e do Su27 no vídeo é algo estúpido…

Jakson Almeida
Jakson Almeida
10 anos atrás

Meu deus tem gente que defende essas coisas de segunda mão pro Brasil, que mandem pro Irã.Aqui pro Brasil,material de defesa novo(zero bala).

Celso Cruz
Celso Cruz
10 anos atrás

entre ñ receber NADA e estes daí, qual é sua escolha? :p

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
10 anos atrás

PARA CELSO CRUZ: também penso assim. Temos um imenso espaço territorial para sobrevoar, aumentado pelo Pré-Sal e não temos condições materiais de garantir nada, seja terra, pelo mar, ou pelo ar. A compra de 36 vetores não resolve nadica de nada, apenas nos endivida absurdamente. Gostaria, isso sim, que esse malsinado FX2 fosse liquidado e comprássemos tudo o que pudéssemos de SHs, que arrebanhássemos todos os Mirage 2000 … que fossem encontra dois e investíssemos, aí, sim! de forma maciça no PAK russo. Mesmo porque eu desconfio de que existe algum cambalacho no FX2: um despesa muito maior foi feita… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
10 anos atrás

Depois do FX2 a probabilidade da FAB e a MB, escolherem algo francês de forma independente é algo próximo a 0%!

Certificado de aeronavegabilidade = homologação é aquilo que eu falo que o NG não tinha até pouco tempo e por isto não podia sair da Suécia.

A França só tem 34 M2000-5 ?!?!!? Kct…

Francisco AMX
Francisco AMX
10 anos atrás

Rodrigo os EAU tem mais versões do MK-5II de exportação… o 9, parece que foram 32 iniciais e outras dúzias, não lembro bem, convertidos para o padrão do 9…

A grécia é dona do último exemplar de M2000-5MKII de série!

Sds!

Mauricio R.
Mauricio R.
10 anos atrás

Pelo andar da carruagem entre França e os EAU, os Mirage 2000-9 deste seriam absorvidos pela AA, que colocaria seus -2000-5 a venda no mercado de usados. Ocorre que como mostrado por Taiwan e pela própria experiência da FAB, a manutenção desta aeronave é cara, um pesadelo logístico e de disponibilidade, entre outros motivos devido as palhetas da turbina racharem mto facilmente. Então se é p/ ir atrás de ac usado, sou mto mais os Gripen do excedente sueco ou os Typhoon tranche 1, aeronaves mto mais modernas. Com uma leve vantagem p/ a o ac sueco, pois nos livraríamos… Read more »

Rosan Amaral
Rosan Amaral
10 anos atrás

Estas aguias são uma oportunidade de ouro para los irmanos argentinos que estariam atualizando o poder de suas forças aéreas.

Aham
Aham
10 anos atrás

Já era. Mesmo com updates de meia vida é um avião dos anos 70 cujo custo operacional vai aumentar com a falta de peças. Daqui a 10 anos quando o Rafale substituir tudo as únicas peças que vão existir do Mirage 2000 vão ser retiradas dos aviões nos cemitérios do mundo.

brazilwolfpack
brazilwolfpack
10 anos atrás

Na situacao na qual se encontra a FAB,tambem sao uma oportunidade de ouro para nos. Ou ainda existe alguem que acredite no conto de fadas do FX-2?

Edu Nicácio
10 anos atrás

Porque o consórcio Eurofighter não nos ofereceram os Typhoon como fizeram com a Romênia? Pô, 24 deles por US$ 1 bilhão é pechinca… Mandem logo uns 96 por US$ 4 bilhões, enquanto o PAK-FA não vem…

Ah, nossos políticos…

Carlos Augusto
Carlos Augusto
10 anos atrás

Não seria mal uns 36 M2000-9 dos Emirates, enquanto esperamos a vinda dos Rafales.

Mauricio R.
Mauricio R.
10 anos atrás

“Porque o consórcio Eurofighter não nos ofereceram os Typhoon como fizeram com a Romênia?”

Pq a FAB desclassificou a oferta original da EADS, qndo divulgou a short list.
Quem sabe c/ o enterro do FX-2, apareça uma oportunidade.

grifo
grifo
10 anos atrás


Pq a FAB desclassificou a oferta original da EADS, qndo divulgou a short list.

Além disso, a RFP da FAB explicitamente proibia o fornecimento de aviões usados, uma oferta do tipo que a EADS fez a Romênia não seria aceita.

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
10 anos atrás

Porque todo esse processo horroroso para a aquisição de vetores para a FAB quando, para a compra dos meios flutuantes para a MB não houve nada disso?

Flavio
Flavio
10 anos atrás

“Francisco AMX disse:
21 de maio de 2010 às 19:18

Edmar, o Mirage 2000-5/9 está em pé como F-16B50… superando o falcão em alguns valores… e perdendo em outros… mas no combate aéreo aproximado ele tem alguma vantagem.”

Francisco, já que são equivalentes, não acha melhor comprar F16B50? é mais barato de operar, manter e a logistica é melhor. Penso isso com base no número de F16 que existem por ai (custo de manutenção menor) , em comparação com o número de Mirages.

Rodrigo
Rodrigo
10 anos atrás

Vou repetir..

A PROBABILIDADE DA FAB ADQUIRIR DE FORMA INDEPENDENTE OU SEJA SEM ENTUBAÇÃO GOVERNAMENTAL, QUALQUER COISA QUE VOE VINDO DA FRANÇA DEPOIS DO FX2 E DO HX É PRATICAMENTE 0%.

Esqueçam M2000-9.

É mais fácil comprarem algo na Rússia, China ou em Marte.

MatheusTS
MatheusTS
10 anos atrás

França uso muito agente ganharam muita grana e tiramos eles da crise militar e eles foram oque mais venderam material belico porcausa de nós que botamos o fogo na lareira se comprarmos os Rafale eles vão as alturas pra mim temos que parar para sempre com os franceses depois disso porque quando chegar a hora deles comprar da gente ele vão sumir.
Mirage 2000 bom caça mais foi feito para uma meta só voar a 2000 Km/h

Francisco AMX
Francisco AMX
10 anos atrás

Flavio, claro que acho! sou um defensor do F-16B50/60 na FAB… só me diz onde encontrar F-16B50… não existe meu amigo! são as últimas versões do F-16! o que se encontra por aí são os MLUs… e dos USAF estão no bagaço… e pelos atrasos do F-35 ainda devem permanecer em serviço muitos F-16C dos blocos mais antigos…

Sds!

Francisco AMX
Francisco AMX
10 anos atrás

“Mirage 2000 bom caça mais foi feito para uma meta só voar a 2000 Km/h” Amigo, não caia nessa! o M-2000, apesar das propagandas negativas aqui, é uma bela máquina de guerra! o resto é “supositório”… é má fé, são palavras ao vento! até mesmo a suposta má-experiência da FAB é um tanto quanto duvidosa! se a FAB não queria mais Mirages pq deixou o caça 35 anos na ativa? e voando? os fatos não combinam com o que vemos na realidade! assista a vídeos dos suiços, da Força Aérea Helenica contra os F-16 da Turquia…, leia sobre o MIII… Read more »