X-51A

O X-51A é um veículo demonstrador de velocidade hipersônica (mais de oito mil km/h) movido por um estato-reator de combustão supersônica. A Boeing e a Pratt & Whitney juntaram-se para criar este veículo demonstrador. O programa como um todo é controlado pelo AFRL (United States Air Force Research Laboratory) da USAF e conta com a colaboração da DARPA e da NASA.

Pode-se dizer que o programa é o que há de mais avançado no mundo em termos de pesquisa de veículos hipersônicos. Mas parece que algo nunca muda. O X-51A é transportado por um B-52, assim como foi com o X-15 há quase cinquenta anos. Espera-se o primeiro voo para outubro desse ano.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Higgins

O tempo passa, o tempo voa e os Buff’s continuam numa boa…

Leonardo Angelozi

E quando o B-52 sai de cena quem vai transportar esses prototipos? rs… não respondam C-17 rsrs

Tiago Jeronimo

Isso é um veiculo tripulado? Se for deve ter uma manobrabilidade minima porque a Mach 8 qualquer manobra brusca e bye bye piloto com os altos G’s.

Alecsander

Estou muito interessado nesses caças hipersônicos, eles são o futuro da aviação tripulada, já que os caças supersônicos vão ser substituídos por caças não tripulados entre daqui a 40 ou 60 anos. Não sei a quanto anda as pesquisas do 14-X(referencia ao 14-bis), o protótipo brasileiro do nosso futuro modelo hipersônico. Teve uma noticia em 2 de Junho no ano passado sobre o teste feito no túnel de vento hipersônico T3 de São José dos Campos, no laboratório Professor Henry Nagamatsu. Depois nunca maistive notissias. Nos sites abaixo, tem mais informações sobre caças hipersônicos:

http://www.defesabr.com/FAB/fab_meios_futuros.htm
http://defesabrasil.com/site/index.php/Noticias/FAB-testa-14-X-em-tunel-hipersonico.html
http://www.youtube.com/watch?v=OXDZn1P2oPg&feature=related

Alecsander

Tiago Jeronimo

O veiculo da foto é de uma aeronave não tripulada, só para testar motores hipersônicos. Quanto a força G, não vejo problema, os ônibus espaciais atingem uma velocidade de 25000Km/h com seus astronautas dentro, o que é três vezes a velocidade hipersônica do caça. É claro que uma aeronave não vai fazer manobras arriscadas em velocidade hipersônica maxima. Leia mais nos sites que indique a cima. O comentário está aguardando moderação. Esperar um pouco.

Madvad

ehheh o onibus espacial dá 25.0000 sem resistência do ar…na atmosfera, nunca.

Alecsander

Madvad

O ônibus espacial não faz 25000Km/h na atmosfera, ele faz essa velocidade em orbita, no espaço onde não a atrito do ar, entre 300 e 600km de altitude.

wi

O CTA está desenvolvendo aqui no Brasil um avião hipersônico, capaz de voar em até seis vezes acima da velocidade do som, previsto para voar em 2012. “Trata-se de uma AERONAVE HIPERSÔNICA conhecida como 14X com motor SCRAMJET (contração de Supersonic Combustion Ramjet), ambos totalmente brasileiros.” O 14-X: “É uma aeronave bem diferente das que voam atualmente. Ela é equipada com um motor sem partes móveis, que funciona integrado à fuselagem. Durante o vôo, o ar é comprimido pela própria geometria e velocidade do veículo e é direcionado para uma câmara na parte inferior do avião, onde também é injetado… Read more »

wi

O CTA está desenvolvendo aqui no Brasil um avião hipersônico, capaz de voar em até seis vezes acima da velocidade do som, previsto para voar em 2012. “Trata-se de uma AERONAVE HIPERSÔNICA conhecida como 14X com motor SCRAMJET (contração de Supersonic Combustion Ramjet), ambos totalmente brasileiros.” O 14-X: “É uma aeronave bem diferente das que voam atualmente. Ela é equipada com um motor sem partes móveis, que funciona integrado à fuselagem. Durante o vôo, o ar é comprimido pela própria geometria e velocidade do veículo e é direcionado para uma câmara na parte inferior do avião, onde também é injetado… Read more »

Ricardo

Pequena curiosidade. A terra tem um diâmetro de ~40.000Km (equ.) e a rotação completa ocorre em ~24hs. Aos bons de calculadora, qual é a velocidade da nossa mater navis ? Ainda bem que não temos freios…

Felipe Cps

Nusssssss, tem um pessoalzinho aqui que faltou na aula de física, ahuahuahuahuahua…

Raphael Barros

Um avião capaz de voar 25000Km/h no vácuo parceiro. Na atmosfera existe resistência do ar e fora que o onibus espacial nessa velocidade na atmosfera seria destruido.

Sentando a Pua

Impss

Getulio - São Paulo

Este é o tipo de missil que a FAB deve desenvolver com urgência, pois esses mísseis que os americanos vendem ao mundo são obsoletos. Nos novos enfrentamentos aéreos os misseis serao invisíveis a radares e baixa assinatura térmica e com velocidade hipersônica como mostrado na matéria.

Getulio - São Paulo

Em tempo: Quando ainda criança assisti ao lançamento da Apolo 11 pela TV, o que ficou registrado em minha mente foi o cronômetro na tela da TV quando esta registrou 15 minutos o tempo em que o foguete deu a volta à Terra, portanto, a questão de velocidade é sem comentários, é incomparável, recorde que não será batido tão cedo. O foguete Saturno e sua potência são inigualáveis, mesmo no atual estágio humano. É nisso que a FAB o BRASIL deve se concentrar, nos programas espaciais, pois geram alta tecnologia para empresas e para a sociedade como gerou o programa… Read more »

fernando

Alguem ouviu falar de um avião de treinamento básico brasileiro feito por uma em presa chamada Air Techs que supostamente seria uma copia do ENAER PILAN e que estaria sendo vendido a Venezuela?
http://desarrolloydefensa.blogspot.com/2009/05/una-copia-brasilena-del-avion-t-35.html

Pedro

Tudo muito bunitinho…mas tudo copiado.
Ramjets são coisas do passado distante:

http://www.youtube.com/watch?v=MvtxjSrImHw

E o problema de ser lançado por um B52 já havia sido resolvido pelos alemães em 1940, no projeto Sanger:

http://www.youtube.com/watch?v=T_7r533moXo&feature=related

Alguém pode reconhecer o formato dos projetos acima citados nos “atuais” desenvolvimentos americanos e russos?
Pois é, ainda vivemos sob a sombra dos anos 40…

Alecsander

Getulio Bem colocado seu comentário, os esforços para levar o homem a Lua gerarão inúmeros beneficios para a industria e sociedade americana, e posteriormente para o mundo. A criação da internet em 1969, com a nessecidade de um meio de comunicação que tanto servissem para troca de informações de suas agencias de espionagem e exercito, o desenvolvimento de tecnologia para a concessão de um computador pequeno, já que naquela época os computadores eram enormes para se instalar num modulo espacial e lunar, resultando no desenvolvimento dos mine/micro-computadores(que nos usamos para conversar hoje), o aperveiçoamento da tecnologia de Satélites, GPS, e… Read more »

Erich Hartmann

Muito show a matéria,mas um dia espero que sejam de fato revelados (assim como foi inicialmente secreto o SR-71…)mais dados do Aurora.

(sonhar não custa nada…)

Bosco

O 14X não é um protótipo. É um projeto ciêntífico que levará a um modelo de testes. Atualmente é apenas um modelo em escala sendo avaliado no câmara hipersônia do CTA. Daí dizer que dominamos a tecnologia scramjet e que o CTA está desenvolvendo uma aeronave hipersônica vai um longo caminho.
Sem dúvida o “projeto” 14X é um bom início, que sem dúvida irá consumir algumas décadas e bem mais verbas que nosso submarino voador caso queiramos mesmo desenvolver uma aplicação prática, como uma aeronave, um míssil, ou um orbitador reutilizável.
Um abraço a todos.

gaspar

onibus espacial…
teremos lotacoes espacial tb ???

quanto ao 14x, voando em 2012 ?!?!?! ta bom entao, conta outra…

pedro

Ué?
Porque o meu comentario sobre o projeto do bombardeiro hipersônico Sänger foi retirado? Só porque mostrava de onde vieram as “grandes idéias americanas”?
Ramjet, Space Shutle, vôo hipersônico…
Tudo isso já estava projetado (e alguns até testados) na Alemanha de 1940. Os EUA só foram lá, tiraram a suástica e botaram a sua bandeirinha….

pedro

Desculpem o comentário das 18:28…Ocorre que quando entrei no Blog não aparecia o comentário…depois apareceu. Deve ser problema do speedy ou do laptop….

Bosco

Pedro, as grandes idéias nazistas vieram também de outras idéias como a dos Irmãos Whrith, Santos Dumont, e mais uma dúzia de equipes mundo à fora que buscavam o vôo do mais pesado que o ar. Também o V2 alemão foi iniciado há uns 2000 anos na China e com as idéias de Newton sobre a ação e reação. O Século XIX e XX foram pródigos de homens de talento na área da ciência e da tecnologia, principalmente nos EUA e na Europa. Tecnologias de propulsão à foguete, turbojato, estatojato, pulsojato eram estudadas desde o início do século XX em… Read more »

Bosco

Pra variar me desculpem pelos erros de português, em especial de acentuação e concordância. rsrs….
Só leio o que escreve depois que envio, e sempre dá nisso.
Lastimável..rssrs…

Bosco

Pra variar, lendo agora o meu comentário das 15:46, troca-se “submarino voador” por “submarino nuclear”. rsrs…..

Alecsander

Tem gente aqui que não deve saber a diferença entre ceticismo e pessimismo, devem achar que o Brasil tem 90% da sua população vivendo a baixo da linha da pobreza, e que nos outros países não tem miséria. Não me levem á mau, mais acho que tem gente que não devem ter conhecimento sobre desenvolvimento da tecnologia em geral, e não só sobre isso, mais também não devem saber sobre o PIB, IDH, crescimento e outras coisas sobre os BRICs. Os E.U.A não tem simples a tecnologia, eles tiveram que começar do nada quando foram desenvolver seus foguetes e aeronaves.… Read more »

Bosco

A tecnologia scramjet só dará frutos dentro de 20 anos, e isso nos países mais desenvolvidos tecnologicamente e compromissados com o avanço científico e com o futuro, especificamente nos EUA, França, Rússia e Alemanha (entre outros). E provavelmente, primeiro na forma de “mísseis”. Salvo é claro o fato de haver “projetos secretos” em andamento nas “áreas 51” da vida, como o suposto e nunca comprovado “Aurora”. Sem dúvida dentro de uns 30 anos a próxima geração de lançadores espaciais reutilizáveis fará a decolagem horizontal por meio de turbojatos avançados com PC e acionará seus ram/scramjets” na estratosfera, atingido Mach 25… Read more »

Felipe Cps

Bosco: deixa o Mauro ler o coment do Sr. Pedro, rs 🙂

Leonardo

Bom dia a todos Fala-se muita coisa a respeito de projetos alemães na 2° guerra!!! Há uma série relatos misteriosos descritos sobre eles, da qual dizem que os americanos e russos tomaram para si toda essa documentação, utilizando-os em seus respectivos programas espaciais, é dito que houve até o projeto de um suposto “disco voador” desenvolvido pelo alemães, o famoso mito dos UFOs Nazistas, há diversos relatos de expedições de nazistas ao oriente (não podemos esquecer da série Indiana Jones, onde os vilões eram sempre alemães que buscavam obter poder para dominarem o mundo). Realmente, consta que Hitler tinha um… Read more »

Leonardo

Errata!!

Quis dizer “projetos” e não porojetos erro de digitação

Pedro

Olha, tudo bem que tudo tem um “começo”, que a tecnologia tem um desenvolvimento histórico….mas uma coisa é falar que saímos dos brinquedos chineses do séc II (pirocópteros de papel) e chegamos os helicópteros atuais, ou que começamos com a “cadeira com fogos” chinesa (testadas até no mithbusters) e terminamos com os foguetes atuais. Outra totalmente diferente é negar o plágio descarado. O Bombardeiro Sänger, do segundo link do dia 20/05 às 10:49 éra esse desenho mesmo, inclusive quem viu os documentários e skatchs do projeto Aurora basta comparar com o Amerika Bomber mostrado no documentario do history channel (que… Read more »

Dalton

Pedro, muito interessante o seu comentario, mas existe uma frase muito pertinente que merece ser mencionada aqui. ” A necessidade é a mae de todas as invençoes” os alemaes estavam lutando uma guerra de duas frentes, eles tinham que arriscar , era tudo ou nada e acreditavam que apenas armas excepcionais poderiam salva-los. Poderia ter prorrogado a guerra por mais algum tempo, mas a bomba atomica ficaria pronta em 1945 de qualquer maneira. Americanos, sovieticos alemaes…todos tinham alguma necessidade mais urgente e isso sem duvida acelerou determinados projetos e tornou outros lentos ou mesmo indefinidamente postergados. Veja o caso dos… Read more »

Edmar

Caros Amigos.:

Cada invento!!! e o Brasil não consegue nem ter seu próprio caça…UUffuuussss…

Abraços.

Bosco

Pedro, tudo bem que há semelhanças entre os projetos, desenhos, e inclusive alguns sistemas de propulsão ramjet que chegaram a serem testados, que vale salientar foi inventado por um francês no início do Século XX, mas uma aeronave ou espaçonave não é só forma e propulsão, isto é somente 10%. É necessário o desenvolvimento de sistemas de manutenção de vida, de navegação, comunicação, materiais avançados, computação, etc. Ninguém tira o mérito do Santos Dumont (e dos Irmãos Writh) como pioneiro da aviação, e não o inventor do avião, vale salientar, já que existiam pelo menos uma dúzia de equipes independentes… Read more »

Alecsander

Não digo que duvido da obtenção de projetos nazistas por americanos e soviéticos, já li muito a respeito sobre essas coisas, mais acho que tem que se levar em conta alguns asctos muito importantes, recomendados por especialistas antes de considerar sua autenticidade. 1: De onde veio esses esboços de protótipos nazistas, quem foi a fonte disso? 2: O material é de procedência oficial? 3: Se não é, como foi adquirido? Por pessoas que teriam acesso a material secreto? 4: Se os governos americanos e soviético tiveram mesmo esse material , no que de fato ele poderia contribuir nas pesquisas aeroespaciais… Read more »

Bosco

Muitos falam do B-2 ser semelhante a um projeto nazista de bombardeiro. Ora! Antes do B-2 os EUA tiveram os B-1, B-52, B-58, etc. E ainda terão alguns outros B’s no futuro. O B-2 nem de longe esgotou o tema e não é o suprasumo da tecnologia. Ela está em evolução e outros projetos apareceram que nem de longe lembrarão o B-2. E para cada produto “copiado” pelos americanos, existem outro tanto, para ser conservador, deles, “copiados” por outros. E se a forma aerodinâmica lembra um bombardeiro nazista, não podemos nos esquecer que é apenas parte da equação do sucesso… Read more »

Bosco

“aparecerão” e não “apareceram”.

Henrique Sousa

Não existe uma ciência nacional, assim como não há uma tabuada nacional; o que é nacional não é mais ciência. (Anton Chekhov, escritor russo)

Não há arte patriótica nem ciência patriótica. As duas, tal como tudo o que é bom e elevado, pertencem ao mundo inteiro e não podem progredir a não ser pela livre ação recíproca de todos os contemporâneos. (Goethe, em “Máximas em Prosa”)

Bosco

Dizer que Santos Dumont ou os Irmãos Wright inventaram o avião é o mesmo que dizer que Burt Rutan inventou o “lançador espacial reutilizável”, porque foi o ganhador da corrida ao Prémio X. Cerca de 30 equipes participaram da corrida ao X Prize. Todas com potencial de alcançarem os objetivos, mas o vencedor foi a equipe liderado por Burt Rutan. Muitas das equipes deram com os “burros n’água”, mas muitas estão levando seus projetos à diante que poderão render frutos. O termo “Pai da Aviação” dada a Santos Dumont ao meu ver se deve muita mais ao Demoisele, que foi… Read more »

paulo s

sr bosco,compartilho de seus comentarios ,marcados pela issencao e conhecimento.eu nunca conseguir entender bem essas pessoas que tentam desvalorizar o trabalho dos outros em nome ideologias idiotas
no caso do aviao,em minha opiniao santos dumont e os irmaos wright
tem a mesma importancia no desenvolvimento do mesmo.o resto e patriotada.

Henrique Sousa

Perfeito Bosco, colocar em prática e tão ou mais difícil que a fomulação “teórica”.

Já me matei de procurar mas não encontrei, mas lembro de ter lido uma colocação de um grande cientista ligado à eletricidade (Tesla ou Maxwell) dizendo que chegar à formulação teórica era “fácil”, difícil seria o trabalho dos homens que criariam uma rede para a distribuição desta eletricidade, e que para estes infelizmente seria reservado o ostracionismo (e olha que por tudo que Tesla fez para o nosso mundo “moderno” fala-se muito pouco dele).

Higgins

O tempo passa, o tempo voa e os Buff’s continuam numa boa…

Leonardo Angelozi

E quando o B-52 sai de cena quem vai transportar esses prototipos? rs… não respondam C-17 rsrs

Tiago Jeronimo

Isso é um veiculo tripulado? Se for deve ter uma manobrabilidade minima porque a Mach 8 qualquer manobra brusca e bye bye piloto com os altos G’s.

Alecsander

Estou muito interessado nesses caças hipersônicos, eles são o futuro da aviação tripulada, já que os caças supersônicos vão ser substituídos por caças não tripulados entre daqui a 40 ou 60 anos. Não sei a quanto anda as pesquisas do 14-X(referencia ao 14-bis), o protótipo brasileiro do nosso futuro modelo hipersônico. Teve uma noticia em 2 de Junho no ano passado sobre o teste feito no túnel de vento hipersônico T3 de São José dos Campos, no laboratório Professor Henry Nagamatsu. Depois nunca maistive notissias. Nos sites abaixo, tem mais informações sobre caças hipersônicos:

http://www.defesabr.com/FAB/fab_meios_futuros.htm
http://defesabrasil.com/site/index.php/Noticias/FAB-testa-14-X-em-tunel-hipersonico.html
http://www.youtube.com/watch?v=OXDZn1P2oPg&feature=related

Alecsander

Tiago Jeronimo

O veiculo da foto é de uma aeronave não tripulada, só para testar motores hipersônicos. Quanto a força G, não vejo problema, os ônibus espaciais atingem uma velocidade de 25000Km/h com seus astronautas dentro, o que é três vezes a velocidade hipersônica do caça. É claro que uma aeronave não vai fazer manobras arriscadas em velocidade hipersônica maxima. Leia mais nos sites que indique a cima. O comentário está aguardando moderação. Esperar um pouco.

Madvad

ehheh o onibus espacial dá 25.0000 sem resistência do ar…na atmosfera, nunca.

Alecsander

Madvad

O ônibus espacial não faz 25000Km/h na atmosfera, ele faz essa velocidade em orbita, no espaço onde não a atrito do ar, entre 300 e 600km de altitude.

wi

O CTA está desenvolvendo aqui no Brasil um avião hipersônico, capaz de voar em até seis vezes acima da velocidade do som, previsto para voar em 2012. “Trata-se de uma AERONAVE HIPERSÔNICA conhecida como 14X com motor SCRAMJET (contração de Supersonic Combustion Ramjet), ambos totalmente brasileiros.” O 14-X: “É uma aeronave bem diferente das que voam atualmente. Ela é equipada com um motor sem partes móveis, que funciona integrado à fuselagem. Durante o vôo, o ar é comprimido pela própria geometria e velocidade do veículo e é direcionado para uma câmara na parte inferior do avião, onde também é injetado… Read more »