China produz cópia do Su-27 e fornecerá peças de reposição a clientes da Rússia

26

J11-3

J11-2

O Jornal russo Pravda noticiou que a China está produzindo em massa a cópia do Su-27 Flanker, designado como J-11. Diz que o país pretende construir e vender pelo menos 1.200 aviões a preços que serão muito inferiores aos dos aviões russos.

A notícia não é nova para a indústria de defesa russa. Em 2003, a China se recusou a prorrogar a licença para a produção de aviões Su-27CK e começou a trabalhar na construção de seu próprio jato – uma cópia do análogo russo.

A China vai colocar uma pressão competitiva sobre a Rússia no mercado de peças de reposição também. Pequim planeja desafiar a Rússia em seus mercados tradicionais da indústria de defesa e se tornar um fabricante de material aéreo barato e eficiente.

Militares da Malásia já manifestaram a sua disponibilidade para cooperar com a China neste momento. Um alto funcionário da Real Força Aérea da Malásia, disse que seu país vai comprar de um lote de peças de reposição chinesas para os seus 18 caças Sukhoi Su-30MKM.

A manutenção é um problema conhecido na exportação de armas da Rússia. Houve um número de incidentes graves, nos quais os fabricantes russos não puderam executar seus contratos de entrega de peças de reposição para a Malásia.

A Rússia entregou 76 jatos Su-27 para a China em 1992. Em 1995, Moscou liberou a produção sob licença na China para 200 aeronaves. Em 2003, a China não quis renovar a licença de produção, pois já tinha clonado os principais equipamentos do caça russo.

Clicar no gráfico abaixo para conhecer alguns dos componentes do Su-27 que foram “nacionalizados”. Muitas das tecnologias presentes nesses componentes são justamente as que o Brasil deseja obter com o Programa F-X2.

j-11b_4

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Cps

Caras, inacreditável a cara de pau desses chinas.

Bem, foram deixar os caras entrarem na OMC sem que tivessem que seguir regra nenhuma, deu nisso… Pára eles agora pára? 🙂

Sds.

Luan

UUUawHAHAHAHAHAHA

HA HA HA HA HA HA

UUAAHHH HAHAHAHAHA

Mod demonic off.

[]’s

RodrigoMF

Enquanto isto, na Santa Efigênia…

Cliente – Aii tio…Quanto custa este trem de pouso ?
Vendedor- Tlinta leal…

Ivan

Hoje eles estam copiando, com licença ou sem licença…
Com o ‘resultado financeiro’ destas operações, que para mim são desonestas, estam investindo em Ciência & Tecnologia própria…
Amanhã teremos no mundo vários produtos originais chineses… e ái de quem se atrever a copiar!

“Quando o Dragão se levantar a terra vai tremer”

Abç,
Ivan.

Ivan

Santa Efigênia, amigo Rodrigo, é a nossa versão da leniência de todo o mundo quanto as práticas es…tranhas do Dragão que se levanta.

Felipe Cps

RodrigoMF em 27 nov, 2009 às 15:08

“Enquanto isto, na Santa Efigênia…
Cliente – Aii tio…Quanto custa este trem de pouso ?
Vendedor- Tlinta leal…”

Cliente – E o avião inteiro Tiô?
Vendedor – Cem leal. Mas sem “galantina”… 🙂

Abs.

Francoorp

Na verdade temos muito o que aprender dos chineses!!!!!!!!!!!! Veja sò como a inveja fecha os olhos das pessoas né, os chineses se tornaram AUTO-SUFICIENTES militarmente, fazendo e copiando, se solta pecinha ou não, o ponto é que eles sào independentes e nos graças a todos os governos democráticos e em especial aquele de FHC, que nada investiu nas nossas F.A., nós não somos auto-suficientes e nem seremo ao médio prazo!!! Sem falar que os Chinas estão copiando armas na nação que manteve a maior potência mundial(USA) com medo e terror por todo o século 20, e agora são eles… Read more »

Felipe Cps

Ahahaha, tava demorando, rsrsrs… Cara, como eu queria que aquele tosquera do FFHH jamais tivesse nascido, rsrsrs… Vocês comunas não iriam ter assunto, nem mais em quem por a culpa, rsrsrs 🙂 (brincadeira: vcs sempre acham alguém pra culpar, rsrs)

Francoorp: vc sugere que façamos como os ching-lings? Copiemos na caruda? Olha que isso tem o lado bom e o lado ruim hein? É que nem gás, na guerra: quem gaseifica acaba gaseificado, rsrsrs…

No mais, gostaria mesmo era de saber a qualidade desses Su-27 made in China… se soltam pecinhas pela pista (se é que saem dela, rsrs)…

Sds.

Ivan

Francoorp, Realmente os chineses estam fazendo um sério e profícuo esforço de colocar suas forças armadas em condições de representar a potência econômica que eles se tornaram. Igualmente estam de parabéns pelo enorme e necessário crescimento econômico. O que me revolta é a total falta de respeito pelas marcas e patentes dos outros e, mais ainda, pela total complacência do mundo quanto a isso. Um país pode crescer e se tornar potência econômica e militar sem copiar descaradamente, utilizar trabalho escravo e outras práticas estranhas. A Índia esta crescento vertiginosamente, mas não ouvimos falar de produtos ‘pirateados’ descaradamente por hindus.… Read more »

Ivan

Mais uma coisa,

Produtos ching-ling não soltam mais pecinhas.
O dinheiro que eles ganham com nossa complacência já permitiu corrigir este defeito.
A próxima geração será ‘semi-original’, com nosso dinheiro.
A seguinte será tecnologicamente avançada, e aí nós não poderemos fazer mais nada… pois nossa indústria não mais existirá… nem de sapatos, nem de brinquedos, nem de faquinhas, nem de confecções…

Eles sabem o que fazem, nós não.

Abç,
Ivan.

Francoorp

Ivan: Concordo 100%, temos que achar um jeito de sobreviver ao extra poder industrial chinês do século 21 e além deste século, seguindo o modelo econômico atual não tem saída, pois eles jogam muito bem o jogo dos grandes capitalistas industriais, e no fim vencerão!!!!Colocando o mundo ocidental na lona e talvez no bolso!!! Felipe cps: Os capitalistas também culpào os outros de tudo, e Sim, os capitalistas dizem que tudo o que é contrario ao lucro deles e culpa,ou é coisa de comunistas!!! Mas no fim a classe operaria unida vencerá!!!!! Não por discussão política no meio cara, falo… Read more »

Alexandre Galante

Alguém se deu o trabalho de ampliar a última imagem e ver quais os componentes que os chineses já produzem sozinhos?

Francisco AMX

Que m… esta China não tem limites! tudo, tudo eles copiam! nem pagar royalties eles pagam! onde isso vai parar?!?!?! que m…!

alfredo.araujo

“Ivan em 27 nov, 2009 às 15:51 A Índia esta crescento vertiginosamente, mas não ouvimos falar de produtos ‘pirateados’ descaradamente por hindus. Pelo contrário, eles contratam e pagam pela tecnologia que usam e, em seguida, trabalham na sua. Até onde eu sei, honestamente.” Tmb nao é assim… A India é uma das maiores exportadoras de mao-de-obra especializada do mundo!! Isso pq remunera mto mal seus trabalhadores!! No meu setor, tecnologia da informação, o mercado está inundado de indianos!! Conclusao… eles estao crescendo vertiginosamente, tmb, por conta da mao de obra baratissima… Do BRIC, só o Brasil q é um pais… Read more »

Francisco AMX

“Do BRIC, só o Brasil q é um pais democratico , respeita normas internacionais de trabalho, de comercio, etc…”

E o mundo tá cagando para isso! incluindo aí os USA! ainda cobram metas ridículas do Brasil, preferem explorar a mão de obra escrava chinesa!

Ivan

Alfredo, Uma coisa é remunerar mal, outra é trabalho escravo. Quanto a ser um país democrático creio que a Índia o é, mesmo com os custumes deles, tão estranhos aos ocidentais. Francisco, É verdade, o mundo ainda está cagando para trabalho escravo, respeito às patentes e preservação do meio ambiente… mas até quando? Os trabalhadores perdem emprego e os sindicatos gritam… Os detentores das marcas são ‘passados para trás’, sufocados pela necessidade do enorme mercado chinês… O meio ambiente se deteriorando, mas as pessoas estam se conscientizando… Até quando? Quando a ____________virá boné? Não creio, a reação vem antes. Cordiais… Read more »

Paulo Renato

Olha os Ching ling chegando pra FAB

Abs.

Felipe Cps

Francoorp em 27 nov, 2009 às 16:46:

Kamarada, vc ainda não respondeu: como brasileiro (suponho q vc o seja, correto?) vc acha q deveríamos fazer igual eles? Comprar um F/A-18E dos “porcos capitalistas” e copiar na cara-dura? SIM OU NÃO?

Sds.

alfredo.araujo

Ivan em 27 nov, 2009 às 21:09

Como vcs disseram antes… Daqui a pouco a máquina de copiar para !!

http://www.noticiasautomotivas.com.br/geely-ganha-finalmente-o-direito-de-meter-a-mao-na-tecnologia-da-volvo/

Olhem esse link…
Os caras estão sugando técnologia das mais diversas areas possiveis!!
Daqui a pouco eles estarão na vanguarda tecnologica de varios setores…

Welington

Sou a favor de se desenvolver um novo produto ou tecnologia se baseando em um produto adquirido, porem sou totalmente contra a clonagem de produtos, que é a copia total do projeto da aeronave, e é isto que os Chineses estão fazendo de errado, alem de continuar produzindo ilegalmente os Flankers sem autorização Russa… Um ponto é fato, a próxima geração de aeronaves Chinesas serão baratas, eficientes e seguras, porem a de se ressaltar que a nova aeronave de 5º geração Chinesa que esta sendo desenvolvida não será superior as futuras versões do F-22 ou do PAK FA, porem a… Read more »

Thierry

[…] China produz cópia do Su-27 e fornecerá peças de reposição a clientes da Rússia Tagged with: Su-27  […]

GSV

Uma pergunta basica!!!

A China não possuia nenhum acordo de TT com a Russia?

A Embraer está lá tb! Nossos jatos executivos não estão sendo clonados?

kkkkkkkkk

luciano

manda os russos invadirem a China igual fez com outros paises da região!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mais de um bilhão de chinezes pra combater não é mole não!!!e com uma fabrica de cópia do sucko,ai fica mais complicado ainda!!!!!

alex

Os chineses é que estão certos, vocês acham que a indústria norte americana se formou como? Quebrando direitos e copiando tudo que havia de novo na europa, inclusive o “yankes” que é como eles são chamados, é uma mutação fonética de junk (lixo) que era a palavra original pela qual eles eram conhecidos na europa, por não respeitarem os direitos de patentes dos produtos europeus…é ou não é hipocrisia hoje eles brigarem pelos direitos autorais de softwares, projetos de engenharia, etc… O Brasil é que é “bobinho”, e fica respeitando o que ninguém respeita….

José

O Brasil tem que seguir os exemplos que dão certo. Mão de obra qualificada nós temos , tecnologia para desenvolver e produzir peças possuímos , o que falta é vontade política e vergonha na cara por parte dos políticos que querem somente se servir dos impostos e tributos pagos pelo cidadãos brasileiro e desviar em licitações fraudulentas. Os Chineses quer queira ou não são um povo inteligente , não é o sistema político ( o qual tenho severas críticas contra tal regime) , porém lá o cidadão é educado para amar e respeitar a pátria desde pequeno , coisa que… Read more »