Relatório apontará oferta francesa como a mais interessante para o Brasil

170

Rafale - foto via MBDA

Pedro Peduzzi

vinheta-clippingBrasília – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou que o relatório técnico a ser entregue na semana que vem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontará o caça francês Rafale como “o mais interessante para o Brasil”. A decisão final, no entanto, só será tomada após parecer da Comissão de Defesa Nacional sobre o relatório.

De acordo com o ministro, o Comando da Aeronáutica informa, no relatório, que “pelos aspectos técnicos, todas as três propostas satisfazem”, mas que o caça Rafale é o que mais corresponde à Estratégia Nacional de Defesa. As três aeronaves concorrentes são o Super Hornet F-18, da americana Boeing; o Gripen NG, da sueca Saab e o Rafale da empresa francesa Dassault.

“A Secretaria de Logística apontou que o Rafale seria o mais interessante para o Brasil porque é o que mais corresponde à Estratégia de Defesa Nacional”, disse o ministro hoje (7) durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.

O ministro, no entanto, ressalta que a proposta final apresentada pela empresa francesa não corresponde ao que havia sido afirmado pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy.

“A proposta final não corresponde à afirmação francesa [de que baixaria em 10% o preço do caça]. Na comparação chegamos à conclusão de que o preço total ficou reduzido em apenas 1,8% e que os 10% prometidos durante as negociações ficaram restritos apenas a parte do avião”, disse Jobim, que, junto com os relatórios, sugerirá a Lula alguns parâmetros para as negociações.

O projeto para reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB) com a compra de 36 novos aviões de combate se arrasta desde 1998.

FONTE: Agência Brasil FOTO (A. Paringaux): MBDA

Subscribe
Notify of
guest

170 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Maria Bravo

Ainda voto no Rafale e no dia 22 (“marrequinha com arroz”, como diria o saudoso Brigadeiro Rui).

A la chasse!

grifo

“A Secretaria de Logística apontou que o Rafale seria o mais interessante para o Brasil porque é o que mais corresponde à Estratégia de Defesa Nacional”,

Considerando que a Secretaria de Logística é comandada por um general do Exército e não tem nenhum quadro técnico capaz de avaliar as propostas oferecidas pelos concorrentes, dá para se ter a dimensão da maracutaia que está sendo armada…

Gerson Victorio

Pra quem assistou a ida do NJ a câmara e viu sua exposição de motivos, não restam dúvidas, e mais, ele disse pontualmente: “De acordo com o ministro, o Comando da Aeronáutica informa, no relatório, que “pelos aspectos técnicos, todas as três propostas satisfazem”, mas que o caça Rafale é o que mais corresponde à Estratégia Nacional de Defesa ..agora as “viuvas”(rsrs…como usaram essa expressão!!) vão despejar seus choramingo até dizer chega!!!

Contraditorio

O que não ficou claro no final, é qual foi o desconto que a Dassault teria dado.

Edgar

Será que essa notícia ainda vende jornal? Que eu saiba num editorial o interessante são sempre notícias de última hora.

Hoje fazem exatamente 7 meses que isso aconteceu. Parabéns a todos os felizardos do nosso país.

Como nação mais rica e próspera do planeta, temos que ter o que o mercado oferece de mais caro, afinal, temos que seguir a máxima de que o mais caro é o melhor.

¬¬

hms tireless

Parece que é o Fim….Em que pese os esforços de diversos segmentos da sociedade, infelizmente a escolha política foi imposta goela abaixo da FAB. Parabéns Brasil, será o único cliente de exporação do Rafale (EAU e Kuwait já pularam fora, Oman vai de Typhoon e na Índia a derrota é quase certa), terá de adquirir para os mesmos apenas armas e equipamentos franceses ou seja, terá de abdicar dos sistemas de armas existentes no inventário atual tais como as bombas Lizzard e os Pods Skyshield e Litening. Da mesma forma a ToT “irrestrita” irá configurar-se em tão somente uma mera… Read more »

Cid Pacheco

Eu queria que alguém me explicasse a real intenção do presidente em insistir na compra dos caças franceses, sendo os mais caros em todos os aspectos e tendo o sueco como a melhor das opções (técnica e financeiramente)… fica a questão (literalmente) no ar…

Ilya Ehrenburg

Das aeronaves presentes na lista curta, o Rafale demonstrou em exercícios ser o mais capaz! Em duas oportunidades, humilhou o F-18E Super – Hornet, e o mesmo fez com o europeu Typhoon, para desespero de alguns colunistas especializados de nacionalidade britânica. Em um exercício recente, não superou apenas o F-22 Raptor, algo que era esperado, já que se tratava de um encontro divergente entre gerações… Pois, é aqui que “a porca torce o rabo”. Não importa o escolhido, pagaremos nós, muito caro por um vetor de 4ª geração, em um momento em que aeronaves de 5ª geração estão prestes a… Read more »

rober

Resumo da audiencia do Jobim na Câmara dos Deputados Apresentamos pontos referentes ao programa F-X2 11h59min Ministro Jobim detalha cronograma do Processo de Seleção de Caça desde 2001 12h02min Confirma que em 30 Abr russos apresentam proposta do Su35 12h04min A necessidade de transferência de tecnologia. Carta de Hillary Clinton em apoio a proposta da Boeing (Julho 2009) – A Italia apreenta interesse no KC390 – 7 Set – Sarkozy transferência total de tecnologia – O Ministro da Defesa reabriu as propostas para a Gripen e a Boeing apresentou interessante proposta pelo seu CEO. – A Boeing faria o Novo… Read more »

Zirium

Desculpem o Off topic mas no site da Globonews, está disponibilizado a reprise do programa Painel transmitido no sábado de páscoa onde a matéria abordada é a Defesa Nacional…vale a pena ver!

Desculpe mais uma vez!

Abs

hms tireless

“Das aeronaves presentes na lista curta, o Rafale demonstrou em exercícios ser o mais capaz! Em duas oportunidades, humilhou o F-18E Super – Hornet,”

Aqui cabe ressaltar que os Super Hornets eram equipados com o radar APG-73 e não com o APG-79 AESA.

“e o mesmo fez com o europeu Typhoon, para desespero de alguns colunistas especializados de nacionalidade britânica.”

Essa informação não procede pois foi veiculada exclusivamente por um obscuro blog francês

No que tange ao resto do conteúdo, concordo contigo camarada…

Sirkis

Saudações!

Infelizmente vamos ter mais uma vez a FAB parada na chon com o Rafale. Tudo isso por puro capricho de torcida organizada política.
Os sacanas do país saem ganhando mais vez. Além de mandar o relatório que colocava o Rafale em último lugar, obrigaram a reformular o mesmo relatório.

Boa Tarde!

Curvo

Preazdo Ilya Ehrenburg disse:
7 de abril de 2010 às 16:09

Assunto por demais repisado e dissecado, se F 18 Super Hornet fosse tão ruim por que estariam se organizando para a Marinha Americana comprar mais ??? Não seria mais lógico comprarem Rafales ????
E sê assim o fosse (Rafale tão superior) por que as vendas dele ao redor do globo terrestre são tão assim …. assustadoramente “Tão baixas”, culpa do Grande Satã do Norte ???? Ou dos próprios franceses com seus custos tão altos ????

humberto

Deve ter algo de errado na reportagem.. Quem é bom de matemática pode ajudar..De acordo com a reportagem: “A proposta final não corresponde à afirmação francesa [de que baixaria em 10% o preço do caça]. Na comparação chegamos à conclusão de que o preço total ficou reduzido em apenas 1,8% e que os 10% prometidos durante as negociações ficaram restritos apenas a parte do avião” Assumindo que seja verdade que o pacote dos caças seja US 10 bilhões, 1,8% dá 180 milhões de dolares, se este desconto é equivalente a venda somentes dos caças, os mesmos sairiam por US 1,8… Read more »

Edcreek

Olá,

O comando da FAB admitiu publicamente e em documento assinado pelo brigadeiro Saito que o vencedor que mais se enquadra END(estrategia nacional de defesa) é o Rafale.

Onde está o relatorio do COPAC em que o NG é o melhor? ou o COPAC não é a opinião da FAB?

Eu disse que o relatorio final não teria o NG como vencedor, ainda bem que o Alto comando da FAB não caiu no conto(lobby) da SAAB e apontou a melhor opção para o pais.

Abraços, e no aguardo do dia 22, vamos ver…….

Osama

Como o Lulinha 171 e o Jobim de picadeiro não abriram mão da comissão, não houve desconto.

ERMANO

O pior de tudo, a meu ver, é a honra dos militares da FAB que foi lançada na lixo, junto com o relatório. Tinha de um relatório pronto que apontava o Rafale como último, agora foi alterado e todos são iguais. Já não se fazem militares como antigamente. Será que alguém vai pedir para sair??? É uma vergonha!!!

Tecnocop

E essa ladaínha que não acaba mais…

Curvo

Prezado Edcreek disse:
7 de abril de 2010 às 16:43,Sem querer sem indelicado,mas você tem o link para tal documento ? Ou ainda o local onde foi publicado ??? Compartilhe a informação completa, ok ?

emerson

Não há muito o que comentar sem ter acesso ao documento que será entregue ao presidente. De qualquer modo, fica evidente que o documento está sendo preparado para não dar margem a nenhuma discussão partidária ou seu uso durante a campanha presidencial. Achava que a decisão seria tomada apenas depois da eleição, mas estou com a impressão que a estratégia será a decidir ANTES da campanha eleitoral, de modo a neutralizar o uso do tema. Ao que parece, o relatório será público e detalhado exatamente para reduzir as chances de ser usado como campanha. Fico intrigado pela sequência de entrevistas… Read more »

Eleazar Moura Jr.

Lula deve tá dizendo:” se arrependimento matasse….por que é que diabos eu fui falar aquilo naquele 7 de setembro (que o Rafale tinha sido o escolhido)”. Agora o dilema tá formado: não quer passar por homem sem palavra para o Presidente francês (até porque tem a velha questão da vaga do Brasil ao Conselho de Segurança da ONU, que teria amplo apoio da França), mas tá sofrendo grande pressão dos Metalúrgicos do ABC e até de lideranças políticas do PT para que escolha o Gripen . Creio que hoje ele já se convenceu do óbvio-que o Gripen é a melhor… Read more »

Rosan Amaral

Em uma resposta do Ministro Nelson Jobim na Câmara dos Duputados hoje 07/04 ele afirmou que a autorização para as negociações com a vencedora deve sair até o fim de abril. Assim, o 22/04 pode sim ser a data do anúncio do vencedor.

RenanZ

“A Secretaria de Logística apontou que o Rafale seria o mais interessante para o Brasil porque é o que mais corresponde à Estratégia de Defesa Nacional”,

O que diabos significa “mais interessante”?
É melhor em que sentido ?
Muito vaga essa afirmação

Curvo

Prezado Emerson, concordo com você em quase tudo, mas mudando o paradigma podemos ter que o tiro poderá sair pela culatra, tal como ocorreu no fatídico 07 de Setembro de 2009, o embasamento tem de ser muito bom, inclusive com redução de custos, o que a entrevista do Sr. Nelson Jobim deixa entrever não deverá ocorrer !!!!
Ou seja, mais munição para a oposição !!! Oposição ferrenha ou incopetência do atual mandatário ???

Edcreek

Olá, Curvo sem problemas, vou dividir a mensagem OK:
O ministro Jobim foi convocado pela Comissão Relações Exteriores, segue o link da convocação na camara, e hoje foi prestar os exclarecimentos, o evento foi transmitido pela tv, e foram apresentados os documentos OFICIAIS da FAB em que dizem que tecnicamente os três são iguais e que o caça Françês é o que melhor se encaixa a END:
LInk da camara:
http://www2.camara.gov.br/comissoes/credn

LBacelar

“hms tireless disse: 7 de abril de 2010 às 16:37” Prezado amigo, No primeiro “confronto” entre Rafale e SH os dois voavam com radares PESA, porém no segundo encontro(2008) o APG79 já estava disponível e integrado ao F/A-18SH mas mesmo assim o mesmo não foi capaz de abater o Rafale, perdendo por um placar de 4X1. Quanto ao confronto com o Typhoon além do blog francês (que é bem famoso no exterior, não entendi o pq do obscuro, se fosse assim o PODER AEREO tbm seria obscuro, e sabemos que não é verdade) algumas revistas especializadas no exterior tbm monstraram… Read more »

Edcreek

Transcrição dos eventos: Apresentamos pontos referentes ao programa F-X2 11h59min Ministro Jobim detalha cronograma do Processo de Seleção de Caça desde 2001 12h02min Confirma que em 30 Abr russos apresentam proposta do Su35 12h04min A necessidade de transferência de tecnologia. Carta de Hillary Clinton em apoio a proposta da Boeing (Julho 2009) – A Italia apreenta interesse no KC390 – 7 Set – Sarkozy transferência total de tecnologia – O Ministro da Defesa reabriu as propostas para a Gripen e a Boeing apresentou interessante proposta pelo seu CEO. – A Boeing faria o Novo Super Hornet no Brasil e nos… Read more »

José Maria Bravo

Prezado Grifo A Secretaria de Ensino, Logística, Ciência e Tecnologia e Mobilização, comanda quatro departamentos, cada um dedicado a uma área específica. E em cada um dos departamentos existem quadros técnicos com formação e conhecimento em todas as áreas da atividade militar pertinentes, evidentemente incluída a aviação. Prezado Ilya Grigorievych Boa lembrança e bela analogia. Caberia um Avia B 543, um Gloster (que muitos aqui pensam ser sinônimo de caça a jato de 1a geração) Gladiator, um I-15… Melhor ainda, como ficaremos com um dos melhores da 4a geração, acho que pegamos um I-16, ou um MS 406. Enfim, um… Read more »

ricjam

07/04/2010 FAB apontou que o Rafale “consistente” Jobim diz que caça francês é mais compatível com estratégia de defesa nacional Em audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, o ministro Nelson Jobim (Defesa) afirmou que deve concluir e apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana seu relatório sobre a compra de 36 aviões caças para reforça a frota da Força Aérea Brasileira. Segundo o ministro, a aprovação de um dos três concorrentes não vai significar a compra da aeronave. “Vou sugerir uma opção e também parâmetros da negociação opção de negociar não significa que vai… Read more »

Nick

Caro rober, Parabéns muito informativo seu resumo , se os editores conseguirem o video da audiencia seria interessante postar aqui no blog. destacaria: “12h02min Confirma que em 30 Abr russos apresentam proposta do Su35” Os Russos perderam uma chance grande. Ou n´s perdemos a partir do momento que esse governo fechou com os franceses. Essa END foi feita para ser o SU35BM+ participação no PAKFA. “- A Italia apreenta interesse no KC390 ” Notícia muito importante para esse projeto. Seria mais um grande parceiro. “- França propos redução de 10% do preço do caça Rafale” + “-Sec Estratégia e Política… Read more »

LBacelar

Bem, aqui tem um link do Patrick’s Aviation confirmando o 7X1 do Rafale em cima do EF2000 Sobre o combate contra o F22 Raptor, lembremos que o caça de 5ª geração possui um recorde de 8X0 em dogfight contra os F15C/E Eagle In aerial combat, the Rafale won the rout of the RAF Typhoons, reaching scores from 4 to 0 and 3 to 1, in fighting 4 x 4 (flight against flight). And amazingly, the Rafale also have scratched the reputation of the F-22 Raptor, the most advanced fighter in the world, who have won only once in the Rafale… Read more »

Robson

Tive uma grande idéia, pra agradar o Lula o Obama o Sarkosi a FAB e os empresários de São Jose dos Campos, comprem 12 Gripen, 12 Rafale e 12 F/A-18, assim todo mundo fica feliz, inclusive eu.

grifo

A Secretaria de Ensino, Logística, Ciência e Tecnologia e Mobilização, comanda quatro departamentos, cada um dedicado a uma área específica. E em cada um dos departamentos existem quadros técnicos com formação e conhecimento em todas as áreas da atividade militar pertinentes, evidentemente incluída a aviação.

Caro José Maria Bravo, não na verdade não tem.

Nenhum militar da Aeronáutica se dispôs a colocar a sua assinatura no tal “parecer técnico” encomendado para o Rafale, por isso tiveram que recorrer a um do Exército.

Contraditorio

Então quer dizer que vamos ter que pagar os Rafales SEM aquele desconto prometido ?!

Vamos ter que pagar caro ?!

Será que vale apena ?

M1

SU-35

Edcreek

Olá,
Então o Jobim mentiu aos deputados, falando que o alto comando preferiu o RAFALE, e o documento apresentado não tem a assinatura da FAB? essa foi boa…..

As teorias conspiratorias subiram no telhado(como gostam de dizer por aqui), e a FAB se alinhou com o governo, que é o melhor caminho para ambos.

Voltem a realidade, é RAFALE ou nada….
Abraços,

Vader

1,8%? Confiáveis esses franceses naum? 🙂

Edcreek

Olá,

Ha um equivoco no caso do desconto, o desconto prometido por Messie Sarkosi foi: “Voçês pagarão o mesmo que a republica Francesa”.
E é isso que será colocado no contrato, pagaremos o mesmo que a França pelo avião.

Abraços,

Alexandre GRS

Prezados,

Até agora nada de novo. Como diria o nosso colega Hornet : segue o enterro.

Sds.

Edcreek

Olá, direto da folha on-line

Jobim diz que Lula não deixará para sucessor escolha dos caças da FAB

MÁRCIO FALCÃO
da Sucursal de Brasília

Ao deixar a audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, o ministro Nelson Jobim (Defesa) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem interesse de deixar nas mãos de seu sucessor a definição sobre a compra de aviões caças para a FAB (Força Aérea Brasileira).

Gerson Victorio

Para quem acha que nosso Ministro da Defesa é um cara despreparado….não entende de Defesa e blá, blá, blá…nada melhor que o tempo.

Curvo

Prezado Edcreek
O site http://www2.camara.gov.br/comissoes/credn está no momento fora do ar, não pude localizar o documento supra citado, mas acredito que este deva ser aquele documento que a Força Aérea na pessoa do Brig. Juniti Saito foi obrigada a assinar dizendo que : para a Força Aérea qualquer um dos três seriam capazes de atendê-la . Srá que foi com referência a este documento que o Sr. NJ se referiu ??? E quanto ao relatório de mais ou menos 28.000 páginas, será que algum dia saberemos o seu conteúdo e o que ele realmengte indicou ????

José Maria Bravo

Prezado Osama Por favor nos forneça a prova, ou ao menos indícios, de que o Presidente da República exigiu comissão no contrato com a Dassualt, para que possamos tomar as devidas medidas, pois o assunto é da maior gravidade. Prezado Grifo Por favor – peço com a humildade da minha ignorância -, torne pública aqui a dotação de pessoal e composição dos departamentos da Secretaria de Ensino, Logística, Ciência e Tecnologia e Mobilização, do MD. os quais, segundo sua informação, não contam com quadros técnicos de aviação, de forma a colaborar com o debate. Talvez ainda seja útil explicitar a… Read more »

athalyba

Curvo, e outros colegas que leram apressadamente:

-Sec Estratégia e Política MD Redução ddo preço do Rafale foi de 1,8% e não 10% como indicado pelo Pres Sarkozy
– Comissão de Negociação entre a FAB e Dassault identifica que o preço do Rafale não tinha uma redução global e sim só sobre parte do avião. proposta foi corrigida

Só nos resta conjecturar: foi corrigida para qual percentual ???

Contraditorio

O Rafale vai ser muito caro para o nosso já precário orçamento.

Não da para entender toda essa paixão do Jobim pelo Rafale.

Edcreek

Olá, Curvo As noticias pipocaram rapidamente, o link não tem o documento em si tem o numero da exposição de Jobim na camara, tenho a seguinte visão: Deve ter existido um relatorio em que o NG venceu porém o esse relatorio foi feito pelo COPAC. Porém o Alto comando da FAB achou as garantias Suecas insuficientes, como tinha dito a algum tempo atraz, imagino que internamente Copac e Alto Comando não tinham a mesma opinião. E com o pessado lobby Sueco na impressa a FAB se viu obrigada a apoiar o governo para não perder todo o processo. Em suma,… Read more »

Curvo

Prezado Athalyba .

Boa pergunta !!! Gostaria de saber !!!
Afinal é do seu e do meu dinheiro é que eles estão tratando, além de dizer respeito à minha, à sua, à nossa segurança !!!
Odiaria ter de aprender, no médio prazo, a uma nova lingua, seja inglês, francês, russo ou espanhol !!!

Curvo

Prezado Edcreek esta posição chama “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, entendo que por alto comando leia-se Jobin e Lula !!!

grifo

Então o Jobim mentiu aos deputados, falando que o alto comando preferiu o RAFALE, e o documento apresentado não tem a assinatura da FAB? essa foi boa…..

Caro Edcreek, o Nelson Jobim falou que o relatório foi feito pelo seu Secretário de Logística. Ele não disse que o relatório tem assinatura da FAB, até mesmo porque não tem…

tomas

Um pouco mais do mesmo “feijão requentado” que no final vai dar um tremenda de uma azia para todos nós pobres contribuintes.
Com esta “tchurma” que está no governo, podemos esperar de tudo em termos de desprezo pelo bom uso do dinheiro público…