Paraguai receberá 3 Tucanos em troca de B707 e 3 Xavantes

46

tucano-paraguai

O site Infodefensa.com informou que o Ministério da Defesa do Paraguai chegou a um acordo com Brasil para receber três aviões Tucano de segunda-mão, em troca de três jatos Embraer EMB-326 ” Xavante ” em desuso e um velho avião Boeing 707, de 1967, que fazia o transporte presidencial.

Um comitê do Senado do Brasil recomendou a doação das aeronaves militares, como parte de um acordo de cooperação militar entre os países do Mercosul.

Para a materialização da troca, o assunto ainda deve ser debatido e aprovado pelo Congresso paraguaio, o que deve ocorrer sem problemas nas próximas semanas.

O Paraguai vem tentando modernizar sua Força Aérea, mas a falta de recursos impediu a compra de 12 caças F-5E / F de Taiwan.

A Força Aérea do Paraguai tem dois esquadrões de caça – o número um, “Guarani”, com aviões EMB-326GB , e o número 3, “Mouros”, com EMB-312 Tucano.

O EMB-326GB paraguaios foram adquiridos nos anos 80 da Embraer. Dez unidades foram adquiridas, mas apenas cinco estariam operacionais. Quanto ao EMB-312, o Paraguai recebeu seis unidades, cinco das quais estariam atualmente em operação.

FONTE: Infodefensa.com

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Para quem sonha com Rafale, SSN e outras maravilhas modernas.

Ai vai um banho de realidade com este escambo paraguaio!

Vader

Quano aos caças do Paraguai, é só jogar uma lábia lá em Ciudad Del Este que os caras conseguem até o PAK-FA… Mas tem que abrir antes pra ver se no “recheio” não vem areia… 🙂

La garantia soy jo! 🙂

PS: Que vergonha, trocando Tucano por Xavante… ah painho, que falta que fazem governantes nesse país…

Alex Nogueira

Pobre Paraguay, é uma pena que o Mercosul não funcione a ponto de criarmos uma verdadeira “aliança”, assim como os EUA faz com a Inglaterra e alguns outros paises.

Quem dera o Brasil e a América Latina não tivesse problemas tão grandes com corrupção e a falta de boas medidas nas areas de educação, pesquisa e investimento tecnológico.

Giordani RS

Bah…essa história do paraguai querer adquirir F-5 de taiwan, é antiga…

Por quê o paraguai não entra no programa gripen NG ou do Rafaele NG? hehehehe…

PS.: Falando em F-5, o EM é o mais “power” dos F-5´s na atualidade ou o Tigre III do chile ainda é melhor? Alguém sabe?

Mauricio Veiga

Que maravilha!!!

Isso sim é negócio da China!!!

Agora a FAB decola, sai da frente!!!

Abraço.

lucas lasota

Muito interessante essa troca. O 707 vai nos servir bem como aviao-tanque.

Edcreek

Olá,

Pronto esta salva a aviação de caça no Brasil!!!!!!!

Abraços,

marcos adriano

o brasil deveria doar f5 que museu!!!xavante eu nao sei como voa!!!fala serio para nossa segurança precisamos de caça de verdade nao velharia que deveria estar no museu da força aerea!!!!superiodade aerea se faz caça de verdade!!!nao caça de papel que serve para show aereo!!!se queremos ter defesa nacional temos que ter caça de ultima geraçao com melhor da tecnologia e inclusive com transferencia de tecnologia.queremos fabricar e desenvolver caças!!o brasil esta correto em doar tucano,pois mesmo nao tem dinheiro.temos mostrar se generoso com vizinhos!!!o pais demostra ter influencia com vizinhos estendendo a mão!!!temos que ajudar sim america do sul… Read more »

Nick

Mais simples doar esses T-27 do que ter gastos de manutenção esses Xavantes e 707 .

[]’s

Rodrigo

Senão me engano este 707 vai ser “scrapeado”.

Adrik

Alguém sabe se temos algum acordo de proteção/defesa mútua com o Paraguai?

Se tivermos, caso o Paraguai seja atacado, deveremos guerrear integralmente por eles né? Já que na atual conjuntura, o que eles tem hoje e nada é a mesma coisa.

Modo facista ON – Deviamos ter anexado o Paraguai no final da guerra, pelo menos poderiamos policiar melhor a rota de entrada de armas e drogas no país. Modo facista OFF

Abraços a todos

grifo

Bah…essa história do paraguai querer adquirir F-5 de taiwan, é antiga…

O Paraguai poderia comprar os M-2000 de Taiwan.
Afinal de contas, lá não tem mar e portanto não seria preciso “navalizar” o avião… 🙂

eduardo

Fico me perguntando qual a utilidade desses Xavantes e do 707 para a FAB. Considerando a manutenção primorosa que esses aviões devem ter tido lá, não era melhor deixá-los no Paraguai?

Potiguar

Sejam bem vindos os 3 aviões Xavantes, moro em Natal perto da Base Aerea de Natal aonde fica localizada a sede da 1ª Força Aerea Brasileira e todos os dias temos no céu do RN, Xavantes, SuperTucano e Helicopteros que maravilha! Que seja eterno e que dure para sempre.

Paulo Rick

O Paraguai está falido, não vai comprar nada, só mesmo doação. Essa é a nova era, o bom e velho escambo!

[]´s

Patriota

O Paraguai deveria adquirir uns 8 Super Tucanos zero , poderíamos utilizar
nossa influencia para empurrar a venda e lucrar .

emerson

Bem,

as piadas são boas mas o assunto é sério.

1) os Xavantes do Pacau estão sem peças de reposição e esses aviões do Paraguai servirão para dar um fôlego para o Pacau até a completa retirada de serviço dos AT26

2) o 707 também será usado como fontes de peças para a FAB.

3) os AT27 tucanos da FAB estão excedentes desde a entrada dos Supertucanos. Na FAB, ficariam no hangar. No Paraguai serão muito bem empregados.

novamente, reclamar desse negócio é pegação no pé.

Ricardo GF

Impressionante como os vira-latas não cessam de reclamar…trata-se de acordo comum em qq parte do mundo, inclusive nos EUA…a FAB provavelmente concluiu que vale mais a pena receber essas aeronaves como fonte de spare parts, considerando-se ainda a baixa capacidade aquisitiva do Paraguai como Estado pobre que é.

Enfim, querer comparar Brasil com Paraguai é piada…nosso potencial econômico é infinitamente maior, e nossa corrupção também INFINITAMENTE menor…fora o fato de que somos hoje em dia muito mais ricos e economicamente estáveis do que a maior parte da Europa; só não crê quem não quer.

Gutex

Não entendo o porque de tanto alvoroço…
A FAB esta fazendo certo, visto que se depender do governo o FX-2 vai continuar se perpetuando, portanto não poderá aposentar seus xavantes tao cedo, melhor ter peças de reposição…
Tiste é sonhar com Rafale e acordar com xavantes para ser canibalizados como dito anteriormente…

Paulo

Quanto mais colaborarmos com o exército e a vigilância do Paraguai, melhor para nós. Aquilo lá é um saco de gatos…

RenanZ

Triste hein….

Certeza que o Brasil está fazendo isso por dó, pois de nada nos serve estas aeronaves…

Aliás, o paraguai se encontra dessa maneira graças a nós e mais uns hermanos do continente. Devastamos aquele país, e hoje este é o reflexo !!!

MA

Eu fico até com pena do Paraguai, dos militares paraguaios em geral e da população paraguaia. Eles devem ter um material humano prezável mas desse jeito fica difícil….
Os Xavantes para peças de reposição e o 707 para ser sucateado, foi uma boa troca.

Madvad

Nao entendo o que a FAb quer com mais Xavantes, que estão em processo de desativação, e já indo para praças como monumentos e etc.

emerson

os tucanos estão desativados na fab…

Asteróide

Melhor assim, é melhor uma troca do que dar pura e simplesmente os Tucanos. Afinal é o nosso dinheiro, e eu acho um absurdo darmos o nosso suor de graça para vizinhos tão ingratos como os paraguaios os argentinos, bolivianos e equatorianos. Nada contra os povos desses paises, mas contra seus últimos governos, que além de terem sempre a ajuda do Brasil ainda querem sugar mais e mais como se isso fosse certo e de direito deles. O Brasil precisa de um comandante forte. E já.

Tito

RenanZ disse:
5 de maio de 2010 às 18:11
Triste hein….

“Aliás, o paraguai se encontra dessa maneira graças a nós e mais uns hermanos do continente. Devastamos aquele país, e hoje este é o reflexo !!!”

Meu amigo, convem estudar um pouco mais de historia.

Abs

Skywalker

Talvez nem todos saibam o que significa ter um avião (mesmo sendo o querido e velhinho do Xavante) e não ter peças de reposição para efetuar reparos e manutenção. Um amigo piloto em RN me contava que a simples falta de um parafuso fora do padrão (isto é, não encontrado no mercado), para fixação de um certo painel da fuselagem, cujo valor é de menos de US$ 1 impede a operação total da aeronave, por questões óbvias de segurança. O que falar então do 707, fora de linha há tantos anos? Que os paraguaios utilizem bem os Tucaninhos e façam… Read more »

Juca

Quem não gostou nem um pouquinho dessa troca foi os paraguaios…
caramba, perderam a sombra das asas do 707 que eles usavam para tomar tereré em baixo. E agora???

dantes

É… os vira-latas quando dão de ser chatos… sai de baixo.
Diversos países já fizeram isso. Nada de novo.

LBacelar

Pelo jeito essa será a nossa unica aquisição de aviões para a FAB no mês de maio rsrs

fullcrum

… essa troca já estava prevista a algum tempo, mas achar que somos culpados pela situação do Paraguai demonstra o quanto nosso país precisa ter mais conhecimento de sua história e valorizar mais nosso passado. Daqui a pouco vão achar que a atuação da FAB na segunda guerra foi monstruosa, destruindo e matando, por favor, né !!!!

claudio (r j)

Você tem um vizinho pobre com problemas com bandidos que se escondem no quintal da casa, você pode fingir que não está acontecendo nada ou pode emprestar uma meia dúzia de cartuchos e deixa-lo a vontade para resolver o problema.

Vader

RenanZ disse:
5 de maio de 2010 às 18:11

“Aliás, o paraguai se encontra dessa maneira graças a nós e mais uns hermanos do continente. Devastamos aquele país, e hoje este é o reflexo”

Parceiro, menos vá… Do jeito que você fala nem parece que foi o Paraguai que invadiu o Brasil…

HARPIA

Estou rindo para não chorar.
Como pode a 8ª economia do mundo comprar o jurássico B707 do “Paraguai”, ano de 1967, para manter os 4 B707 em funcionamento???????
Será que alguma mente brilhante nesse imenso universo, poderia explicar tal ação???
Cruz credo…

Bruno Rocha

emerson disse:
5 de maio de 2010 às 17:55

“até a completa retirada de serviço dos AT26”

A pergunta é:

Quem seria o substituto dos xavantes, mais F-5?
Será que o 2X-F (não quero mais falar nisso, já cansei. Inverte!) vai dar em algo?
E a marinha, vai ganhar um jato de verdade ou vai continuar com aquela banheira?

Obs: Me perdoem as banheiras, não quis ofende-las.

Paulo Andrade

Como já foi postado essa negociação já dura algum tempo. E também como já foi dito os aviões que receberemos serão fontes de peças de reposição, afinal já compramos até Impalas da África do Sul para isso. E alguns chegaram até a ficar um tempinho em operação. A resposta à dúvida do colega Bruno Rocha é exatamente aquela que ele mesmo respondeu. Ou seja, pelos planos da FAB os substitutos dos Xavantes na missão de treinamento serão os F-5M bipostos. Li isso numa entrevista do próprio comandante Saito. Pelo que me lembro a idéia é unificar os bipostos numa única… Read more »

Tito

Já inventaram o avião bomba???

Olha ai uma boa oportunidade.
Ha Conde D’Eu, que trabalhinho mais mau feito em? (só podia, era francês) 🙂

czarccc

RenanZ disse: 5 de maio de 2010 às 18:11 “Triste hein…. Certeza que o Brasil está fazendo isso por dó, pois de nada nos serve estas aeronaves… Aliás, o paraguai se encontra dessa maneira graças a nós e mais uns hermanos do continente. Devastamos aquele país, e hoje este é o reflexo !!!” Olá RenanZ, Isso é um revisionismo histórico criado no contexto da guerra fria para servir a certos interesses. Não engula essa simplificação infantil que é hoje amplamente divulgada em nossas escolas, infelizmente. Só algumas informações para melhor esclarecimento e para guiar seus estudos. A região platina era… Read more »

Tito

czarccc disse:
6 de maio de 2010 às 6:53

Perfeito.

Vader

czarccc disse:
6 de maio de 2010 às 6:53

Perfeito meu caro, parabéns pela paciência.

Vader

czarccc disse:
6 de maio de 2010 às 6:53

Faz me lembrar de mim a dois anos atrás, quando me dignava responder fundamentadamente a tais tolices.

Sds.

bbc_poa

Para quem está dizendo que é mau negócio, absurdo receber essas velharias e tal, a coisa é simples: Tá achando ruim receber um B707? Então arranja dinheiro para comprar um tanker novo!! Se nem 36 caças saem, quero ver de onde sai um tanker. É um ótimo negócio no nosso contexto trocar 3 tucaninhos encostados por peças de reposição. Melhor é o quê, baixar a disponibilidade do Pacau e os esq de reabastecimento por “orgulho” de não receber aviões do Paraguai? Geralmente (eu disse GERALMENTE) os negócios que são iniciados e tocados diretamente pela FAB são bola dentro (essa troca,… Read more »

Raphael Barros

No século 19 o Paraguai foi uma potência bélica tanto é que precisou de 3 países para acabar com os planos Paraquaios de uma saída para o mar. Ter dinheiro o Paraguai tem para comprar jatos como Mirage 2000 e F-16 o problema é que a corrupção lá é maior do que aqui e sobra pouco dinheiro para o serviço publico e para o povo é por isso que o país vive numa merda igual a cidade do Rio de Janeiro. Como falaram se os países da Americana Latina se “Unissem” assim como a Europa as coisas seriam muito melhores… Read more »

Fabio Mayer

Por mais que os governos de Paraguai, Uruguai, Bolívia, Equador e Peru não nos agradem, é impossivel para o Brasil não manter com eles boas relações militares em vista do grave problema do narcotrafico. Assim, o Brasil deveria sim, fazer força para ajudar no equipamento militar destes países. Deveria negociar a venda de Super Tucanos para a Bolívia (bem dito, negociar com os EUA), tal como deve enviar excedentes de aeronaves para lá, a preço justo (como foi este caso, afinal, o país precisa de peças de reposição para Xavantes). E deveria ir até mais longe: fazendo modernizações pontuais nos… Read more »

Tito

Raphael Barros disse:
6 de maio de 2010 às 8:44

Cara, esquece isso de união, eles só querem ver nossas caveiras.
E mais, pra gente não traria nenhuma vantagem, só teríamos de trazer eles a reboque, deixa os “cucarachos” para lá e vamos procurar parceiros de verdade.

Abs

Chico Lopes

No Paraguai os caças de lá ainda são os mesmos usados pelo Major Nelson do seriado Jeanne é um gênio…