segunda-feira, agosto 2, 2021

Gripen para o Brasil

Outra concepção do J-XX ou J-20, caça chinês de 5ª geração

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

J-20 - 1

Esta concepção do J-XX se parece um pouco com o YF-23, que concorreu com o YF-22.

J-20 - 2

J-20 - 3

SAIBA MAIS:

- Advertisement -

68 Comments

Subscribe
Notify of
guest
68 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
emerson

considerando o padrão chinês de qualidade, acho improvável que esse caça chegue a ter um desempenho 5G.

Alexandre Galante

Emerson, não subestime os chineses, eles são bem mais capazes do que você imagina.

Quem fabrica caças como o J-10, J-11B, submarinos nucleares, navios de guerra modernos, armas nucleares, foguetes espaciais, pode muito bem produzir um caça de 5a geração.

Nadir

E lembrar que estamos financiando estes merdas comprando as quinquilharias deles para posteriormente tentarem implantar o monstruoso comunismo em escala global.
Malditos!

Mas ainda aposto que se for construido será apenas uma sucata voadora e os valorosos caças ianques irão detonar com estas carroças voadoras uma a uma.
Amém!

Alexandre Galante

Nadir, tomara que você tenha razão, tomara…

czarccc

Eles conseguem fazer algo assim a médio prazo? Algo tipo 2030? Não é subestimando os caras, mas os que eles fazem hoje, J-10, J11 (xingling-27 :)) e JF-17, são equiparáveis aos ocidentais de 4ª geração? Chegam a ser equivalentes a F-16 Block 50/52 ou Mirage 2000 RDY? Não conheço muito bem os projetos chinese, mas se tivesse que chutar diria que ainda não atingiram o nível desses dois que eu citei. Alguém se habilita a ajudar esta pobre alma ignorante? 🙂

Omega

Acho que a questão deste caça chinês é relativo, se eles fizerem às pressas, vai dar merd*, mas se fizerem com calma, acho que será um bom caça, sim. Mas com calma acho que outras nações estarão com protótipo de 6ª. Falo de EUA e Europa.

Mesmo assim, tão novinho, ainda no forno, feito com computadores MUITO melhores que da época do desenvolvimento do F-22, ainda acho[não sou expert] que o PAK é menos furtivo que o F-22 e F-35. Mas não estou falando de capacidade, todo mundo sabe do que os Sukhoi são capazes.

Omega

Opa, esta ultima parte do meu post era pra ter ido la no outro post. Colei aqui sem querer, rsrs!

salve salve

emerson

Caro Galante, Concordo na capacidade dos chineses de fazerem mas não com a qualidade requerida. Pelo que acompanho o desenvolvimento chinês, a maioria das coisas, mesmo as mais sofisticadas, não exibem o desempenho efetivo, funcionando sempre com restrições. Como os controles são frágeis, os níveis de qualidade são baixos. Os equipamentos tem vida curta, consomem muita energia, de manutenção inapropriada e operação arriscada. E estou falando de satélites, plataformas, helicópteros e todo tipo de equipamento que envolva tecnologia sofisticada. Os chineses conseguem fazer os equipamentos, mas que nunca atingem o desempenho projetado, apesar de cumprirem a missão primaria. Parece que… Read more »

athalyba

Emerson, Concordo contigo na abordagem “cultural” da produção chinesa. Mexo com tecnologia e os chinas da Huawei e da ZTE fazem roteadores, switchers, estações celulares e rádio bases, mas é o que vc diz: tem um teto qualitativo pq existe um prazo a ser cumprido. Como se diz na comunidade de software livre: realease often, realease early. Óbviamente, temos de levar em conta que os tempos mudam. Hoje, ao comprar alguns equipamentos “de linha” da China e não regatear os preços ou ter esse parâmetro como sendo o principal permite que o material tenha qualidade superior à média. Afinal, os… Read more »

Ivan

Athalyba, Concordo com sua visão. Mas no meu entender, considerando inclusive o regime de governo deles e a necessidade de alimenta 1,5 blilhões de bocas, é muito bom ter cuidado com eles. O caça de 5ª geração Xing Ling vai voar sim, possivelmente a médio prazo, possivelmente com qualidade e capacidade inferior aos russos e ocidentais, mas certamente em maior quantidade. Se vc perguntar a um indiano qual o país representa a maior ameaça para eles, provavelmente responderá abertamente que é o Paquistão, mas em particular lhe dirá que é a China. Em tempo: Concordo com o Emerson quanto as… Read more »

Edmar

Caros Amigos.:

As “Nações do Mundo’ já estão mesmo na idéia dos caças de “5 Geração”!

“EUA e Russia” acho eu que são os que tem mais experiência e as demais nações como Suécia e agora China só ver para crer.

Mas, o que enteressa mesmo é o que a FAB vai operar no futuro, pois, se nem mesmo os nossos governantes não conseguiram os caças de “4 e Meia Geração”.

Qual será o nosso Futuro?

Rodrigo

Photoshop aceita qualquer coisa, estou aguardando os famosos cálculos de RCS por fotos, que eu vi no PAKFA Demo.

Giordani RS

YF-23 com canards?

Waa

Do jeito que os chineses são “criativos” eles daqui a pouco estarão criando caças 5G,6G,7G e etc…
5G= Caça Stealth
6G= Caça Stealth + mp4 + TV + radio + cam.12MP..
7G= Caça Stealth + …

:p

Leonardo

Assim como o colega Athalyba, também trabalho com tecnologia e neste ramo é inevitável não cruzar com equipamentos Huawei e da ZTE, não vou lhes dizer que são melhores do que Siemens, Ericsson, NEC, Nortel, Alcatel, Lucent, Cisco e por aí vai, mas garanto uma coisa, hoje estão atingindo níveis de estabilidade operacional equivalente a estes tradicionais fabricantes, se pararmos para pensar que o custo de operá-los é bem menor e que a grande maioria destes fabricantes citados, e também que estas mesma empresas montam seus produtos na China, da para termos uma noção que a engenharia reversa correu solta… Read more »

Top Gun

Os chinglings tão jogando mto Ace combat hehehe

é um plágio 100% do CFA-44 Nosferatu!!

https://i.ytimg.com/vi/vJXTC6yN-K0/0.jpg

vlw

Cláudio

Eu iria fazer a pergunta para alguém responder:

Seria: De quem será que a Chinsada está copiando esse Caça.

Mas pelo que vejo a resposta já está dada. kkkkkkkkkkkkk

HARPIA

Parece até que eles copiaram um dos caças fictícios do ACE COMBAT 6, rsrsrs…

Pancho

Preconceitos a parte, ficou muito legal esta concepção. Realmente lembra muito o YF-23… na ultima foto, o “bico” lembra do Pak-Fa… Penso que os Chineses possuem sim capacidade de desenvolver um caça de quinta geração extremamente capaz… O J-10 e J-10B são provas disto. Uma coisa são as fabriquinhas de hiphone e afins… outra são as indústrias aeronáuticas, de defesa e tecnologia avançada. Estas certamente possuem grande capacidade de desenvolvimento. Possuímos um pré-conceito sobre os produtos chineses, mas não podemos confundir as coisas. O Brasil mesmo é visto por outros países como uma selva cheia de prostitutas, travestis, ladões e… Read more »

Nick

Esse J-XX deverá voar logo, não duvido.

Base para isso eles tem.
Receita do Bolo:
J-10B -> Inspirado no Lavi Israelense mas com qualidades mais furtivas
J-11B -> Um SU-27 chinês. Já dominam a construção de um bimotor.
Desenhos do YF-23 existem aos montes na Internet. Nem precisam de espiões.

Talvez não seja tão sofisticado como um F-35, mas com certeza se tiver um RCS realmente baixo e furtividade no espectro IR também será um caça para o Século 21.

E pelo modelo em 3D será mais bonito que o F-22 e o PAKFA 😀

[]’s

tyrion

Off topic A Huawei e a ZTE são empresas chinesas estatais, voltadas para o ramo de telecom, hoje grande parte dos equipamentos instalados principalmente na europa são destas duas empresas, o que vem deixando o pessoal que cuida da segurança e guerra cibernetica de cabelo em pe. Alguns especialistas afirmam que esta invasão de equipamentos chineses dentro da intraestrutura de telecom e dados pode fragilizar a defesa. Devemos lembras que em um conflito um dos alvos de maior valor estrategico é exatamente a infraestrutura de TI, quebrando a espinha dorsal do C&C. Sabemos de longa data que o gorverno chines… Read more »

Elenilson

O Brasil mesmo é visto por outros países como uma selva cheia de prostitutas, travestis, ladões e sequestradores. Se todos olharem por este lado, a Embraer nunca venderia uma só aeronave fora daqui. :]

A sorte que a embraer não é no rio de janeiro…senão, nao venderia nada mesmo…

Tecnocop

A cada dia fico mais impressionado com os desenhos de protótipos aos quais muitos deles me lembram o jogo Ace Combat pois nele além de ter os caças reais, existem alguns protótipos e concepções de vetores.

robert

Uma vez o dono da Azaléia, empresa de calçados falou numa revista assim sobre a concorrência com a China, que eles estavam começando a ter problema com os chineses assim: “Ninguém faz 50 milhões de pares de calçados e não aprendem a fazer direito, uma hora eles aprendem.” Agora, ninguém faz: Nhanchang A-5 “Fantan” Harbin B-5 “Beagle” Xian B-6″Badger” Chengdu FBC-1 J-10 J11 (xingling-27 ) JF-17 sem aprender a fazer um melhor. Se até o Brasil, com o AMX , com +- 30% do projeto, sem radar, sem nada, conseguiu desenvolver a Embraer, pq que eles não podem desenvolver a… Read more »

LBacelar

Algum ex-funcionário da Northrop está curtindo as férias nas Bahamas agora rsrsrs

Ivan

robert
30 de abril de 2010 às 9:29

Robert,

Vc e o ‘dono’ da Azaléia estam cobertos de razão.
Acho bom ‘botarmos as barbas de molho’, pois o Dragão acordou…
e está com fome.

Abç,
Ivan, o Antigo.

Edu Nicácio

Uma coisa não dá para engolir: e nós? Iremos de PAK-FA, compraremos F-35 de prateleira, participaremos do Gripen 5G??? O que quer o Brasil, afinal? Absorver as tecnologias do vencedor do FX-2 para partir para um projeto de 5ª geração? O que o Unger assinou com os russos em 2007? Perguntas que não querem calar… “Concordo na capacidade dos chineses de fazerem mas não com a qualidade requerida.” Leia isso: “A China já ultrapassou os Estados Unidos como o maior exportador de produtos de alta tecnologia em 2006. Naquele ano, os chineses exportaram US$ 343,9 bilhões em produtos de alta… Read more »

Alexandre Galante

Robert, mandou bem. É só olhar a quantidade de aviões de combate que a China já produziu e o número de modelos. Os caras têm muito mais experiência que nós e estão muito além.

Nosso preconceito e falta de conhecimento infelizmente não nos deixa enxergar essa realidade.

Na década de 30 menosprezavam o Japão que também copiava tudo e quando começou a Segunda Guerra, perceberam que eles tinham o melhor caça do mundo.

Vamos repetir a História…

tyrion

O dragao acordou a muito tempo…e so os ocidentais nao perceberam…agora e um pouco tarde…neste ponte ponto a aproximação do brasil com a china deve ser vista de maneira cautelosa..lembrem-se os chineses jogam Go e nao Xadres.

GSV

BRASIL ABRA O OLHO!!!

B– AMX 2G
R– PAK FA 5G
I — Participação PAK FA 5G
C – J-XX 5G

Estamos num cavalo de batalha para obter um 4G, fica dificil imaginar conseguirmos nossa supremacia aerea assim!!!

A America do Sul sempre foi defasada no quisito aereo, mas como o Chapollin anda de mãos dadas aos Russos acredito que não será dificil ver em nossos vizinhos um PAK ou J-XX até 2015 e a pergunta que não quer calar!!!

E O BRASIL???

Edu Nicácio

“E O BRASIL???” Também vivo me perguntando isso. O que queremos afinal? Enquanto o mundo está indo de 5ª geração, estamos nos matando há DOZE ANOS para escolher três dúzias de caças de 4ª geração… EUA, Rússia, China, Índia, Paquistão, Coreia do Sul, Japão e Suécia já estão trabalhando no desenvolvimento de seus caças 5G e afinal o que temos até hoje? 30% do AMX, Super Tucanos, modernização do F-5… Enquanto não investirmos pelo menos 2% do PIB em tecnologia e inovação, seremos apenas o maior exportador de commodities do mundo. Devemos cobrar do GF metas para a implantação da… Read more »

Shandowlord

A maior empresa de vestuário japonesa UNIQLO começou com sua produção na China mas para alcançar o sucesso teve de ensinar do 0 todo o processo industrial para produzir um produto que tivesse aceitação no Japão. Uns dos problemas primários era que os chineses não aceitavam receber ordens de um japonês, mas depois de superado as barreiras se tornou um sucesso. Para quem não sabe as multinacionais instaladas na China estão travando batalhas para conseguir empregados para suas fabricas, oferecendo salários 2 vezes mais alto que a media mas não conseguem preencher as vagas. Hoje os chineses não querem mais… Read more »

Shandowlord

Um outro ponto interessante é que vários países de primeiro mundo já dispõem de tecnologia para produzir equipamentos eletrônicos com qualidade media para durar acima de 8 anos.
Mas preferem produzir com tecnologia defasada para obter lucro, lucram na produção e na hora do consumidor trocar o aparelho.

Tomcat

Só li o post agora, mas além do YF-23, ele tem asas de B-2 e canards de Rafale!

[ ]’ s

Humberto

Senhores, Sempre acho importante colocar uns pontos nos is.. 1-) Muita gente reclama dos Chineses, mas sem eles, o pais não teria saído da crise mundial, nunca devemos esquecer que uma boa parte das exportações brasileiras são de comodities (sim estamos esquecendo como exportar produtos manufaturados) que tem um preço puxado para cima por causa das necessidades da China, não tenham ilusões, se a China entrar em recessão, vamos de carona. De forma alguma defendo esta política (muito pelo contrário) do governo atual.. 2-) A China como um pais ditatorial, quem manda é o governo, o mesmo pode definir o… Read more »

Vader

Realmente, igualzinho do Playstation…

Bonito mas… será que solta a tinta? 🙂

henrique

esse avião chines tem mmais cara de quinta geração do que o russo…..pelo menos cara de quinta geração ele tem……belo avião…

Osmano

É enquanto lia o post, tinha um equipamento de informática sobre a minha mesa, marca americana, porém fabricado na China, sem contar outra máquina que temos aqui, também americana, adivinha fabricado na China.

Osmano

E outras, outras…… quem não tem um produto Chinês em casa. Dúvido muito.

A7X

Não creio que este caça será mais efetivo que o F-22, F-35 ou o PAK FA.
Sem subestimar os chineses, mas penso que ainda falta um tempo para que seus vetores cheguem ao nível dos caças russos e americanos.

Mesmo assim, parabéns a eles!
Difrerente do Brasil, eles buscam o desenvolvimento tecnológico ao invés de ficarem acreditando em histórinhas de TT.

Abs.

Roberto

Estou querendo dar um pulo em Ciudad del Este comprar um desses pra mim.
Alguém quer encomendar um ?

Diego Tarses Cardoso

Me lembro que há um ou dois anos saiu uma notícia de que hackers chineses tinham invadido um computador do Pentágono e roubado o projeto do F-35,pelo jeito pegaram o do YF-23 no pacote,é a cara dele só que com a frente do JSF. Apesar de muita cara de pau,realmente logo eles vão ter um caça de quinta geração,enquanto isso o Brasil fica enrolado pra adquirir um vetor de quarta e meia,pense pra fazer um avião de quinta. De todas as nações de peso,o Brasil será o único sem um vetor de quinta geração,todos dos Brics,fora Brasil,terão caças novos,os Eua… Read more »

Jaguarr

Os chineses foram durante anos os principais clientes soviéticos em termos de material bélico. Se houve ou não transferência de tecnologia e/ou engenharia reversa e em que proporções; o fato é que os chineses souberam aproveitar sua parceria com os russos e estão se consolidando na área de defesa. A India está seguindo o mesmo caminho. E o Brasil???
Será que algum dia irá deslanchar sua incipiente indústria de defesa?

Junior

depois o xigling-27 vem ai o mais novo lançamento dos chineses ! vem ai o J-20 ate o design é copiado de filme americano ! o filme stealth o F/A-37 rsrs

Junior

correçao : design parecido

Giordani RS

Amigos,

Uma Nação Sulamericana já se deu conta do Dragão…o chile…um bom lugar para o Dragão desembarcar…

Enquanto isso em brasília…

Highor

bonito é, agora quero ver ser vai ter autonomia e tecnologia de um caça de 5ª geração

A-Bomb

Eu deles não duvido mais nada.
È o que o Brasil deveria estar fazendo.

Bom ou ruim e de fabricação e tecnologia própria (se bem que em grande parte clonada).
E nós?
Nem de 4º geração fabricamos.
E estamos muito longe disso.

Eu discordo um pouco de se chamar a China de comunista (para mim e mais capitalista que o próprio Estados Unidos).
De comunismo mesmo sobrou só restou o autoritarismo.

Junior

comunista? não seria socialista? como a china poder ser capitalista? se eles são socialista eles só abriram as portas pra negocio pro exterior

alguem me corrija por favor se eu estiver errado!

Roberto

Caro Junior,
A china consegue ser ao mesmo tempo capitalista e socialista, que nada mais é que comunismo no final.
Mais isso tudo é pra “inglês ver”.
É uma tirania com bilhões de escravos que se aproveita da economia de mercado.

Últimas Notícias

Aeronave P-3AM Orion completa 10 anos de incorporação à FAB

A data marcou a modernização da Aviação de Patrulha, pois o modelo possibilitou a detecção, localização, identificação e, até...
- Advertisement -
- Advertisement -