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skywalker

Lamento profundamente a perda de um experiente piloto, por razões difíceis de avaliar. . . Terá sido um problema mecânico? Algum eventual erro na manobra? Só uma investigação criteriosa poderá esclarecer o fato. No mais, a Esquadrilha da Fumaça será sempre um baluarte de nossa habilidade e proficiência no campo aeronáutico.

ALDO GHISOLFI

Lamentável mesmo… endosso o Skywalker e sugiro a possibilidade (bem visível) de stall de velocidade?

Brandalise

Parece que o aviao na recupera, nao eh mesmo? Ele dah uma “patinada” lateral com a cauda, como se o piloto tivesse testando os pedais para ver se o aviao responde. poderia ser um principio de stol? A curva teria sido muito fechada?

Eh muito triste mesmo.

Aproveitando o post, como a FAB considera este tipo de obito? KIA? Como eh tratada a familia ? E o proprio enterro (inclusiveem termos de custos, e pensao (nem sei se este eh o termo correto)? Isso tudo eh independente da causa da morte (erro humano X problema mecanico/tecnico)?

Brandalise

No meu post, leia-se ‘stall’, nao ‘stol’

Roberto

Terrível.
A aviação é bonita mas ao mesmo tempo triste.
Minhas orações para alma desse aviador e sua família.

Lucas Maciel

Após ver e rever os vários videos do acidente continuo acreditando que houve erro de ajuste altimétrico (valor de pressão atmoférica setada errada na janela de Kollsman do altímetro), altímetro não mede altitude, mede pressão, ele mede a diferença de pressão entre a pressão ajustada e a pressão que vem do ponto de tomada de pressão estática do avião e com essa diferença ele calcula a altitude da aeronave, senão me engano, a cada 1 hpa de diferença equivale a 30 ft. No caso de apresentações aéreas eu não sei se os pilotos voam com ajuste QNE que é a… Read more »

Lucas Maciel

Ops! apenas corrigindo

QFE -> Pressão no aerodromo
QNH -> Pressão reduzida ao nível do mar
QNE ->Pressão padrão 1013,2 hpa, usada para voar em nível de vôo

drengair

Que estranho, parece que no ultimo loop o piloto perde a consciência, observe que a aeronave começa a girar bem mais devagar do que o normal.
Abraços.

Roberto

Meu caro Lucas Maciel,
Permita-me corrigi-lo no seu comentário,
Em qualquer parte do mundo se voa com ajuste QNH.
O ajuste QNE se usa em vôo em rota (navegação, aerovia, procedimentos pouso por intrumentos,etc).
o QFE somente para aferição, manutenção.Na prática não se usa.
No caso de acrobacia a referência de altitude é totalmente visual.
O piloto quase que só usa o velocimetro, gmeter, e é claro instrumentos do motor.
Note que certos aviões de acrobacia e corrida nem têm altimetro!

Jovert

Certo. manobra de precisão perto do solo não depende de altímetro. O piloto apagou provavelmente. tem que ver se o anti-G deu pane.

Wolfpack

Infelizmente ocorreu esta fatalidade e eu acredito em falha humana, pois não existe indícios de apagamento do piloto devido a força G, e ele tenta até o último instante salvar seu mergulho, mas as últimas manobras e seu início se deu a uma altitude muito baixa, e quando ele entrou no mergulho com sua experiência já deveria ter ejetado. Uma pena. Sinto pela família do oficial e pela EDA.

Vader

Uma lástima. Que pena. Que tragédia.

Mas talvez seja hora de repensar o EDA na FAB.

Sds.

G-LOC

A impressão que eu tive é que a manobra não foi bem feita e saiu muito rapido. Com uma velocidade menor talvez o raio da curva também fosse maior.

Tenav

Apresenta velocidade inferior à necessária no início da manobra(a investigação poderá indicar a razão), no segundo giro nota-se um stall (considerável devido a baixa altitude do envelope da manobra) provocado pela baixa velocidade.Percebe-se claramente, em outros videos, que o piloto no início do mergulho até tira motor na tentativa de reduzir o angulo para retomada, lamentávelmente infrutífera.

Quanto a ejeção…é uma decisão técnica sim, mas de ação intuitiva, ocorre que muitos pilotos têm como forte intuição salvar a aeronave.

Abraços

Wilde

Concordo com o que o drengair comentou, que o oficial perdeu a consciência, pois revendo o vídeo várias vezes, tive a impressão que o piloto despenca da poltrona, como se fosse um boneco.

ALDO GHISOLFI

Entendo que o avião saiu ficou com muita velocidade, numa perna muito aberta e próxima do chão. O piloto tentou reduzir o raio da curva, buscando firmeza de comandos na ascendente e, fruto da velocidade excessiva e da ‘puxada’ que levou, o avião entrou em stall de velocidade, perdendo a sustentação no extradorso da asa. Lucas Maciel: concordo com o Roberto e com o Jovert. Acho que o piloto não apagou, pois os filmes mostram que a nave estava sempre sob comando; acho que o piloto apenas deixou de ejetar no momento certo, quem sabe querendo salvar o avião… e… Read more »

TABA

NÃO SOU ESPECIALISTA, MAS ESCUTEM O MOTOR; PARECE QUE CORTA E ATRASA PARA RECUPERAR.

O PILOTO, NO DESESPERO (O ASSENTO DO TUCANO ANTIGO NÃO É 00 / 00), PUXA FORTEMENTE O MANCHE E CABRA A AERONAVE PARA O LADO. INÚTIL, ESTAVA BAIXO.

MOTOR?
MUITO BAIXO?
O PILOTO ESTAVA BEM (PARECE QUE NÃO IRIA SE APRESENTAR, POR CONTA DE UMA VIROSE)?

ESPOSA DE 23 ANOS, FILHINHA DE 1 ANO.

TRISTE DEMAIS, GENTE.

ABRAÇOS,

TABA – PIRASSUNUNGA (EM LUTO).

NOTA DOS EDITORES:
TABA, INDEPENDENTEMENTE DO ASSUNTO E DE CONVERGIRMOS QUANTO ÀS CONDOLÊNCIAS E LUTO,
SOLICITAMOS NOVAMENTE QUE NÃO ESCREVA EM MAIÚSCULAS.

Lucy Santos

Desse acidente, eu ainda não havia visualizado na internet por esse ângulo. É terrível presenciar um fato dessa natureza, a gente pode até ficar com um trauma temporário, no meu caso… Já presenciei um…
Infelizmente é uma cena que sempre há de existir, mas que a gente lamenta ao ter conhecimento de um ocorrido deste.

Roy Focker

Não entendo nada de acrobacia aérea, mas vendo os videos e também já tendo assistido à apresetações do EDA, na minha modesta opinião, acho que toda sequencia da manobra é feita em velocidade muito elevada o que tornou a recuperação impossível, Mas só a investigação pode dar a resposta correta. Sinto muito mesmo pelo piloto e sua familia,

Poleto

Não sou especialista em aviação, mas vendo e revendo as imagens várias vezes deste novo ângulo me parece que algo dentro do cookipt da aeronave, mais precisamente um ponto branco (acredito ser o capacete) desloca-de de trás para frente o que parece que o piloto apagou pela força G do final da manobra, concordo com drengair e wilde na opinião.
Lamentável perda…

V.T.G.

@Poleto – Reflexo do sol.

Foi uma perda inestimável!