Curiosidades sobre o Phantom II

Barra de Cinco Pixels

F-4_Phantom_II_foto-PA

  • Durante toda a guerra do Vietnã, os F-4 Phantom II lançaram 612 mísseis AIM-7 Sparrow e derrubaram apenas 56 aeronaves (vitórias confirmadas)?*
  • Durante toda a guerra do Vietnã, os F-4 Phantom II lançaram 454 mísseis AIM-9 Sidewinter e derrubaram apenas 81 aeronaves (vitórias confirmadas)?*
  • Somente a USAF encomendou 993 caças Phantom II do modelo F-4E, tornando-se a versão mais numerosa deste famoso caça da McDonnell Douglas?

F-4_Phantom_II_foto-PA2

* Números podem variar dependendo da fonte

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato

É verdade que houve momentos durante a guerra em que as perdas chegaram a se equilibrar em 1:1?

RtadeuR

E também é verdade que o EUA se recusou à vender esse avião ao Brasil??

Brandalise

Fazendo uma conta rapida: 612 mísseis AIM-7 derrubaram apenas 56 aeronaves Isso nos 9,15% de chance de acerto para o Sparrow! 454 mísseis AIM-9 derrubaram apenas 81 aeronaves Isso nos dah 17,84% de chance de acerto para o Sidewinder! Caraca! Entao um F-4 armado ateh os dentes teria uma chance de 71,35% de abater um oponente com seus sidewinders, e de apenas 36,5% de abater um alvo com o Sparrow?! Ou seja, em uma missao, seria dificilimo para um piloto abater mais do que um oponente! Pensando bem, mesmo que a eficiencia dos misseis fosse o dobro, eh um desempenho… Read more »

Brandalise

Seria interessante no futuro postar os dados de combate do F-4 nas guerras em que Israel esteve envolvido, apenas para comparar o desempenho do mesmo aviao com armas mais modernas, e sendo usado de uma forma diferente.

(Ok, eu sei que os F-4 Israelenses eram usados principalmente para SEAD, junto c/ os Kfir, mas eles devem ter tido tb suas experiencias de combate aereo).

Abs

Antonio M

ôpa! Nesse da foto, embalsamaram o piloto e co-piloto para colocarem no monumento também?!?! rsrsrsrrsrsrsrs!!!!

Antonio M

É verdade que não quiseram vendê-lo ao Brasil. Além de não sermos confiáveis o suficiente (o Japão o opera até hoje!), não queriam que existisse um desequilíbrio tão grande entre as FAs da AL, com a chegada de um aparelho desse porte.

Quanto ao canhão orgânico, este da foto que comentei dever ser igual a versão do kit Revell que citei, o F4-E que possui um Vulcan instalado, podem ver bem embaixo do bico.

FighterSkill

Bela maquina! O F4 é espetacular!
Mas também fiquei impressionado que os Mig 21 davam muitas vezes uma surra nos melhores pilotos do mundo…(segundo alguns né…pois para mim são os Israelences).

Luiz Filipe Bastos

Pela deficiencia dos primeiros Sparows e sidewinder, a solução teria de ser atravez do canhão… no entanto o desing do Phantom II parece dar uma pessima visão ao piloto para dar os tiros (digamos que a aeronave é um tanto “nariguda”) ou é apenas impressão minha?

celso

E verdade sim ,que Eua negaram os F4 para a fab e ate ums 6 anos atraz estavam sendo negados ainda qdo iniciou o FX ,mais agora mudou muito a opinião dos Eua sobre nos e ofereceram os F18 para a Fab

Wolfpack

Quantos F4-E foram abatidos durante a Guerra do Vietnã?

Ivan from Russia

F-4 Phantom II– –445 total, 382 in combat

Ivan from Russia
Ivan from Russia

O legendário MIG-21 mostrou-se a ser um bom adversário contra o F-4,
e não somente contra ele:
http://foto.mail.ru/mail/intelligence80/34/51.html
http://foto.mail.ru/mail/intelligence80/34/52.html
http://foto.mail.ru/mail/intelligence80/34/54.html

Ivan from Russia

O legendário MIG-21 mostrou-se a ser um bom adversário contra o F-4,
e não somente contra ele:
http://foto.mail.ru/mail/intelligence80/34/51.html

Cor Tau

” * Durante toda a guerra do Vietnã, os F-4 Phantom II lançaram 612 mísseis AIM-7 Sparrow e derrubaram apenas 56 aeronaves (vitórias confirmadas)?*
* Durante toda a guerra do Vietnã, os F-4 Phantom II lançaram 454 mísseis AIM-9 Sidewinter e derrubaram apenas 81 aeronaves (vitórias confirmadas)?*

Enquanto que do outro lado…90% dos pilotos…..Agricultores….Plantadores de arroz que mal sabiam o que era avião…………Esses russos se metem em cada uma viu……………

http://www.youtube.com/watch?v=InXqZoeCXY4

Junior

uma coisa que eu nao sei pra que server kd missel sempre tive vontade de saber quais são as especificações de cada um.

Dalton

Na verdade o total de F4s perdidos superou a casa de 700 unidades quase 600 em combate, incluindo os da marinha , fuzileiros navais e RF-4 de reconhecimento. Destes, cerca de 50 apenas foram abatidos pelos MiG 21, o restante por fogo antiaereo. Em contrapartida os F-4 abateram cerca de 80 MiG 21. Não haviam tantos “plantadores de arroz” voando, a Força Aerea do Vietnã do Norte era muito pequena, normalmente apenas 50 aeronaves estavam disponiveis todo o tempo e procuravam atacar quando a situação os favorecia, pois não podiam se dar ao luxo de perder aeronaves e mais ainda,… Read more »

Eduardo Botta

Sou Oficial da Marinha Mercante e durante minha Praticagem(1985) estive na Turquia, na cidade chamada Incirlik, onde existe uma Base Aérea norte-americana e que na época pude ver 2 caças F-4 Phantom decolando…

valdo

aonde vai parar os mísseis que erram o alvo…
bala perdida???

FighterSkill

Valdo:

Os misseis que não acertam o alvo..possuem um dispositivo que leva o mesmo de volta para casa…rs

Sei tanto quanto vc…hhe

RtadeuR

Valeu a resposta Antônio.

Justin Case

Valdo,

Todos os mísseis têm autodestruição após o seu alcance útil (pois podem ser utilizados sobre território amigo). Idem para a munição canhão ar-ar.
Abraço,

Justin

Cor Tau

“Destes, cerca de 50 apenas foram abatidos pelos MiG 21, o restante por fogo antiaereo. Em contrapartida os F-4 abateram cerca de 80 MiG 21.” Para o macho…O tamanho é tudo……..Quem acredita é feliz…Quem dúvida é sábio…… 🙂 “Não haviam tantos “plantadores de arroz” voando, a Força Aerea do Vietnã do Norte era muito pequena, normalmente apenas 50 aeronaves estavam disponiveis todo o tempo e procuravam atacar quando a situação os favorecia, pois não podiam se dar ao luxo de perder aeronaves e mais ainda, pilotos.” Um homem com um relógio sabe a hora certa……..Um homem com dois relógios só… Read more »

Antonio M

“…pude ver 2 caças F-4 Phantom decolando…”

E pode ouvir?
Esses dois decolando deveriam estar fazendo mais barulho que o F35!

——— —————- ——

Não por isso sr. RtadeuR.

Dalton

Tá certo…

Tudo o que americano diz é mentira. Tudo o que comunista diz é verdadeiro. Nem vou entrar no mérito de quem mente mais porque
não quero sair do tema.

Tá ficando tedioso esta ideologia toda. Ficar glorificando “plantador de arroz” !!!

Qual o problema em aceitar que os comunistas não tinham superioridade aerea no Vietnã?

Cor Tau

“Ficar glorificando “plantador de arroz” !!!”

kkkkkkkkkkkkkkkk………….Cumpanheiro caiu mermo na minha ironia~indireta…….. 🙂 ………..kkkkkkkkkkkkkk……….

RtadeuR

Cor Tau, os vídeos são legais, mas humildade é mais ainda ,40% da população.

Paulo

Estes dados sobre o erros dos mísseis podem nos trazer muitos ensinamentos. Também com as V1 e V2, com os programas espaciais de chineses, norte-americanos e russos e até mesmo com o ônibus espacial houve tragédias. O que tudo isto teve em comum? Ninguém desistiu, ninguém esmoreceu. Através da tentativa de acerto e erro conseguiram uma ótima taxa de acertos.
Quando nós aprendermos isso, iniciaremos nosso caminho em busca da tão sonhada independência tecnológica.

Cor Tau

“os vídeos são legais, mas humildade é mais ainda ,40% da população.”

“Ficar glorificando “plantador de arroz” !!!”

É verdade……RtadeuR…..Tu que estás lá nas alturas assim mesmo te interesses pelos humildes…….Simplicidade é a sofisticação máxima…….A humildade exprime uma das raras certezas de que estou certo….A de que ninguém é superior a ninguém….

Nunca seja arrogante com os humildes….Nunca seja humilde com os arrogantes….

RtadeuR

Salmos, 1

1. Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores.
2. Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite.
3. Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende, prospera.

claudio(rj)

O Sparrow não servia para muita coisa, tanto que até no seriado “Dogfight” (aquele mesmo que somente apresenta vitórias dos EUA) os pilotos reclamavam da falta de confiabilidade do míssil, caia do cabide no momento de disparo, não acionava o motor e na maioria das vezes perdia o alvo mesmo dentro do envelope de tiro. A primeira utilização de canhões também não melhorou muita coisa, ele foi instalado improvisadamente em um pod no Center line da anv e as vibrações geradas no momento do disparo geravam muita dispersão de tiro. Com a chagada do F4-E, a situação começou a mudar,… Read more »

Cor Tau

“1. Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores.
2. Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite.
3. Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende, prospera.”

http://www.youtube.com/watch?v=b8ri14rw32c

Dalton

O “glorificar” aqui nada tem de arrogancia é apenas uma tática para
se usar os mais humildes como bucha de canhão…os “plantadores de arroz” vietcongues nunca receberam a devida consideração de seus camaradas do Vietnã do Norte , aliás, o exterminio dos vietcongues
na Ofensiva do Tet foi um alivio para eles.

Resumindo…nada contra “plantador de arroz”, mas dizer que eles
“venceram” a guerra sozinhos, aí há uma diferença muito grande.

Galileu

Só sei que foi uma decepção pra FAB não conseguir os f4, ninguem queria f5 nem mirage3

Dalton

“Só sei que foi uma decepção pra FAB não conseguir os f4, ninguem queria f5 nem mirage3”

Mas evitou uma corrida armamentista. Na de cada de 70 Argentina e Chile quase entraram em guerra por exemplo e mesmo Brasil e Argentina tinhas lá suas desconfianças mutuas.

Equilibrio militar desestimula ataques entre vizinhos. Nos anos 60
Argentina, Brasil e Chile já haviam adquirido 2 cruzadores norte-americanos cada um, de uma mesma classe,.justamente pelo equilibrio, um dos cruzadores argentinos, o de triste fama, General Belgrano.

abraços

claudio(rj)

Os Norte Americanos queriam na verdade vender o A-4 veio um primo ou cunhado (Senador dos EUA) do Nixon fazer o lobby, mas a FAB que queria um interceptador multi missão (Phantom) e não tinha iniciado as operações de REVO não aceitou (na Historia Informal da caça tem o relato de um Coronel que recebeu o gringo a mando do General Costa e Silva). Costa e Silva então determinou a compra do Lightnings, mas antes da concretização sofreu um derrame e saiu de cena. Posteriormente quando do inicio do Governo Médici este Grande e Integro Homem deixou a decisão com… Read more »

Brandalise

“aonde vai parar os mísseis que erram o alvo…”
Somewhere, over the rainbow…
Kkkkkk

Mauricio R.

“Mas evitou uma corrida armamentista. Na de cada de 70 Argentina e Chile quase entraram em guerra por exemplo e mesmo Brasil e Argentina tinhas lá suas desconfianças mutuas.”

Até aí poderiam ter fornecido F-4F, igual aos dos alemães.

Brandalise

Boa selecao de ditos e maximas, hein?

“As pessoas inventam estatísticas para provar qualquer coisa…..40% das pessoas sabem disso”
Viram como eh util? Hehehe… adoro o Matt Groenig pq ele tem essa capacidade de satirizar aos outros e a si mesmo ao mesmo tempo!

Mas eu diria: Um homem com um relógio sabe a hora certa……..Um homem com dois relógios… sabe que ao menos um deles estah errado!
[E viva a redundancia de sistemas!]

Abs!

Dalton

Tarde demais Mauricio…

antes dos F-4F chegarem a Alemanha o Brasil já tinha assinado com a Dassault.

abraços

Ilya Ehrenburg

Olá Dalton,

Não vou entrar na seara das discussões sobre o F-4 e o MiG-21, pois estes bate-bocas infantis, a mim que psicótico, estão a me cansar, mas… As descobertas da parte de D. Zampini, Tom Cooper e outros, acabaram por levantarem suspeitas sobre todas as alegações das Forças Armadas norte-americanas. Hoje, este comportamento é objetivo de estudos acadêmicos, que procuram esmiuçar as razões, seja por parte da necessidade de propaganda, devido à guerra fria, ou por proteção aos produtos, afinal, armas possuem valor agregado altíssimo, e uma boa exposição é a alma do negócio…

Ilya Ehrenburg

Erro: a mim que *não sou* psicótico…

Cor Tau

Esses bucha de canhão….Plantadores de arroz ….Esses mesmos que botaram pra correr da vida deles o neocolonialismo…. Até hoje…….Mbãetata…………Đến hình ảnh cách đi nhạn trắng của con rắn…..Yvy marã e’ỹ………….朱雀…龍….

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a1/Dragonvietnam.gif

Cor Tau

Corrida armamentista…E disso que essa América do Sul precisa…………..Corridas armamentistas sempre fomentaram ou forçaram a competição….O desenvolvimento dos envolvidos…De todas as formas…Na historia…Nas guerras mundiais….Nas guerras frias principalmente….A adversidade desperta em nós capacidades que em circunstâncias favoráveis teriam ficado adormecidas………..

Dalton

Ilya… não trata-se apenas de maquilar dados. Havia bem menos aeronaves do lado do Vietnã do Norte …ou seja, é uma questão de logica mesmo. Mesmo admitindo os pilotos comunistas como sendo melhores…mesmo admitindo o MiG 21 ser superior em combate aereo ao F-4, mesmo admitindo que a contagem comunista é cem por cento fiel, os numeros falam por si. A Força aerea do Vietnã do Norte tinha bem menos aeronaves que o corpo de fuzileiros navais dos EUA , e em virtude disso, explorou-se o uso de baterias de misseis terra-ar fornecidas pelos sovieticos e foram estas as responsaveis… Read more »

Brandalise

Putz, Cor Tau… ou eu entendi errado, ou daqui a pouco vamos dizer que precisamos de uma guerra?! Eh isso? Espero ter entendido errado… Extrapolando um pouco a questao: Eu penso que o que precisamos eh entender a importancia e o papel das Forças Armadas no Pais, principalmente em tempos de paz; entender que as Forças precisam treinar, se reciclar, e aprender diariamente para estarem preparadas, para o imprevisto; entender que a guerra deve ser a excessao, nao a regra; entender que qquer açao militar deve ter como o objetivo o final da guerra, nao a manutençao de um estado… Read more »

Renato

Ivan, legais as fotos, pena que não tenham legendas detalhando os casos.