RF-5E-foto-FAB

Depois de revelarmos o EF-5E da FAB, agora é a vez do RF-5E.

A história que poucos conhecem. Juntamente com a compra dos 42 caças F-5 em 1973, também vieram seis narizes fotográficos iguais aos utilizados pelos RF-5E de vários países.

Sabe-se muito pouco sobre a utilização dos mesmos, mas pelo menos duas aeronaves (na foto acima o FAB 4830) chegaram a receber os narizes.

Se alguém tiver maiores informações ficaremos honrados em compartilhá-las.

FOTO: Mário Roberto Vaz Carneiro – Revista Segurança & Defesa

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Roberto

Li, que veio só um e que esse único sumiu!
Existe outra foto?
Só conheço essa.

HARPIA

É o Brasil mesmo, aqui tudo some.
Lamentável.

Clésio Luiz

Segundo consta, esses narizes não eram populares porque demoravam muito para instalar, até 24h, se eu não me engano.

Antonio

Lembro-me de ter lido uma reportagem longa sobre os F5 da FAB na extinta Revista Aerus por volta de 1980-1982 (não me lembro bem o ano). Naquela reportagem havia algumas fotos do RF-5E.

Vale a pena dar uma vasculhada no fundo do baú e ver se alguém ainda tem guardado algum exemplar dessa revista.

Alexandre Galante

Na verdade a revista é a “Aero”, temos ela aqui. Vou escanear para publicar.

lc

Galante,

Off topic.
Você recebeu a matéria da T&D escaneada com a proposta de modernização dos Allen M. Summer que eu enviei, conforme vc havia pedido?

Sds.

rober

Galante posso estar falando besteira mas ,acho que li a muito tempo que esse F-5 era uma versão de reconhecimento ou exploração de espaço hostil,acho que conheço uma página que fala sobre esse caça!

rober

Achei Galante,espero que ajude a vc e o Blog.

http://home.scarlet.be/~ek117903/F5.htm

Alexandre Galante

Lc, recebi sim, vamos usar em matéria. Obrigado!

Robson

rober disse:
15 de abril de 2010 às 23:53

Nesse link que vc postou, pude observar um F-E do Iran, com gancho para pouso em Porta aviões, alguém pode me explica isso?

Robson

Digo IRÂ

Joaca

Senhores
os narizes fotgráficos foram vendidos como sucata, (do livro do 14) e somente 2 F5E’s da FAB usaram por pouco tempo estes narizes.
At
Joaca

Marcelo

Robson, acredito que seja uma forma auxiliar de frenagem, não necessariamente para uso em PA, que exige mais modificações além de gancho de parada, como trem de pouso reforçado, engate para o sistema de catapultas, etc….

Tomcat

Robson,

São ganchos auxiliares de frenagem. A pista de Santa Cruz tem o cabos instalados.

Não são para uso em porta-aviões

tigre

Caro Galante A FAB adquiriu 4 kits para RF5E. Eles foram recebidos juntamente com os F5 originais, em 1975. Na chegada, foram instalados em 4 aeronaves e foi realizado um curso específico de reconhecimento foto, curso dado por dois pilotos da USAF que tinham grande experiência no Vietnã (ambos tinham mais de cem missões sobre o Vietnã do Norte). Esse treinamento foi todo dado na Base de Santa cruz, para os pilotos do 1/14 pois a Base de Canoas estava em obras para recebimento dos F5. O curso foi muito bom, incluindo diversos vôos e o uso das câmeras a… Read more »

Alexandre

Poggio,
Esta foto não é da FAB, como creditada no site. É do Mário Roberto Vaz Carneiro, editor da revista Segurança & Defesa.