quarta-feira, janeiro 26, 2022

Gripen para o Brasil

F-15C da Guarda Aérea Nacional dos EUA é modernizado com radar AESA

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

APG-63 em F-15 - imagem Raytheon

Nesta segunda-feira, 12 de abril, foi feito o “roll out” do primeiro F-15C operacional da Florida Air National Guard (Guarda Aérea Nacional da Flórida, estado dos EUA) equipado com um radar AESA (Active Electronically Scanned Array – varredura eletrônica ativa). A cerimônia, que teve a presença de representantes da Boeing, da USAF (Força Aérea dos EUA) e da ANG, foi realizada em Jacksonville, Flórida.

JHMCS - foto BoeingO radar instalado no F-15C é um Raytheon APG-63(V)3 AESA, que combina o software comprovado operacionalmente do radar APG-63(V)2, com o transmissor e receptor (hardware) do APG-79, empregado no F/A-18E/F Super Hornet. Segundo o informe da Boeing, trata-se de um AESA de alta confiabilidade e performance, cuja antena é 50 vezes mais confiável que o modelo de varredura mecânica que substitui nos F-15 da versão de combate aéreo. O novo radar deve trazer grandes melhorias na consciência situacional do piloto, na procura de alvos além do alcance visual e na precisão das armas, assim como aprimorar a capacidade de encontrar e acompanhar alvos pequenos a baixa altitude, o que é importante nas missões de defesa aérea do país.

Outras modernizações para o F-15C, além do APG-63(V)3, incluem um data link entre caças, navegação por GPS, além do JHMCS (Joint Helmet Mounted Cueing System, a nova geração do sistema de visor / mira montada no capacete) que permite ao caça conduzir operações centradas em rede ao mesmo tempo em que emprega as mais novas armas ar-ar.

A Boeing foi contratada para modernizar 14 F-15C/D da ANG e 10 da USAF com o radar AESA.

APG-63 - imagem Raytheon

FONTE: Boeing IMAGENS: Raytheon e Boeing (JHMCS)

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

14 Comments

Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheusts

florida com um caça não entendi muito bem o caça e do exercito ou do governo da florida????

LBacelar

Que inveja….

Rodrigo

O avião é da Força Aérea, mas cada estado tem a sua Guarda Nacional, que ajuda nos custos de operação.

O pessoal das Guardas Nacionais, não são militares 100% do tempo e dedicam apenas uma parte do seu tempo ao serviço militar.

http://en.wikipedia.org/wiki/Air_National_Guard

http://www.ang.af.mil/main/welcome.asp

Tiago Jeronimo

É de estranhar a pequena quantidade contratada, apenas 24. Matheusts, os caças são da Florida ANG(Air National Guard), O conceito de Guarda Nacional tem a sua origem nos tempos da Guerra Civil americana onde cada estado financiava a sua própria milícia. Esse conceito foi trazido para os dias atuais aonde cada estado financia a sua unidade da Guarda Nacional ficando o governo encarregado somente de custos adicionais como combustível. E são subordinados a USAF. A 125ª Ala Aérea da Florida Air National Guard, e sua unidade subordinada, o 159º Esquadrão de Caça, ficam baseada ao lado da cabeceira oeste da… Read more »

humberto

Só complementando o que o Rodrigo comentou.. Por exemplo.Os caças são comprados pela USAF, depois de um certo tempo de uso, se não existir a necessidade, o mesmo é repassado para uma esquadrao da Guarda Aérea Nacional que tem como chefe supremo o governador do estado (algo um pouco mas bem pouco parecido seria na nossa Policia Militar, no qual o governador é que manda). Quem serve na Guarda Áerea são alguns poucos que ficam permanentemente em serviço e o resto são da reserava mesmo (que voltam algumas semanas por ano para manter o seu expertise), em momentos de crise,… Read more »

Dalton

Não há nada semelhante para os marines, guarda costeira ou marinha
apenas a tradicional reserva para estas 3 forças, enquanto que o exercito e a força aerea além das suas respectivas reservas, ainda contam com as forças da guarda nacional.

abraços

The Captain

E como funcionam as reservas das quatro forças?

Sirkis

Saudações!

Como é que pode? Velhos F-15 já tem AESAS operacionais e nossos novos Rafales só terão depois de 2012. Os EUA logo mais estarão só com caças de 5° geração e o Brasil vai se arrastar por 40 anos com um caça de 4° geração. Ô inveja deles e da Rússia.

Boa Tarde!

Ivan

Sirkis::
15 de abril de 2010 às 13:34

Sirkis,
Sem falar que eles aposentaram um avião de ataque stealth, o F-117, antes mesmo que qualquer outra nação fizesse voar algo parecido…
Ivan, o Antigo.

Top Gun

Brigadão pelo info. Rodrigo e Humberto. Sempre quis saber o que era a guarda aérea nacional dos EUA.

Pra manter essa estrutura não é qualquer um… Quem pode, pode!

vlw

Joe Leite

Parafraseando aquele velho bordão futebolístico.
“O campeão voltou!”
A velha àguia com esta atualização tecnológica não encontrará adversários entre os caças de 4ª ou 4,5 geração.

humberto

Não por isto Top Gun,
[]

LBacelar

Sirkis disse:
15 de abril de 2010 às 13:34

Amigão, vamos deixar o assunto FX2 para os posts destinados a ele blz?
Tá impossível manter o nivel de conversa no blog ultimamente.

Agradeço a compreensão,

forte abraço

Sirkis

Saudações LBacelar!

Negativo. Você não está em um fórum para mandar o que podemos falar e aqui falamos o que quisermos sem censura. Infelizmente vocês vão ter que ler: Rafale no último lugar do relatório do COPAC (que para alguns o COPAC não exist – risos).

A verdade é essa, até F-15 já saiu na frente do Rafale. Existe algum mal nisso?

Boa Tarde!

Últimas Notícias

Embraer conclui com sucesso reintegração do negócio de Aviação Comercial

São José dos Campos, 26 de janeiro de 2022 - A Embraer concluiu com sucesso a reintegração dos principais...
- Advertisement -
- Advertisement -