‘Ex-fumaceiro’ de volta ao EDA

4

A Esquadrilha da Fumaça recebeu, no período de 6 a 9 de abril, um de seus ex-integrantes para realizar uma readaptação ao voo na posição de número sete. O retorno do fumaceiro integra uma série de medidas adotadas após o acidente ocorrido no último dia 2, em Lages, Santa Catarina. Para as apresentações, os pilotos são especializados para determinadas etapas da manobra.

O fumaceiro Major-Aviador Gustavo Luís da Silveira e Eliseu pertenceu ao efetivo do Esquadrão de Demonstração Aérea no período de 2004 a 2007 e, atualmente, trabalha no Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), em Brasília.

Para o Capitão-Aviador Ricardo Felzcky, agora único piloto da posição de voo número 7, esta é uma experiência muito interessante. “Mesmo que o Maj Gustavo tenha ficado mais de dois anos sem voar na Esquadrilha, ele tem uma experiência muito maior que a minha, como número 7. Nesse sentido, eu ensinei as novas manobras e acrobacias adicionadas à demonstração e acompanhei a adaptação fisiológica do oficial ao que ele já sabia. Eu já tive o major como instrutor no passado e essa troca de experiências foi muito positiva, porque eu ensinei, mas também aprendi bastante.”

Apesar das circunstâncias que trouxeram o Maj Gustavo Luís de volta à Esquadrilha da Fumaça, o militar sentiu-se honrado com o convite. “Embora eu esteja triste por estar retornando à Esquadrilha devido ao ocorrido, fico feliz por poder colaborar com o grupo de alguma forma, num momento tão difícil.”

O fumaceiro vai contribuir com a instrução dos próximos pilotos que, em breve, ocuparão a posição. Diversas ações estão sendo empreendidas para preencher a lacuna deixada pelo Capitão-Aviador Anderson Amaro Fernandes, presença sorridente que jamais será esquecida pelos amigos que voaram com o experiente piloto falecido no acidente.

FONTE: EDA

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
TADEU

Que seha bem vindo à Esquadrilha da Fumaça do Brasil. e que todos se superem, tribulação faz parte, amadurece.
A sobrevivência tem três palavras básicas: Vigiai, Orai e não Confiai(nem em si mesmo) e para isso é treinar, inspecionar, treinar, inspecionar……………..

Madvad

Isso aí, bola pra frente, o show deve continuar.

Tadeu

Desculpe, faltou dizer que descançar também faz parte do treino.

claudio (RJ)

Justamente em virtude das caracteristcas da atividade aérea, a Força não tem medo de tomar atitudes como voltar atrás e mudar procedimentos.

Tal atitude em outras instituições é considerada anátema.