terça-feira, junho 15, 2021

Gripen para o Brasil

‘Angel Thunder’: termina a fase de planejamento

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Começa nesta semana a fase de execução das missões aéreas do maior exercício do mundo em resgate de pessoal, a Operação Angel Thunder, que ocorre na cidade de Tucson, Arizona (EUA).

“A expectativa é muito positiva para a troca de experiências” comentou o Tenente Lourival de Souza e Silva Junior, do 7º/8º Grupo de Aviação, logo após terminada a fase de divulgação do planejamento da operação (dia 14/4). O oficial integra a equipe de 17 militares da Força Aérea Brasileira que participam do exercício e irá voar em um dos helicópteros HH-60 BlackHawk da Força Aérea Americana, aeronave também empregada pelo Brasil.

“É importante observarmos a experiência dos americanos em conflitos reais e em ações humanitárias, o que vem a somar tudo aquilo que já fazemos hoje, para que a sociedade brasileira ganhe no auxílio às calamidades e nas demais necessidades que vierem a existir”, destacou o tenente.

Para o Major Aviador Brett Harnett (EUA), um dos principais responsáveis pela organização do evento, os brasileiros foram convidados a participar pela sua grande capacidade em missões de resgate como foi visto durante as ações de busca e regstae após o acidente com a queda do Airbus da Air France, ocorrida no ano passado. “Nós podemos operar juntos e aprendermos uns com os outros e intensificarmos nossa parceria” comentou ainda.

Assim como o Brasil, também integram o efetivo das tropas, militares do Chile, Colômbia, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Holanda e Reino Unido, além das Forças Armadas Americanas e agências civis, como o FBI.

Os militares do Parasar que também iniciarão suas missões aéreas, passaram (14/4) por um treinamento com as Forças Especiais dos Estados Unidos, Colômbia e Chile a fim de nivelar os conhecimentos entre as equipes. Foi feito um exercício de infiltração que consiste em uma descida em uma corda, simulando o rápido abandono de um helicóptero, com a chegada ao chão, em poucos segundos, de vários homens equipados prontos para o combate.

No dia 15, além da participação prevista nas atividades aéreas, os brasileiros se deslocarão para as cidades vizinhas de Douglas e Playas, onde grande parcela do exercício será controlado e executado e onde o Parasar encontrará um cenário mais adequado para o desenvolvimento de suas ações, por meio da simulação de pessoal em ambiente hostil. A Operação Angel Thunder se estenderá até o dia 23 de abril.

FONTE: CECOMSAER

LEIA TAMBÉM:

- Advertisement -

4 Comments

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Skill

È o Acordo de Cooperação Militar ja começa a dar resultados…

Começo a gostas dos Americanos…(mais as americanas..heheheh)

Tadeu

Excelente intercâmbio. Esses caras do Sar são bons mesmo, deixei de fazer esse curso na Fab, a vida levou por outros caminhos.
Força rapaziada.

Rafael

Tadeu, desculpe a intromissão e tal, mas você serviu na FAB?
Caso você serviu e eu não esteja enchendo o seu saco, gostaria de saber a sua opnião sobre a FAB hoje e no futuro, estou fazendo cursinho e me interesso por essa area.
Tenho algumas perguntas e tal.
Vlw

Tadeu

Rafael, eu servi na Base Aérea de Santos por quase seis anos cheguei a cabo (CB QCB ABV) na área de contra incêndio e salvamento terrestre e aquático, já fazem 25 anos . Tudo mudou de lá para cá, até as aeronaves as unidades mudaram ou fecharam. A gente sabe das coisas mais atuais pela internet. Mas a carreira militar é excelente, há vários concursos nas três forças.
Boa sorte e fique com Deus.

Reportagens especiais

O novo caça da FAB

Primeiro jato sueco Gripen E comprado pelo Brasil iniciará em breve testes em voo; a aquisição de 36 aviões...
- Advertisement -
- Advertisement -