Prefeito da cidade do ABC paulista atrelou criação do pólo à escolha do caça sueco

Barra de Cinco Pixels

vinheta-clippingAo abordar os investimentos no desenvolvimento econômico do município, o chefe do Executivo citou projetos como a criação de um grande Centro de Convenções, nos moldes do Anhembi, e a instalação do Pólo Aeronáutico.

O Pólo está atrelado à aquisição pela FAB (Força Aérea Brasileira) dos caças suecos Gripen, que disputam o mercado nacional contra os aviões franceses e americanos.  Se o país escandinavo vencer, São Bernardo terá unidade de fabricação dos componentes do avião e terá investimentos estimados em mais de R$ 300 milhões.

Apesar do laudo inicial da FAB ter aconselhado a aquisição do Gripen, pelo preço e benefício, politicamente o caça francês leva vantagem, pois tem como principal articulador o próprio presidente Nicolas Sarkosy.

O prefeito critica a condução dada pelo ministro da Defesa Nelson Jobim ao processo de escolha que tem claros sinais de favorecimento ao modelo da França. “Acho que o ministro está equivocado nessa discussão ao indicar ao presidente Lula a compra do caça da França. Nem eu e nem ele somos especialistas em aviação. Portanto, devemos nos pautar em especialistas e, neste caso, é a FAB. Eu confio nela para fazer a defesa do gripen. Foi o único que até agora trouxe proposta de investimento no Brasil e, em particular, em São Bernardo”, finaliza.

FONTE: RD Online

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tecnocop

Mais empregos = votos. FAB está por dentro mesmo e está apoiado .

Wilhelm Ax

A mística posição francófila defendida por Lulá et le ministre Nelsón Jobân fica cada dia mais constrangedora.

latino

Vejo uma maõ da CUT nessa situação ,

Briga de cachorro grande ,a CUT tem grande poder .isso ninguem pode negar .

Fernando

Meu Deus…… escolher a principal arma do pais nos proximos 30 anos pelo numero de emprego qui ela ira gerar????? a francamente pessoal estamos falando de defesa de força militar quem tem qui ter compromisso de gerar empregos são as obras do PAC o nosso caça tem que garantir disuasão tem que conseguir enfrentar um SU-30 ou um typhoon nao gerar empregos. Será qui eu to falando besteira????

Nick (In) Fury

A escolha do Rafale é irracional dos pontos de vista comercial, industrial, tecnológico e estratégico. É de uma burrice, perdoem o trocadilho, federal.

latino

Fernando disse:
13 de abril de 2010 às 22:29

Amigo não se engane ,tudo gira em torno da politica de geração de empregos afinal ,emprego quer dizer votos ;que quer dizer continuar no poder ,e ninguem quer lagar o osso do (poder ).

Nick

Caro Fernando,

É claro que a compra ou aquisição de caças não quer dizer só empregos, mas convenhamos é um argumento a mais para dispender bilhões de dólares em 36 aparelhos.
Melhor empregos aqui ou lá na França???

E o prefeito ta certo em defender empregos para a cidade dele, é um lobby a mais apenas. O diferencial dele é que ele tem fortes ligações com o Sr Presidente.

[]’s

Marcos

A cada dia que lula e nj adiam esta decisão, eles estam cada vez mais dentro do olho do furacão, a pergunta e ate aonde eles aguentam?

Harry

Caros

Visão estratégica iguais a partir de quatro setores diferentes da Sociedade:
– Embraer
– CUT
– CIESP
– FAB

Abs

luis alberto

Com relação ao tema Transferência de Tecnologia, a Saab Gripen ofertou e garantiu ao governo brasileiro, em sua proposta à Força Aérea Brasileira (FAB), a transferência total e irrestrita da tecnologia do caça Gripen NG. Em sua proposta, a Saab Gripen entregou à FAB todas as autorizações e liberações das licenças necessárias, de todos os parceiros e fornecedores da Saab, independentemente do país de origem, para a total transferência de tecnologia para o Brasil. A Saab Gripen ofereceu, conforme solicitado, preços garantidos para o caça Gripen NG, incluindo toda a Transferência de Tecnologia, sem qualquer forma de reajuste ou de… Read more »

jomado

Fernando disse:
13 de abril de 2010 às 22:29

Meu Deus…… escolher a principal arma do pais nos proximos 30 anos pelo numero de emprego qui ela ira gerar????? a francamente pessoal estamos falando de defesa de força militar quem tem qui ter compromisso de gerar empregos são as obras do PAC o nosso caça tem que garantir disuasão tem que conseguir enfrentar um SU-30 ou um typhoon nao gerar empregos. Será qui eu to falando besteira????

JOMADO RESPONDE!…infelizmente tá Sr. Fernando o gripen possibilita ao brasil ter o seu vetor…para futuramente desenvolver um caça furtivo…(desculpa por te-lo citado).

drcoakroach

Finalmente apareceu alguem p/ enfrentar a entubada que o NJ estava dando na FAB e na maioria dos brasileiros. Ateh agora ele tem ganho no grito esta selecao de carta marcadas por ele. Com excecao de 1 ou 2 Deputados que fizeram alguns comentarios timidos, todos os demais homens publicos ficaram calados. O Luiz Marinho falou e falou bem. Apenas p/ registro, nao sou ligado a nenhum partido, me identifico eh com o liberalismo classico. Mas que o LM merece elogios merece neste ponto. Acho ateh que gostariam de ver um liberal usando um bottom da CUT 8) . A… Read more »

jomado

CONCORDO com a sua citação Sr.Luis Alberto,se o brasil deixar passar o cavalo encilhado…sabe lá quando a F.A.B. vai ter seu próprio vetor, e nós sempre vamos ficar dependente dos outros paises…

Robson Br

Quanta farsa, quanta mentira. O que ganha São Bernado do Campo, perde sâo José dos campos. Na realidade estão querendo desmontar a Embraer. Essa notícia saiu em um jornal local. Jornais, principalmente os pequenos e locais são muito vulneráveis economicamente. É claro que o marinho quer defender o lado plítico dele. Os defensores do AutoCAD Gripen NG poderia me informar na prática o que a suécia domina do aparelho para fornecer ao Brasil? No post anterior, solocitei ao GALANTE que mostrasse a origem de cada equipamento da suíte do Gripen que não é ainda o NG. Estão trocando uma cidade… Read more »

Robson Br

Wilhelm Ax disse:
13 de abril de 2010 às 22:09
A mística posição francófila defendida por Lulá et le ministre Nelsón Jobân fica cada dia mais constrangedora.

É mesmo…e este post, o que significa…você entendeu o que está por tras dele?

Nick (In) Fury

Quanta farsa, quanta mentira. É verdade, muita farsa, muita mentira dizer que a França vai transferir tecnologia, que o Rafale é melhor que o Gripen, que é mais barato (na lógica do barato sai caro), que o Lula e o Jobim entendem de defesa, que a Dassualt vai trazer empregos para o Brasil, que a SAAB vai destruir a Embraer (quem quer isto é o Serge Dassualt por que esta p. da vida com os executive jets da Embraer que estão destronando seus Falcon), etc… Como já disseram aqui várias vezes é RAFAKE, RAFAKE, RAFAKE, bilhões de vezes RAFAKE. Quem… Read more »

humberto

Bom, para mim a vinda da SAAB não é de forma alguma uma ótima noticia para a Embraer, pois com certeza, a SAAB não terá tempo para treinar a sua equipe, ou seja, vai tirar engenheiros e um grande numero de funcionários da Embraer para encurtar o caminho. Por outro lado de repente para o pais possa ser uma ótima, pois concorrencia ajuda a vc ficar mais esperta. Corre uma Estória que diz que a FAB não está nada satisfeita com a Embraer pela falta de interesse da mesma em fazer a manutenção do que ela fabricou e vendeu para… Read more »

marcos adriano

o gripen é bom para suecia nao para brasil !!!com gripen garantiriamos nossa superiodade aerea e defesa do brasil!!!fala serio que piada!!!!kkkkkkkk.se brasil quer caça de verdade recomendo su35!!!entrar no desenvolvimento do t-50 que é de quinta geraçao!!!mas nao tiverao visao e eliminarao o su35 por que? o gripen que estao nos oferecendo nao existe é de papel nenhuma forças armadas os tem utilizado em campo de batalha!!!queremos transferencia de tecnologia nao permisao de fabricaçao de caça que tem componente de diversos paises!!o brasil mudou com end á politica de defesa nao queremos ter embargo do passado!!potencia militar sao paises… Read more »

Danilo

Vestir um santo não vai despir o outro.
O que irá para o São Bernardo é exatamente aquilo que o São José normalmente terceiriza – Estruturas e montagens primárias.
As atividades de desenvolvimento, integração, ensaios em vôo e montagem final ficarão com o santo mais antigo.
Afinal eles são santos, e ambos dos campos.

Nick

Caro Robson Br disse: 14 de abril de 2010 às 6:45 Que farsa caro Robson?? O que pode haver sim é a instalação de indústrias de componentes na região do ABCD. A montagem, integração, design continuam como antes, com a EMBRAER. Não vejo problemas quanto à isso. poderia ser Contagem, Minas; Vale do Paraíba; Interior de SP. Existe um favorecimento político? É claro, mas logísticamente a distancia não chega ser comprometedor. Se pensarmos assim toda a Índústria Brasileira não deveria sair de São Paulo, concorda? E especificamente da Grande São Paulo. ABCD incluso. A FIAT não deveria ter se instalado… Read more »

drcoakroach

Meu palpite,

A Saab procurou o Marinho por sugestao de empresarios da CIESP, especialmente Embraer. Sabemos que a Embraer, e muitas outras empresas, preferem o Gripen, mas nao conseguem(iam) passar pelo filtro Nelson pro-rafale Jobim.
No final, muito melhor assim, do que a proposta da Saab ser derrotada pelo lobby porta dos fundos Dassault.

[]s!

P.S.: Nada contra os Franceses; espero que a parceria continue em outras areas. Mas o Rafale nao me parece a melhor alternativa neste momento.

M1

“Harry disse:
13 de abril de 2010 às 23:46
Caros

Visão estratégica iguais a partir de quatro setores diferentes da Sociedade:
– Embraer
– CUT
– CIESP
– FAB

Abs”

Concordo plenamente!!! Quero ver o Lula e o Jobâ explicar o Rafale!!!!

humberto

Senhores, Nunca é demais lembrar.. O Su não passou para o shortlist porque a proposta (por escrito dos russos) não era melhor do que dos três que classificaram, simples assim, agora depois que teve a sua proposta colocada de lado, não adianta ir a imprensa e ficar jogando palavras ao vento. O que vale é o que está escrito nas propostas e não o que alguns “especialistas” que nunca pilotaram avião, nunca fizeram manutenção ou que vivem mamando nas tetas de alguns dizer que “ouviram” dos russos… [] PS Concordo sobre o Marinho, agora a Embraer tenho lá minhas dúvidas..o… Read more »

Anderson

Eu ainda acho que agt deveria pegar esse dinheiro e investir na construção de navios mercantes, na construção de conteiners, de ferrovias ligando os principais pólos de comércio e portos marítimos, no emprego do KC-390 no transporte de frutas que apodrecem mais rápido ligando o Nordeste e o Sul do país, quem sabe até mesmo para exportação. Não acho que a compra de caças venha a dar bons resultados para o país, afinal não queremos entrar em guerra contra ninguém. Tá mas alguém vai falar: não é pelo fato de querer guerrear contra ninguém mas de defender o que é… Read more »

Challenger

Mais uma vez tentando vender seu peixe. Só!

Challenger

Lula já está convicto sobre a compra do Rafale, não depende mais da opinião de Jobim ou não, Lula acho que sempre vislumbrou essa parceria, tanto que o fez inesperadamente em 7 de setembro de 2009, jobim deu um jeito de contornar as coisa pra não gerar uma possivel revolta na FAB, dizer que o Governo não obedeceu critérios tecnicos é um pouco de exagero, a FAB escolheu os três mais adequados as suas necessidades e cabe ao comandante supremo ou seja o Presidente decidir, se ele delegasse o poder de decisão a FAB eles poderiam ser mais especificos na… Read more »