A Boeing Company lançou no dia 3/11 o primeiro caça F-15SG da Força Aérea da República de Singapura (RSAF). O F-15SG é uma variante do altamente capaz F-15E, semelhante aos F-15K da Coréia do Sul.
O avião é o primeiro de uma encomenda de 24 caças, que serão entregues de 2009 a 2012. O F-15SG é dotado de radar AESA e um pod designador SNIPER.
Junto com os aviões, Singapura também comprou um pacote de manutenção e armas pelo FMS, que inclui:

  • 200 AIM-120C Advanced Medium Range Air-to-Air Missiles (AMRAAM)
  • 6 AMRAAM Captive Air Training (CAT)
  • 50 MK-82 GBU-38 Joint Direct Attack Munitions (JDAM)
  • 44 AN/AVS-9(V) Night Vision Goggles
  • 24 Link 16 Multifunctional Information Distribution System/Low Volume Terminals (Fighter Data Link Terminals)
  • 30 AGM-154A (JSOW) Joint Standoff Weapons with BLU-111 warheads
  • 30 AGM-154C (JSOW) Joint Standoff Weapons
  • 200 AIM-9X SIDEWINDER
  • 24 AIM-9X SIDEWINDER CAT and Dummy Missiles
Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hornet

pois é, vamos pensar na proposta do Titio Sam, nosso amigo e parceiro eterno (de verdade, não estou ironizando…tá bom, só um pouquinho) para o FX-2: – o F-16, já fora; e o F-18 Super Hornet. Tudo bem, o F-22 os EUA não iriam querer vender de forma alguma, e o F-35 nós não iríamos querer comprar (como quem desdenha quer ter, o Jobim já havia dito que não gostou da cor do F-35 e nem do fato de ele vir sem um toca-cd embutido no cockpit…e parece que o porta-luvas era pequeno demais também…), portanto estes dois estariam fora… Read more »

Hornet

Por falar em Titio Sam, Obama é o mais novo presidente dos EUA, acabei de saber, vendo na CNN e no G1. Quem diria que um negro chegaria a Casa Branca um dia, hein? O mundo está ficando melhor, é o EFEITO DEMOCRACIA. Um torneiro mecânico no Palácio do Planalto, uma mulher na Casa Rosada (entre outros lugares) e agora um negro na Casa Branca. Estou vendo apenas pelo simbolismo da coisa, e só por isso já é fantástico…ao menos para quem acredita na democracia em seu significado verdadeiro: governo do povo, para o povo (e o povo é isso… Read more »

joao

Po,voce esqueceu do indio na presidencia da Bolivia.

Alfredo_Araujo

Vejam pelo lado bom… nunca li nada sobre falhas estruturais nos
F-18!! Pelo menos nao teremos avioes groundeados por falhas estruturais!

Falando nisso… ja corrigiram os problemas das trincas nas asas dos F-15 americanos??

Galante

Alfredo, os F-15 só começaram a apresentar falhas estruturais depois de 30 anos voando em condições extremas. O F-18 daqui a 30 anos deve apresentar as mesmas falhas, talvez até antes. ALiás, os F-18 da USN já estão apresentando rachaduras.

Taer

João, o que é Bolivia?

AJS

Caro Hornet.
Você não escreveu que ele é descendente de quenianos, que os negros passaram a ter o direito universal ao voto nos EEUU há 44 anos, e que ele é formado em Direito em Harvard.
É um cara da “nova” elite americana.

Fábio Max

Hornet, Comentário perfeito! O fato é que as sociedades que optam pela democracia evoluem. Numas a evolução demora mais, em outras, menos. O Brasil, desde a redemocratização, elegeu um oligarca e depois, por duas ocasiões um intelectual e depois, por duas ocasiões, um metalúrgico. Como nenhum deles quis (ou pôde, sei lá) dar golpes à la Hugo Chaves para ficar no poder indefinidamente, podemos dizer que o Brasil está no rumo certo. Com todos os defeitos de nossa democracia, estamos evoluindo nesse quesito. Quanto aos EUA, Obama é a representação do sonho americano. Um filho de imigrantes, pobre saído de… Read more »

Walderson

Pra vcs verem porque não confio em americano. Eles nem cogitaram a hipótese de nos oferecer o F-15. Por mim, vamos de RAFALE, por causa da oferta francesa. Penso que os americanos vão nos oferecer um monte de coisas, mas, na hora “h”, o Congresso vai vetar e eles vão nos dizer que tentaram, mas o congresso barrou, e eles não podem fazer nada. Aí, ficaremos com um monte de aviões banguelas. Dessa forma, FAB corra de F-18. Deixo claro que o caça é muito bom, o povo é que não é de confiança. Um abraço a todos. PS: Mandou… Read more »

Hornet

Caro João,

não é que eu tenha me esquecido do Evo…é que eu não sabia e ainda não sei como se chama a sede do governo boliviano…então não dava liga na sequencia da frase: um torneiro mecânico no Palácio do Planalto, uma mulher na Casa Rosada, um negro na Casa Branca e um descendente de índios…aonde? rs.

um forte abraço

Hornet

caro Walderson, pois é, tenho este mesmo “pé-atrás” que vc tem em relação, não exatamente ao povo norte-americano, mas à política internacional dos EUA, em relação à defesa. Do povo norte-americano eu gosto muito, de um modo geral (tem uma besta ou outra, mas isso tem em todo lugar). Como eu já disse aqui, sou fã de jazz e de blues, e tais coisas foram criadas pelo povo americano. Um povo que criou e toca jazz não deve ser um povo safado, ao contrário… Quando é interessante pra eles, por algum motivo qualquer, eles vendem e entregam até a mãe,… Read more »

edilson

o pacote tá bom, será que vamos ter um destes também?

Hornet

Amigo Walderson,

em tempo: eu sei que vc se referiu a “americanos”, querendo dizer governo, política de Estado ou algo assim…eu entendi o sentido e não escrevi o post acima para discordar do amigo…ao contrário, foi para reafirmar a idéia…

um forte abraço novamente

Luiz Marcelo

Por mais esses motivo eu afirmo que o FX2 será ganho ou já está definido e não divulgado pelo caça francês Rafaele. O F15 é muito perigoso para ser operado por um país como o Brasil, pensamento em Washington. Alguém lembra da dor de cabeça que os F14/F4/F5 vendidos ao Irã causaram para os Estados Unidos até hoje com mísseis Sidewinder/Sparrows e Phoenix? Nunca acreditei na opção americana. Isso ocorreu no passado com os bicudos, mas eram outros tempos. E não sabemos negociar/barganhar com as grandes potências.

Hornet

O plantão do Jornal Nacional do blog aéreo informa em edição extraordinária: o Rafale acaba de ultrapassar o Super Hornet na enquente…rs.rs.rs.

abraços a todos

Zuavo

Lembram-se do Mirage 4000? Põe ele também no “FX-2 a Missão”!
Só é ativar sua produção!!! KKKKKK!!!
Brincadeira!
Vocês já viram o tamanho de Singapura, para as dimensões de tal encomenda? Isso sem falar das outras aeronaves que eles já possuem.

Vassily Zaitsev

É, e o F-15 quaseteve sua produção encerrada à dois ou três anos atrás. Ressuscitou dos condenados à morte para ter uma nova vida. Pelo preço do Raptor, não duvidaria o Tio Sam encomendar uma nova remessa!!!!!!!!

Bosco

Senhores, será que temos dinheiro para comprar F-15? Será que temos dinheiro para mantê-los? Será que temos como aproveitar todo o seu potencial? Será que poderemos comprar mais que meia dúzia? Acho que os americanos não ofereceram para não ver a correlação de forças na AL muito desequilibrada já que as novas versões do F-15 são caças bombardeiros com um alto potencial de ataque e poderiam acirrar alguns ânimos. Sem falar que os americanos podem não ter querido nos humilhar. Alguém em sã consciência ofereceria seu BMW 2008 com 10.000 km rodados para o taxista da esquina que tem um… Read more »

Lecen

Todos estão cometendo um erro grave: o F-15 NUNCA é vendido com transferência de tecnologia. O F-15E é o equivalente norte-americano do Su-35 e está para ser trocado pelo F-22, que é de certa forma sua evolução. Aliados fidelíssimos dos EUA como a Arábia Saudita e Japão, apesar de comprarem diversos F-15, não têm como construí-los por si só. O Japão, se não me engano, possui uma fábrica de F-15, mas sob licença. E vocês devem ser mais sensatos também. Os EUA gastam bilhões de dólares nesses projetos militares, por que iriam entregá-los facilmente a algum país? Aposto como se… Read more »

Wladimir

Amigo Lecen…

O F-22 irá substituir o F-15C e não o modelo “E” (este, aliás, ficará operacional até meados de 2030). Bem, creio que o Brasil com sua política externa independente não seja idiota. Ao meu ver é uma atitude certa para um país como o nosso. E os EUA jamais viram o Brasil (com exceção na 2ª Guerra) como um aliado regional. Nós somos independentes demais para isso (por isso eles têm o Chile e a Colombia como ‘parceiros’)

Se é para receber o F-15 com apenas tanques de combustível e nada mais, prefiro o RAFALE com o MICA…

Nelson Lima

Achei o tom do João pejorativo, para não dizer outra coisa…

Francisco AMX

o F-15K sozinho, com seu radarzinho, já estaria perfeito para o Brasil! não precisa de transferencia de nada, só armas e pronto, o Brasil precisa se alinhar um pouco mais aos EUA (mas isso não implica em comprar seus aviões, porém um F-15K ia ficar bem lá em Anápolis : )), fazer mais por uma aliança verdadeira e duradoura, é o melhor caminho, meu ponto de vista, e não sou americanista não! Muito amigos aqui falam de posição estratégica militar colocando os EUA como um ipotético inimigo, além de Chaves, Evo, mas isso é bobagem e tb paradoxal ou seremos… Read more »

carlos.amp

É o Francisco acertou na mosca, a verdade é que os americanos não precisam da ajuda de ninguém e essa parceria com a França, será que vai ser uma boa para o Brasil? A começar pelo preço do submarino Scorpene (3) três vezes mais caro que o sub alemão U212, entre o caça F18 e o Rafale também existe uma diferença de preço enorme com o valor de tres Rafale, pode se comprar 4 SH F18. E agora com a transferência que os americanos estão prometendo para o F18 será que não seria uma opção melhor para a FAB?

ISAMU

também penso que o F15 seria ótimo, mas o F18 é multifuncional e o Eagle não. Simples assim.

Galante

Alfredo, os F-15 só começaram a apresentar falhas estruturais depois de 30 anos voando em condições extremas. O F-18 daqui a 30 anos deve apresentar as mesmas falhas, talvez até antes. ALiás, os F-18 da USN já estão apresentando rachaduras.

Hornet

pois é, vamos pensar na proposta do Titio Sam, nosso amigo e parceiro eterno (de verdade, não estou ironizando…tá bom, só um pouquinho) para o FX-2: – o F-16, já fora; e o F-18 Super Hornet. Tudo bem, o F-22 os EUA não iriam querer vender de forma alguma, e o F-35 nós não iríamos querer comprar (como quem desdenha quer ter, o Jobim já havia dito que não gostou da cor do F-35 e nem do fato de ele vir sem um toca-cd embutido no cockpit…e parece que o porta-luvas era pequeno demais também…), portanto estes dois estariam fora… Read more »

Hornet

Por falar em Titio Sam, Obama é o mais novo presidente dos EUA, acabei de saber, vendo na CNN e no G1. Quem diria que um negro chegaria a Casa Branca um dia, hein? O mundo está ficando melhor, é o EFEITO DEMOCRACIA. Um torneiro mecânico no Palácio do Planalto, uma mulher na Casa Rosada (entre outros lugares) e agora um negro na Casa Branca. Estou vendo apenas pelo simbolismo da coisa, e só por isso já é fantástico…ao menos para quem acredita na democracia em seu significado verdadeiro: governo do povo, para o povo (e o povo é isso… Read more »

joao

Po,voce esqueceu do indio na presidencia da Bolivia.

Alfredo_Araujo

Vejam pelo lado bom… nunca li nada sobre falhas estruturais nos
F-18!! Pelo menos nao teremos avioes groundeados por falhas estruturais!

Falando nisso… ja corrigiram os problemas das trincas nas asas dos F-15 americanos??

Taer

João, o que é Bolivia?

AJS

Caro Hornet.
Você não escreveu que ele é descendente de quenianos, que os negros passaram a ter o direito universal ao voto nos EEUU há 44 anos, e que ele é formado em Direito em Harvard.
É um cara da “nova” elite americana.

Fábio Max

Hornet, Comentário perfeito! O fato é que as sociedades que optam pela democracia evoluem. Numas a evolução demora mais, em outras, menos. O Brasil, desde a redemocratização, elegeu um oligarca e depois, por duas ocasiões um intelectual e depois, por duas ocasiões, um metalúrgico. Como nenhum deles quis (ou pôde, sei lá) dar golpes à la Hugo Chaves para ficar no poder indefinidamente, podemos dizer que o Brasil está no rumo certo. Com todos os defeitos de nossa democracia, estamos evoluindo nesse quesito. Quanto aos EUA, Obama é a representação do sonho americano. Um filho de imigrantes, pobre saído de… Read more »

Walderson

Pra vcs verem porque não confio em americano. Eles nem cogitaram a hipótese de nos oferecer o F-15. Por mim, vamos de RAFALE, por causa da oferta francesa. Penso que os americanos vão nos oferecer um monte de coisas, mas, na hora “h”, o Congresso vai vetar e eles vão nos dizer que tentaram, mas o congresso barrou, e eles não podem fazer nada. Aí, ficaremos com um monte de aviões banguelas. Dessa forma, FAB corra de F-18. Deixo claro que o caça é muito bom, o povo é que não é de confiança. Um abraço a todos. PS: Mandou… Read more »

Hornet

Caro João,

não é que eu tenha me esquecido do Evo…é que eu não sabia e ainda não sei como se chama a sede do governo boliviano…então não dava liga na sequencia da frase: um torneiro mecânico no Palácio do Planalto, uma mulher na Casa Rosada, um negro na Casa Branca e um descendente de índios…aonde? rs.

um forte abraço

Hornet

caro Walderson, pois é, tenho este mesmo “pé-atrás” que vc tem em relação, não exatamente ao povo norte-americano, mas à política internacional dos EUA, em relação à defesa. Do povo norte-americano eu gosto muito, de um modo geral (tem uma besta ou outra, mas isso tem em todo lugar). Como eu já disse aqui, sou fã de jazz e de blues, e tais coisas foram criadas pelo povo americano. Um povo que criou e toca jazz não deve ser um povo safado, ao contrário… Quando é interessante pra eles, por algum motivo qualquer, eles vendem e entregam até a mãe,… Read more »

edilson

o pacote tá bom, será que vamos ter um destes também?

Hornet

Amigo Walderson,

em tempo: eu sei que vc se referiu a “americanos”, querendo dizer governo, política de Estado ou algo assim…eu entendi o sentido e não escrevi o post acima para discordar do amigo…ao contrário, foi para reafirmar a idéia…

um forte abraço novamente

Luiz Marcelo

Por mais esses motivo eu afirmo que o FX2 será ganho ou já está definido e não divulgado pelo caça francês Rafaele. O F15 é muito perigoso para ser operado por um país como o Brasil, pensamento em Washington. Alguém lembra da dor de cabeça que os F14/F4/F5 vendidos ao Irã causaram para os Estados Unidos até hoje com mísseis Sidewinder/Sparrows e Phoenix? Nunca acreditei na opção americana. Isso ocorreu no passado com os bicudos, mas eram outros tempos. E não sabemos negociar/barganhar com as grandes potências.

Hornet

O plantão do Jornal Nacional do blog aéreo informa em edição extraordinária: o Rafale acaba de ultrapassar o Super Hornet na enquente…rs.rs.rs.

abraços a todos

Zuavo

Lembram-se do Mirage 4000? Põe ele também no “FX-2 a Missão”!
Só é ativar sua produção!!! KKKKKK!!!
Brincadeira!
Vocês já viram o tamanho de Singapura, para as dimensões de tal encomenda? Isso sem falar das outras aeronaves que eles já possuem.

Vassily Zaitsev

É, e o F-15 quaseteve sua produção encerrada à dois ou três anos atrás. Ressuscitou dos condenados à morte para ter uma nova vida. Pelo preço do Raptor, não duvidaria o Tio Sam encomendar uma nova remessa!!!!!!!!

Bosco

Senhores, será que temos dinheiro para comprar F-15? Será que temos dinheiro para mantê-los? Será que temos como aproveitar todo o seu potencial? Será que poderemos comprar mais que meia dúzia? Acho que os americanos não ofereceram para não ver a correlação de forças na AL muito desequilibrada já que as novas versões do F-15 são caças bombardeiros com um alto potencial de ataque e poderiam acirrar alguns ânimos. Sem falar que os americanos podem não ter querido nos humilhar. Alguém em sã consciência ofereceria seu BMW 2008 com 10.000 km rodados para o taxista da esquina que tem um… Read more »

Lecen

Todos estão cometendo um erro grave: o F-15 NUNCA é vendido com transferência de tecnologia. O F-15E é o equivalente norte-americano do Su-35 e está para ser trocado pelo F-22, que é de certa forma sua evolução. Aliados fidelíssimos dos EUA como a Arábia Saudita e Japão, apesar de comprarem diversos F-15, não têm como construí-los por si só. O Japão, se não me engano, possui uma fábrica de F-15, mas sob licença. E vocês devem ser mais sensatos também. Os EUA gastam bilhões de dólares nesses projetos militares, por que iriam entregá-los facilmente a algum país? Aposto como se… Read more »

Wladimir

Amigo Lecen…

O F-22 irá substituir o F-15C e não o modelo “E” (este, aliás, ficará operacional até meados de 2030). Bem, creio que o Brasil com sua política externa independente não seja idiota. Ao meu ver é uma atitude certa para um país como o nosso. E os EUA jamais viram o Brasil (com exceção na 2ª Guerra) como um aliado regional. Nós somos independentes demais para isso (por isso eles têm o Chile e a Colombia como ‘parceiros’)

Se é para receber o F-15 com apenas tanques de combustível e nada mais, prefiro o RAFALE com o MICA…

Nelson Lima

Achei o tom do João pejorativo, para não dizer outra coisa…

Francisco AMX

o F-15K sozinho, com seu radarzinho, já estaria perfeito para o Brasil! não precisa de transferencia de nada, só armas e pronto, o Brasil precisa se alinhar um pouco mais aos EUA (mas isso não implica em comprar seus aviões, porém um F-15K ia ficar bem lá em Anápolis : )), fazer mais por uma aliança verdadeira e duradoura, é o melhor caminho, meu ponto de vista, e não sou americanista não! Muito amigos aqui falam de posição estratégica militar colocando os EUA como um ipotético inimigo, além de Chaves, Evo, mas isso é bobagem e tb paradoxal ou seremos… Read more »

carlos.amp

É o Francisco acertou na mosca, a verdade é que os americanos não precisam da ajuda de ninguém e essa parceria com a França, será que vai ser uma boa para o Brasil? A começar pelo preço do submarino Scorpene (3) três vezes mais caro que o sub alemão U212, entre o caça F18 e o Rafale também existe uma diferença de preço enorme com o valor de tres Rafale, pode se comprar 4 SH F18. E agora com a transferência que os americanos estão prometendo para o F18 será que não seria uma opção melhor para a FAB?

ISAMU

também penso que o F15 seria ótimo, mas o F18 é multifuncional e o Eagle não. Simples assim.