Super Tucano - foto Embraer

Parlamentares dos EUA tentam impedir governo de Barack Obama de negociar compra com a empresa brasileira – objetivo é assegurar que encomendas sejam feitas à americana Hawker

vinheta-clippingDois parlamentares dos Estados Unidos disseram na terça-feira ter escrito para o secretário de Defesa do país, Robert Gates, pedindo que ele se oponha a qualquer negociação para que os EUA adquiram aviões de ataque leve fabricados pela Embraer. O senador Sam Brownback e o deputado Todd Tiahrt, ambos do Kansas, pediram, em carta datada de 9 de novembro, que Gates confirme se o governo americano manteve ou planeja manter qualquer discussão sobre a compra ou arrendamento de pelo menos 100 aviões Super Tucanos.

“Escrevemos para expressar nossa enfática e inequívoca objeção a qualquer acordo desse tipo”, disseram os parlamentares na carta, divulgada em comunicado. Eles argumentaram que um acordo do tipo prejulgaria uma análise em andamento pela Força aérea para plataformas alternativas que possam realizar missões de ataque leve e reconhecimento armado, que pode abrir caminho para um financiamento para um programa desse tipo a partir de 2011.

Os parlamentares acrescentaram que os militares americanos já investiram pesadamente no desenvolvimento do Hawker-Beechcraft AT-6B, fabricado pela empresa privada Hawker-Beechcraft, no Kansas. Segundo os parlamentares, não permitir que a empresa dispute a concorrência provocará “objeções enfáticas do Congresso”.

O Senado e a Câmara aprovaram, cada, projetos que pedem uma “competição total e aberta para o arrendamento ou compra de aviões de ataque leve”. “Na crise atual da aviação, seria irresponsável para o departamento tomar quaisquer medidas na direção de comprar ou arrendar um avião estrangeiro quando uma opção fabricada nos Estados Unidos está disponível para qualquer competição que possa resultar (da análise de alternativas)”, disseram.

FONTE: Correio Braziliense, via Notimp

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
motta_eiras

Acho q o SH subiu no telhado e eles já descobriram e começam a vetar a contrapartida. Ou não passa de mais uma pressãozinha.

Sergio

Muito interessante!!
Se concretizar é uma grande conquista de toda a industria aeroespacial brasileira. Mas muito difícil. Só mesmo se encaixar no pacote dos SH. O que também seria ótimo. Aliás, o FX2, a cada dia que passa, fica com mais cara de adiamento. Tenho ouvido umas coisas esquisitas. Vamos torcer pra acontecer o melhor. 100 Super Tucanos é demais pra França e pra Suécia. Realmente seria muito bom!

Sergio

Mais uma coisa, pressão da Câmara faz parte do jogo, democracia é assim! Os caras defendem suas bases, lá as pessoas lembram de tudo na eleição.

flaviodepaula

Como é que falavam mesmo os defensores do SH???

“Os tempos são outros”???
“A mentalidade agora mudou”????
“O tratamento agora é diferenciado”????

Ah, nem quero lembrar destas perguntas…..tai a resposta.

casag

A foto é linda.
Quanto à pressão, não existe nenhuma possibilidade de algum “agrado” do fabricante aos parlamentares.

alfredo.araujo

“casag em 12 nov, 2009 às 13:00

A foto é linda.
Quanto à pressão, não existe nenhuma possibilidade de algum “agrado” do fabricante aos parlamentares.”

Engraçado ne…
Quando a Dassault chama alguns deputados brasileiros para dar uma volta em Paris, o pessoal achou ruim… q é jogo sujo… q os deputados nao prestam… etc…

Agora quando a situação se inverte, vem com toda cara de pau defender e incentivar q a Embraer faça o mesmo!!!

Brasil, o pais dos hipócritas…

casag

Alfredo,

É que tem colegas que afirmam que os fabricantes americanos seriam incapazes de oferecer e os parlamentares seriam incapazes de aceitar algum agrado…

O que iron.. oops afirmei é que esta suposição não se concretizou nem em sonho de parte da Hawker em relação aos dois parlamentares, não mais que dois patriotas…

Walderson

Galera,

só sei que uma pessoa no mundo adorará esse problema: o Super e inoxidável NJ. Já estou imaginando a fala: “Eu sou advogado e juiz. Trabalho com jurisprudência. Está aí a constatação de que a jurisprudência não foi alterada. Continuo pensando que os EUA não fará a TT.”

Um abraço a todos. kkkkkkk

Thierry

read that? Ares A Defense Technology Blog Israel About to Purchase Brazilian Defense Company? Posted by Christina Mackenzie at 11/12/2009 3:33 AM CST Israel’s Rafael Advanced Defense Systems is “in the advanced stages of negotiations” to acquire a Brazilian defense company, Israeli daily Haaretz reported yesterday. The daily, citing anonymous sources, did not name the $50 million company but said the prospective purchase would mark Rafael’s “first acquisition in the South American economic powerhouse.” Negotiations over the purchase are said to have been conducted by a senior Israeli delegation visiting Brazil this week, led by President Shimon Peres – the… Read more »

baschera

Thierry em 12 nov, 2009 às 14:36 Segue, abaixo, tradução da matéria postada pelo Thierry…… ISRAEL, SOBRE A POSSÍVEL COMPRA DE EMPRESA BRASILEIRA DE DEFESA ? Rafael de Israel Defense Advanced Systems está “em fase avançada de negociações para adquirir uma empresa de defesa brasileira, noticiou ontem o jornal israelense Haaretz. O jornal, citando fontes anônimas, não o nome da empresa de 50 milhões dólares, mas disse que a possível aquisição marcaria aquisição de Rafael “em primeiro lugar na maior potência econômica sul-americana.” As negociações sobre a compra, disse, teriam sido conduzidas por uma delegação israelense visita o Brasil desta… Read more »

R_Cordeiro

cara, são dois parlamentares que estão dizendo isso..

quantas vezes vc viu o pessoal do Psol, PSTU, PT, PRP, Pqualquer coisa… falando _______no senado e na camara….

na pratica, afirmar que os EUA não comprariam ST por causa destes parlamentares seria no mínimo falta de olhar o próprio rabo.

eles podem barrar SIM, não estou dizendo isso que não barrariam… mas fariam isso baseados em outras coisas, não em opiniões isoladas.

danielpereira

POR AI VEMOS O QUÃO INTERESSANTE É FAZER NEGÓCIOS COM OS AMERICANOS, ELES, COMO SEMPRE BUSCAM O DESENVOLVIMENTO DELES, COISA QUE É NORMAL, MAS RUIM PARA QUEM BUSCA INDEPENDÊNCIA TECNOLOGICA, COMO NÓS. COMO A SUPOSTA VENDA DOS SUPER TUCANOS PODERIAM SER REALIZADAS, ISSO ENGROSSARIA A CAPACIDADE DA EMBRAER, BEM COMO O NOSSO CAMPO TECNOLOGICO NA ÁREA DE EQUIPAMENTOS MILITARES, MAS COMO ERA DE SE ESPERAR, APENAS DOIS DEPUTADOS FORAM SUFICIENTES PARA MOSTRAR QUE A QUALQUER MOMENTO AS COISAS PODEM MUDAR A FAVOR DELES. QUEM GARANTE, QUE CASO O BRASIL COMPRE F-18 A GENTE TENHA A TAL TRANSFERENCIA TECNOLOGICA SUFICIENTE PARA… Read more »