Gripen-CFT

No início da década a Saab estudava formas de aumentar o alcance do JAS Gripen. Uma das propostas ventiladas no início da década incluía a incorporação de tanques conformais ou CFT (conformal fuel tanks) conforme a imagem acima.

Os CFT fariam parte da próxima versão do Gripen, na época conhecido com Gripen 2010. O Gripen 2010 virou o Gripen NG e os CFT não foram incluídos. A questão do aumento de alcance recebeu outra solução.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Yuri

Interessante a ilustração, mais interessante ainda são as contra medidas presas às asas do gripen.
somente hoje o F/A-18E Block II está usando operacionalmente esse recurso.

seria interessante se houvesse um post sobre esses decoys dedicado aqui no Poder aéreo.

Cabral

Chega. Defendo agora, sei la, FX3 ou o fim dessa palhaçada. As duas opções possíveis (sem querer ofender ninguem): um caça que a manutenção é mais cara que o próprio avião, que ja é de doer só de olhar o preço, e o “super fantasma” Grippen, que no projeto tinha CTF. Que beleza. Alías, seria um bom nome: Grippen NG Phantom e Rafacada

Vader

Essas contramedidas rebocadas são muito estranhas… como estranho também é esse CFT arredondado que decerto aumentaria o RCS. Ainda bem que a solução da SAAB para o Gripen E tenha sido outra.

Sds.

Fsinzato

Colocaram um bocal dentado para diminuir a assinatura IR.
Interessante.

Abs.

Harry

Caro Cabral Calma é apenas uma curiosidade que pertence a história, pela sua reação devo calcular que este fantasma esta bem presente e real, he, he Novas noticias sobre o FX-2: “O ministro da Defesa, Nelson Jobim recebeu na segunda-feira, dia 29 de março, o parecer da consultoria jurídica da sua pasta, que examina o procedimento da compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo Jobim, com esse parecer jurídico, ele irá expor os motivos da escolha, que será enviada ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para posterior tomada de decisão. A maioria dos órgãos de… Read more »

Harpia

Ele ainda insiste em querer fazer os brasileiros de idiotas.
Até mãe Diná que não vê futuro nenhum, consegue ver que o Rafale ganhou.
Por falar nisso, é amanhã que ele “prometeu” divulgar o resultado ou não?
Parece que foi dito que seria divulgado depois da páscoa, mas se esqueceu de falar o ano. 😀

Com relação a esses tanques comformais no Gripen, concordo com o Vader, a RCS iria p/ beleu.

Harry

Caro Harpia

Segundo Jobim, a data para entrega dos motivos ao Presidente Lula acontecerá depois do feriado da Páscoa. A data da reunião do Conselho de Defesa será definida pelo presidente, mas ainda não tem data definida.

Esperemos

Cláudio

ACORDA PESSOAL !!!

PELO MENOS SE FOssE UM “PROJETO” JÁ TESTADO E QUE FUNCIONA-SE, MAS O GRIPEN É UM “PROTÓTIPO” EM FASE DE TESTES.

Estão tentando de todas as formas nos convencer que o Gripen deve ser o Caça escolhido pelo FX-2.

De todos os Caças da atualidade, ao que tudo indica, o RAFALE vem sendo teoricamente juntamente com o Eurofaiter o melhor Caça depois do F-22 Raptor.

Harpia

Resumindo, ” DEPOIS DAS ELEIÇÕES” ou seja, quatro mandatos, dois presidentes (sem contar o futuro presidente e futuro mandato).
CRUZ CREDO…

Cabral

AWAAAAAAAAAAAAAAIT Cláudio, qual o critério para você definir isso? Combate? Unidades vendidas? Simulador? Beleza? Fator Medo? Ah ta, é os caças mais caros, ja que o F-22 custa mais que ouro e o EuroFighter e Rafale não ficam muito atrás não.

Cabral

Só uma coisa Harry, eu estou traumatizado com essa história. Nunca vi tanta enrolação. E o pior: Rafale=caro, Grippen=projeto, F-18=sem Trans. Tec. Ferro

Bruno Rocha

Poderiam aumentar a largura na parte lateral ao invez de fazer essas corcovas, imagine o arrasto que seria desse jeito.

Ricardo

bom… dizem que o Rafaele ja venceu o F/A-22 em combate simulado! na minha opinião o F-18 nem deveria estar nas finais o melhor seria Rafaele/Eurofighter/Grippen( mesmo sendo projeto).. o jeito é se contentar com Rafaele… Grippen eu acho um caça capaz mas sendo projeto melhor ficar de lado se não esses caças só chegam em 2050 hehe
vou procurar onde eu vi essa historia ae do Rafaele vencer o F-22… se eu encontrar eu posto aqui pra vcs!
abraço!

Harry

Caro Cabral

É como dor de dente só acaba quando se estrair, o certo é procurar um bom dentista
No nosso caso buscar informação.

No meu caso para dor estou preparando meu Uisque para anestesiar a garganta, é que Lula e Jobim vai descer essa Jaca (desculpe o pessoal) guela abaixo da FAB, Industria, e Embraer,mas afinal em um processo democratico quem é eles mesmo?.

Abs

Harry

correto: Extrair

Vader

Cancelaram a regra do blog sobre Off-Topic´s? Ou o tema aqui é FX2 também?

PS: não gostei dessa divisão de comentários.

latino

Eurofaiter o melhor Caça depois do F-22 Raptor
^^^^^^^^^^

rsrs

EAFAL

Pegando carona no comentário do Vader, também não gostei do corte nos comentários. Fica muito mais difícil seguir a ordem cronológica.
Abs.

Deivid

Isso não seria uma má idéia mas não iria diminuir a velocidade e agilidade do avião?
E que solução dada foi éssa??

Giordani RS

Alguém sabe se sería possível CFT no F-5?

Edcreek

Olá, Giordani

Imagino que até seja possivel(mas sem entrar no merito de ganho de capacidade), mas valeria a pena? o F-5 está no fim de sua vida util por desgastes nas celulas. Diria que seria um dinheiro disperdiçado pelo pouco tempo que resta ao F-5…

O Rafale já possui os tanques conformais prontos, porém a força aerea Francesa não tem os utilizados, por opção propria.

Abraços,

Abraços,

Nick

sobre o post. Os Decoys rebocados deveriam ter ficado no Ng. Não sei porque tiraram. E a solução com aumento do tanque interno foi muito melhor que esses CFTs. Caro Cláudio, só pelo fato de ele ser projeto para mim já seria o escolhido. Caro Ricardo , se você procurar por IronEagle na net deverá encontrar posts sobre o encontro do Rafale X F-22A. Caro Ronaldo, somos todos Gripeiros aqui no blog. conforme-se 😀 ou faça como o Francisco AMX , qualquer post é motivo para mandar pedrada no Gripen 😀 brincadeira galera, e para os fans do Rafale já… Read more »

Ivan

Giordani RS & Edcreek Amigos, Faz alguns ‘muitos’ anos eu li em uma revista sobre um projeto interessante, uma baia ventral e conformal para o F-5 E, destinada à dispositivos de reconhecimento tático. Achei muito interessante, mas não houve interesse por nenhum operador de F-5 E que eu saiba. Se olhar-mos os Tiger por baixo poderemos perceber que o espaço do pilone central poderia servi para um tanque conformal, no estilo daquela de RecTac que falei. Teria uma capacidade de combustível menor do que o tanque convencional, mas com um perfil aerodinâmico melhor acredito que seria bastante eficiente, sem grandes… Read more »

fredy

Lindo esse caça. Eles deviam ter usado essas cores no NG

Francisco AMX

O gripen táh com Lordose… 🙂