Redução da participação acionária ocorre desde 1998

vinheta-destaque-aereoA BAE System informou ao mercado na última sexta-feira (5/3) que vendeu metade de sua particapação de 20,5% no grupo de defesa sueco Saab. A empresa Investor AB pagou 120 milhões libras esterlinas pela transação.

A BAE e a Saab iniciaram uma parceria em 1995 de 50% para cada empresa com o propósito de exportar os caças Gripen. Em 1998 a BAE decidiu reduzir para 35% sua participação acionária. Nesta mesma época o governo do Reino Unido firmou o primeiro contrato de aquisição de caças Typhoon com o consórcio Eurofighter GmbH.

Em 2005 a BAE vendeu outros 15%, mesmo ano em que o consórcio Eurofighter GmbH começou a investir fortemente na exportação do Eurofighter e no ano seguinte a Arábia Saudita declarava o Typhoon como o seu próximo caça. Desde então o Eurofighter e o Gripen começaram a disputar diversas concorrências internacionais.

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wolfpack

Desmonstra o risco enorme de se apostar neste Projeto SAAB Gripen NG. Se um de seus maiores acionistas inicia a retirada, imagine o futuro qual será? A SAAB Aero como uma série de indústrias Suecas encontram-se em situação jamais vista neste período de crise mundial. Seus maiores mercados estão retraídos, Estado Unidos para os automóveis, e demanda por produtos que hoje é mais fácil adquirir na China como o rolamentos da SKF. É triste, embora o Estado Sueco seja bem estruturado e extremamente rico, estão em um ponto de inflexão, em quais tecnologias devem investir conhecimento e dinheiro… A Indústria… Read more »

ComAir

“O início das vendas do Rafale – um caça até aqui jamais exportado e usado apenas pela Força Aérea Francesa – seria uma injeção de ânimo na empresa em meio à recessão. Em razão da crise econômica, que atinge em particular as grandes fortunas da Europa e dos Estados Unidos, as vendas do produto mais procurado da Dassault, o avião executivo Falcon, estão em queda. “Desde janeiro (de 2009) não vendemos muitos Falcons. Mas não se trata simplesmente de uma questão de preço, mas também da crise e do crédito”, afirmou. “Nada disso ainda se recuperou muito bem, mas eu… Read more »

Francoorp

Wolfpack em 07 mar, 2010 às 11:59

Tirou as palavras da minha boca e o post dos meus dedos!!!!

Concordo contigo, mas não em tudo, pra mim acabou também pro SH !!

Ficou só Rafale no FX2.

Galileu

O que eu vejo em sites de jornais do exterior, que falam que a BAE tá com a corda no pescoço……a coisa tá feia o A-400M por ex. não rendeu $$$$ pra BAE, pelo menos ainda não

Lobo

Tenho a impressão que o Grifo está em clima de fim de feira. Preocupa ser tão “desejado” pela FAB e EMBRAER.

Francoorp

ComAir em 07 mar, 2010 às 12:10

Este é o momento de investir no Rafale, quem sabe fazendo uma encomenda inicial de 120, e depois mais 120, poderíamos ter um grande desconto com encomendas assim já que a Dassault está em crise.

Sonho meu, sonho meu, vai buscar quem mora na França, sonho meu…

vinicius

240 unidades ???
a fab não ia aguentar a manutenção

Nick

Francoorp salvar a Dassault não me parece lá muito lógico, melhor esperar ela quebrar e comprar os restos…. o mesmo vale para a SAAB….

[]’s

th98

engraçado, a embraer deveria ter aproveitado a oportunidade, comprando uma participação na SAAB era quase como certaa a compra do NG pelo governo.

Leamartine Pinheiro de Souza

Interessante esta sugestão de compra da SAAB pela Embraer !!! Como boa parte das partes e peças são produzidas por terceiros, ficaríamos, então, com o parque de montagem. Como não nos interessaria produzir na Suécia, importaríamos este parque de montagem para o Brasil. Como teríamos adquirido Ativo e Passivo, sem o nosso FGTS na Suécia, teríamos que pagar as indenizações de todos os funcionários da SAAB. E acabariamos montando o quê com este parque de montagens adquirido ?!! Desta forma, é melhor partir para o nosso Caça BR de 5a Geração, de preferência, seguindo o modelo que enviei mas que… Read more »

Lobo

Th98 se tivessemos tempo, mais um caça tampão resolveria isto, poderiamos deixar a SAAB e a DASSAULT sagrarem até desfalecerem e fazer uma oferta de ocasião, mas o clima político não permitiria uma jogada assim, basta ver a reação do pessoal quando se fala em mais um adiamento. E tempo é tudo o que temos e melhor precisamos usar. As duas empresas estão com a corda no pescoço, nós com a grana na mão, mais um ano e poderiamos comprar, ao menos parte, de uma delas. O que vc acha Francoorp? Poderiamos no meio da cambulhada comprar entrar de sócios… Read more »

Harry

Caro

th98 em 07 mar, 2010 às 13:05 a oportunidade ainda existe, basta o governo querer.

Se não leu, leia:
http://www.aereo.jor.br/2009/05/04/embraer-poderia-assumir-saab-segundo-revista/

Abs

Abs

Lobo

Harry,

Não é bem assim, o conhecimento militar dessas empresas privadas é questão de segurança nacional e interesse de Estado. Podem admitir um sócio, com capital, para desenvolver projetos e salvar o conhecimento acumulado, mas na hora final os governos salvam essas empresas e seu conhecimento. Trata-se de investimento de recursos da nação. Anos de pesquisa, bilhões de dólares dos contribuintes e alguma independência tecnológica.

Felipe Cps

Nada de novo, compra e venda de ações de qualquer empresa são pra lá de comuns no mercado globalizado e a BAE já está se desfazendo das suas ações há bastante tempo. A prova da sanidade das finanças da SAAB é que a BAE sequer vendeu tudo. E mais: em todas as vezes que quis vender achou comprador.

Enfim, um fato corriqueiro que em nada afeta a SAAB, o Reino da Suécia ou o Gripen.

Sds.

th98

Lobo

que eu saiba tem um monte de caças americanos indo pro limbo, isso ñ te da ideias????????
quanto a salvação das empresas a francesa é certa já a sueca…

Robson Br

A venda de metade das ações da SAAB que estavam nas mãos da Bae Systens já era esperada. Desde o ano passado já se especulava isso. Até comentários que a Embraer iria comprar essas ações surgiram. Esta venda vem em um momento incerto para a Saab. Inclusive com a renuncia do Presidente e Chief Executive Officer Ake Svensson. Se confirmar a perda do contrato no Brasil, a SAAB passará por uma crise maior. Seu grande trunfo era o Gripen NG, mas com apenas 40% de seu desenvolvimento e sem nenhum parceiro para bancar os custos, pois nem o governo da… Read more »

Francisco AMX

Estranho alguém vender ações de uma empresa tão “promissora”…
não acham???

Sds!

Edcreek

Olá,

Só complementando a BAE atualmente parcipa de seguintes projetos:
F-35 Lightning II, Typhoon, Astute Submarinos, Queen Elizabeth Porta-Aviões etc.

Somente esse contrato dos Submarinos é de 2 bilhões de dolares cada submarino.
Comparar a BAE com a SAAB é como comparar um leão congra um rato.

Abraços,

Edmar

Caros Amigos.:

“Saab Gripen NG” correndo risco?

Uuuummmm, começo a gostar do “Dassault Rafale F-3”.

Edmar

….. se a Embraer comprasse estas ações seria bom para o Brasil, mas outro país estrangeiro comprar é fria!!!

Abraço aos amigos.