Eurofighter também critica decisão romena pelos F-16 usados

50

Typhoon - foto Eurofighter

Nesta sexta-feira, 26 de março, a AFP informou que o consórcio Eurofighter também criticou decisão da Romênia de comprar aeronaves F-16 de segunda mão. Segundo uma nota à impresnsa do consórcio, que inclui a EADS (franco-alemã), BAE Systems (inglesa) e Alenia/Finmeccanica (Italiana), a “Eurofighter lamenta que a decisão da Romênia foi tomada na ausência de um concurso (call for tenders) internacional, o que é o procedimento padrão na União Europeia. Isso priva o país da oportunidade de reforçar laços com a indústria aeroespacial europeia.”

A Eurofighter também acrescentou que teria oferecido “um abrangente pacote financeiro e um offset substancial, para a criação de empregos de longa duração”.

FONTE: AFP    FOTO: Eurofighter

VEJA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Mayer

Pois é…

…mas a Romênia é um país pobre e quebrado, acabou tomando uma decisão orçamentária e não consta que o preço do Eurofighter tenha diminuído.

Alex Nogueira

Enquanto isso na América do Sul e Latina….. nem pra fazer alianças de desenvolvimento conjunto para ajudar o continente crescer e se tornar independente :S

Parabéns pela união da União Européia.

PC

“…mas a Romênia é um país pobre e quebrado, acabou tomando uma decisão orçamentária …”

Concordo em parte com o que disse o Fabio. Mas isso também demonstra que possívelmente a pressão política aliada a (provavelmente) algum cascalho por fora continua a surtir efeitos.
Sds

Alex Nogueira

Lindo o acabamento do Typhon, só acho as asas muito largas :S Da um aspecto meio estranho ao conjunto todo :S

Carlito

Os romenos cairam na real e acabaram concluindo que neste momento não terão condições de operarem de forma plena uma aeronave mais cara.

Às vezes a realidade é dura…

Paulo Cezar

É preocupante o tom das empresas com relação ao governo Romeno. Qualquer governo é soberano em suas decisões, e elas NÃO podem ser contestadas por empresas em busca única e exclusivamente de lucros.

As notas são um absurdo. Coloca o legitimo representante dos interesses do povo de um país em cheque por causa de interesses comerciais.

Essas empresas erraram em emitir notas tão agressivas, desafiando um governo soberano em suas decisões. Há um risco muito grande em negociar com empresas que não entendem seu lugar na sociedade.

Nick

Bela foto do Eurofighter austríaco….

O que dá para perceber é que existe algum acordo “extra caça” entre a Romênia e os EUA.
Lá como cá decisões nebulosas…

[]’s

Francisco AMX

Paulo Cezar, falou tudo! Eu acrescentaria ainda: Para elas o “lixo” dos EUA ainda teve corrupção… ora… estes caças não são do USAF/Governo Americano? então teve esquema dos USA na parada?? não mesmo! na verdade e preço real dos caças deve ter sido muito menor que o que falam, no negócio deve estar armas, algumas melhorias, treinamento, manutenção por X tempo… senão os F-16B25 não passariam de 15milhas… e certamente foi por isso que o Governo Romeno deve ter escolhido! Espero que a Dassault não faça o mesmo! e se fizer… só corrobora com o que falo a tempo, empresas… Read more »

Francisco AMX

Ah, esqueci de dizer: LINDA FOTO!

Alexandre Galante

Ainda tem leitor antigo sem avatar, dando mau exemplo para os mais novos.

Falken666

Será um forte lobby “from USA”?

Falken666

Galante, meu avatar foi feito faz um tempo e não aparece.

Giordani RS

Belíssima imagem!

Mas a romenia é burra mesma…estão aprendendo com os nossos governantes…deixar passar uma proposta tão boa da SAAB…heheehehehe…nada como um dia após o outro…

ditongo

Um eurofhigter deve custar 2 ou 3 vezes mais que um F-16, sem falar no custo da manutenção.

Compra avião caro quem pode, quem não pode compra Mig-29 ou F-16 ou mesmo caça chinês.

LBacelar

Senhores, O problema não foi o caça ser americano, ou ser lixo como a SAAB falou. Havia uma concorrência em aberto na Romênia. Os romenos simplismente ignoraram a concorrência e “pegaram” os F16, sem cancelar o concurso ou ao menos prestar algum esclarecimento aos candidatos. Durante o FX, o governo brasileiro cancelou o curso da concorrência e adquiriu M2000 usados, e não teve tanta repercussão, isso pq tiveram a seriedade de cancelar antes, e não comprar aviões usados com a concorrência indefinida, como fizeram os Romenos. Quanto as ameaças, eu acho que eles estão certíssimos, o governo romeno agiu de… Read more »

URSS

Sehr schönes Bild.
Danke, dass du unsere Luftstreitkräfte gezeigt hast.

Ultroloth

Paulo Cezar em 26 mar, 2010 às 12:47

Não acho, para mim todos tem o direito a choradeira dos perdedores.

Agora vim uma retalhação quanto a isso é outra historia.

Alexandre Galante

Quem não conseguiu fazer o avatar, é só fazer o passo a passo novamente, como explicamos no post do Gravatar.

Se a maioria conseguiu fazer, deve ser problema de interface na pecinha que liga o teclado à cadeira, nos que não conseguiram.

Vamos começar a bloquear os comentários de quem não tiver o avatar pronto e só serão liberados quando o avatar aparecer aqui no sistema.

O pessoal que usa e-mail fake também terá seu comentário bloqueado.

Mauricio R.

“…só acho as asas muito largas :S Da um aspecto meio estranho ao conjunto todo :S” -> Asas largas = maior area alar = menor carga alar = maior manobridade, desde que usada em conjunto c/ uma planta motriz, que lhe proporcione o máximo em relaçaão peso/potência. “Há um risco muito grande em negociar com empresas que não entendem seu lugar na sociedade.” -> O colega deveria atentar p/ este fato: “…foi tomada na ausência de um concurso (call for tenders) internacional, o que é o procedimento padrão na União Europeia.” No mais este é o 2º pais europeu, o… Read more »

Coral Sea

Hallo URSS

Bitte, gerne geschehen; aber hier spricht man Portugiesisch!!
Schön dass du den Blog liest….:-)
Beste Grüsse.

João Augusto

A empresa fala o que quiser e ponto. Se os governos acharem ruim que punam a empresa ou censurem a divulgação. Aí eles escolhem o dano maior: ou parecem desonestos aos olhos do eleitorado ou figuram como opressores.

E viva a liberdade!

Vamo que vamo gripen!

Nick

Caro URSS,

Se puder escrever em português também agradeceria.

[]’s

André

Caro LBacelar,
Analisando o ocorrido pelo seu ponto de vista, não chega assim a ser tão estapafúrdia essa “choradeira” da SAAB e do consórcio Eurofighter.
Sds.

Francisco AMX

Tio Galante, ou estou com problema de “interface” ou meu provedor tá bloqueando alguns e-mails… já mandei o segundo e-mail e não recebo de volta para registrar.. tô até com uma imagem minha feita em PS… mandei agora pouco… e mandei de casa no início da semana… estava viajando e voltei hoje!
Mas vais me bloquear por isso?… faz isso não!…

Alex Nogueira

Mauricio R obrigado pela explicação das “asa largas” do Eurofighter 😀

Minha crítica era só pela parte estética, não que a aeronave não seja boa.

Francisco AMX

Oh loco, foi eu reclamar e chegou o e-mail do gravatar!

Getulio - São Paulo

A realidade é que o dinheiro está curto lá como cá. Depois do desastre da Grécia, cujos indícios da crise econômica já vinha sendo dado aqui mesmo no blog, com as delongas na aceitação dos submarinos, alegando-se defeitos no Papanikolis, etc. A verdade é que o rombo grego estava escondido, era mais uma bolha na economia européia e mundial. Poucos países lá possuem reservas e muitos não tem de onde produzir riquezas. De outra parte os aviões estão caríssimos, o F-35 era para sair por 40milhões de dólares, já deve ter ultrapassado 200 cada. É bom o nosso país baixar… Read more »

Getulio - São Paulo

Consta do noticiário de Defesanet que a Suécia propôs a construção da fabrica dos caças Gripen NG aqui em São Bernardo do Campo, do lado de São Paulo, caso seja o escolhido como caça da FAB.

URSS

Linda foto.
Obrigado, por mostrares a nossa Forca Aerea.

ZE

Ivan, você sempre com os seus posts bem escritos e embasados! Compreendo o seu ponto de vista. Na verdade, no que pese ter mencionado os F-16 usados (ainda assim, na minha opinião pairam certas dúvidas se tal vetor será efetivamente comprado, visto que deve ser chancelado pelo Parlamento Romeno), estou mais preocupados com a compra dos mesmos vetores, só que novos. Recentemente, a Romênia para não quebrar teve que recorrer ao FMI desesperada por um empréstimo emergencial (salvo melhor juízo, algo em torno de 16 bilhões de dólares). Eu sei que você não subestima o fator econômico (uma prova disso… Read more »

Getulio - São Paulo

Em troca de caças, Saab pode construir fábrica no Brasil:
http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/100326_r7_fabricas.html

Francisco AMX

Queria abrir uma votação para que o ZE seja autorizado a mandar arquivo de audio para nós escutarmos! to trabalhando… vejo um post dele, e quero ler… mas olha a quantidade de letrinhas que o home escreve! rsrsrssrs!

ZE brincaderinha! depois vou ler seu “livro”

Abraço, opositor no FX-2, mas antes disso um respeitável amigo!

ZE

Amigo Ivan, dê uma olhada no Armagedon que vem por aí:

https://bp3.blogger.com/_pMscxxELHEg/RxzD0s_7EYI/AAAAAAAABB4/ljDSXZhMG3o/s1600-h/IMFresets.jpg

[]s

ZE

Francico AMX, um grande abraço para você também.

O que faz esse blog tão conceituado no mundo virtual é justamente a opinião distinta de seus membros, como eu você, o Ivan, Bosco, Grifo…

Eduardo

As empresas estão corretas pois estão defendendo a sua possibilidade de ganhar dinheiro em uma concorrência aberta que, aliás, favorece ao comprador. Além do mais, os países ao decidirem aderir à União Européia abrem mão de parte de sua autonomia como estado nacional e passam a ter de seguir um ordenamento jurídico da Comunidade Européia – CE. Existem tribunais europeus, que podem julgar se os governos associados estão se comportando dentro das regras estabelecidas pela CE. Nesse sentido as empresas podem perfeitamente gritar que estão sendo prejudicadas se a atitude do governo romeno não for compatível com as regras da… Read more »

ComAir

Com o Gripen pode-se intergrar o que houver de melhor em armamento, independentemente da origem e, é claro, brasileiro tb. Galante, bem que vc poderia colocar esta matéria no blog. 🙂 “The Gripens currently operated by the Swedish Air Force (SAF) are armed with AIM-120 Advanced Medium-Range Air-to-Air Missiles (AMRAAM), the AIM-9 Sidewinder, the Saab Dynamics RBS 15 anti-ship missile and the Maverick ground attack missile. The weapon integration programs will allow the Gripen to carry a greater range of missile systems, including the Python, IRIS-T, AIM-9X Sidewinder, R-Darter, Meteor, A-Darter, Derby, AIM-132 Advanced Short-Range Air-to-Air Missile (ASRAAM) and the… Read more »

Defourt

Alexandre Galante em 26 mar, 2010 às 13:12

“Ainda tem leitor antigo sem avatar, dando mau exemplo para os mais novos.”

Eu Adooooroooo as entrelinhas:

“Já tem leitor novato, com avatar, dando exemplo para os mais antigos.”
___X___

Colega Nogueira,

Também acho este avião de linha bonitas mas confesso-te que não o acho com as asas alongadas em demasia não.

De tanto procurar por tua afirmação acabei, isto sim, percebendo o quanto há de fotografias, de caças, sobrevoando montanhas congeladas. Ficam realmente belas!

Abraços a todos.

Galileu

Juro que imaginei que a romenia ficaria com os Eurofighters…….mas aí sim fomos surpreendidos novamente

Vader

Só não enxerga quem não quer que essa decisão da Rumênia tem tudo a ver com o Escudo Antimíssil que os EUA instalarão no país. Adicione a isso um pouquinho de corrupção e chegamos à decisão e aos absudos valores apresentados de US$ 400 milhões só pelo “treinamento” dos pilotos.

Mas como uns e outros disseram, lá o parlamento é quem decide ao fim e ao cabo sobre compra de avião de caça (bastante ao contrário de algumasrepúblicas bananeiras em que o Grande Líder escolhe sozinho). Então capaz de a coisa toda ainda ter reviravolta.

Sds.

ComAir

ZE,

Por falar em $, o “troco” entre o Rafale e o Gripen é de cerca de US$ 1.5 bi. O que poderiamos fazer com o “troco”? Pelo jeito falta idéias p/ alguns do GF. Ajudar a ind. francesa na vale sugerir…

[]s!

Vader

No mundo democrático as empresas falam o que querem, e só se subordinam à LEI e ao seu conselho de acionistas. A SAAB e agora a Eurofighter nada mais fizeram do que traduzir sua indignação às negociatas excusas que envolvem esse tipo de aquisição nos países periféricos. Parabéns às duas. Não cometeram ilícito algum. Aliás, falaram o óbvio: que o lixo de uns é o luxo de outros. Ou será que nunca ouvimos gente aqui mesmo no Aéreo dizendo que adorariam ver na FAB uns e outros “lixos” acondicionados pelos EUA no AMARG? Muitos aliás francófilos assumidos… O que me… Read more »

LBacelar

Vader em 26 mar, 2010 às 15:10

nsc, nsc, nsc

só mudou o nome mas as bobagens não cessam.

“Ah, é, mas eu esqueci que o Rafail só leva no Brasil por conta do apoio da “mão grande” de nosso Glorioso Sol da Humanidade…”

O que vc esqueceu, foi de ficar quieto quando podia, não sei se vc já parou para prestar a atenção, mas a discussão não é sobre FX2.

FECHA A MATRACA VIUVADA

Theo Gatos

Pelo menos ele num falou que o F-16 é um lixo como o outro idio** da SAAB, foi mais diplomático na argumentação de parceria européia…

Vitor

De quem é o Eurofighter da foto? Da Austria? Por isso o cara está falando alemão? hehehe E concordo bela foto =]

Francisco AMX

testando novamente…

Francisco AMX

olha eu aí… rsrsrsrs

LBacelar

Aeeeewww Saiu rsrsrsrs

abcs bro

Vader

Ficou legal Chicão, rsrs

Francisco AMX

Gostou Felipe, do pracinha AMX? rsrsrs

Ronaldo, é que eu fui convidado primeiro que o Tom, mas o Spielberg não veio no meu preço… 🙂

Rodrigo, sou eu “mesma” rsrsrs e a original é do filme sim, eu Photoshopie! 🙂

Abraços aos 2!

Alexandre Galante

Parabéns, Xyko AMX! finalmente fez seu avatar… agora sim! 😉