Saab se diz surpresa com decisão romena por F-16 usados

44

F-16C Block 25 - galeria air and space

vinheta-clippingSegundo a AFP, o grupo sueco Saab comunicou nesta quinta-feira, 25 de março, que estava surpreso com a escolha de caças F-16 de segunda mão em detrimento de seus caças Gripen, e pediu às autoridades que submetam todas as ofertas ao parlamento. O diretor de marketing da Saab para a Romênia, Richard Smith, afirmou: “Estamos surpresos com o pronunciamento que indicou que o Conselho Supremo de Defesa está interessado em velhos F-16, sem qualquer offset, devido à falta de recursos financeiros. Infelizmente, a força armada romena acabará com o lixo de outros”.

O Conselho Supremo anunciou na quarta-feira que iria submeter ao parlamento sua decisão de comprar 24 aeronaves F-16 atualmente em uso pela Força Aérea dos Estados Unidos. O Ministro da Defesa disse que Bucareste também está considerando a compra de 24 F-16 novos e, num estágio futuro, 24 F-35, enfatizando que isso é parte da “parceria estratégica” entre a Romênia e os EUA. Por seu lado, a Saab disse que o ministro deveria “apresentar ao parlamento todas as ofertas que foram submetidas, para que todos os fatos sejam disponibilizados para discussão.”

A Saab argumenta que sua oferta é “de longe a melhor, do ponto de vista econômico, devido ao generoso offset de 100%. Estamos garantindo offset que levará investimentos e criará dezenas de milhares de novos empregos. Os Estados Unidos não estão prometendo nada. Em um período de crise econômica, isso é simplesmente ultrajante.”

A Romênia há muito vem desejando a compra de caças para substituir seus antigos MiG-21 Lancer fabricados no tempo da União Soviética, mas vem postergando a decisão devido à falta de recursos. O F-16 da Lockheed Martin estava competindo com o Gripen da Saab, o Eurofighter da EADS, BAE Systems e Alenia/Finmeccanica e o Rafale da Dassault.

FONTE: AFP via Homeland Security FOTO: air & space

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ricjam

Saab se diz surpresa com decisão romena por F-16 usados

Vai fica mais ainda com a da FAB.

Fabio Mayer

Comprar lixo dos outros é especilidade brasileira.

E porque será que a Romênia, que era do bloco da URSS, quer tanto de aproximar do imperialistas yankees dos EUA?

Eu mesmo respondo: porque eles possaram décadas nas mãos de uma ditadira comunista corrupta, sanguinária e estúpida!

Francoorp

Surpresos por quê??? Pra ganhar deve ter um produto eficiente e que cause dissuasão nas outras Forças Aereas, e o Gripen não tem nenhuma das duas!!

Valeu!!

João Paulo Caruso

Francoorp em 25 mar, 2010 às 17:37

Pra que comprar um produto 2 ou 3 vezes mais caro se ele não é nem 15% melhor.

Rogério

“Pra ganhar deve ter um produto eficiente e que cause dissuasão nas outras Forças Aereas”

Por isso o Rafale não ganhou nada até agora.

Ilya Ehrenburg

Fossem os custos operativos do Gripen, aquilo que apregoa a SAAB não haveria motivo para optar pelo F-16. Mas, a Força Aérea Romena, bem como a Norueguesa e outras, bem sabe o que há de real nas palavras nórdicas…

E ainda há quem defenda o mosquito, pelas bandas tupiniquins.

Nick

Lá na Romenia como aqui de novo essa parceria estratégica…hahahahahaahah! realmente se a compra dos 24 F-16 B25 usados ficarem entre 900 e 1.2 US$bilhões ta lembrando muito outra compra de “parceria estratégica”.

Caro Francoorp,

Sério, você considera o F-16C B25 usados até o talo pela USAF melhor que um Gripen C zero?? Com preços parecidos???

[]’s

eduardo

Gostei mesmo foi da desculpa romena: “parceria estratégica”…

Alguém aí já ouviu essa fábula por aqui?

Eles não conseguiram nem inventar algum argumento novo.

Tem que ser mais criativo, como o cara que foi pego com dólares na cueca no Aeroporto de Guarulhos na caso do mensalão. Na maior cara de pau disse que o dinheiro tinha vindo da venda de produtos no CEAGESP. Isso sim é que é criatividade. Romenos! Aprendam!

Edcreek

Olá,

Só no Brasil a proposta Sueca foi levada a serio, nem mesmo a Romenia os leve a serio, assim como Noruega, India etc.

Ainda bem que não teremos por aqui o paper-plane….

Abraços,

Francoorp

João Paulo Caruso em 25 mar, 2010 às 17:40 Só o tribunal de contas da União dirá se o preço é justo!! Se tiver provas na mão leve lá e faça um processo contra a União!! Rogério em 25 mar, 2010 às 17:45 Acho que o Rafale só não levou nada por simples imcompetência diplomática da França, veja que o F-18 levou algumas em relação ao Rafale graças exclusivamente ao fator diplomático, e não tecnico… Além disso onde foi que o Gripen ganhou do Rafale no mundo? Nick em 25 mar, 2010 às 17:51 Não falei isso e nem considero… Read more »

Galileu

Edcreek em 25 mar, 2010 às 17:55

“Só no Brasil a proposta Sueca foi levada a serio, nem mesmo a Romenia os leve a serio, assim como Noruega, India etc”

O edcreek se a terra da banana levasse o gripen a sério fechariamos com eles, é o contrário aqui nada é sério…

Rogério

Francoorp,

Republica Tcheca, Hungria e Tailandia.

[]s

Rogério

Esquecendo da Africa do Sul.

[]s

Francoorp

Não foi o NG!! Foi o C/D que pelo menos existe, mas tens razão não fui claro em minha interrogação!

Valeu!!

ZE

Não é a Romênia que junto com a Grécia, Líbia, os EAU… segundo a imprensa especializada e alguns foristas iria comprar o Rafale? A Romênia é um país quase quebrado. Ela acabou de ir ao FMI E CONTRAIU UM EMPRÉSTIMO GIGANTESCOM PARA NÃO QUEBRAR. Posso até duvidar que eles venham até mesmo a comprar esses F-16 usados. Se nem dinheiro para os Gripen NG eles têm, quanto mais para os caríssimos Rafale. E tem gente que acredita naquela bobagem veiculada pela Dassault, onde a França dará autorização para que o Rafale seja exportado desde o Brasil para toda a América… Read more »

Francoorp

ZE em 25 mar, 2010 às 18:07

NÃO a Romênia ia Comprar o GRIPEN!!

Valeu!!

Francoorp

ZE em 25 mar, 2010 às 18:07

Desculpe pelo mal comentário de Francoorp em 25 mar, 2010 às 18:09, pois li somente o inicio e me precipitei no comentar o teu post!

Valeu!!

ZE

“Francoorp em 25 mar, 2010 às 18:12

ZE em 25 mar, 2010 às 18:07

Desculpe pelo mal comentário de Francoorp em 25 mar, 2010 às 18:09, pois li somente o inicio e me precipitei no comentar o teu post!

Valeu!!”

Não esquenta, não. []s

Alecsander

É parece que o conde Drácula andou tomando os caminhos do exemplo brasileiro rsrsrs…

Bem agora ninguém mais pode dizer que pobreza, corrupção e violência no mundo só existe no Brasil, e que por isso não é um país serio rsrsrsrs…

Um grande abraço.

emerson

Acho que há um erro na maioria dos comentários, porque a SAAB ofereceu o GRIPEN para a Romênia, e não o NG, portanto não se pode comparar as ofertas do FX2 com o processo romeno. A decisão do Gov.Romeno não tem nada a ver com as qualidades ou problemas das ofertas ou aparelhos, mas a uma decisão (soberana) do Gov.Romeno de comprar caças usados dos estoques da USAF. Não importa se a SAAB ou a Boeing discordem ou protestem, até porque não houver desmerecimento de nenhuma aeronave. Falam em futuramente buscarem F16 novos e até o F35, mas acho que… Read more »

João Paulo Caruso

“Francoorp em 25 mar, 2010 às 17:57′ Sinceramente achei sua resposta um pouco forte. Não entendi, não estava falando do FX, mas sim dos F-16 e do Gripen. No caso do Rafale FX, não acho o preço injusto, é o preço de desenvolvimento dividido por um número pequeno de unidades, só acho caro demais. Além da parceria estratégica com os EUA e dos possíveis segredo$$ acho que a Romênia não tem dinheiro sobrando para caças novos, e o Gripen também não é grande coisa melhor que o F-16C. O Falcon é um investimento bem mais seguro, e deve ter muita… Read more »

João Paulo Caruso

Além disso, é mais provável que os caças romenos venham a dividir bases e logística com os americanos, e não com o Gripen!

StoppingPower

hehehehe surpresos com a decisão da Romenia tudo bem, agora vai ser sacanagem se depois do 07/09 ele se sentirem surpresos com a decisão brasileira…

Wolfpack

Olha o nível dos caras da SAAB…
Aqui foram dois pelo preço de um, e aceitamos banana, café e soja em troca 🙂
lá foi ““Estamos surpresos com o pronunciamento que indicou que o Conselho Supremo de Defesa está interessado em velhos F-16, sem qualquer offset, devido à falta de recursos financeiros. Infelizmente, a força armada romena acabará com o lixo de outros”.

Baixaria pura chamar os Figthning Falcon de Lixo dos Outros… Bem, esqueceram os os outros entregam seus motores G&E F414 para seus protótipos de caças…
Estes suecos não são sérios…

Matheusts

gripen é um misto de 20 paises com tecnologia que se bobia nem bate uma com a outra naquilo depois de 10 anos ele fica mais caro de tanta pessa importada que vão ter que comprar F-16 mesmo usado tem as mesmas deficiencias mais é pelo menos 20%melhor mesmo usado

Vitor

Ta certo, lixo ainda nao são. Serão produtos reciclados. 🙂

Francisco AMX

‘E melhor pagar uma boa grana para ter F-16B25 do que comprar Gripen por 80milhoes de dolares!

F-16 sempre sera uma boa opcao, principalmente contra cacas que deveriam ser baratos e nao sao!

fredy

me impressionou a a agressividade com que a saab reagiu a decisao do governo romeno. Pera la, o pais possui soberania para tomar suas decisoes.

Ivan

Francisco AMX em 25 mar, 2010 às 20:53

Chicão,

Vc já levou o F-X2, para que insultar o Gripen NG?
É um bom vetor, foi desenvolvido desde o início para ter um baixo custo operacional e operar de pistas improvisadas com rápido turnaround e seria fabricado no Brasil.
Mas não será mais, paciência.

Ivan, o Gripeiro.

Ivan

ZE em 25 mar, 2010 às 18:07 ZE, Vc está olhando a questão econômica, que é muito pertinente, entretanto é necessário dar uma ‘espiada’ também na questão geopolítica também. Eu sempre tive o hábito de buscar um mapa e olhar onde fica uma cidade ou um país de que se fala. Aprendi com meu pai que tinha uma boa biblioteca em casa e minha mãe que adora viajar. Então acredito que a primeira coisa a se fazer é pegar um mapa político e outro do relevo da Europa Oriental para localizar a Romênia naquele teatro de operações (para usas uma… Read more »

Vader

Repito o que já disse: Essa notícia está muito, mas muuuuuito estranha: US$ 400 milhões por treinamento????? Quantos pilotos a Romênia tem, 10 mil? Senhores, admitindo que eles tenham três pilotos para cada aeronave adquirida (72), isso dá US$ 5,5 milhões para cada piloto ser treinado! Um absurdo para quem aceita aeronave de graça! Como eu disse em outro comentário, romenos não são conhecidos como o povo necessariamente mais “honesto” da Europa. O preço pode estar enormemente superfaturado. Agora, se nos lembrarmos que a Romênia é cogitada como peça essencial do “escudo antimíssil” americano a ser montado na Europa Oriental,… Read more »

Wolfpack

Se não conseguem ganhar na Romênia vou empatar com quem os Gripadinhos?
Este é um Mico sem tamanho. Se o Brasil embarcar neste conto Sueco, até nós vamos bater nas portas do AMARG em breve…
Ouro de tolo este Gripen…

Wolfpack

Os Rafales iluminam seus alvos com SCALPs 😛 e ficam bem iluminados, por horas pena que não sobra nenhum coitado para contar o que viu rsrsrsrsrsrsrs

Alexandre

Engraçado não era o gripen o caça “especialmente projetado” para países com baixo orçamento.
A saab só ganha onde não existe concorrência, agora eles sentiram a fúria do loob eua.

Edcreek

Olá, Galileu

Não se pode levar a serio uma proposta em que o país de origem não quer o caça. E sem levar em conta que não teremos nenhum pedido de NG nem no Brasil nem na India, infelismente é um projeto morto, como disseram ouro de tolo.

Abraços,

BOG

Quem é idiota a trocar um F-16, eficiente e barato por estas porcarias feitas na Europa, Gripen, Eurobrigador e Rafales? Nas guerra aéreas só existe um vencedor, os F´s mais ninguém. Quano na Europa fazem bobagem que salva os caras, Tio Sam. No Iraque em 1991 os Tornados cairam feito patinhos em meio a chuva de mísseis SAM. Os F-15 destruiriam todos os Mirage F-1 e Migs de Saddam que quizeram pagar para ver, o resto correu com as calças sujas para o Irã. O Chile, Dinamarca, Austrália, Japão, Romênia estão fazendo certo comprando dos EUA. Se tivéssemos uma elite… Read more »

LBacelar

Engraçado, em toda concorrência a Suécia oferece participação nas vendas e 100% de offset.

se o NG ganhar o FX2 e o MRCA, como é que eles farão para dividir o mercado com brasileiros e indianos nas vendas futuras???

E segue o enterro

Francisco AMX

BOG, tu sabia que um Mig-25 abateu um F-18 no Iraque? 🙂 isso mesmo! nem todos os “Fs” são magnânimos, aliás só um pode se gabar de nunca ter sido derrubado! o F-15… Ah tu sabia que um M-2000-5 Grego abateu um F-16 Turco? e isso não faz muito tempo… Para com os delírios, rsrsrsrs, produtos não são unanimidades por serem deste ou daquele país… isso não garante nada! tem porcaria e maravilhas em todas as potências aeronáuticas! Os USA não tem a fórmula mágica como tu imaginas, um exemplo disso, foi na WWII em que a paridade, em dado… Read more »

Theo Gatos

Independente disso, se a Romenia escolheu comprar o F-16 Block 25 por aproximadamente US$ 50 milhões a unidade (é isso mesmo) é porque ela teve os motivos dela e a insulta que o diretor da SAAB fez é completamente inadequada. Me desculpe, mas quem é um diretor da SAAB para chamar F-16 de lixo e questionar a soberania de qualquer país? O que eles falarão do Brasil? O mesmo que o De Gaulle disse? Me desculpem, não estou entrando no mérito se o Gripen é melhor ou pior que o F-16, mas esta não é a postura de uma empresa… Read more »

humberto

Concordo com o Theo Gatos,
Quem é este diretorzinho da SAAB para ficar dizendo que é lixo, pode até ser, ele pode até achar isto (e acreditar), mas jamais deveria dizer estas bobagens em público, pois ele está se metendo em um assunto que não lhe dá direito, pois qq pais é soberano para decidir o que é melhor para ele..
Espero que tenha sido um momento ruim dele ou má tradução, pois se for este o estilo deles, não merecem vender qq coisa, muita peturancia de um sujeito.. todos tem que comprar o que ele vende..
[]

Alex Nogueira

O segredo é “PARCERIA ESTRATÉGICA”… ainda mais com os EUA….. os caças devem ter sido enfiados garganta abaixo, ou caso contrário teriam sanções econômicas ou seriam invadidos :S

Paulo Cezar

É preocupante o tom das empresas com relação ao governo Romeno. Qualquer governo é soberano em suas decisões, e elas NÃO podem ser contestadas por empresas em busca única e exclusivamente de lucros.

As notas são um absurdo. Coloca o legitimo representante dos interesses do povo de um país em cheque por causa de interesses comerciais.

Essas empresas erraram em emitir notas tão agressivas, desafiando um governo soberano em suas decisões. Há um risco muito grande em negociar com empresas que não entendem seu lugar na sociedade.

Vader

No mundo democrático as empresas falam o que querem, e só se subordinam à LEI e ao seu conselho de acionistas. A SAAB e agora a Eurofighter nada mais fizeram do que traduzir sua indignação às negociatas excusas que envolvem esse tipo de aquisição nos países periféricos. Parabéns às duas. Não cometeram ilícito algum. Aliás, falaram o óbvio: que o lixo de uns é o luxo de outros. Ou será que nunca ouvimos gente aqui mesmo no Aéreo dizendo que adorariam ver na FAB uns e outros “lixos” acondicionados pelos EUA no AMARG? Muitos aliás francófilos assumidos… O que me… Read more »

Edmar

Caros Amigos.:

O “F-16” é um bom avião, mas o “Saab Gripen” é melhor!!!

Abraços.