rafale-fab

Com o acidente ocorrido ontem, envolvendo dois Rafale da Marinha Nacional francesa, o caça gaulês ocupou novamente espaço na mídia brasileira.

O acidente foi explorado no sentido de desqualificar o avião. Nada mais desonesto, já que este ano ocorreram colisões no ar com caças de outros países.

A taxa de atrição é um fator normal na aviação de combate, pois ao longo de sua vida útil, aviões se perdem por falhas humanas ou técnicas.

FOTOMONTAGEM: FlightGlobal

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Artur Paulo

Prezados amigos, é impressão minha ou realmente tenho visto fotos do Rafalle com as pinturas e o Brasão, “estrela”, utilizados pela nossa FAB?
Fazendo um adendo à este comentário, o que vocês acham das camouflagens de padrão “digital” em aeronaves, pois os nossos AH2 Sabres ficariam ótimos com esse padrão.

Fábio Mayer

O fato é que a mídia brasileira, movida por intenções políticas tanto de direita quanto de esquerda, simplesmenta NÂO QUER a aquisição de avião nenhum para a FAB. Porque isso é forma de campanha: Sem aviões, sobra mais dinheiro para programas sociais (argumento da esquerda) ou, investir em aviões é danoso, em um país com tantas demandas sociais (argumentos da direita). No fundo, no fundo, padecemos de INCOMPETÊNCIA. – Do Congresso Nacional, incapaz de distinguir política de necessidades do país; – do presidente da república, que uma hora decide e de repente muda de idéia; – das próprias instituições militares,… Read more »

Caipira

Galante e equipe do blog, parabéns pela postura…
Ontem quando vi a reportagem no JN da Globo fiquei puto da cara…

Repsol

Esse tendencionismo é ridiculo… pelo menos eu acho que a globo defende o super hornet.

Vinna

A imprensa quer “queimar” o avião porque a escolha politica do Governo foi anunciada e é de fato favorita para vencer a licitação

Rodrigo

Pode-se desqualificar o Rafale pelo valor e pela TT que não será esta coisa toda, como o Lula fala. Pelo acidente não.

SxMarcos

É Fabio. Este seu comentário – “Da própria sociedade, que não entende conceitos de segurança nacional, e cujos indivíduos só pensam em si mesmo, sem visão de futuro para absolutamente nada” – de longe é o que mais afeta toda a situação. O povo brasileiro é muito acomodado. Não todos, mas a grande maioria. Muitos ser orgulham de terem ido como os “Caras Pintadas” para a rua e pedido impeachment do atual presidente. O movimento funcionou por existir um alvo real. Hoje, se fizessemos a mesma coisa, seria contra todo o Senado e Deputados Federais. O povo brasileiro, por detrás… Read more »

Clésio Luiz

O canard esquerdo está com uma falha, tem uma parte mais clara e outra mais escura. E os mísseis de ponta de asa, não dava pra trocar pelos A-Darter não? 🙂

Lobo Guerreiro

Gostaria de estar vivo para ver nosso Brasil envolvido em um grande conflito, no qual nosso território seja invadido e que todas as instituições sejam fechadas ( congresso, mídias e o povo sendo reprimido por outra nação ), só assim para que nossos políticos, nossa mídia e nosso povo veja a besteira que vez.

WILLIAM

O GOVERNO VAI FAZER A MAIOR BESTEIRA, DEPOIS DA COMPRA ELES VÃO COMEÇAR A CAIR.

Francisco AMX

Munição de festim para o “inimigo” falar sandices e babaquices e a mídia, controladora e mal intencionada, não quer que se gaste um dinheiro que pode ir para eles, na forma de anúncios e campanhas…da Petrobrás por exemplo… do póprio governo..! ora 2 Rafales caem ao mesmo tempo, e dizem que foi falha da aeronave? sei.. Na minha opinião foi choque mesmo, os franceses fazem manobras de “gente grande” com os M2000 e MF-1, para ninguém botar defeito, e devem fazer com os Rafales também, certamente foi erro humano! Experimente fazer com um SH o que o Rafale naval fez… Read more »

Roberto RJ

Concordo sem sobra de dúvidas com vcs!!!!
Se depender da mídia e da maioria dos políticos, somado a ignorância de boa parte da população, o Brasil só terá atiradeiras,gaivotas e barquinhos de papel para nossa defesa.
Callllma galera….
Vai dar Rafale!!!!!

ToP GuN

Não sei se a mídia é tendenciosa. Se ao invés de Rafale’s, fossem Super Hornet’s a mídia iria explorar da mesma forma. Deu-se importância ao Rafale porque é um avião que esta participando do FX-2.

Mas isso é opinião minha.

Abraços

Cor Tau

O alvo não é o Rafale…………É o governo………….

SxMarcos

É verdade.
O loop do 3o. vídeo realmente é impressionanete Francisco.

Roberto RJ

Ao blog
Não entendi o sentido de ” Seu comentário está aguardando moderação”, pois o meu comentário não difere de alguns outros acima.
ATT.

eduardo

A imprensa fala mal mesmo, em qualquer circunstância.
Afinal, nada é perfeito e sempre dá para melhorar, então assunto não falta.
Não tem ideologia não.
É da profissão.

Alexandre Galante

Roberto RJ, quando o sistema anti-spam do blog identifica um endereço de e-mail desconhecido, o comentário fica retido para moderação. Não é nada pessoal.
Isso acontece também quando enviam URLs nos comentários, pois spams geralmente contém esse tipo de informação.

marujo

Disse tudo, Cor Tau.

marujo

O argumento da direita no seu posicionamento contra a modernização das forças armadas, na verdade, é este: as compras de equipamentos são desnecessárias porque somos um país pacífico e os recursos devem ser utilizados para a rolagem da dívida pública. Sem essa rolagem, haverá a volta da inflação.

marujo

A direita critica qualquer acordo que não seja com os Estados Unidos, pois não temos condição para discordar, rejeitar a sua liderança de fato. Não devemos ter nenhum protagonismo no cenário mundial porque isso vai contra os iteresses norte-americanos.

Roberto RJ

Caro Alexandre,

Obrigado pelo esclarecimento, pois, só após a saída da “nota” que percebi o que vc acabou de me informar, pesso desculpas…
Espero poder manter sempre o alto nível do seu Blog.

ATT.

URUTAU

Caros senhores

Pelo voo em formação a probabilidade do toque e consenquente desestabilização das 2 aeronaves é enorme isto é ponto pacifico mas mesmo assim resta por mais infima que seja uma falha mecanica tenha vindo a ocorrer em uma das duas aeronaves ocasionando pelo proprio fato do voo em formação o choque a colisão entre ambas e consequentemente a queda

Forte abraço

Mirage

Sei que o papo é cabeça… mas que photoshop mais mal feito nessa imagem do rafale sobre o RJ.

PQP!

Tosco

Francisco AMX

Mirage, faz um você, e envia para o blog! ah! e seja mais cortez falou!? 🙂 pois quem fez, mesmo que não tenha ficado “espetacular”, perdeu seu tempo, e certamente não é um artista que vive disso! penso eu…

abraço!

Colt

Com a importância crescente dos assuntos militares na realidade do Brasil e da América do Sul, temos encontrado diversos artigos relacionados com esse assunto na imprensa regular como jornais, revistas semanais e TVs. Assim foi no caso da tragédia do Airbus 330 da Air France, e tem sido nas questões relacionadas ao reaparelhamento das Forças Armadas brasileiras. Por vezes, deparamos com informações e opiniões equivocadas, às vezes incoerentes, para os que, costumeiramente, acompanham, por exemplo, através do Poder Naval, a evolução e a realidades encontradas pelas Forças Armadas do Brasil e do mundo, É interessante observar que a imprensa não… Read more »

kaleu

Eu assisti a repostagem do JN – Globo e não vi NADA que denegrisse a imagem do Rafale … absolutamente nada !

Em tempo, os amigos continuam com a preferência ao Rafale mesmo com Transferência de Tecnologia ZERO ?

Antes que venha com “porradas” por todos os lados … gostaria de esclarecer que trata-se somente de uma pergunta, sem excusas intenções … só quero entender … pois no FX-2 só se falou até hoje que haveria total TT … gostaria de ouví-los …

abc
Kaleu

Paulo Renato

Um acidente não desqualifica um vetor assim de uma hora para outra porque acidentes acontecem. Pelo que parece pode ser que esse acidente tenha sido por causa humana.

De verdade eu prefiro os Sunkoi, mas como tudo anda pelo lado dos Rafales vamos com eles mesmo até morte.
Será uma avanço enorme para a nossa FAB ter um vetor desses com grandes Tecnologia.

Vamos aguradar, somente oq ue já sabemos de verdade RAFALE !!!!

Abs.

LBacelar

Kaleu,

Onde é que está escrito, documentado ou armazenado qualquer dado informando que não haverá transferencia de tecnologia por parte do RAFALE?

Sabemos que vc tem preferencia por outro vetor, mas essa preferencia é sua, acho muito errado tentar mudar a opnião dos outros com informações que nem você mesmo acredita, haverá transferência total e não se trata de compra, e sim de parceria, o nosso governo já mostrou que não é bobo, pois se fosse estaríamos agora com SU-35 ou F18 de prateleira

welington

Ta ai a proposta de transferência tecnológica Sueca…
http://www.defesanet.com.br/fx2/tech_transfer.htm
Um grande abraço a todos…

Souza

A Globo é a desgraça brasileira, sempre distorcendo os fatos.

SxMarcos

LBacelar.
Eu tbm li que os seis primeiros Rafales seriam montados na França. Os outros 30, as peças seriam fabricadas na frança e montadas aqui.
Realmente eu não lembro de ninguém comentar que seriam fabricadas peças no Brasil caso o Rafale ganhasse. Apenas nas proposta do F18SH de do Grippen.
Talvez isso prejudique um pouco essa TT que todo mundo espera.

SxMarcos

Segue a proposta dos Franceses tbm.
Vejam como tem restrições na TT.
http://www.defesanet.com.br/fx2/tech_transfer_1.htm

SxMarcos

Welington.
Realmente a proposta da SAAB é tentadora. 40% de participação no casa é fortíssima mesmo. Uma pena existirem mais coisas em jogo.

sonic wings

Wellington, uma pena termos fechado com a França (apesar de ser um excelente vetor) desta forma perdemos a melhor chance de um desenvolvimento conjunto de caça e industria nacional, percebam como a proposta ficou verde-amarela se compararmos com aquela ultima figura com varios componentes europeus e americanos.

Se o Gripen NG será melhor ou pior do que o C/D nunca saberemos pq me parece que embarcamos na conversa do Mr. Sarkô que vai tratar de se garantir com seu eleitorado e nada de fabricas MADE IN BREZIL.

Abs

Leandro

“…PARIS – A transferência de tecnologia oferecida pelo governo da França na venda dos caças modelo Rafale, fabricados pela Dassault, não inclui a revelação de segredos militares dos componentes eletrônicos de transmissão, identificação, direção de voo e de definição de alvo do Rafale “nuclear” – a aeronave equipada para transportar mísseis com ogivas atômicas. De acordo com o Palácio do Eliseu, sede do governo francês, esses aparelhos não constam da lista dos pedidos do Ministério da Defesa do Brasil. O pacote de dispositivos a que o Brasil não terá acesso diz respeito a sistemas eletrônicos de novíssima geração, como o… Read more »

welington

SxMarcos realmente a proposta é bem tentadora… sonic wings gosto da proposta Francesa e da Sueca, as duas nos oferecem uma grande transferência tecnológica em varias áreas, porem particularmente prefiro a sueca que nos oferece a participação no desenvolvimento do vetor em questão e de futuras versões que poderiam ser comercializadas pelo Brasil em seus mercados de influencia, alem da participação de 40% dos componentes do vetor para exportações do Gripem pela Suécia, acho a proposta Sueca melhor para a industria nacional que visa uma parceria como foco beneficiando a Indústria nacional que é a principal beneficiada com este programa… Read more »

LBacelar

O código de sistemas Nucleares realmente não podem ser passados por convenção internacional, e o IFF o Brasil vai poder desenvolver o próprio com a transferencia do cod fonte. O IFF é complicado por causa que é um assunto que interfere na soberania e defesa da França. Quanto aos aviões serem fabricados na frança no primeiro lote, isso já estava explicito desde o inicio das negociações, sendo que caso o Brasil um dia queira continuar a fabrcar o RAFALE(apos os 36 iniciais) poderá fazer independentemente dos franceses. Até então a proposta francesa é a mais segura, melhor do que isso… Read more »

Deio

Eu diria que a questão não é acreditar, uma vez que nunca teremos contato com os documentos e, portanto, não saberemos o conteúdo de fato das propostas. Mas, independente das propostas, eu não creio que nesse caso alguém que prometa muito realmente irá cumprir. França: promete transferir tudo o que foi solicitado no edital. Transferir tudo (além de readequar valores de custos) pode ferir os interesses inter (sindicatos, por exemplo). Então penso que eles terão alguma dificuldade em cumprir com o que disseram. Além do fato da “honestidade’, propriamente dita. EUA: o discurso é de TT menor do que a… Read more »

Caipira

kaleu Tudo bem contigo amigo? Olha sobre a notícia no JN ontem, a questão ao meu ver não é denegrir o Rafale, a questão é que o JN não aborda quase nada sobre aviação e menos ainda aviação militar, mas como dois exemplares do caça que tem “preferencia política” do governo no F-X2 caiu, eles fizeram questão de noticiar e alfinetar…O blog por exemplo, noticiou isso ontem também, porém a maioria dos acidentes aéreos pelo mundo são relatados aqui(geralmente caças da família flanker que caem toda semana, hehehe)..é da natureza do blog, portanto normal noticiarem também a queda dos Rafale.… Read more »

José

Senhores, a Rede Globo pensa que manda no Brasil. Eles acham que vão dominar a mente dos Brasileiros com aquelas novelas ‘sem moral’ e com ‘cenas desagradaveis’. Senhores, o JN acha que é o melhor jornal do Brasil e pensa que pode dominar as idéias dos Brasileiros. Acho que é hora do governo dar um sermão na Globo e por eles no seu devido lugar. Eles acham que são os melhores, mas não são nada. Senhores, a Rede Globo quer que o Brasil compre os F/A-18, mas, o governo não vai. O Governo Brasileiro vai comprar o avião que mais… Read more »

Francisco AMX

Mas o assunto aqui não é a difamação do Rafale na midia nacional? pq o papo de NG e Suécia? rsrsrrs já querem se aproveitar não é Kaleu e Sonic!? rsrsrsr Observem que o NG na proposta sueca, onde, na ilustração aparecem a bandeirinha Brasileira, quase sempre acompanhada da bandeirinha sueca… pq será? sei não heim… e como tem bandeirinha da Inglaterra! nossa! Não adianta negarem, se o Brasil entrar neste projeto, da forma como está explicitado, e tiver que absorver esta tecnologia toda, participando ativamente do projeto e da construção, este caça vai voar em 2020 e olhe lá!… Read more »

José

Senhores, o Rafale F-3 é superior ao F/A-18. O Rafale F-3 é mais manobrável e passa da velocidade de 2100Km, enquanto o F/A-18 já atingiu o seu máximo e sua velocidade máxima é de 1915Km apenas.
Senhores, o Rafale F-3 é mais capaz.

Senhores, até mesmo o Gripen NG é melhor que o F/A-18.

Challenger

concordo josé. O Rafale é superior ao F-18.

Sobre a pintura.

Eu gosto mais do padrão cinza, como a dos Rafales Franceses, mas a montagem ficou excelente.

sgtricardo2009

Sou um amante da aviação, como todos que escrevem neste blog, e esta é a primeira vez que aqui escrevo, apesar de não ter um profundo entendimento como vocês eu quero dar a minha opinião de expectador. O povo brasileiro não se importa com a defesa nacional, não estão nem aí para isso, procupam-se sim com seu time de futebol (e mem ligam para o dinheiro que ali eatá envolvido), com o carnaval, com as festas em suas cidades, ou seja, com divertimento e mais nada. A segurança ou a saúde públicas só lhes interessam quando eles necessitam desse serviço.… Read more »

Guga

Um outro ponto que sempre considero favorável ao Rafale e que vem caindo no esquecimento é a possibilidade de navalizar a aeronave. Futuramente, quem sabe? Teremos Rafale na MB? Com isso os custos de manutenção e peças de reposição sofreriam uma considerável revisão.

sonic wings

Francisco, Foi o Welington quem postou. Folei ele hauhau. Só vejo nesta possibilidade a real transferencia de tecnologia, as outras propostas me parecem mais distantes neste quesito. Enquanto o RAFALE é o preferido do Governo e entusiastas do blog, o Gripen me parece ser o dileto da industria nacional. Infelizmente penso que a continuidade do projeto sem a aquisição da FAB se transformará numa grande roupada, uma vez que nossa escolha deverá ser seguida por outros países. Rafale parece mesmo ser o melhor dos 3 vetores, me preocupa o fato de estarmos saindo de um UNO MILLE (F-5) querendo saltar… Read more »

Bruno Rocha

Francisco AMX em 25 set, 2009 às 12:57

No segundo video, era um Mirage? E estavam no deserto dos EUA?

Leandro RQ

A Rede Globo só atrapalha o Brasil.

Bruno Rocha

sgtricardo2009 em 25 set, 2009 às 18:33

Bem vindo