Embraer Phenom 300 - foto Embraer

Primeiras entregas da aeronave executiva começarão nas próximas semanas

O jato executivo Phenom 300, da categoria light, da Embraer, foi
certificado hoje pela Federal Aviation Administration (FAA), autoridade aeronáutica dos Estados Unidos, que concedeu o Certificado de Tipo seguindo a mesma ação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 3 de dezembro. Todas as metas do projeto foram atingidas ou superadas, e as primeiras entregas começarão nas próximas semanas.

certificado_Phenom“Estamos satisfeitos em anunciar a certificação do Phenom 300 pela FAA”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “Com características únicas e inovadoras no segmento de jatos leves, a competitividade do Phenom 300 cresceu significativamente, graças a melhorias no desempenho de pista, alcance, velocidade e consumo de combustível, recentemente anunciadas.”

O alcance máximo do Phenom 300, originalmente projetado em 3.334 quilômetros (1.800 milhas náuticas), foi estendido para 3.650 quilômetros (1.971 milhas náuticas) com seis ocupantes e reservas NBAA IFR. O desempenho de pista também foi melhorado significativamente sobre as metas iniciais. O comprimento de pista para decolagem, com o jato no peso máximo de decolagem, é agora de 956 metros (3.138 pés), consideravelmente melhor do que o planejado de 1.127 metros (3.700 pés), enquanto a distância de pista para pouso com o peso máximo de aterrissagem foi melhorada para 799 metros (2.621 pés), ou 100 metros (329 pés) a menos do que a meta inicial de 899 metros (2.950 pés).

Para vôos de e para aeroportos com restrições devido à altas emperaturas ou grandes altitudes, o Phenom 300 excedeu as metas de alcance. Por exemplo, o avião pode decolar com peso máximo de decolagem e atingir a capacidade máxima de alcance a partir de Aspen, no Estado do Colorado, nos Estados Unidos. O desempenho de subida também superou as expectativas, permitindo à aeronave decolar ao nível do mar com peso máximo e alcançar o teto peracional de 45 mil pés em apenas 26 minutos. Equipado com dois eficientes motores Pratt & Whitney Canada PW535-E, o consumo de combustível do Phenom 300 é até 6% melhor do que o originalmente estimado.

A velocidade máxima de 453 nós (True Air Speed – TAS) foi validada durante a campanha de testes de certificação. Certificado sem restrições, o Phenom 300 está apto a voar de acordo com as Regras de Vôo Visual (Visual Flight Rules – VFR) e Regras de Vôo por Instrumentos (Instrument Flight Rules – IFR), dia e noite, e em condições conhecidas ou previstas de gelo.

A aeronave também cumpre os requisitos de ruído externo, Estágio IV, tendo sido certificada com a margem cumulativa de 24 EPNdB.

O altamente intuitivo sistema Prodigy® flight deck, baseado nos aclamados aviônicos Garmin G1000, foi concebido a partir da experiência acumulada pela Embraer no desenvolvimento de projetos orientados a fatores humanos. Sua filosofia quiet and dark, combinada com características ergonômicas excepcionais, oferece avançado alerta situacional e automação, gerando baixa carga de trabalho, o que possibilita ao jato ser operado por apenas um piloto.

O interior do Phenom 300 foi projetado para oferecer espaço e conforto sem precedentes na categoria de jatos light. As janelas, o volume da cabine e o compartimento de bagagem são os maiores entre todos os jatos desta classe. A seção transversal Oval Lite beneficia os passageiros com amplo espaço para pernas e cabeça, resultando em uma experiência única de viagem.

Além de seus incríveis conforto e desempenho, o Phenom 300 também estabeleceu um novo patamar em termos de robustez, simplicidade na manutenção, e despachabilidade. Projetado para uma vida de 35 mil horas de vôo, o avião também oferece outras características únicas que elevam o Phenom 300 ao mais alto nível entre os jatos light: SmartprobesTM, que aumentam a confiabilidade e reduzem as tarefas de manutenção; freios de carbono, que permitem 60% menos substituições; sistema brake-by-wire; sangria quente para o sistema de anti-gelo do estabilizador horizontal e asas; e ponto único de reabastecimento de combustível.

A partir de 1º de Fevereiro de 2010, o preço de lista do Phenom 300 será de US$ 8,14 milhões em condições econômicas de 2010, para um avião na configuração básica FAA.

FONTE: Embraer

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan

Queria um desse de Papai Noel!
He he he….
ou melhor:
Ho ho ho!

Felipe Cps

Ivan, se fosse só vc a gente dava um jeito. 🙂 É só fazer uma vaquinha, rsrs. Ho Ho Ho…

Abs.

Ivan

Pois é Felipe,

Mas se o Phenom provocar no resto do mundo este ‘desejo’ de consumo natalino, será certamente um grande sucesso comercial.
Com a qualidade que a Embraer trabalha será também um sucesso operacional.

Então só me resta dar os PARABÉNS aqueles que fazem e fizeram a Embraer…
E um FELIZ NATAL!

Ho ho ho!
Ivan.

flaviodepaula

Realmente, é impressionante.

Parabéns a Embraer.