Dois F-16 Fighting Falcons americanos e um MiG-29 e Mirage 2000 peruanos voam em formação durante o exercício Condor 2007, quando as duas Forças Aéreas treinaram combate dissimilar. Os F-16 eram do 34th Fighter Squadron da Hill AFB, Utah.

070215-F-7577K-001

FOTO: USAF

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Invincible

Essa Foto é muito bonita!

Se eu não me engano tem uma matéria na revista Força Aérea sobre o M-2000 do Peru e está foto está la.

Invincible

Só mais uma coisa!

Qual o estado dos Mig-29 do Peru? Eles estão muito defasados?

Edcreek

Olá,

Na realidade estão em processo de atualização e renovação desde 2008, todos serão convertidos no padrão utilizado na Russia atualmente: Mig-29SMT, inclui muitas melhorias, como: novos displays de cristal liguido, integração com bombas inteligentes, compatibilidade com outros misseis Russos, etc. Para nivel Sulamericano, será letal….
Para informações genericas em portugues:
http://defesabrasil.com/site/noticias/defesa/peru-revitaliza-frota-de-avioes-mig-29.php

Para informações especificas em Russo:
http://www.lenta.ru/news/2008/08/14/mig29/

Abraços,

Robson

Eu não sabia que a FAP é tão bem aparelhada em coparação a seus vizinhos, claro.

Edcreek

Olá,

Sem duvida eles tem bons caças por lá:

19-Mig-29, em atualização e modernização (Um foi perdido em um acidente);
12-Mirage-2000, tambêm em processo de “recuperação” desde 2009;
Alguns-Su-25 e A-37;
Eles tem enfrentado problemas de caixa mas tem se virado bem, seria um adversario dificil, mesmo se alguns caças não estiverem em condições de utilização.
Em grande parte eles investem muito pela grande rivalidade com o Chile desde a guerra do pacifico, não podem ficar para muito para traz.
A realidade é que o Brasil perdeu muito tempo e os vizinhos, avançaram….

Abraços,

Nick

Bela foto,

Demonstrando os 3 caças de 4ª geração “leves”. O F-16, Mirage 2000 e Mig-29… ficou faltando o F/A-18C.

[]’s

Alex Nogueira

Também acredito que o Brasil perdeu muito tempo em relação aos vizinhos. Se alguém puder disponibilizar mais informações sobre o “quadro” geral das FA na américa do sul seria muito interessante pelo comparativo! Incluindo as 3 forças, aerea, terrestre e naval. Grato.
A propósito, belo MIG-29 😀

HKozamek

Respondendo ao Alex

Segue o ranking 2007/2008 da America do Sul com as 3 forças de todos os paises.
http://www.militarypower.com.br/ranking.htm

Robson

Acreditar que estamos sempre seguros e não corremos nenhum risco é um grande erro que nações cometeram e por isso foram destruídas, como o povo Maia, como a França na segunda guerra.
Eu fico indignado quando algum sem noção fala pra que o Brasil precisa de aviões novos ou de NAe.
O Brasil precisaria de uma guerra fria ou uma corrida armamentícia com algum vizinho pra reaparelhar suas forças armadas.

Wagner

Isso é ilusão, os Migs peruanos estão no chão por falta de verba. Tal como ficarão nossos futuros rafales…
Mas o Mig ali tá lindão !

Alex Nogueira

Quando falam que as aeronaves estão no chão, acho que não quer dizer que é por falta de condições de voo, certamente toda força aerea que se preze vai querer economizar seus vetores quando os mesmos não tiverem o por que de serem usados, isso não significa que não possam serem usados prontamente.

Wagner

entao pq nao usaram os 19 Migs para acabar com o Equador anos atrás ??
Li numa reportagem que o Fujimori pensou em usá-los para vencer a guerra, mas quando tentou, lhe diseram que tavam inoperantes. Em meio a uma guerra…

Alex Nogueira

Pelo que li na revista Força Aerea, o Peru não usou seus vetores por estar tentando uma solução politica pelo impasse com o Equador.

Marcelo

Linda a pintura dos aviões peruanos. Uma bela camuflagem no ar, no mar e sobre a cordilheira dos Andes!

Edcreek

Olá,

Só para reforçar a atualização começou em 2008….

Abraços,

Invincible

Eu também li isso Alex, O que ACHO que aconteceu na guerra de CENEPA (acho que é esse o nome) foi um conflito que começou sem começar. Nenhum dos dois países queria e poderia arcar com o conflito. Usar os MIG 29 naquele conflito teria dois reflexos: 1. Escalar o conflito e 2. Usar a reserva estratégica do Peru caso o Conflito tivesse uma escalada. O Equador usou os Jaguar e os Mirage F1 porque era o que tinha de aviação de combate. Também usaram os Dragonfly se não me engano. O Peru tinha a opção pelos SU-22, SU-25. Isso… Read more »

Wagner

e como vai a operacionalidade deles ?

fredy

Apesar de ser fã dos aviões com asa em delta acho muito lindo esse Falcon. Alguém sabe qual é a potência do motor do F16? Sempre ouvi os suecos falarem que escolheram o motor da hornet para equipar o gripen por ser o melhor motor disponível no mercado. Isso é verdade? o f18 possui dois motores cada um deles mais eficiente do que o único motor do f16?

RL

Estão todos em processo de modernização para o padrão SMTP, (P = Peru).

Apenas não saberia avaliar se neste padrão, fariam frente aos F-16 chilenos.

Agora imaginem esses Mig’s operando escoltados por uma aeronave R-99, fariam muita coisa.

Abraços aos amigos.

Jonas Rafael

Não, o motor do F-16 é mais potente que o do F-18 (12,9 ou 13,1 tons dependendo do fabricante, se não me engano) contra 9,7 tons de empuxo do motor do Super Hornet e em torno de 7,5 do Legacy Hornet. Mas o motor do F-16 é maior e provavelmente não caberia direito na fuselagem afilada do Gripen.

Felipe Cps

Jonas Rafael em 18 mar, 2010 às 10:18:

Complementando, consta também que tanto a F-404 quanto a F-414, por serem mais modernas, são mais baratas de se manter, mais robustas (consta darem menos manutenção) e mais econômicas que a das GE (F-110) ou P&W (F-100) do F-16.

Linda foto.

Sds.

fredy

Valeu pela resposta Jonas. Mas se o motor do f16 ja foi utilizado até no minúsculo f5 acho que também poderia ser utilizado no gripen. Essa potência extra poderia ser convertida em uma maior capacidade de carga, o que transformaria o gripen um uma aeronave ainda mais eficiente.

evandro

Quando iniciou a Guerra do Cenepa o Peru ainda não tinha os Mig 29 esses MIGs fora adquiridos da Biélo-Rússia. E me parece que com esses MIGs 29 o Peru foi o primeiro país Sul Americano a possuir a capacidade de combate BVR. Se eu não estiver enganado.

fredy

Valeu Felipe. Por isso que é bom tirar as dúvidas com a galera que realmente entende do assunto, hehehe. De fato um motor mais moderno e mais barato de se manter são vantagens que devem compensar a menor potência quando comparado ao motor do F16.

Wagner

mas e no conflito de 95 ??

Wagner

Mas em caso de guerra com o Chile, seria espetacular vendo essa mini-batalha da Guerra Fria, que os analistas tanto esperaram: F16 x Mig29 !
O rugido daqueles motores seria demais !!
Contanto que todos os pilotos ejetem, é claro !

Felipe Cps

Wagner em 18 mar, 2010 às 11:09:

Hehehe, caro Wagner, tire o cavalinho da chuva, o Perú seria completamente destroçado em caso de guerra com o Chile, motivo pelo qual seu Presidente Alan Garcia fala tanto em paz e em “evitar uma nova corrida armamentista” na AS. O armamento peruano é mais para um enfrentamento com o Equador.

Aliás, o único país que poderia com o Chile na AS seria o Brasil, e assim mesmo iríamos penar…

Sds.

Alex Nogueira

Falando em Chile, alguém sabe da situação militar deles após os terremotos? muitos vetores perdidos?

evandro

Tem Gente aqui no Blog que esta tomando aquele chá do Santo Daime!!! só pode!! Guerra é igual a um jogo de futebol se decide em campo, jogando. Uma forças armadas bem equipada inibe uma eventual agressão mas não evita e nem ganha (guerra) antecipadamente. Se fosse assim os EUA tinha ganho a guerra do Vietnã.
Abaixo tem um video do you tube dos MIGs 29 peruano.

http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=s7tqwcMv_VI

Giordani RS

Xará, A Guerra é como um jogo de xadrez, se acaso fosse como escreves-tes, Israel já tería sido riscado do mapa, o vietnã seria capitalista e a URSS jamais haveria sido derrotada no Afeganistão… A FAP teve uma gigantesca chance de se tornar a mais letal força aérea sul americana! Havia fechado a compra de novíssimos Mirage 2000, o mesmo que a armeé estava recebendo!!!!! Mas aí, assumiu um novo governo, alegou que a nação não precisava de armas, DESFIZERAM O NEGÓCIO, DERAM UM CALOTE NA DASSAULT, TROUXERAM DE VOLTA TODOS OS PILOTOS E TECNICOS QUE ESTAVAM NA FRANÇA E… Read more »

Fabio Mayer

Esses Mig 29 estavam todos fora de operação até bem pouco tempo, e pelo que li por aí, só 12 serão repotencializados. Eu li em algim blog por aí (e isso diminui MUITO a qualidade da informação) de que os aviões de combate do Peru encontravam-se todos no chão ao final de 2008, só havia 3 ou 4 operacionais.

Ara

fredy em 18 mar, 2010 às 10:58

Caro fredy, o motor do F-16 (F110) que eu saiba nunca foi posto num F-5. O motor que foi posto no F-20 (o irmão marombado do F-5) foi o do F-18 (F404).

Deixo os links dos motores na wikipédia inglesa (sei que não é a fonte mais relevante, mas tem seu valor):

http://en.wikipedia.org/wiki/General_Electric_F110 General Electric F110

http://en.wikipedia.org/wiki/General_Electric_F404 General Electric F404

http://en.wikipedia.org/wiki/F-20_Tigershark F-20 Tigershark

Abração!

robert

legal que a camuflagem do mig-29 é parecida com a do brasil (cor)

fiquei imagindo-os com o emblema da FAB ali…

Felipe Cps

evandro em 18 mar, 2010 às 11:45

“Uma forças armadas bem equipada inibe uma eventual agressão mas não evita e nem ganha (guerra) antecipadamente”

Caro Evandro, só pra constar, é claro que falamos em termos hipotéticos (guerra não é super-trunfo), mas as FFAA chilenas não apenas são bem equipadas: elas também são extremamente bem-preparadas.

Um conflito Chile X Perú, salvo um milagre (que acontece, óbvio), seria uma derrota certa para o Perú. Mas nem Chile nem Perú tem poder para conquistar um ao outro totalmente.

Sds.

fredy

Puts, e eu que pensava que o motor do F20 era o mesmo do F16. Foi mal galera.

evandro

Felipe Cps em 18 mar, 2010 às 12:30

O Santo Daime foi uma brincadeira.
Concordo com vc tbm Felipe.
Abraços

Andre

Como seria o embate entre os F-5M e os MIG-29 da FAP?

Wagner

André, Mais ou Menos assim, olha :

1) FAB 4623, estou captando algo no radar, câmbio.
2) Aqui é FAB 4623, seja lá o que for, está vindo a mais de 3000Km/h, Câmbio.

Instantes depois…

– Aqui é Cindacta 1, FAB 4623, está na escuta ? Câmbio ?
– FAB 4623, na escuta ???
– Allouuuuu…

Francisco AMX

Já já chega um dizendo que os Mig-29 e M2000 modernizados não são páreos para o F-5M…

Sds!

Francisco AMX

se já não chegou!

Eleazar Moura Jr.

Quando ainda era boy e já gostava de aviação, isso em 83 intrigava-me como um país como o Peru que não tinha nem o PIB do estado de SP conseguia adquirir Mirage 2000 novinhos e o Brasil nada. Em seguida, nos anos 90 foi a vez de adquirirem Mig-29 com mísseis BVR aí minha dor de cotovolo (inveja) aumentou ainda mais.

Giordani RS

Eleazar, É só ter um vizinho louco com um tacape e com vontade de te dar na cabeça pra tu veres se tu nao vais andar armado…O brasil é uma nação da mais pura sorte! Ninguém entende como existe união com povos tão diferentes entre si! O que Simon Bolivar desejava para a América Latina, o brasil fez! Se uniu! Os hermanos sempre se degladiaram e o brasil? simplesmente deu as costas para eles…vez q outra se meteu, mas muito pouco em 500 anos de história! Além disso, nossos Governantes preferem gastar bilhões com samba e futebol, à gastar na… Read more »

andre

O Peru sempre foi pioneiro na aquisiçao de caças na america do Sul, basta a gente lembrar que 1968 o Peru ja tinha comprado seus Mirage 5P, tbm foram os primeiros na aquisiçao de avioes russos. Mt bem observado pelo Giordani RS, falta a continuidade dos programas militares qdo mudam os governos, esses planos deveriam ser da naçao e nao do governo.
Qto ao Chile acho que se acabar a lei do cobre, as coisas por lá tbm vao começar a ficar um pouco ruins.

Deivid

belo mirrage!

Challenger

Podem falar dos Franceses, mas foram os unicos a introduzir equipamentos avançados na America Latina sem restrições nos anos 80/90, imaginem se o Peru ou outro país quisesse comprar Caças avançados, dos EUA nos anos 80? Eles viriam com alguns F-86 modernizados como agradinho, assim como fizeram com a Argentinha, oferencendo os A-4AR ao invés dos F-18 como queriam os Hermanos.

A Força Aérea Peruana foi por algum tempo a mais moderna da AL, com seus MIG-29 e Mirage 2000P.