Sukhoi_T_50_PAK_FA_by_nellenmellen

… Putin visita as instalações da Sukhoi para conhecer o PAK FA T-50. No vídeo abaixo, o painel do novo caça russo que promete dar trabalho à dupla americana F-22 e F-35.

Subscribe
Notify of
guest

153 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Nogueira

Este deveria ser o futuro caça da FAB…. que pena…. só nos resta esperar como sempre……..mas de qualquer maneira, fico muito feliz pela Rússia, que não se deixa abater!

Bosco

Do primeiro vôo do YF-22 até a entrada em operação do F-22A foram 15 anos.
Do primeiro vôo do X-35 até a entrada em operação do F-35 serão cerca de 13 anos.

Alexandre Galante

Bosco, eu me lembro de ter visto vídeos com a computação gráfica usada para fazer o F-22, era bem rústica. Quando o F-22 fez seu primeiro voo, nós usávamos PCs XT e 286.

Imagine os computadores que estão sendo usados para projetar e fazer os testes do PAK FA. O tempo de desenvolvimento será bem menor que o de seus concorrentes.

Giordani RS

Alguém lembra do MiG-I42 ou MiG-142? Não era este que deveria ser o primeiro caça com capacidade furtiva da Rússia? Uma dúvida: A Rússia venderá a sua principal arma? Os EUA não venderão o F-22 até que o tal F-40 o suplante…se este realmente sair do papel…desse ângulo o T-50 tá bonitão! Será que já tem revell?

robert

e do primeiro FX até o vôo serão 1000 anos.

Lecen

Galante, vocês pretendem publicar a notícia da Defesanet que fala a respeito da possibilidade da Rússia oferecer (mais uma vez) a participação do Brasil no projeto do T-50 em abril com a vinda do presidente russo?

Fuzila

Galante, Concordo com você. Os modelos computacionais existentes atualmente são infinitamente superiores aos modelos de 10 anos atrás. Para se calcular modelos físicos e matemáticos, utilizados na avalição da resistência dos materiais e da célula, assim como da aerodinâmica, por exemplo, utiliza-se possivelmente 1000 vezes menos tempo que na época do desenvolvimento dos F-22 e F-35, e com resultados muito mais confiáveis e próximos à realidade, poupando muito trabalho com modelos experimentais (protótipos) … Levando-se isso em consideração, aliado ao capital indiano, eu não duvido dos prazos mencionados pelo governo russo, para que o avião fique operacional … Sem mencionar… Read more »

JACUBAO

Esses russos vão dar trabalho para o tio San, hehehe…
Galante meu fio, coloca o HARPIA no blog para a galera ver. 🙂

Nick

Medvdev vai estar aqui em Abril… provavelmente passando o chapéu de novo para o PAK-FA… não podemos perder essa chance… vamo lá…. Só a diferença de propostas entre o GripenNG e o Rafale NG já garantiria a entrada do Brasil no T-50…. vamo lá Brasil.. vamos ficar com esses 36 Rafales de prateleira… mas não vamos deixar escapar essa oportunidade… Se o SUbNUc a melhor opção era a Francesa..com ctz para um caça o PAK-FA é o que há. Continuaria com o Gripen NG que se encaixaria muito bem como a composição LO e aguardaria a chegada dos SU-50BR em… Read more »

Getulio - São Paulo

No site defesanet de hoje trata da relação Brasil x Russia. E este caça acima já está voando.
http://www.defesanet.com.br/ru1/br_ru_5.htm

Nabil-BR

Olá amigo Lecen !!!

nossa se for verdade isso que o Brasil podera ter novamente a chanse de estar no projeto Russso..

passe ai o link pra gente ver..

Um grande abraço nabil.

lucas lasota

Bosco,

Segundo o reporter, a entrada do PAK-FA sera em cinco anos.

Creio eu que atrase, no maximo, dois anos.

JACUBAO

Ué???? Não consegui ver o vídeo.

Edmar Romero

Caros Amigos.:

Eu digo, se o Brasil tivesse pelo menos uns 72 aviões caças “PAK FA” já iria causar medo em alguns, afinal, em toda a História nunca eu ouvi falar que os Russos fizeram um avião de combate ruim.

Abraços.

Edmar

Caros Amigos.:

Acho mesmo que vai ser tipo uma nova guerra fria: EUA (F-22/F-35) Rússia (PAK FA).

Abraços.

Edmar

Caros Amigos.:

Desculpem minha ignorância, mas, será que os Russos tem idéia de fazer algum caça naval de 5 Geração???

Abraços.

Bosco

Sem dúvida computador ajuda, mas na hora do “pega pra capar”, tem que passar pela integração dos sistemas em aeronaves de verdade e passar pelos testes até estarem completamente homologados e isso demanda tempo e dinheiro.
Acho 7 a 8 anos um prazo mais realista até o Su-50 estar operacional, o que já vai ser um “banho” na dupla americana. Isso se não houver percalços no caminho e nem falta de din-din.

Challenger

Acho que antes do Brasil se aventurar em um Caça de 5ªG temos que saber se somos capazes de manter um avião de 4ªG primeiro, muitos inclusive a FAB acham caros os custos do Rafale e do F-18E, imaginem quanto custará manter o Sukhoi T-50 ou os F-22 e F-35.

Ivan

Bosco,

Temos que considerar também o pragmatismo russo.
Este avião deve voar com muita coisa do Su35, como motores, radar e aviônicos, para em seguida sair uma versão mais moderna.
Isto não seria estranho, nem mesmo no ocidente, nem mesmo nos EUA.
Basta lembrar que os primeiros F-18 E/F SuperHornets entraram em operação sem radar AESA, só para citar um exemplo vivo na nossa memória.

Não demora muito e o PAK-FA estará entrando em operação, até porque 5 (cinco) ou 7 (sete) anos passam ligeirinho…

Abç,
Ivan, o antigo.

Ivan

Mas para estar disponível para o resto do mundo, fora a Rússia e Índia, vai demorar um pouco mais…

Ivan.

Hudson

PAK FA na FAB um sonho.

Francoorp

Acabei de ler este texto do defesa Net, este acordo “espacial” é uma coisa, MI-35 é outra coisa, e Igla é aquela coisa, mas o PAK-FA é a “COISA”!!! Um projeto completamente novo, uma arma de dissuasão no confronto dos Yankee/U.E/China/Paquistão, coisa secreta que ninguém tem detalhes, não é que vão chamando todo mundo pra participar, ainda mais o Brasil, que basta que o Tio Sam chamar e nós falamos tudo pra eles, são tão bonzinhos conosco… essas tecnologias do PAK-FA devem ficar secretas aos Yankees pelo maior tempo possível, e o Brasil não seria em grado de manter o… Read more »

alessandro

É amigos e tem gente que acha que a Rússia estava morta e enterrada.
Caça de 5 geração, sistema glonass sendo ampliado, subs nucleares novos, compras junto a frança e recorde de exportação de armamentos.
Acho que os Russos estão fazendo que nem os mineiros só comendo pelas beiradas sem muita propaganda. Escondendo o jogo e fingindo de país quebrado, eles so avançam em projetos de alta técnologia.
Chineses e americanos que gostam de fazer pirotecnia em tudo que fazem é que se cuidem….

cipinha

Os contratos finais com a Índia, agora que estão sendo firmados. Não acho que seja tarde de mais para o Brasil entrar no PAK FA T-50. Muita água ainda vai correr de baixo dessa ponte, agora que os russos fizeram os primeiros testes.
Só uma pergunta: os motores serão aqueles mesmos? Pois acredito que eles aumentam e muito assinatura de radar.

relampago

E claro que estaremos no projeto do PAK-FA,afinal somos parte do bric,recentimente saiu noticias de que o brasil estava em treinamento com africa do sul e india e que a marinha vai auxiliar a
china,depois estamos cada vez mais distante dos EUA graças a deus..

Rogério

th98 essa noticia é de 2004.

[]s

Tales

th98 em 05 mar, 2010 às 19:00

É o velho blá, blá, blá da Agência Internacional de Energia Nuclear e dos EUA, que volta e meia retornam a “encher o saco”.
Mas se quiséssemos mesmo fabricar artefatos nucleares, teríamos que denunciar o TNP e alterar a Consituição Federal.
Nada politicamente simples…

Giordani RS

Chance com “S”?!?!?!?!?!!! E ainda quer dar pitaco em avião…
Barbaridade…fui mesmo…

Galileu

Mais ta bonito esse brinquedo….

É mais fácil o brasil volta a Ditadura do que ver ver um desses nas cores da FAB

MN Gonçalo

Mais alguns varios anos e os combates aereos voltarão a ser como na segunda guerra, na base da metralhadora, pois se a tendencia é que todos os caças sejam invisiveis, de que adiantarão misseis????
Meu pensamento esta errado?

motta_eiras

Sem duvida nos software e tamanho dos computadores houve grande evolução, porem a 10/15 anos os computadores eram bastante capazes ocupavam era um grande espaço fisico. Andares inteiros de predios e custavam milhões de dolares. Melhorou mto para nós simples mortais.

Tales

Bosco em 05 mar, 2010 às 16:56 Alexandre Galante em 05 mar, 2010 às 17:05 Ivan em 05 mar, 2010 às 18:29 Como bem lembrado pelo Galante, hoje em dia a capacidade de processamento de dados é muito superior àquela da época da apresentação do YF-22. Pessoalmente, lembro que a primeira vez que vi o protótipo do F-22 foi na capa de uma revista Flap de 1989 ou 1990, que, por sinal, tenho guardada até hoje. Mas não é só isso não. Hoje em dia há programas muito mais avançados. Há até mesmo, como vcs devem saber, simuladores que criam… Read more »

Carlos Augusto

Esse seria o caça ideal para o Brasil, mas infelizmente não creio que os russos vão querer o Brasil agora como parceiro neste caça de 5ª geração, a oportunidade passou. O nosso premio de consolo é estar do lado do Almadnejad, Hugo Chaves, irmãos Castro, ô dureza. Se vier o Rafale ou o Gripen já esta de bom tamanho.

robson Br

Sinceramente ainda acho que o momento não passou. pelo contrário: O momento é esse. O caça está no momento crítico de desnvolvimento. Aquele momento em que vai ou para. A situação financeira da rússia ainda é crítica e só a india para bancar o projeto é muito pouco. Outro fator é que aviões deste nível não é produto de exportação tão simples. Poucos países tem condiçoes de adquirir e operar. O momento é esse. Não teríamos tanto embargo. Temos condições de acompanhar todo o processo. Temos que ter em mente que não é um produto para a embraer vender, como… Read more »

Nick

Nós temos 3 alternativas para um 5ª geração:

a)F-35
b)PAK-FA
c)HARPIA em parceria com a SAAB.

a)Seria de prateleira, talvez com integração de misseis e bombas nacionais.
b)Teria alguma parceria tecnológica, mas seria mais como “investidor”.
c)Seria uma alternativa se nossos governantes e FAB tiverem uma visão de longo prazo. A SAAB precisa de sócios porque sozinha ela não tem condiçoes de bancar projete dessa monta. Acredito que seria a Ideal…mas a “mais” arriscada, da mesma forma que o Gripen NG é.

[]’s

robson Br

Deu no estadão: sexta-feira, 5 de março de 2010, 14:03 | Online F-X2: EUA abrem brecha para não transferir tecnologia Segundo Jobim, oferta prevê 5% de ‘indenziação’ se não houver transferência; decisão da Defesa sai em 20 dias Wilson Tosta, de O Estado de S.Paulo RIO – Um detalhe relativo à proposta da Boeing para a venda de 36 caças F-18 Super Hornet para a Força Aérea Brasileira (FAB) elevou a desconfiança do Ministério da Defesa em relação ao comprometimento do governo americano em cumprir as promessas num dos pontos considerados centrais pelo governo brasileiro. Segundo ministro da Defesa, Nelson… Read more »

Baschera

Senhores, Pelo que sondei…. esta matéria do Defesanet, só tem de verídico a visita do Pres. Medvedev….. o resto, inclusive o PAK-FA e etc…. é só “expressão da vontade do editor do site”….. ou seja, sonho de uma noite de verão. Off-topic No entanto, a de baixo, embora alvissareira, também carece de confirmação, já que não encontrei nada para confirmar: Iraq Air Force, the Pentagon and training aircraft (20$) Posted on: Thu, Mar 04, 2010 Iraq Air Force (IAF) is said to have got the Pentagon’s approval to buy Super Tucano training aircraft from Embraer of Brazil. The following 273-word… Read more »

Luis Santos

Vamos lá Brasil,nós nao podemos perder a oportunidade de particpar do desenvolvimento desta super águia de defesa aérea,com certeza os russos estao de olho na capacidade economica brasileira e na experiencia da Embraer,vale lembrar que EUA nao ofereceram participaçao no f-35,entao vamos participar de um caça superior ao f-35,pois o PAK-FA é bimotor assim como o f-22.

latino

Bom se o Brasil entar nessa meu amigo .

na america do sul não ia ter pra ninguem .

Se o molusco assinar com os russos vou parar no hospital de emoção .

robson Br

latino em 05 mar, 2010 às 21:05 Algum acordo vai sair, mais aí o problema é a FAB que não gosta de produtos russos. Veja o que esta ocorrendo em Porto velho, onde nem recebemos oficialmente os helis e…..já tem gente reclamando. Quanto ao caça, veja os comentários do Godoy de hoje: “”Estou examinando (a proposição)”, disse Jobim, após aula magna na Escola de Guerra Naval (EGN) nesta sexta-feira, 5. “Na hipótese de não haver transferência de tecnologia, oferecem o pagamento de 5% do valor da tecnologia a ser transferida. O que de um lado é interessante, mas de outro… Read more »

latino

robson Br em 05 mar, 2010 às 21:12

amigo robson .
sei que è quase impossivel entramos nessa ;ah pessoas que acham que a fab vai optar por caças 4.5G + um UCAV que estaria sendo desenvolvido.

bom mas não vamos tirar doce da boca de criança vou ficar na torcida pelo pak fa br .

latino

Bom mas pra melar de vez mesmo

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta sexta-feira (5) que foi cancelada a visita do premiê italiano, Silvio Berlusconi, ao Brasil, que estava marcada para a próxima terça-feira (9). O motivo não foi informado.A previsão inicial era de que Lula recebesse Berlusconi na terça-feira, por volta do meio dia. Em seguida, o primeiro-ministro italiano participaria de um seminário com empresários dos dois países.

e eu sonhando com umas FREMM “à parmegiana” cavour .

robson Br

latino em 05 mar, 2010 às 21:26 Amigo latino. Pessoalmente também nunca confiei nos produtos russos, principalmente depois dos carros que foram vendidos no brasil. Não pela qualidade e sim pela pós venda. Quem comprou gostou, mas quando quebrou ….já era. No caso do PAK-FA parece diferente, pois sabemos que a russia não está em uma situação confortável e depende da confiança para a exportação de seus produtos, diferentemente da era soviética que tinha mercado cativo. Também gostaria de ver o Brasil participar de um projeto desse, mas como você mesmo vê a tendência vai ser outra. Talvez o Brasil… Read more »

Wolfpack

Senhores, esqueçam este bonde já passou. É melhor o Brasil não perder o próximo. O desenvolvimento do PAK-FA está em sua fase de refinamento e especificação processos produtivos e talvez alguma validação de armamento. Entrar hoje no PAK-FA não acrescentaria muita coisa em desenvolvivento ao Brasil. Dificilmente, neste estágio, os Russos abririam mão de alguma tecnologia que levaram anos para conquistar, a custo de muita inteligência. Se este tema tivesse sido posto no FX1, talvez, hoje já é tarde. O programa PAK-FA é fantástico, não tenham dúvida, mas dúvido até da participação efetiva dos indianos neste projeto. Ele é Russo… Read more »

Alex

brasil não esta altura de operar um maquina de ponta. fato concreto.

Novesfora

Só uma dúvida: o Brasil precisa de um caça de 5ª geração para brigar com quem?

JACUBAO

“Só uma dúvida: o Brasil precisa de um caça de 5ª geração para brigar com quem?”

Mais um dos milhões de brasileiros que só falta dizer que não precisamos de forças armadas…
Vamos esperar a guerra acontecer para depois irmos ao mercadinho da esquina comprar os caças de 5ª geração (detalhe: já estarão prontos para entrega), a aí vamos criar uma doltrina, treinamento e enquanto isso o inimigo vai estar largando o aço no Brasil.

Felipe Cps

Sei lá, até pausei pra ver se não estaria cego, mas achei uma bost. o cockpit dessa coisa… Até o do playstation é pelo menos mais bonito… Típica coisa tôsca russa… Tomara que eu esteja enganado, ou que esse cockpit seja provisório (aliás, tudo no russo é sempre meio provisório, rsrsrs) porque se for o definitivo até o Gripen C irá JANTAR esse lixo… Se se medir pelo refinamento do cockpit já vi que a coisa toda é “por fora, bela viola, por dentro, pão bolorento”… Que coisa mais decepcionante… Podem censurar e descer a lenha, fiz e andei… 🙂… Read more »

pegasus

Nossa, o brasil esta tão defasado em defesa, de todos os tipos, que entrar no Pak-Fa seria só um dos requisitos para nos tornarmos uma força de respeito, eu, pelo meu lado,penso que o melhor agora, em relação aos russos, seria a compra de sistemas antiaereos de defesa, que nisso ninguem tem nada para falar mau da “mãe Russia”. Quanto ao nosso caça, o martelo ja foi batido, mas sinto uma certa exitação por parte do governo em atestar o Rafale como caça vencedor, com certeza, seu preço sera tema na campanha presidencial e com essa maquina russa “voando” nos… Read more »

Harry

Caro Nick em 05 mar, 2010 às 20:44 Para um 5ª geração fico com o Harpia em parceria com SAAB. Risco?? He, He, Mais risco do que esta TTT francesa, a promessa de transferência de tecnologias criticas da Dassault para indústrias aeronáuticas nacionais, centros de pesquisa . Afinal qual o CUSTO para o Brasil dessa TTT do Rafale? Alguem realmente sabe O Senhores Doutores e Mestres estão loucos de ansiedade com o Rafale é pela promessa de transferência de tecnologias criticas da Dassault para as universidades. EUA ou Canada pague uns dolares a mais e eles aprontam rapidinho as malas,… Read more »