O terceiro caça Lockheed Martin F-35B Lightning II STO/VL (decolagem curta/pouso vertical) decolou de Fort Worth, Texas, em 17 de fevereiro, a caminho de seu local de ensaio primário na Naval Air Station Patuxent River. O caça furtivo se juntou a outros dois F-35B que estão em ensaios, depois de 3 horas e 10 minutos de vôo.

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Galileu

Bonito….
alguem sabe dizer se tem algo que influencia no fato do canopi abri pra frente ou pra trás?

Fred

Impressionante ver a votação ao lado e perceber que o insosso Rafale está vencendo.
Isto demonstra que boa parte dos visitantes deste site são ignorantes em relação ao assunto ou… (editado)
Meu voto? F-18 é claro! O melhor multi-tarefas dos três disparado!

ZE

Vai seguir o mesmo caminho do seu irmão mais velho: o F-22, ou seja, ser abatido pelos temíveis Rafale.

A USAF e a US Navy estão muito preocupadas com os vetores dos outros países: Typhoon, Rafale, Sukhoi… Tem General americano que só dorme à base de Lexotan.

[]s

Justin Case

Galileu em 18 fev, 2010 às 14:09, disse:

“Bonito….
alguem sabe dizer se tem algo que influencia no fato do canopi abri pra frente ou pra trás?”

Galileu,

No meu entender, a articulação traseira facilita o alijamento do canopy antes da ejeção do piloto, pela ação do vento relativo.
Já a articulação frontal facilita o acesso aos equipamentos aviônicos que estão atrás do painel e favorece à utilização de sistemas sem parabrisa e sem seu arco.
Aeronaves que têm sistema com articulação lateral normalmente prevêm ejeção dos pilotos através do canopy.
Abraço,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Fernando "Nunão" De Martini

Informações bem colocadas, Justin. Vale a pena também comparar com outro caça, mais antigo, em que o canopi articulava de forma similar: a primeira geração do MiG-21. Depois o sistema foi mudado porque dificultava a entrada e saída do cockpit em emergências – o que não significa só ejeção, mas também pousos forçados etc, quando o piloto deve abandonar a aeronave rapidamente.

Mas o MiG 21 tem um cockpit exíguo e canopi equivalente – no caso do F-35, percebe-se que há espaço de sobra, o que não deve dar problemas para entrar e sair rapidamente da aeronave.

Ivan

Incrível!

Esta é a 4ª aeronave furtiva operacional da US Air Force, enquanto o resto do mundo (leia-se a Rússia) só conseguiu decolar agora um protótipo.

A importância do PAK-FA é enorme, maior do que uma simples aeronave, é uma ação concreta para a multipolarização do poder.

Parabéns aos russos e (por que não) aos indianos pela investida tecnológica, com sensacionais desdobramentos estratégicos.

Abç,
Ivan.

Wilson Giordani de Souza

Err… esse é o que o Jobin não quis?

Muito esperto.

E é gaúcho esse mala.

[]s

Felipe Cps

Fantástico, simplesmente fantástico… Me considero até um tanto suspeito pra elogiar, porque por tudo que tenho lido, visto e estudado, esta será a melhor aeronave de todos os tempos.

Êêêêê Jobim… “Demais pra nós” neh? E pensar que com o preço de 36 Rafales compraríamos uns 70 desses… é realmente triste…

Caipira

O “B” não é o de decolagem e pouso verticais?

Felipe Cps

Caipira em 19 fev, 2010 às 11:18:

Sim.

F-35A: Conventional Take-Off and Landing (CTOL);
F-35B: Short Take-Off and Vertical Landing (STOVL);
F-35C: Carrier Version (CV).

Abs.

Almeida

Ele esta ficando cada vez mais feio… parece ate um crocodilo gordo assim de frente. Os primeiros protoripos eram tao mais elegantes!