Razões para o Rafale ficar em terceiro lugar, segundo Ilimar Franco

149

vinheta-clippingUm dos motivos que levaram a Aeronáutica a colocar em último lugar os Rafale, em relatório técnico sobre a compra de caças pelo governo, foram experiências anteriores com os franceses. As principais reclamações são: publicações técnicas ruins, dificuldades de negociação e de cumprimento de cláusulas contratuais, sobrepreço e elevado custo de manutenção de seus produtos. A FAB prefere o Gripen sueco.

FONTE: blog do Ilimar Franco

Subscribe
Notify of
guest

149 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
jurandir

Se não me engano,não é a FAB que vai operar estas aeronaves? Então ninguém melhor que eles para saber dos prós e dos contra das aeronaves.Limitações sei que vão existir em qualquer uma que seja escolhida,poís com o orçamento que é repassado as três forças ,chega a ser tratado como piada um avião de 5 geração operando por aqui.

RenanZ

POis é, é a Força Aérea que irá operar, manter e se lascar com estes aviões, seja lá quais forem…

MAS, aqui é BRasil, quem disse que isso conta ?!?!?!

PS: Que venha o Gripen!

Professor

O que eu não entendo se existe tantas retrições contra os franceses na Fab porque ela classificou entre os três, ela já sabia o preço do Rafale, sabia das dificuldades segundo ela de negociar com eles (franceses), então o porque de coloca-lo na final, para arrumar confusão será? isso já virou uma novela mexicana que ninguem mais aguenta.

X-nobe

Então compra o segundo colocado, F-18 super hornet e fim de papo.

X-nobe

Professor

Concordo com você, se o Rafalesco tem tantas restrições assim então por que o colocaram na final, porque não escolheram o SU-35 em seu lugar? Ai tem malandragem.

2demaio

As justificativas devem se basear nos Mirage 2000 C acredito, porém estes foram apenas uma simples compra não ?
Também me pergunto o que garante hoje que a SAAB seja melhor que a Dassault na transferencia de tecnologia ?
Outro ponto que destaco é o preço, realmente o Rafale é caro, tal como foi caro o Typhoon para os europeus que é um caça algo semelhante.
Não acho que o Grippen seja uma ma opção, porem hoje temos varios modelos de aeronaves de combate, porque não continuar com duas se forem 120 unidades no total ?

Cabral

A FAB agora não tem mais poder de decisão. Quem manda agora são os petralhistas que estão no poder. Se a FAB queria comprar o SU-35, porquê não deixaram? Pois não ia dar para tirar o por fora. A mesma coisa com o Grippen. Mesmo podendo valorizar o produto nacional com o Grippen ou o PAK FA T-50, em que o país foi convidado, aceitou e depois voltou atrás, eles preferem a porcaria francesa.

Audaz

Que agonia a escolha deste avião.
sinceramente? Concordo com alguns foristas deste Blog, que seja qualquer um dos três finalistas, mas…
Que venham logo!!!!

emerson

Essa cara sabe tanto quanto a Cantanhede sobre caças.

Joao

Certamente se a FAB relacionou o Rafale em 3o. lugar deve ter bem os seus motivos: o primeiro deles é o de cumprir com os critérios pré-estabelecidos de clssificação e o segundo talvez seja o de desmascarar a promessa de ToT irrestrita ou preço equivantente do Sarkozy que, pelo visto, não possuia legitimidade para negociar em nome da Empresa Francesa. Não vejo o Rafale uma má opção, pelo contrário. Seu maior problema é seu preço de aquisição e de manutenção. Entretanto, não posso entender como que critérios pré-estabelecidos de classificação podem apontar um projeto de um caça em detrimento de… Read more »

Paulo Pedro

as experiencias com os americanos sao maravilhosas,da um tempo,so nos oferecem equipamentos de segunda,o que me deixa alegre e que por causa de poucos tucanos que venderiamos a venezuela que eles barraram agora eles vao perder uns 7 bilhoes ,sobre o gripen ng , uma piada um aviao que nem a suecia comprou ,querem empurrar esta jaca no brasil.

Gunsalmo

Professor em 28 fev, 2010 às 15:45

“O que eu não entendo se existe tantas retrições contra os franceses na Fab porque ela classificou entre os três, ela já sabia o preço do Rafale, sabia das dificuldades segundo ela de negociar com eles (franceses), então o porque de coloca-lo na final, para arrumar confusão será? isso já virou uma novela mexicana que ninguem mais aguenta.”

Será que nessa altura já não havia uma pressão do governo para não desegradar nossos “aliados estratégicos”?

Francoorp

Se a realidade fosse assim como diz este elemento, a FAB que fez tudo sozinha nas primeiras fases do FX, deveria ter excluido o Rafale na Primeira oportunidade como fez com o Sukhoi. Tem Cada uma meu!!! RenanZ: O Rafale é uma otima plataforma bélica, me sinto mais seguro se o Brasil for operar um caça assim tecnológico. 2demaio: Concordo no contexto, mas discordo do final, se devemos operar dois modelos, coisa que o FX descarta categoricamente, seira bom ter 120 Rafales e 240 Gripen, 1 biturbo X 2 monoturbos, assim queria ver Hermanos Latinos encher o saco!!! Cabral: Leve… Read more »

Gunsalmo

Se for comprado o Rafale, tenho quase certeza que a quantidade ficará mesmo nos 36 iniciais, pois a FAB não tem dinheiro para manter mais do que isso de um caça caro como esse. Aí, no futuro, se ela quiser chegar aos 120 aviões planejados, terá que comprar um vetor mais barato de manter.

Bittencourt

Propaganda…..O Gripem não e para nação continente como a nossa e o relacionamento com os franceses não e tão ruim assimm. Temos a presença forte delas na industria automobilistica e a Helibras e fim de Papo……….Rafale e pronto.

Gunsalmo

Bittencourt em 28 fev, 2010 às 16:45 “Propaganda…..O Gripem não e para nação continente como a nossa e o relacionamento com os franceses não e tão ruim assimm. Temos a presença forte delas na industria automobilistica e a Helibras e fim de Papo……….Rafale e pronto.” A priori, o único realmente com autonomia para operar bem em uma extensão territorial como a nossa seria a família Su-27/Su-30/Su-35. Os 3 finalistas do FX-2 tem um raio de ação semelhante e mais apropriado para países menores. O Gripen NG, com o aumento de 40% na capacidade interna de combustivel, segundo algumas fontes, ficaria… Read more »

Challenger

muita coisa tem que ser esclarecida ainda, tem outra a transferencia de conhecimentos tende a mudar isso, melhorar e corrigir tais problemas anteriores.

Se o Rafale for escohido aqui será uma vitrine para o mundo, e os Francese estão cientes de que terão que agradar mais para vender mais.
Nós estamos pagando e temos que exigir o melhor do fornecedor.

Robson Br

bla-bla-bá…bla-bla-bá…. e mais bla-bla-bá. Se o gripen ng fosse escolhido pelos “”petralhas como alguns dizem”” tenho certeza que todas as críticas estão caindo em cima dos franceses. Para quem não sabe, foram os franceses que colocaram a maiorias das FFAA da américa do sul na era supersônica, pois os americanos…..deixa para lá. No FX-1 que seria só para anápolis, quando anunciaram o gripen todos torceram a cara. Os pilotos do GDA, a FAB em geral, inclusive a grandiosa embraer. Sabem o por que? Por que por pressão americana o FHC quase escolheu ele. Como tudo aqui: “” É do governo!!… Read more »

Robson Br

CORRIGINDO

bla-bla-bá…bla-bla-bá…. e mais bla-bla-bá.

Se o gripen ng fosse escolhido pelos “”petralhas como alguns dizem”” tenho certeza que todas as críticas estão caindo em cima dos franceses CAIRIAM EM CIMA DO GRIPEN.
…….;

luiz claudio

É por que os americanos deram ordens aos nossos gloriosos militares para desacreditarem os produtos franceses, como fizeram com o SIVAM , lembram,pois como disse alguns de voces “se não respondia as expectativas da FAB,porque ele esta entre os finalistas”,se eu fosse o Presidente não comprava era mais nada,deixava eles voando de teco-teco e F-5,já que eles gostam tanto de sucata americana;os RAFALES são uns dos melhores aviões que existem,com ele teriamos autonomia de voo,coisa que com o GRIPPEN não ocorreria,apesar que para mim,o certo é o BRASIL investir mais em CIÊNCIAS & TECNOLOGIA,para termos os nossos próprios caças.

Fernando83-RJ

Acho estranho que a FAB tenha tanto asco assim dos franceses… Nosso esquedrão de elite foi francês pelos últimos 40 anos….nosso GAP FILLER é Francês…toda a nossa parceria estratégia é com os franceses. Helicópteros, Submarinos, nosso Nae… Enfim, não acho que nossas forças armadas sejam tão idiotas assim no sentido de falar mal dos franceses, mas só comprar armamentos deles. A FAB certamente escolheria o KFIR, se achasse que os franceses foram negligentes e mal vendedores em relação aos MIRAGE-III. Porque escolheram o MIRAGE-2000C? Se a frança tem essa tradição de não vender direito seus produtos, nós somos o país… Read more »

vplemes

Jesus!!! Abriram a porta do hospicio. Nunca vi tanta bobagem junta.

Nick

Sobre o post:
Mais do mesmo, portanto aguardemos o desenrolar da saga FX-2 A VINGAÇA DOS FRANCESES.

Caro Vplemes: se o seu comentário foi dirigido aos outros comentários, acho que não há necessidade de desqualificar , cada um tem sua opinião e devemos respeitar os companheiros de blog.

[]’s

Nick

errata :VINGAÇA = VINGANÇA

[]’s

Harry

Caro Bittencourt em 28 fev, 2010 às 16:45 “O relacionamento com os franceses não e tão ruim assimm. Temos a presença forte delas na industria automobilistica” Os franceses decidiram ter fabrica no Brasil – para se internacionalizar e aumentar sua capacidade de comercialização mundial. – porque o Brasil ofereceu subsídio (ausência ou diminuição de impostos municipal – estadual ou união. – porque o BNDS lhes oferece financimento. No caso da Heliobras, o Brasil esta lhes garantindo a venda, esta lhes garantindo a produção de cinquenta helis UAU Poderão se beneficiar do relacionamento do Brasil com os paises latinos para suas… Read more »

Ricardo_Recife

* A FAB não queria o Mirage, foi o governo federal que negociou direto com os franceses. Quem pilotou primeiro os F-5 Mike e depois o Mirage 2000 teve um péssimo sentimento de déjà vu ao entrar no cockpit do delta. Foi uns dez passos para trás. * Para mim está claro que trocaram o Sukhoi pelo Rafale. Agora a pergunta: qual a razão? Ou a proposta da Sukhoi foi muito ruim ou tem o dedo do planalto nisto (nos últimos dias esta versão tem tido mais defensores). * Se for o Rafale a FAB está ferrada, não vai ser… Read more »

luis alberto

A FAB estah muito certa. Que venham os Gripens BR e teremos o melhor sistema de defesa aerea da America Latina, apto a enfrentar qualquer ameaca. Afinal de contas o Gripen foi desenhado para enfrentar Sukoys e Migs.
A proposito, alguem sabe o custo da hora de voo do SU-35?

Baschera

Tem gente que não sabe o que fala e depois houve o que não quer !!

Agora volto as aulas de tricot e meu 15 anos.

Sds.

Baschera

….. só um pitacozinho:

Quem quiser saber porque a FAB não quer os Rafale e o Su-35, informe-se sobre o histórico dos M-III e agora dos M-2000. Assim como, o que está pegando com os MI-35 em Porto Velho….

Tricot e 15 anos….

Sds.

André

Esse notícia me fez lembrar muito do que o Brigadeiro Quírico escreveu no belo artigo intitulado “Uma opinião sobre o F-X2”, publicado aqui no blog em http://www.aereo.jor.br/2010/01/27/uma-opiniao-sobre-o-fx-2/
Sds.

Baschera

….. e mais um pouquinho de molho:

Procurem se informar com os marinheiros que foram ao país dos que comem scargot, para discutirem aspectos de integração nos tão falados EC-725….. garanto que não vomitaram por causa do caramujinho….

Tricot e 15 anos….

Sds.

Cor Tau

O brasileiro tira o dinheiro do seu próprio bolso para pagar os impostos…Gastam o dinheiro do povo em superfalos…..É vergonhoso ver o dinheiro enfiado em certas partes dos senadores…….Nosso país é desértico de ética….A falta de ética é tanta que o Brasil deveria exportar…..Eu acho que vieram os extraterrestres e abduziram a ética nacional………Os políticos estão cada dia mais imaculando a imagem do país………..A culpa da corrupção é da internet que traz o caos pra dentro de nossas casas…………Um problema é a corrupção na qual apostamos todas nossas fichas….Esquemas fraudulosos….Os políticos compram nossos votos e não cumprem o que prometeram….O… Read more »

Gunsalmo

Caro Baschera,
se é pra falar, fala tudo logo!!!

ficar contando só pela metade, não dá.

estamos curiosos, cadê os detalhes?

Baschera

Cor Tau em 28 fev, 2010 às 19:05

Bem escrito. A verdade um dia vem á tona….. gostei particularmente onde diz: “Nosso país é desértico de ética….A falta de ética é tanta que o Brasil deveria exportar..”

Faça como eu….Tricot e 15 anos…. Tá tudo dominado….

Sds.

Baschera

Gunsalmo em 28 fev, 2010 às 19:10

Se pudesse … falaria….. mas Inês já é morta.

No entanto, permita-me…. pesquise, leia as entrelinhas, faça parte de grupos fechados e confiáveis…. e nunca acredite em propaganda.

Sds.

Francisco AMX

Baschera, só me explica uma coisa… se o Rafale/França são tão nefastos pq a FAB o escolheu, e senão escolheu, pq não desclassificou antes do short-list, e se não o fez antes por pressão, pq agora, depois de gastarem tanto tempo e dinheiro com esta M… de relatório, de 130mil páginas, mesmo depois de terem dado uma voltinha apenas em cada um dos caças, depois de tanto envolvimento a FAB resolve encrencar??? tire suas conclusões por si! tem caroço neste angú! estamos sendo sabotados!

Abraço Dear Bro!

PROFESSOR

Concordo com Francisco AMX tem caroço nesse angu e talvêz nao seja nada contra os franceses e sim contra o GF, tem uma matéria interessante no Estado de Hj sobre a Fab.

Baschera

Francisco AMX em 28 fev, 2010 às 19:43 Chico…. se contar (o que alguns já sabem…) tu virás me fazer companhia aqui no exílio, em S. Pedro e S. Paulo…. hehehehe. Mas, vou te resumir assim: Pressões políticas (inclusive de fora do palácio…) Também tem ha ver com um erro grosseiro de eliminação de um caça chamado….(sei que gosta dele) F-16, cuja força queria que o mesmo fosse novo gap, enquanto aguardava a inclusão do país no grupo do F-35…. mas aí o bixo pegou…. alegou-se não haver “verba” para o sonho do Saito, e o NJ o desqualificou publicamente.… Read more »

Fuzila

Já que o Baschera não fala … “Os Mi-35 não voam. Parece que os Russos ainda não conseguiram fazer as coisas funcionarem e como tecnicamente eles ainda não foram entregues a FAB, a qual só receberá depois que estiverem full 100%, parece que vai longe … parafusos com bitolas diferentes, tensões elétricas aburdas, geradores com impedância fora de padrão e por aí vai …” “Este helis ainda não foram oficialmente recebidos pela FAB, pois ainda não estão em condições operacionais, só serão recebidos quando estiverem 100%, por enquanto, apesar de estarem na BAPV, pertencem ao fabricante Russo , que está… Read more »

Ricardo_Recife

Falando em MI-35.Ouvi uma história hilariante. Soube que quando o pessoal da FAB foi a Rússia solicitaram um tradutor que falasse ou português ou inglês. Ao chegarem se depararam com um cara que falava inglês só que não entendia patavinas do funcionamento de um helicóptero. Resultado, era de um lado os brasileiros, no meio o tradutor, e de outro lado os russos. Todos tentando primeiro se comunicar com livros com palavras técnicas em inglês e russo. Uma verdadeira zona.

Tuga aereo

(Um tuga metendo o nariz onde não é chamado) Rafale Vs Gripen NG Motor: o Rafale tem 2 (mais persistência em combate) o Gripen NG tem o mais avançado (F414G é um upgrade do f404 e o F414-EDE esta a ser desenvolvido) mas é americano (restrições à exportação) Aviónicos:o Rafale tem melhor ECM (se olhar-mos ao dinheiro e focus dado pelos franceses a estas tecnologias) Ambos vão ter AESA mas o Rafale já o testou à vários anos (software mais desenvolvido). Energia: T/W semelhantes. Wing loading semelhantes. o rafale ganha porque é um avião maior (o peso do armamento influência… Read more »

Ricardo_Recife

Acho que os MI foram prêmio de consolação, e não uma compra pensada e repensada.

Felipe Cps

1. Tem gente aqui que parece que não tem memória, mas recordar é viver: não foi a FAB que escolheu o Mirage-2000. Foi uma compra direta de prateleira, e de ocasião, feita pelo GF pra equipar o GDA enquanto o Lula gastava com Fome-Zero; 2. Recordar é viver (2): não foi a FAB que escolheu os caças do RFI, e sim o Governo Federal. Tivesse sido a FAB e decerto o F-35 estaria no RFI. Mas o GF, através de seu Ministro de Estado da Defesa disse que esse caça era “demais para nós”… 3. Recordar é viver (3): quem… Read more »

Francoorp

Pouco importa que estes MI-35 ainda não estão operacionais, este modelo é uma modernização do MI-24 HIND, como todos sabem, e isso significa uma produção em massa de grande escala, grande mesmo, e se estas 12 míseras unidades estão ainda no chão, não é por que o modelo é um desastre ou não presta, é porque o fabricante ainda não concluiu os trabalhos de pré-entrega! É um excelente Helis, já comprovado em campos de batalha em todos os ângulos do Planeta, e se estes problemas existem com os nossos, não é nada de grave creio eu, mas resta o fato… Read more »

tomas

O Mi-35 será em breve outro motivo de chacota na FAB. Tudo por causa da politicagem burra do Palácio do Planalto. Aguardem!

Gunsalmo

Francoorp, o fato dos mi-35 não terem sido entregues ainda, não demonstra profissionalismo dos russos e sim que ainda não houve o “aceite” oficial por parte da FAB.

Francoorp

Gunsalmo

Certa a FAB, os equipamentos devem ser operacionais, mas se os russos deixam vazar assim as informações, sempre que sejem verdadeiras, demonstra sim profissionalismo,muito mesmo, por fazer as coisas de forma transparente.

Os Russos só vão entregar depois que acabarem o trabalho deles, e a FAB só vai aceitar a coisa voando… quantos destes Helis esão voando no mundo, por que só os nossos não prestam como dizem alguns??

Gunsalmo

Francoorp em 28 fev, 2010 às 20:52

“…mas se os russos deixam vazar assim as informações, sempre que sejem verdadeiras, demonstra sim profissionalismo,muito mesmo, por fazer as coisas de forma transparente.”

Sim, muito legal da parte dos russos avisarem. Como se a FAB não fosse perceber que os helicopteros não estavam voando 🙂

Felipe Cps

Esses MI-35 vieram como troco de carne, e são apenas um teste das capacidades da indústria bélica russa de fornecer armamento confiável e de qualidade comparável aos produtos ocidentais.

Uma pena (sinto mesmo) que este teste esteja (aparentemente) comprovando o que muita gente já dizia: produtos russos não tem qualidade comparáveis aos ocidentais.

Aguardemos e torçamos para que dê tudo certo. Mas a se confirmar tais informes, será o triste fim da indústria bélica russa para as FFAA do Brasil.

Sds.

Felipe Cps

“Como se a FAB não fosse perceber que os helicopteros não estavam voando”

(!!!) 🙂