‘Barreira do Inferno’ realizou primeiro lançamento do ano

12

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) lançou (25/02) com sucesso um Foguete de Treinamento Básico (FTB), na primeira campanha operacional do ano.

A Operação Barreira I aconteceu no meio da tarde no Rio Grande do Norte, com a presença do diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Cleonilson Nicácio Silva, do presidente da Agência Especial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, do Vice-Almirante Edison Lawrence Mariath Dantas, Comandante do 3º Distrito Naval e do Brigadeiro-do-Ar Raul Botelho, Comandante da Primeira Força Aérea e Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Natal.

A campanha teve como objetivo exercitar a estrutura de coordenação, além de validar os procedimentos e garantir o treinamento das equipes nas áreas de logística, telecomunicações, preparação,integração,montagem, lançamento, rastreio, segurança de vôo, segurança de superfície, coleta e tratamento de dados.

Depois de lançado, o foguete foi rastreado para o treinamento operacional de pesquisadores, engenheiros e técnicos envolvidos no processo.

No ano passado, ocorreram quatro lançamentos para treinamento, dois em São Luiz do Maranhão, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), e dois em Natal, no CLBI, com o objetivo de garantir a qualificação técnica dos recursos humanos e a manutenção dos meios operacionais necessários às atividades do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).

Outro benefício de igual importância é o desenvolvimento da Indústria Nacional, como a AVIBRAS, localizada em São Paulo e que desenvolveu e instrumentou os foguetes para treinamento no país.

FONTE: CECOMSAER e CLBI

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pandemo

Temos muito que fazer ainda,e soltar o freio de mão do nosso programa espacial!

relampago

Esse novo episodio das malvinas mostra os planos belicos que
eua,englaterra e outros paises tem em nossas riquesas naturais.
Quando digo nossas,me refiro a america latina inteira porque
querendo ou nao somos vizinhos e aliados,nosso pre sal e nossas
imensas reservas de agua doce sao de interesse deles.
Por esse motivo devemos nos unir aos nossos hermanos e comprar
essa briga.”BRASIL ACORDE JA”,rasga logo esse tratado maldito
tnp e reequipe nossas forças armadas pra ontem.
CONCORDAM?

Alex

relampago, esse discurso não cola mais, esta quase tudo privatizado, o pais que hoje vive globalizado, não acontece esses tipos de coisas, como é dito aqui no Brasil, que querem tomar o petróleo. os gringos já estão aqui, já faz tempo, o que falta é conhecimento o que realmente é conceção de exploração, e tomar pra sí terras de outra nação.

esse campo de lançamento, é um desperdiço para o Brasil, já deveria abrir o leque de opções, e faturar em cima desse privilegiado campo de lançamento.

Galileu

Pessoal, vocês acham que o programa espacial brasileiro nunca virou nada, por falta de dinheiro ou por “sabotagem” de lobistas Europeus, franceses pra ser específico??

Digo isso porque a França, não gostaria de ter um concorrente a altura, ver Alcântara progredir não é nada bom….

A MB se corrompeu, a FAB não vai ter como escapar, já o EB como sempre é o que presta nas forças do brasil, não joga o jogo do governo e dos lobistas franceses.

abraço

th98

Galileu
o EB ñ joga o jogo de ninguem a não ser o de seus generais’

Elenilson

Que tristeza…como que o brasil quer ser grande como nação se o nosso povo não sabe escrever? “Englaterra? rasga?” Riqueza com “s”?!…Meu Deus…

rogerio

beleza o importante e adquirir muito conhecimento e tecnologia,bom seria mesmo uma parceria com russos e não ucranianos ,ai sim seria fantastico para o programa aeroespacial

Billy

Grande progresso do desgoverno LULA. Possuíamos o Veículo Lançador de Satélites e agora foguetinhos pouco mais que busca-pé.Perseguição a pesquisadores, obscurantismo e deficiência tecnológica são características de países dominados por revolucionários tacanhos.

Invincible

Para que os EUA e a Inglaterra vão gastar uma fortuna com uma guerra para tomar o Pre-Sal que não vai ter uma logística fácil sem bases de apoio do Brasil? Oras… O Brasil é um país democrático e confiável, que respeita contratos. E para explorar Pré-Sal o Brasil vai precisar de financiamento externo. O Brasil também vai precisar que alguém compre o petróleo. Logo os EUA tem na verdade um fornecedor confiável de petróleo. Porque o Brasil deixaria de vender petróleo para os EUA? É como ser a Noruega temesse uma invasão inglesa pelas reservas do mar do norte… Read more »

Noel

Invincible em 26 fev, 2010 às 17:41
Parabéns, pelo comentário.

Korolev

Triste. Dois centros de lançamento extremamente bem localizados, o de Alcântara, emperrado por causa de um quilombo e esse lançando foguetes experimentais da década de 20. Aliás, o programa espacial recebe apenas 1/10 dos recursos para torná-lo um programa completamente operacional. São 30 milhões no orçamento, quando o ideal seria, no mínimo, 300.

Paulo

Invincible
Perfeito. Tirou daqui…..
Abraços